Connect with us

Nacional

Exame de recentes propostas de regulamentação das emendas ao orçamento

PLPs 172 e 175 apresentam um aspecto positivo, um indiferente e um discutível; seus saldos, porém, não são neutros

Nos últimos dias, foram apresentados os projetos de lei complementar (PLPs) 172 e 175, ambos de 2024.[1] O primeiro, no Senado, e o segundo, na Câmara dos Deputados.

As iniciativas, não idênticas, mas similares quanto aos seus dispositivos, visam, ao que parece, a contornar os problemas apontados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em recentes decisões, acerca da execução de emendas parlamentares ao orçamento da União.

As proposições, num rápido exame, apresentam um aspecto positivo, um indiferente e um discutível. Seus saldos, porém, não se afiguram neutros. Pesa, desfavoravelmente, não ser por elas possível mudar o cerne da questão, qual seja: o fato de as emendas ao orçamento serem tratadas, por dispositivos constitucionais, como entes autônomos, com vida para além do processo legislativo.

Em recentes julgamentos, já no segundo semestre de 2024, o STF pôs em xeque questões associadas à execução de programação oriunda de emendas orçamentárias e fixou as linhas pelas quais tais questões devam ser contornadas.[2] Em suma, os problemas identificados pela corte referem-se ao caráter quase absoluto atribuído à noção de obrigatoriedade associada a tal execução.

Pulverizada entre milhares de emendas, parte das ações estatais teria de ser executada de qualquer forma, ainda que normas aplicáveis ou um sentido de planejamento recomendassem não o fazer em dado momento.

Em face disso, o STF fixou o entendimento de que as programações decorrentes de emendas ao orçamento, em que pesem algumas particularidades, sujeitam-se às mesmas balizas legais e técnicas a que se submete o resto (consistente na maior parcela) da programação.

Depois, a corte determinou a suspensão do arranjo vigente, o qual atribui a tais emendas um caráter impositivo praticamente absoluto, até que os poderes executivo e legislativo encontrem forma de regular a matéria de modo diverso, conforme princípios gerais de direito financeiro (planejamento, transparência, impessoalidade etc.).

Os PLPs 172 e 175, ao que tudo indica, almejam ser uma saída para o imbróglio. De positivo, delineiam alguma regulamentação para as denominadas “emendas Pix”. Tais emendas, de iniciativa individual (de cada congressista), viabilizam a transferência especial de recursos federais para estados e municípios, a teor do disposto no art. 166-A da Constituição, de forma direta, sem maiores formalidades ou amarras legais e sem a indicação da finalidade a que os valores se destinam.

Numa tentativa de tornar esse procedimento mais transparente, os referidos projetos de lei trazem dispositivos que, se aprovados, obrigariam: a) o autor da emenda a informar o seu objeto; b) o beneficiário dela a informar “a agência e a conta corrente específica” para o depósito dos recursos; e c) os órgãos executores a comunicar o pagamento de tais recursos aos competentes órgãos de controle externo, aí incluído o Tribunal de Contas da União (TCU).

Positiva que seja a abordagem em relação às ditas “emendas Pix”, se essas providências atenderiam às demandas feitas pelo STF é algo a ser discutido no eventual trâmite dos projetos de lei.

Para além do que dispõem sobre tais emendas, os PLPs 172 e 175 não parecem trazer melhorias significativas e, numa ou outra questão, podem vir a gerar insegurança jurídica. Várias de suas disposições consistem em normas de processo legislativo e de execução referentes aos outros tipos de emendas (as individuais não classificadas como “Pix” e as coletivas, essas últimas de iniciativa das bancadas estaduais ou das comissões permanentes).

No que tange à fase de execução da programação orçamentária definida por essas emendas, os projetos em comento estabelecem regras que, de modo geral, já fazem parte do arcabouço normativo aplicável ao tema. Tal é o caso, por exemplo, do artigo 17 do PLP 172, onde se diz que “[a] fiscalização da execução das emendas parlamentares será realizada pelo Tribunal de Contas da União, pelos tribunais de contas estaduais e municipais, quando for o caso, e pelos órgãos de controle interno competentes”.

Nesse ponto, o dispositivo apenas corrobora o que já consta de normas vigentes, como os artigos 70 e 71 da Constituição, os quais tratam da “fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta”. Salvo melhor juízo, essa parece ser uma tônica dos dois projetos de lei.

Já no que toca ao processamento legislativo das emendas, os projetos trazem inovações que, boas ou não, seriam próprias de resolução do Congresso Nacional (ou, o que dá no mesmo, de seu regimento comum), não de projeto de lei. Isso, a teor do disposto no caput do art. 166 da Constituição.

Nesse caso, na hipótese de um dos dois projetos de lei transformar-se em norma jurídica com o texto original, estar-se-ia diante de insegurança a afetar as bases de aprovação do orçamento da União. Assim seria porque, de um lado, haveria o risco de declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos atinentes aos trâmites congressuais. De outro, porque, em face de conflito entre procedimentos definidos em diplomas legais distintos, poderiam emergir insuperáveis divergências interpretativas.

