Connect with us

Nacional

Polarização transborda para eleições municipais e pode decidir voto de metade dos brasileiros

Autor do livro “Biografia do abismo” discute as consequências da calcificação política na Bienal do Livro, em São Paulo

A eleição presidencial mais concorrida da história da democracia brasileira consolidou o processo de polarização no país em torno dos líderes políticos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Naquele ano, diferente das eleições com votações diretas desde 1989, o resultado das urnas transbordou para a sociedade com repercussões em relacionamentos e nas escolhas diárias da população.

Dois anos depois, o fenômeno da polarização nacional pode ser decisivo nas eleições municipais pela primeira vez, com peso equivalente às propostas locais apresentadas nas campanhas a prefeito. Em entrevista à Gazeta do Povo, o cientista político e sócio-fundador da Quaest, Felipe Nunes, afirma que os candidatos apoiados ou identificados com Bolsonaro e Lula podem disputar cerca de 50% dos votos nas maiores cidades do Brasil, conforme as pesquisas eleitorais do instituto.

“Há uma demanda de aproximadamente metade do eleitorado de todas as grandes capitais brasileiras por candidatos aliados a Lula ou a Bolsonaro. Ou seja, nós estamos falando de eleições municipais, que em tese, são sobre buracos de ruas, escolas e postos de saúde, mas que metade [dos eleitores] diz que tem preferência por um lulista ou por um bolsonarista”, comenta Nunes, que é autor do livro “Biografia do abismo” (Editora Harper Collins), que trata do ápice da calcificação política no país, escrito em parceria com o jornalista Thomas Traumann.

O cientista político ressalta que a tendência sofre variação conforme o eleitorado de cada capital, identificado mais ou menos com Lula e com Bolsonaro. “Por exemplo, em Cuiabá (MS), você tem uma demanda grande por um prefeito aliado ao Bolsonaro, enquanto em Recife (PE) a preferência é maior por um prefeito aliado ao Lula”, acrescenta.

De acordo com a Quaest, entre 21 capitais pesquisadas, o ex-presidente tem maior influência em nove cidades, enquanto o presidente petista lidera na preferência como cabo eleitoral em três capitais. Nas demais, houve empate técnico.

Lançado no final de 2023, o livro “Biografia do abismo” apresenta como a polarização política entre PT e PSDB se transformou no acirramento social entre os grupos identificados com Bolsonaro e com Lula a partir de 2018, transbordando a opção do eleitor da urna para as decisões cotidianas, como com quem se relacionar na família e no trabalho, quais serviços e produtos consumir, como criar os filhos e a escolha pelos locais a frequentar, entre eles, restaurantes, escolas e igrejas.

“É claro que o buraco da rua aparece mais na eleição municipal do que na nacional. Não é todo mundo que está votando conforme essa identidade, mas é um processo, uma tendência que parece que veio para ficar. Cada vez mais, as pessoas se comportam de acordo com essas identidades”, analisa o cientista político, que apresentou o livro na Bienal de São Paulo, realizada entre 6 e 15 de setembro.

O comportamento do eleitor no voto não é o partido. É a identidade que o candidato carrega. O que importa é o que ele representa e quais os valores que ele defende. É isso que está em jogo

Felipe Nunes, sócio-fundador da Quaest
A realidade impõe a necessidade de adaptação das campanhas eleitorais, apesar de muitos candidatos ainda negarem a influência da polarização exacerbada nas eleições municipais deste ano. “Muita gente ainda está sem saber como fazer essa conexão. A questão não é você ser apoiado pelo Lula ou pelo Bolsonaro, a questão é se você é mesmo alguém que o eleitor identifica como candidato que carrega aqueles valores.”

Felipe Nunes cita o exemplo do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), que passou a disputar o voto da direita com o candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). Enquanto o prefeito tem o partido de Bolsonaro na chapa, Marçal usa o discurso antissistema nas redes sociais e contra o establishment da política tradicional para representar o eleitorado apoiador de Bolsonaro.

“Os eleitores de direita procuraram um candidato que fosse, de verdade, de direita. Mesmo que o Bolsonaro tenha indicado um outro nome, a candidatura do Marçal se impôs, pois ela é uma candidatura que, realmente, se identificou com eleitor de direita. Essa calcificação é relevante, está presente e o caso de São Paulo é o mais eloquente neste sentido”, compara.

Marçal repagina versão “Bolsonaro 2018” e cresce na direita com discurso antissistema e combativo
Pesquisa: índice de polarização afetiva é o maior das eleições em 20 anos
Antes política e limitada ao pleito presidencial disputado por tucanos e petistas, a temperatura da polarização afetiva subiu nas ruas e nas eleições pelo país. “Essa é uma nova tendência na política brasileira, exatamente pelo processo que a gente descobriu no livro. Agora, o eleitor tem posição, tem identidade e virou um torcedor, assim como os de times de futebol. Tem camisa, tem cor e é apaixonado. A política deixou de ser apenas uma questão racional para virar um tema de afetos”, alerta Nunes.

