Connect with us

Saúde

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

O maior volume de órgãos para transplante vem de doadores cadáveres

No início de julho deste ano, apresentando enjoo, fraqueza e manchas vermelhas na pele, o especialista em eventos automobilísticos Fábio Greco, 37, pensou que estava com dengue. No entanto, após alguns exames, foi diagnosticado com insuficiência renal em estágio avançado. Isso implicaria passar 12 horas semanais, indefinidamente, ligado a uma máquina de hemodiálise, e entrar na fila para obter um novo rim. Para intensificar ainda mais o momento conturbado, o diagnóstico coincidiu com o anúncio da gravidez de Vicente (“aquele que vence”), o primeiro filho de Fábio e sua esposa.

A mãe de Fábio, a empresária Patrícia Renófio Greco, 59, era compatível e estava disposta a doar um de seus dois rins para o filho. “Eu não tive dúvida em nenhum momento. Eu queria muito ser a doadora. Eu pensava que a doação só podia ser feita até os 60 anos, mas o médico disse que a idade não era problema.”

O maior volume de órgãos para transplante vem de doadores cadáveres, mas, em alguns casos, como o de rim, é possível que haja doação entre parentes. A doação de pais para filhos, inclusive, é considerada uma das mais adequadas, tanto do ponto de vista ético quanto prognóstico.

O fator mais importante para o sucesso do procedimento é a compatibilidade imunogenética, ou seja, a capacidade de um órgão ou tecido se encaixar no novo organismo sem ativar em demasia o sistema imunológico do receptor, o que pode provocar rejeição. Além da compatibilidade sanguínea, Patrícia e Fábio eram também imunocompatíveis, ou seja o sistema imunológico do filho aceitaria bem o órgão da mãe, com baixíssima probabilidade de rejeição.

Quando não há possibilidade de doação entre pessoas vivas, a única alternativa é aguardar um doador cadáver. Quanto maior for o grau de compatibilidade, maior a chance de adequado funcionamento do órgão e menor a quantidade de drogas imunossupressoras -que têm de ser tomadas por toda a vida.

A sorte de Fábio era que Patrícia, além da imunocompatiblidade, não tinha contraindicações, como diabetes, obesidade, hipertensão ou outras condições que naturalmente geram sobrecarga e desgaste nos órgãos, responsáveis por filtrar as impurezas do sangue e eliminá-las pela urina.

“Eu já pensei muitas vezes nessa espera de quem aguarda para fazer o transplante. Eu já criei meus filhos. Se tivesse que ser eu ligada a uma máquina três vezes por semana, não seria um problema. Já vivi muita coisa”, diz Patrícia. A doação aconteceu no dia 31 de agosto, no Hospital do Rim, em São Paulo, e ambos se recuperam bem.

Entre os cuidados que o doador de rim precisa ter, assim como o receptor, está evitar o uso de medicamentos aos quais o órgão é particularmente sensível, como alguns anti-inflamatórios. Alguns alimentos, como a carambola, que também agridem o órgão, devem ser eliminados da dieta. Periodicamente, a função do rim remanescente é averiguada por meio de exames, como a dosagem sanguínea de creatinina -o acúmulo dela em níveis altos pode indicar perda da função renal.

Já o receptor precisa de um acompanhamento ainda mais próximo, com consultas periódicas para avaliar a função do órgão, o grau de rejeição e ajustar a dose de medicamentos. Pode ser necessário, inclusive, realizar biópsias. Após algumas semanas, pode-se voltar às atividades normais, respeitadas as limitações.

Para Fábio, além da gratidão pela mãe, que o fez “nascer de novo”, como diz, o momento é de renovação de uma consciência que já tinha. “Eu já tinha dito para a minha família que, se eu tivesse morte cerebral, era para doar meus órgãos. Eu falo para todo mundo que tem que doar. A gente não leva nada daqui, mas pode salvar muitas vidas.”

“Vou poder curtir muito meu próximo neto, e meu filho vai viver plenamente essa nova fase da vida dele”, diz a mãe.

José Medina Pestana, médico nefrologista e superintendente do Hospital do Rim, instituição de referência nacional e internacional, onde são feitos de 900 a mil transplantes por ano, explica que, graças ao avanço na técnica de hemodiálise, é mais difícil que uma pessoa morra somente por causa da falta de órgãos. Hoje há mais de 41 mil pessoas na fila por um rim, num universo de mais de 44 mil pacientes à espera por órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pâncreas/rim, pulmão, pâncreas e multivisceral).

