ENTRETENIMENTO
Arte de catálogo da Funesc é selecionada para Bienal Brasileira de Design
A arte do catálogo da exposição do ‘Panapaná – Novembro das Artes Visuais’ de 2023, assinada pelo designer Silvio Sá, foi selecionada para concorrer na 14ª Bienal Brasileira de Design. O projeto é uma ação da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e pretende dar visibilidade ao trabalho de artistas visuais, mediante exposições com visitações gratuitas na Galeria Archidy Picado.
O resultado parcial da 14ª Bienal, que é um marco na celebração da excelência e diversidade do design gráfico brasileiro, foi divulgado na semana passada. A arte de Silvio Sá concorre na categoria ‘Catálogos e Relatórios’. A foto que compõe a arte é de Thercles Silva, fotógrafo da Funesc.
“O design do catálogo utilizou materiais pouco convencionais, como holografia e transparência, para dialogar diretamente com a exposição, não apenas ilustrando e registrando, mas acrescentando possíveis camadas de interpretação, buscando criar uma experiência visual única, impactante e coesa”, explica Silvio, que foi designer da Fundação e saiu em 2020 para fazer mestrado na Espanha. Para este trabalho do Panapaná, ele foi contratado como freelancer. Silvio Sá também já teve seu trabalho selecionado para edição anterior dessa mesma Bienal, assinando a capa do ‘Music From Paraíba’, coletânea lançada pela Funesc com obras de artistas do cenário musical paraibano.
Após uma pausa de cinco anos, devido à pandemia, a Bienal celebra seus 35 anos com retorno em grande estilo e, pela primeira vez, acontece na Região Nordeste, na cidade de Aracaju (SE), no dia 06 de dezembro deste ano.
Panapaná
O edital do Panapaná 2024 segue aberto até o dia 20 de outubro. Desta vez, o certame selecionará artistas negros – como parte da programação Pretitudes – que deverão expor suas obras em uma exposição coletiva, aberta na Galeria Archidy Picado no dia 21 de novembro.