De acordo com o livro, os pesquisadores Mario Fuks e Pedro Henrique Marques estudaram a polarização afetiva no país com os dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb) e identificaram a mudança de comportamento nas eleições de 2018, quando o indicador apontou para o acirramento acima da média dos pleitos presidenciais da era PT x PSDB, monitorados a partir de 2002.

O índice é calculado com base na escala 0 a 10 após o eleitor responder o quanto gosta ou não dos dois principais candidatos à Presidência da República, sendo 0 “não gosta de jeito nenhum” e 10 “gosta muito”. Ou seja, se um eleitor de direita responde com um 8 para Bolsonaro e 1 para Lula, a pontuação é de 7 pontos. Depois disso, a média geral da amostragem aponta para o indicador de polarização.

Na última eleição presidencial entre petistas e tucanos, em 2014, o índice foi 4,42 no pleito que teve como resultado à reeleição de Dilma por 3,2% de diferença sobre Aécio Neves. Com Bolsonaro assumindo o posto de antagonista ao petismo, o indicador subiu para 5,61 em 2018, quando o candidato de direita bateu Fernando Haddad com uma diferença maior que 10% dos votos válidos.

Em 2022, o duelo entre presidentes com os dois maiores líderes políticos da história recente do país teve um índice de polarização afetiva de 6,92 na eleição mais apertada nas urnas desde 1989: Lula venceu com ligeira vantagem de 1,8% dos votos.

Em junho de 2022, a pesquisa Genial/Quaest usou um método de institutos internacionais para medir o grau de polarização ao perguntar aos eleitores como se sentiriam se tivessem um filho ou uma filha casada com um adepto do grupo político contrário, sendo que as respostas “infeliz” ou “muito infeliz” indicam a tendência de distanciamento de pessoas que votam em oposição ao candidato escolhido pelo entrevistado.

Entre lulistas, o percentual foi de 26% e o número chegou a 28% nas respostas dos eleitores de Bolsonaro. “O Brasil está tão polarizado afetivamente quanto os Estados Unidos, onde 38%, segundo a pesquisa Ipsos, se sentiriam infelizes com o casamento de seus filhos com alguém do grupo rival”, comentam os autores de “Biografia do abismo”.

Financiamento mostra maior interesse do PT nas eleições de São Paulo enquanto PL foca no Rio
Conservadores cristãos são maioria entre eleitores de Bolsonaro
O livro divide o espectro de eleitores de Bolsonaro em quatro identidades, sendo que 29% do eleitorado é formado pelos “conservadores cristãos”. O maior grupo entre os apoiadores do ex-presidente vive nas áreas urbanas e defende as instituições tradicionais, como família, segurança pública e direitos de propriedade.

Nunes e Traumann lembram que Bolsonaro foi o primeiro presidente desde a redemocratização a defender abertamente esses valores, em alinhamento à maioria dos evangélicos e parte dos católicos. “Os conservadores cristãos enxergam no PT o avanço das pautas progressistas e uma quebra de autoridade de pais, professores e policiais”, apontam os autores.

Formado pela classe média, proprietários de pequenas e médias empresas, localizadas principalmente no Sul e no Sudeste, o grupo dos “empreendedores” corresponde a 4% dos eleitores do ex-presidente. Segundo o livro, os operadores do mercado também integram esse perfil, que considera o Estado corrupto e ineficiente e defende a redução de impostos.

“Os empreendedores defendem valores liberais e se tornaram radicalmente antipetistas a partir do governo Dilma. Para eles, o PT é sinônimo de atraso, corrupção e recessão.” Além disso, pesquisas realizadas pela Quaest estimam que 14% dos eleitores de Bolsonaro fazem parte da identidade chamada de “agro” pelos autores do livro. De acordo com eles, os eleitores vivem em regiões dominadas pela cultura sertaneja e beneficiadas economicamente pelo “boom” das exportações de commodities.

A associação do PT ao Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é considerada uma ameaça. “Bolsonaro se aproximou do grupo com sua defesa intransigente da posse e do uso de armas, seus ataques às invasões de terra e sua política de governo contra legislações ambiental e indígena”, comentam Nunes e Traumann. O menor grupo dentro do espectro político é dos radicais, com 2% de representação.

Entre os eleitores de Lula, o grupo “D/E” corresponde a 30% do eleitorado, formado por dependentes de serviços estatais e beneficiados por programas sociais, que vivem principalmente no Nordeste. Outros dois segmentos são chamados de “petistas” e “progressistas”. O primeiro equivale a 8% do eleitorado de Lula com “sentimento de revanche histórica” pelo impeachment de Dilma.