“A máquina de hemodiálise dá ao paciente uma qualidade de vida muito razoável: a pessoa trabalha, vai dirigindo, exceto se ela tiver diabetes ou for extremamente obesa. Se a pessoa tiver diabetes, que levou a problemas coronarianos ou vasculares, a sobrevida em diálise é menor. O transplante é melhor que a diálise, mas a diálise, por si só, não faz a pessoa morrer mais rápido; o que causa isso são as condições associadas, como diabetes e complicações cardiovasculares.”

Segundo Medina, o aumento proporcional de doações advindas de cadáveres (chegando a 85% no ano de 2023, segundo o Ministério da Saúde) mostra um “amadurecimento no conceito de doação de órgãos no país”. No entanto, ainda existem barreiras que impedem que o número de doações seja maior.

Uma delas é a baixa notificação de potenciais doadores -pessoas com morte encefálica cujos órgãos tenham esse potencial- pelos profissionais de saúde. “Só aí daria para dobrar o número de transplantes”, avalia.

Francisco Monteiro, coordenador da Central de Transplantes do Estado de São Paulo, relata que a taxa de doação no Paraná é de 40 doadores por milhão de habitantes, enquanto no estado de São Paulo a cifra é de 25 doadores por milhão de habitantes, denotando uma maior eficiência do sistema de notificação paranaense.

Outra barreira é a recusa familiar, que chegou a 42,4% em 2023, também segundo o Ministério da Saúde.

Este último gargalo, especialmente, pode ser contornado por meio da manifestação à família do desejo de ser um doador. “Quando a família nega a doação, não é necessariamente por questões religiosas ou culturais; é porque a pessoa falecida não manifestou claramente esse desejo em vida”, diz Medina.

“O ato de conversar com os parentes mais próximos sobre o desejo de ser doador ajuda a família a tomar uma decisão nesse momento tão crítico”, afirma Monteiro.

Um fator que pode contribuir, diz o coordenador estadual, é a abordagem e o acolhimento dos profissionais de saúde à família. “Se um paciente foi muito bem assistido, essa família provavelmente vai ter uma maior aceitabilidade, diferentemente daquela família que porventura chegou no pronto-socorro onde o atendimento demorou ou quando não houve comunicação adequada com os profissionais.”

Além do rim, outra possibilidade de doação ainda em vida é a de medula óssea. A contadora Rhudiany de Souza, 35, foi a doadora de medula para seu irmão, Márcio Luiz, 25, após ele ser diagnosticado com uma leucemia cuja única opção de tratamento era justamente receber as células de um doador, a fim de reconstruir o sistema de defesa do organismo.

Uma história familiar contribuiu para que a decisão fosse rápida. “Minha cunhada, irmã do meu marido, morreu enquanto aguardava por um transplante de rim. Ele queria muito ter conseguido doar um rim para ela.”

“Quando me deparei nessa situação, prontamente já assumi essa função. E Deus foi muito bom conosco: eu e minha irmã tivemos uma boa resposta em relação à compatibilidade”, relata. O transplante aconteceu no dia 4 de julho no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A medula doada é completamente restituída depois de algumas semanas, sendo que eventuais complicações estão mais ligadas ao procedimento cirúrgico propriamente dito, como dores locais, náusea e fadiga. “Já estou de volta às atividades normais e à academia”, relata Rhudiany.

“Incentivar as pessoas a doarem sangue e se cadastrarem no Redome como doadoras de medula é fundamental. É muito importante as pessoas entenderem que doar medula é um ato de amor”, diz.

O Redome é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, ligado ao Inca (Instituto Nacional de Câncer), e o cadastro de potenciais doadores é feito em hemocentros.

ENTENDA COMO FUNCIONA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Todos podem doar órgãos?

Nem todos podem ser doadores. Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), a maioria dos pacientes com diagnóstico de tumores malignos, doença infecciosa grave aguda ou algumas doenças infectocontagiosas não podem doar órgãos. Há, ainda, outras condições que impedem a doação de órgãos, probabilidade de rejeição, idade do doador (para rim, por exemplo, o ideal é que o doador tenha até 75; para coração, até 50 anos, mas essas orientações podem mudar de acordo com avaliação médica) e tamanho do órgão. A decisão é realizada pelas equipes responsáveis pelo transplante.

Quantas vidas cada doador pode salvar?

