Connect with us

Internacional

Conflito Israel-Líbano: O que é a resolução 1701 do Conselho de Segurança?

Entenda o histórico desta resolução aprovada em 2006 e que é considerada “uma chave para a paz na região”; segundo o secretário-geral da ONU, as contínuas trocas de tiros através da Linha Azul desde 8 de outubro de 2023 constituem uma violação repetida da decisão do Conselho de Segurança

Durante a movimentada Semana de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU, concluida nesta segunda-feira, diversos diplomatas destacaram a resolução 1701 do Conselho de Segurança em reuniões oficiais e nos bastidores.

Essas discussões ocorrem em um momento em que estão aumentando os ataques entre Israel e o grupo armado libanês Hezbollah, que detém com os seus aliados 62 dos 128 assentos democraticamente eleitos no Parlamento do Líbano.

A resolução 1701 tem sido o eixo da paz entre Israel e o Líbano durante quase duas décadas. Cerca de 10 mil soldados de paz da ONU estão encarregados de implementá-la em campo.

O Conselho de Segurança vota por unanimidade a favor da resolução 1701 em 2006 (arquivo)

O Conselho de Segurança vota por unanimidade a favor da resolução 1701 em 2006 (arquivo)

O Conselho age para acabar com a guerra

Adotada por unanimidade em 2006, o objetivo da resolução 1701 continua a ser o fim das violência entre o Hezbollah e Israel. Por meio dela o Conselho apelou por um cessar-fogo permanente baseado na criação de uma “zona tampão”.

A decisão definiu medidas como a autorização para um aumento do efetivo da Força Interina da ONU no Líbano, Unifil,  para um máximo de 15 mil soldados.

Esse militares seriam responsáveis por monitorar o fim das gressões, apoiar as forças armadas libanesas durante a retirada de Israel do sul do Líbano e garantir o regresso seguro das pessoas deslocadas.

A missão da ONU também continuaria tendo o seu mandato renovado anualmente, conforme estabelecido pelo Conselho em 1978.

As forças de paz da ONU patrulham a Linha Azul em El Odeisse, sul do Líbano

As forças de paz da ONU patrulham a Linha Azul em El Odeisse, sul do Líbano

Quais são as principais disposições da resolução?

Os elementos-chave da resolução de 19 parágrafos incluem o apelo à cessação total das hostilidades, com base no fim imediato de todos os ataques por parte do Hezbollah e de todas as operações militares ofensivas por parte de Israel.

A resolução apelou a Israel e ao Líbano para apoiarem um cessar-fogo permanente e uma solução a longo prazo baseada nos seguintes princípios e elementos:

• Implementação total das disposições relevantes dos Acordos de Taif e das resoluções 1559 (2004) e 1680 (2006), exigindo o desarmamento de todos os grupos armados no Líbano, para que não haja armas ou autoridade no país que não seja a do Estado libanês;

• Nenhuma força estrangeira no Líbano sem o consentimento do governo;

• Nenhuma venda ou fornecimento de armas e material relacionado ao Líbano, exceto conforme autorizado pelo governo;

• Fornecimento à ONU de todos os mapas restantes de minas terrestres no Líbano em posse de Israel;

• Total respeito por ambas as partes pela Linha Azul e pelos acordos de segurança para evitar o retorno das agressões, incluindo uma área livre de qualquer pessoal armado, bens e armas que não sejam as das autoridades libanesas e da Unifil. Essa área ficaria entre a Linha Azul e o Rio Litani.

O que é a Linha Azul?

Estendendo-se por 120 km ao longo da fronteira sul do Líbano e da fronteira norte de Israel, a chamada “Linha Azul” é “uma chave para a paz na região” e um dos elementos centrais da resolução 1701 desde a guerra em 2006. As forças de manutenção da paz da Unifil são temporariamente responsáveis pelo local.

Com base em vários mapas históricos, alguns dos quais datam de quase um século, a Linha Azul não é uma fronteira, mas uma “linha de retirada” temporária estabelecida pela ONU em 2000 com o objetivo prático de confirmar a retirada das forças israelenses do sul do Líbano.

Sempre que as autoridades israelenses ou libanesas pretendem realizar quaisquer atividades perto da Linha Azul, a Unifil solicita que avisem com antecedência, permitindo à missão da ONU manter as autoridades de todas as partes informadas, para minimizar quaisquer mal-entendidos que possam levar ao aumento das tensões.

A Unifil e oficiais libaneses operam um dos “Barris Azuis”, que determinam a Linha Azul, no sul do Líbano em 2010 (arquivo)

A Unifil e oficiais libaneses operam um dos “Barris Azuis”, que determinam a Linha Azul, no sul do Líbano em 2010 (arquivo)

Como a resolução 1701 é implementada?