Com 10% dos lulistas em 2022, os progressistas defendem pautas da esquerda em oposição à agenda de Bolsonaro. O último grupo é dos “liberais”, com apenas 3%, mas considerado fundamental para vitória de Lula nas urnas pela articulação com outros partidos e nomes como Geraldo Alckmin (PSB) e Simone Tebet (MDB).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Politíca21 horas ago

Em Bonito de Santa Fé, Júnior Araújo prestigia festa de Santo Antônio ao lado do prefeito Ceninha Lucena

Nacional22 horas ago

🔥Pesquisa mostra que governo Lula amarga rejeição de 43% dos brasileiros, segundo Ipsos-Ipec

Segurança Pública23 horas ago

Comissão aprova restabelecimento de itens vetados em Lei Orgânica das Polícias Civis

Educação & Cultura23 horas ago

Comissão aprova projeto que regulamenta em lei programa do livro didático

Educação & Cultura23 horas ago

Comissão aprova previsão de programa de intercâmbio para estudantes do ensino médio no exterior

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova proposta que isenta Embrapa de taxas para registro de pesquisas

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova programa de incentivo ao empreendedorismo rural feminino

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão de Agricultura aprova isenção de nota fiscal eletrônica para pequeno produtor sem CNPJ

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova medidas de incentivo ao setor cacaueiro brasileiro

CIDADE23 horas ago

Banco do Nordeste comemora 18 anos do centro cultural de Sousa e patrocina eventos juninos da Paraíba

Politíca23 horas ago

Adriano destaca importância do Projeto Caminho das Águas em visita ao Sertão Paraibano

Saúde23 horas ago

Parece que temos dois relógios biológicos, um para o dia e outro para a noite

Saúde23 horas ago

Tatuagem eletrônica detecta quando você força demais o cérebro

Saúde23 horas ago

Qual é a quantidade de sono ideal? Varia de país para país

Saúde23 horas ago

Estudante descobre fungo que produz LSD procurado há um século

Internacional23 horas ago

Conheça as instalações nucleares iranianas na mira de Israel

Internacional24 horas ago

Novo líder da Missão da ONU na RD Congo quer aumentar cooperação com congoleses

Internacional24 horas ago

Deslocados à força atingem novo recorde de 123 milhões em todo o mundo

Internacional24 horas ago

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que exige cessar-fogo em Gaza

Internacional24 horas ago

Brasil, Colômbia, Argentina e México têm 75% da doação de sangue das Américas

Internacional24 horas ago

ONU pede “contenção máxima” após ataques de Israel ao Irã

Politíca3 dias ago

📰 EITA QUE AGORA O CHICOTE VAI CANTAR! Cabo Gilberto topa a parada e vai disputar o Senado com pastor Sérgio Queiroz e Queiroga no cabresto do Governo da Paraíba! 🌵🔥

CIDADE3 dias ago

TCE apura denúncia de irregularidades em venda e distribuição de ingressos no São João na gestão de Jackson Alvino

Judiciário4 dias ago

Com voto de Dino, STF continua julgamento sobre Marco Civil da Internet e responsabilidade de plataformas digitais

Politíca4 dias ago

Cabo Gilberto parte pra cima de Hugo Motta e exige votação no caso Zambelli: “Respeitem os votos do povo!”

Politíca4 dias ago

Assembleia aprova projeto de remuneração voluntária do TJPB

Politíca4 dias ago

Projeto de Camila garante ‘Teste Molecular de DNA’ em recém-nascidos para detecção precoce da Atrofia Muscular Espinhal

Nacional4 dias ago

Sóstenes critica Haddad após fala sobre vídeo do Pix: “Burro”

Nacional4 dias ago

União e PP se juntam à oposição para travar alternativas ao IOF

Internacional4 dias ago

Bélgica é alvo de apelo contra racismo generalizado e sistemático

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário7 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional11 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Internacional12 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO7 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA11 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública8 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO7 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde7 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura7 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional7 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura7 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde7 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura7 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde7 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde7 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura7 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional11 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura8 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO6 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

Saúde1 semana ago

QUANDO A SAÚDE SE IGUALA A DE QUEM NUNCA FUMOU?

Segurança Pública1 semana ago

COMO É A AMÍGDALA DE PSICOPATAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUE LUA DE SATURNO PODE RECEBER VIDA TERRESTRE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE É “PAUL” NO SUBSTRATO?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE 60% DOS JOVENS PRIORIZAM NA FACULDADE?

Internacional3 semanas ago

QUAL PROJETO GRANDIOSO SEBASTIÃO SALGADO FEZ EM 40 PAÍSES?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANTOS EMPREENDEDORES SÊNIORES HÁ NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL BABOSA É MAIS USADA MEDICINALMENTE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL NOVO IMPERATIVO MASCULINO É SUGERIDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ONDE BAIXAR APLICATIVOS COM SEGURANÇA?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional1 mês ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura1 mês ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde1 mês ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura1 mês ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional1 mês ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde1 mês ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional1 mês ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Nenavadno preprost recept za