O doador que teve morte encefálica diagnosticada pode salvar mais de oito vidas e tem a capacidade de doar coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, intestino, pele, ossos e válvulas cardíacas. Em vida, o doador pode doar rim, médula óssea, parte do fígado (em torno de 70%) e parte do pulmão, em situações excepcionais.

O que acontece após a autorização da doação e órgãos?

Após a autorização da família (ou do paciente, caso esteja doando em vida), será realizada coleta de sangue e a análise de anticorpos para HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis, doença de Chagas, citomegalovírus e toxoplasmose. Serão realizados ainda exames gerais de avaliação, principalmente, do fígado e rins. Após a avaliação, o doador é encaminhado para a cirurgia de retirada de órgãos.

Como fica o corpo do paciente morto após a doação?

Depois do preparo inicial da cirurgia, é realizada a reconstituição do corpo, procedimento que é previsto por lei. Assim, o corpo fica como antes do procedimento, com exceção de uma cicatriz no abdômen. Por isso, não há necessidade de nenhum sepultamento especial, e o doador pode ser velado normalmente.

Como funciona o transporte do órgão?

Segundo a ABTO, é o tempo de isquemia, ou seja, sem irrigação sanguínea, que determina o meio de transporte que será usado -o termo médico é referente ao tempo que órgão dura depois de ser retirado de um corpo. Além disso, o transporte precisa ser feito em uma caixa térmica que mantenha temperaturas entre 2ºC e 8°C.

Há riscos de pacientes que recebem transplante de um órgão?

Sim. Entre eles estão infecção, como aquelas que podem acontecer em qualquer paciente que passou por uma cirurgia. Há também possibilidade de infecções atípicas, que costumam afetar pacientes com o sistema imunológico enfraquecido. Segundo a ABTO, o risco de infecção retorna ao nível anterior ao do transplante em cerca de 80% dos indivíduos depois de seis meses.

Todos podem ser doadores de órgãos?

O texto original da Lei dos Transplantes, de 1997, previa a doação presumida de órgãos, ou seja, a pessoa seria um potencial doador a menos que expressasse sua vontade contrária na carteira de identidade ou de motorista. No entanto, em 2001, uma medida provisória alterou o dispositivo para prever autorização de parentes, como consta na redação atual. Pode autorizar a retirada de órgãos e partes do corpo de pessoas mortas para transplantes o cônjuge ou um parente maior de idade, obedecida a linha sucessória até o segundo grau, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação do óbito. Por isso é importante, caso deseje que os órgãos sejam doados, avisar aos familiares ainda em vida.

É importante registrar o desejo em cartório?

A AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) é um documento de emissão gratuita e disponível nos 8,3 mil cartórios de notas de todo o Brasil. A declaração pode ser feita no site aedo.org.br. Após o processo, é realizado uma videochamada com o requerente para atestar sua vontade. Ao final, a autorização é assinada digitalmente pelo doador e notário, sendo disponibilizada para consulta por responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes. Na legislação atual, em casos de morte encefálica, somente a família do paciente pode atestar a vontade da pessoa em doar os órgãos. Agora, com a autorização eletrônica, essa informação pode ser pedida pela pessoa ainda em vida e fica registrada numa base de dados que pode ser acessada por profissionais da saúde, com potencial de reduzir eventual oposição dos familiares à doação.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Politíca21 horas ago

Em Bonito de Santa Fé, Júnior Araújo prestigia festa de Santo Antônio ao lado do prefeito Ceninha Lucena

Nacional21 horas ago

🔥Pesquisa mostra que governo Lula amarga rejeição de 43% dos brasileiros, segundo Ipsos-Ipec

Segurança Pública22 horas ago

Comissão aprova restabelecimento de itens vetados em Lei Orgânica das Polícias Civis

Educação & Cultura22 horas ago

Comissão aprova projeto que regulamenta em lei programa do livro didático

Educação & Cultura23 horas ago

Comissão aprova previsão de programa de intercâmbio para estudantes do ensino médio no exterior

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova proposta que isenta Embrapa de taxas para registro de pesquisas

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova programa de incentivo ao empreendedorismo rural feminino

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão de Agricultura aprova isenção de nota fiscal eletrônica para pequeno produtor sem CNPJ

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro

CIDADE23 horas ago

Banco do Nordeste comemora 18 anos do centro cultural de Sousa e patrocina eventos juninos da Paraíba

Politíca23 horas ago

Adriano destaca importância do Projeto Caminho das Águas em visita ao Sertão Paraibano