Segundo a ONU, em última análise, cabe a Israel e ao Líbano determinar o traçado exato de uma futura fronteira. Entretanto, a Unifil tem o mandato de garantir o pleno respeito e prevenir violações das disposições relevantes da resolução 1701.

De acordo com o Departamento de Manutenção da Paz da ONU, “qualquer travessia da Linha Azul por qualquer lado constitui uma violação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU”.

A Unifil monitora a Linha Azul, incluindo o espaço aéreo acima dela e através de coordenação e patrulhamento para prevenir violações. A força de paz reporta todas as violações ao Conselho de Segurança. O órgão recebe relatórios contínuos sobre a implementação da resolução 1701 a cada quatro meses.

Sempre que ocorre um incidente na Linha Azul, a Unifil envia imediatamente tropas adicionais para esse local, se necessário, para evitar um conflito direto entre os dois lados e para garantir que a situação seja contida. Ao mesmo tempo, mantém ligação com as Forças Armadas Libanesas e as Forças de Defesa de Israel, a fim de reverter e pôr fim à situação sem qualquer escalada.

Um comboio da Unifil partindo de Naqoura para visitar toda a sua área de operações no sul do Líbano em julho de 2024 (arquivo)

Um comboio da Unifil partindo de Naqoura para visitar toda a sua área de operações no sul do Líbano em julho de 2024 (arquivo)

Situação atual

A violência ao longo e através da Linha Azul aumentou no último ano após os ataques liderados pelo Hamas em Israel terem deixado mais de mil mortos e outros 250 reféns em Gaza.

Na sequência foi iniciada uma guerra no enclave, com operações militares israelenses que desencadearem uma crise humanitária. Até o momento quase 42 mil pessoas perderam a vida, sendo mais de 200 funcionários humanitários e quase 200 jornalistas.

O Hezbollah tem afirmado nos meios de comunicação que os seus ataques contra Israel visam mostrar solidariedade com os palestinos que enfrentam essa guerra devastadora. Já as forças armadas israelenses retaliaram com ataques aéreos no interior do Líbano, ataques com bombas escondidas em pagers e uma invasão terrestre, deslocando mais de um milhão de pessoas no Líbano nas últimas semanas.

As contínuas trocas de tiros através da Linha Azul desde 8 de outubro de 2023 constituem uma violação repetida da resolução 1701, de acordo com uma carta que o secretário-geral da ONU enviou ao Conselho de Segurança no final de julho.

Entre 8 de outubro de 2023 e 30 de junho de 2024, a Unifil detectou 15.101 disparos, dos quais 12.459 foram de sul a norte da Linha Azul e 2.642 de norte a sul. Embora a maioria das trocas de tiros tenham sido confinadas a poucos quilômetros de cada lado da Linha Azul, vários ataques atingiram até 130 km no Líbano e 30 km em Israel.

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, no Líbano

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, no Líbano

E agora?

No dia 30 de setembro, as Forças de Defesa Israelenses notificaram a Unifil da sua intenção de empreender “incursões terrestres limitadas” no Líbano, de acordo com um comunicado emitido pela missão da ONU na terça-feira.

A unifil afirma que “apesar deste desenvolvimento perigoso, as forças de manutenção da paz permanecem em posição”. A missão afirmou que possui “planos de contingência prontos para serem ativados se for absolutamente necessário”.

A missão da ONU reiterou que a segurança e proteção das forças de manutenção da paz são fundamentais e todos os intervenientes são lembrados da sua obrigação de respeitá-la. Neste momento, as forças da Unifil continuam equipando suas bases. No momento, elas não podem realizar patrulhas veiculares.

De acordo com relatos, Israel emitiu ordens para que os civis evacuassem algumas aldeias da região. Entretanto, a ONU reiterou que as vidas dos civis devem ser protegidas, quer permaneçam ou partam.

A Unifil afirmou ainda que “qualquer passagem para o Líbano constitui uma violação da soberania e integridade territorial libanesa e uma violação da resolução 1701”.

A Missão de Paz pediu a todas as partes que interrompam “atos de escalada, que só levarão a mais violência e mais derramamento de sangue”.

Para a Unifil Afirmando as partes devem comprometerem-se novamente com as resoluções do Conselho de Segurança e a 1701 “como a única solução viável para trazer de volta a estabilidade nesta região”.

Soldados de paz da Unifil em patrulha de veículo nas proximidades de Tiro, sul do Líbano

Soldados de paz da Unifil em patrulha de veículo nas proximidades de Tiro, sul do Líbano

A Unifil pode usar a força?

Sim, em determinadas circunstâncias.

Renovada anualmente pelo Conselho, a pedido do Líbano, a Unifil é uma missão de manutenção da paz que opera com base no Capítulo 6 da Carta das Nações Unidas.

