Educação & Cultura
Letramento matemático na Educação Infantil: como levar para a prática?
Problematizar situações cotidianas é um ponto de partida para desenvolver aprendizagens ligadas à Matemática de forma lúdica. Veja sugestões
Quando falamos de letramento na Educação Infantil, geralmente relacionamos com as práticas que envolvem o contato com o mundo da leitura e da escrita. Mas, ele vai muito além! Também diz respeito a capacidade de compreender as coisas e se comunicar com o mundo à nossa volta por meio de múltiplas linguagens. Isso inclui também a Matemática!
O letramento matemático envolve a capacidade de utilizar conceitos numéricos em questões práticas do cotidiano e utilizar os conhecimentos matemáticos nas diferentes questões do dia a dia. Essa perspectiva inclui o desenvolvimento de competências como de:
- Raciocínio, que é saber pensar sobre uma situação-problema (sem envolver números da forma que é trabalhado posteriormente), focado em pensar em soluções para determinada questão;
- Interpretação para atribuir sentido ao receber ou reconhecer uma questão dentro de uma situação cotidiana;
- Comunicação clara e efetiva, tanto para solicitar apoio e realizar pesquisas, quanto para compartilhar as ideias mentalmente construídas;
- Argumentação, para defender seu ponto de vista e para incorporar novas ideias a cada descoberta;
- Representação, por meio da utilização de variedade de linguagens, seja relatando, escrevendo, desenhando ou com suportes tecnológicos;
- Pensamento crítico, que faz com que se pense nas consequências dos resultados para fazer escolhas conscientes.
Letramento matemático na Educação Infantil
É possível desenvolver as competências acima com as crianças? Sim!
Para pensar em como levar para a prática, sugiro que comece analisando os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento do campo de experiência espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para cada grupo etário. Ali encontrará um importante norteador do que é essencial garantir para todas as crianças, pois pensar matematicamente é envolver-se com o próprio movimento da vida em sua evolução.
Com intencionalidade pedagógica e mediação do professor, é possível construir ou identificar situações em que as crianças possam realizar pesquisas, desenvolver investigações se utilizando da linguagem matemática no cotidiano da convivência escolar. Confira quatro sugestões:
1. Desenvolva a contagem na rotina
Organize a participação das crianças em situações cotidianas de contagem. Por exemplo, verificar quantas pessoas tem na sala e comparar com a quantidade de cadeiras ou almofadas disponíveis; separar a quantidade ideal de talheres, copos e pratos para as refeições; identificar quantas mesas são necessárias para acomodar toda a turma e quantos subgrupos podem se formar com a organização realizada.
Podem construir gráficos e tabelas para observações de frequência ou das brincadeiras a serem realizadas ao longo da semana, com votação de ordem ou dia a ser realizada. É possível fazer o fichamento dos livros lidos em grupo e, ao final de um período, eleger qual impactou a turma além do registro de um rodízio de empréstimo para leitura em casa estipulando um tempo para cada um..
2. Trabalhe as relações e transformações
Crie situações para que as crianças observem o processo de mudança, de desenvolvimento das coisas e os impactos da ação humana sobre elas.
Uma possibilidade é acompanhar o crescimento de mudas plantadas na horta escolar com anotações periódicas das medições realizadas. Também é uma oportunidade de construir uma linha do tempo e gráficos de comparações entre plantas.
Ainda na horta, investiguem o desenvolvimento de determinada planta em diferentes canteiros, comparando a quantidade de sol ou chuva que receberam e refletir o quanto isso afeta o crescimento delas.
3. Explore as noções sobre o espaço e formas
Construam maquetes de representação do espaço e faça perguntas para que identifiquem a proporcionalidade entre os objetos e materiais construídos.
Outro caminho é analisar o espaço determinado para certas atividades, buscando identificar a quantidade de pessoas que comportam cada ambiente ou do transporte utilizado para o passeio da turma.
4. Comece o desenvolvimento de noções de estatística, padrões e probabilidades
Uma das atividades para fazer esse trabalho é brincar com bingos, sorteios e realizar registros da incidência de números, letras ou nomes que mais se destacaram; fazer comparação tais como se tem mais meninas em sala qual a chance de ser sorteado um nome masculino em relação a um nome feminino.
Pode também utilizar, como ponto de partida, as peças do uniforme escolar para desafiar a turma a identificar quantas combinações são possíveis de serem feitas tendo em vista as peças de inverno e verão.
Propor experiências para descobrir quais objetos boiam e afundam na água, para as crianças observarem a composição dos materiais, o peso e a forma.
Com uma pauta de observação das questões que suscitam o interesse das crianças é possível trazer o letramento matemático de diferentes maneiras apenas problematizando situações do dia a dia, em que a Matemática está presente.
Um abraço até breve!
Paula Sestari é professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com 10 anos de experiência nessa etapa, e mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto na área de Educação Ambiental com a faixa etária das crianças pequenas.