Saúde23 horas ago

Parece que temos dois relógios biológicos, um para o dia e outro para a noite

Saúde23 horas ago

Tatuagem eletrônica detecta quando você força demais o cérebro

Saúde23 horas ago

Qual é a quantidade de sono ideal? Varia de país para país

Saúde23 horas ago

Estudante descobre fungo que produz LSD procurado há um século

Internacional23 horas ago

Conheça as instalações nucleares iranianas na mira de Israel

Internacional23 horas ago

Novo líder da Missão da ONU na RD Congo quer aumentar cooperação com congoleses

Internacional23 horas ago

Deslocados à força atingem novo recorde de 123 milhões em todo o mundo

Internacional23 horas ago

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que exige cessar-fogo em Gaza

Internacional23 horas ago

Brasil, Colômbia, Argentina e México têm 75% da doação de sangue das Américas

Internacional23 horas ago

ONU pede “contenção máxima” após ataques de Israel ao Irã

Politíca3 dias ago

📰 EITA QUE AGORA O CHICOTE VAI CANTAR! Cabo Gilberto topa a parada e vai disputar o Senado com pastor Sérgio Queiroz e Queiroga no cabresto do Governo da Paraíba! 🌵🔥

CIDADE3 dias ago

TCE apura denúncia de irregularidades em venda e distribuição de ingressos no São João na gestão de Jackson Alvino

Judiciário4 dias ago

Com voto de Dino, STF continua julgamento sobre Marco Civil da Internet e responsabilidade de plataformas digitais

Politíca4 dias ago

Cabo Gilberto parte pra cima de Hugo Motta e exige votação no caso Zambelli: “Respeitem os votos do povo!”

Politíca4 dias ago

Assembleia aprova projeto de remuneração voluntária do TJPB

Politíca4 dias ago

Projeto de Camila garante ‘Teste Molecular de DNA’ em recém-nascidos para detecção precoce da Atrofia Muscular Espinhal

Nacional4 dias ago

Sóstenes critica Haddad após fala sobre vídeo do Pix: “Burro”

Nacional4 dias ago

União e PP se juntam à oposição para travar alternativas ao IOF

Internacional4 dias ago

Bélgica é alvo de apelo contra racismo generalizado e sistemático

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário7 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional11 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Internacional12 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO7 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA11 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública8 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO7 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde7 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura7 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional7 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura7 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde7 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura7 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde7 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde7 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura7 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional11 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura8 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO6 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

Saúde1 semana ago

QUANDO A SAÚDE SE IGUALA A DE QUEM NUNCA FUMOU?

Segurança Pública1 semana ago

COMO É A AMÍGDALA DE PSICOPATAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUE LUA DE SATURNO PODE RECEBER VIDA TERRESTRE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE É “PAUL” NO SUBSTRATO?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE 60% DOS JOVENS PRIORIZAM NA FACULDADE?

Internacional3 semanas ago

QUAL PROJETO GRANDIOSO SEBASTIÃO SALGADO FEZ EM 40 PAÍSES?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANTOS EMPREENDEDORES SÊNIORES HÁ NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL BABOSA É MAIS USADA MEDICINALMENTE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL NOVO IMPERATIVO MASCULINO É SUGERIDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ONDE BAIXAR APLICATIVOS COM SEGURANÇA?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional1 mês ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura1 mês ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde1 mês ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura1 mês ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional1 mês ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde1 mês ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional1 mês ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Descoperă cele mai bune trucuri de viață, rețete delicioase și articole utile despre grădinărit pe site-ul nostru. Află cum poți să-ți faci viața mai ușoară, să gătești preparate delicioase și să ai un grădină frumoasă. Fii gata să descoperi cele mai interesante și practice sfaturi care îți vor schimba viața în bine! Beneficiile consumului de boabe pentru persoanele Реțetă simplă: frigărui delicioase cu Rețetă simplă pentru Descoperiți cele mai bune trucuri pentru gospodărie, rețete delicioase și sfaturi utile pentru grădinărit pe site-ul nostru! Aici veți găsi informații practice și sfaturi pentru a vă simplifica viața de zi cu zi. Indiferent dacă doriți să învățați cum să gătiți cele mai bune mâncăruri sau să aveți un grădina frumoasă și roditoare, suntem aici pentru a vă ajuta. Vă promitem că veți găsi tot ce aveți nevoie pentru a vă transforma casa și grădina într-un loc minunat. Nu ratați șansa de a descoperi secretele unei vieți mai bune!