No cumprimento do seu mandato, o pessoal da missão pode exercer o seu direito inerente de legítima defesa. Para além da legítima defesa, a Unifil pode, sob certas circunstâncias e condições, recorrer ao uso proporcional e gradual da força para:

• Garantir que sua área de operações não seja utilizada para atividades hostis;

• Resistir às tentativas, por meios enérgicos, de impedir a Unifil de cumprir as suas funções conforme o mandato autorizado pelo Conselho de Segurança;

• Proteger o pessoal, instalações e equipamentos da ONU;

• Garantir a segurança e a liberdade de circulação do pessoal da ONU e dos trabalhadores humanitários;

• Proteger civis sob ameaça iminente de violência física.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement Enter ad code here

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte13 horas ago

Do Jūjutsu ao Jiu-jítsu – Parte 1

Esporte13 horas ago

As origens do Jiu-Jítsu – Parte 2

Esporte13 horas ago

As origens do Jiu-Jítsu – Parte 3

Internacional13 horas ago

Em países comunistas rezar em voz alta na própria casa pode ser crime como na Escócia

Educação & Cultura13 horas ago

8 de janeiro e Marighella: a face do verdadeiro terrorismo

Esporte14 horas ago

A relação entre Bujutsu, Bushido, Budô e o Jiu-Jítsu

Internacional14 horas ago

Elon Musk comprou a CNN, diz Javier Milei

Internacional14 horas ago

FBI revela plano de assassinato iraniano contra Donald Trump

Politíca14 horas ago

Mídia nacional divulga relatório da CGU com irregularidades em emendas destinadas a ONGs e cita senadora Daniella Ribeiro

Nacional22 horas ago

União estratégica entre oposição e governistas na disputa por poder no Congresso

Nacional23 horas ago

A normalização da censura

Segurança Pública23 horas ago

Nova lei de trânsito promete multa recorde e suspensão de 12 meses da CNH: novas regras pode afetar milhões de motorista no Brasil

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Concurso PRF virará concurso POF: entenda mudança na carreira

ESTADO23 horas ago

Abono Natalino na Paraíba será pago pela CAIXA

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Sudene articula rede para qualificação técnica e profissional voltada aos setores têxtil e de confecções

Nacional23 horas ago

Ministério Público vê omissão do governo Lula no combate à COVID

Segurança Pública23 horas ago

Sistema de proteção civil da Paraíba recebe elogios em reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Sine-PB oferta mais de 690 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

ECONOMIA23 horas ago

Inflação no Nordeste segue inferior à do Brasil em outubro

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Mapa anuncia 19 novas habilitações de frigoríficos para exportação de carnes brasileiras para África do Sul

ESTADO23 horas ago

Encontro discute enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

ESTADO24 horas ago

Beneficiários do Cartão Alimentação de mais quatro cidades farão atualização cadastral na próxima semana

Saúde24 horas ago

Financiamento para equipes de Saúde da Família é aumentado em 20%

AGRICULTURA & PECUÁRIA24 horas ago

Mapa reforça cooperação e busca novas oportunidades de mercado no Japão

ENTRETENIMENTO24 horas ago

Sabadinho Bom homenageia mês da Consciência Negra em novembro

Judiciário24 horas ago

Tribunais de todo o país aderem ao projeto “Justiça Carbono Zero”

Judiciário24 horas ago

STF valida emenda que flexibilizou regime de contratação de servidores públicos

Educação & Cultura24 horas ago

Receita Federal lança manual para os contribuintes sobre a Nova Legislação de Juros sobre Capital Próprio (JCP)

ECONOMIA24 horas ago

Com aumento nos materiais, preços da construção variam 0,53% em outubro

ECONOMIA24 horas ago

Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Internacional1 dia ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 dias ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional3 dias ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura3 dias ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional3 dias ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional5 dias ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura1 semana ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

E-COMMERCE BRASILEIRO SUPEROU R$ 205 BILHÕES EM 2023

ECONOMIA1 semana ago

BAHIA TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DE VIDRO SOLAR DA AMÉRICA LATINA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DICAS DE CUIDADOS COM A PLANTAÇÃO DE ROSAS

Educação & Cultura1 semana ago

‘ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA NÃO É SABER DAS COISAS, É VER O FUTURO’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR AUSTRALIANO: O MELHOR AMIGO PARA QUEM AMA AVENTURA E ATIVIDADES

ECONOMIA1 semana ago

BANCOS MUNDIAIS PREVEEM QUEDA NOS PREÇOS DO PETRÓLEO NOS PRÓXIMOS ANOS

Internacional1 semana ago

CINCO PAÍSES VÃO PAGAR PARA MANTER FLORESTAS

Saúde2 semanas ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 semanas ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 semanas ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura2 semanas ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde2 semanas ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br