Ante uma situação concreta, alguns poderiam entender que a solução passaria pela aplicação da nova lei, sendo ela a norma mais recente, ao passo que outros defenderiam a aplicação do disposto no regimento comum. De uma forma ou de outra, estariam lançadas notas que, a despeito do intuito de melhorar o processo, torná-lo-iam mais confuso.

Uma fonte particular de confusão residiria na indicação de prioridades a serem observadas nos trâmites legislativos do orçamento anual. Tanto o PLP 172, em seu art. 9º, quanto o PLP 175, no art. 3º, §3º, estabelecem que tal indicação deva ser feita, até 30 de setembro de cada ano, pelos “órgãos executores de políticas públicas”.

O objetivo, nesse caso, pelo menos segundo a justificação que acompanha o PLP 172, é o de alinhar “as emendas parlamentares e as políticas públicas”. Os dispositivos mencionados, dessa forma, facilitariam “a compatibilização das emendas com os planos governamentais, promovendo uma alocação mais eficiente dos recursos”.

O propósito, obviamente, é alvissareiro. Entretanto, não deveria ser objeto do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias, peças cujas funções incluem a de estabelecer prioridades para a administração pública, a teor do que dispõe o art. 165, §§ 1º e 2º, da Constituição? Em vez da criação do tal mecanismo de indicação de prioridades, mais adequado seria avaliar como dar maior efetividade ao que já preveem as normas vigentes sobre o assunto.

Ao fim e ao cabo, a grande questão a ser resolvida não estaria ao alcance dos PLPs 172 ou 175, de 2024, ou de qualquer peça infraconstitucional. Claro, há meios de incrementar a transparência associada às emendas parlamentares por meio de alterações nas normas internas do Congresso (naquilo que se refere ao processo legislativo) ou por meio de edição de lei complementar (naquilo que diz respeito à fase de execução do orçamento).

A questão de fundo, porém, restaria intocada. Trata-se da estatura que, nos últimos dez anos, deu-se às emendas ao orçamento. Como dito em outras oportunidades, de um instrumento de processo legislativo, elas passaram, nesse período, a gozar de força normativa própria.[3]

Ocorre que emendas são apenas mecanismos à disposição dos parlamentares para a sugestão de alguma mudança numa proposição em trâmite nas casas legislativas. Após um projeto de lei ser aprovado e transformado em norma jurídica, ninguém cogita de vincular trechos da nova peça legal às emendas que deram origem a tais trechos e aos autores de tais emendas.

Isso, entretanto, é o que se passa em relação ao orçamento federal pelo arranjo dado ao tema por dispositivos constantes, notadamente, dos artigos 166 e 166-A da Constituição. Nesse caso, a correção de rota só poderia ser objeto de uma emenda constitucional.

Os rumos que serão dados aos PLPs 172 e 175 não são conhecidos. Pode ser que um ou outro seja rapidamente aprovado. Pode ser também que ambos acabem relegados a segundo plano ou que sejam preteridos por uma terceira proposição. De todo modo, indo ou não adiante, vale o exame dos projetos numa tentativa de chamar a atenção para, pelo menos, dois pontos.

Um deles consiste em evitar situações que possam gerar insegurança jurídica, como tratar questões de processo legislativo orçamentário, próprias de resoluções do Congresso, em lei. O outro consiste em avaliar a mudança do modelo vigente para as emendas ao orçamento por meio de alteração no texto da Constituição. Seria pertinente levar esses dois pontos em consideração quando do trâmite dos PLPs 172 e 175 ou de qualquer proposta similar.

*

As opiniões aqui expressadas e os erros porventura existentes são de exclusiva responsabilidade do autor


[1]Ver Projeto de Lei Complementar no172, de 2024, Atividade Legislativa, Senado Federal, <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/165925>, acesso em 30/10/2024; PLP 175/2024, Câmara dos Deputados, <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2417358>, acesso em 3/10/2024.

[2]Ver as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) n. 7688, 7695 (sobre as chamadas “emendas pix”, referentes às transferências especiais a que faz menção o art. 166-A, I, da Constituição) e 7697 (sobre o caráter impositivo dado a programações orçamentárias oriundas de emendas parlamentares).

[3]Ver Graca, L.O.B., “Emenda ao orçamento: só instrumento de processo legislativo, não algo vinculante”, JOTA (1º/10/2024), <https://www.jota.info/artigos/emenda-ao-orcamento-so-instrumento-de-processo-legislativo-nao-algo-vinculante>, acesso em 30/10/2024; Graca, L.O.B., “As emendas impositivas ao orçamento e o originalismo à brasileira”, JOTA (11/10/2024), <https://www.jota.info/artigos/as-emendas-impositivas-ao-orcamento-e-o-originalismo-a-brasileira>, acesso em 30/10/2024.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Esporte4 horas ago

Band se despede da Fórmula 1 após cinco anos de transmissão; leia comunicado

Esporte4 horas ago

Sinner: “O trabalho duro supera sempre o talento”

Esporte4 horas ago

Jon Jones define meta para retorno na UFC Casa Branca, mas não garante duelo com Tom Aspinall

Nacional5 horas ago

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Esporte5 horas ago

Europeus reagem a Neymar em Santos x Flamengo: ‘Subestimado’

Nacional11 horas ago

Jorge Messias da AGU recebeu R$ 193 mil de bônus no salário em um mês

Nacional12 horas ago

Lula decide vetar projeto que aumenta número de deputados

ESTADO12 horas ago

João Azevêdo entrega e inspeciona obras de educação, saúde, habitação e rodoviária e preside mais uma audiência do OD nesta quinta

ESTADO12 horas ago

Entrega de kits do Programa Agente Jovem Ambiental acontece em João Pessoa e somam 800 em julho

ESTADO12 horas ago

Programação da 3ª Expo Sousa será aberta nesta quinta-feira com apoio da Sedap-PB

Nacional12 horas ago

Não há desvio de finalidade no decreto do IOF, diz Moraes

Politíca12 horas ago

Motta demite duas funcionárias suspeitas de serem fantasmas

CIDADE12 horas ago

Prefeitura reúne órgãos de segurança para discutir ações integradas durante a Festa das Neves

Judiciário12 horas ago

Menor de idade responde por danos causados a terceiros?

Judiciário12 horas ago

Como saber se o preso tem direito à progressão de regime? Guia para familiares

Judiciário12 horas ago

Você sabia que violência psicológica também dá direito a indenização?

Judiciário12 horas ago

As novas regras de emissão de atestados médicos e suas implicações trabalhistas

Saúde12 horas ago

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

China alerta para “riscos para a segurança nacional” por utilização da IA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Zuckerberg anuncia megacentro de dados quase do tamanho de Manhattan

Esporte13 horas ago

Palmeiras emprestou cria cobiçada no Brasil com desconto de 60%; entenda

Esporte13 horas ago

Algoz de Fonseca, estreante no top 20 exalta o brasileiro

ESTADO13 horas ago

Fapesq reabre chamada para credenciamento de agências de internacionalização do Tecnova 3

Judiciário13 horas ago

TCE-PB reprova contas da Prefeitura de Triunfo e julga regulares as de duas secretarias e mais oito prefeituras

Saúde13 horas ago

Secretaria de Saúde promove Terapia Comunitária Integrativa no bairro de Paratibe

Politíca13 horas ago

Vereador Olímpio volta a cobrar pagamento de subvenções a entidades filantrópicas, em Campina: “É uma vergonha”

CIDADE13 horas ago

Senado aprova PEC 66/23 em 1º turno; economia aos municípios será de R$ 700 bilhões

CIDADE13 horas ago

Vereadores defendem articulação para ampliar a mobilidade aérea durante o Maior São João do Mundo

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Fendt destaca inovação e trajetória no agro brasileiro no Congresso Brasileiro da Soja em Campinas

ECONOMIA13 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para preços de carnes registra diferença de R$ 45,00 na fraldinha

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário8 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Segurança Pública9 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde8 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura8 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde8 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Saúde8 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde8 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde8 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura8 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura9 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO7 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

Saúde8 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como burlar o bloqueio do X (antigo Twitter) usando uma VPN

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

ALÉM DE TECIDOS, O ALGODÃO É USADO EM?

Internacional2 dias ago

QUE DOUTRINA ESTABELECEU INFLUÊNCIA DOS EUA?

Educação & Cultura2 dias ago

O QUE CAUSOU O AQUECIMENTO NA GRANDE MORTE DO NO PERMIANO-TRIÁSSICO??

Saúde2 dias ago

QUANTOS PASSOS REDUZEM RISCO DE CÂNCER?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUANTOS OBJETOS INTERESTELARES FORAM REGISTRADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

QUANDO AS AMOSTRAS DOS ASTEROIDES DEVEM CHEGAR À TERRA?

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

QUAL PROFISSÃO CRIATIVA MAIS CRESCEU?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE OS APPS GRATUITOS USAM PARA LUCRAR?

Internacional6 dias ago

QUANTAS ARMAS NUCLEARES EXISTEM NO MUNDO?

Saúde6 dias ago

QUAL DOENÇA INTESTINAL ESTÁ AUMENTANDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUANDO OCORREU O EVENTO DE TUNGUSKA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL QI INDICA SUPERDOTAÇÃO?

Saúde2 semanas ago

ANEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA LANÇOU O CHATGPT?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUAL VALOR DO PLANO SAFRA 2025/2026?

Saúde2 semanas ago

ONDE FOI INAUGURADO O 1º HOSPITAL PALIATIVO DO SUS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS AVES PODEM SER EXTINTAS EM 100 ANOS?

Educação & Cultura2 semanas ago

DE QUAL OBRA VEM O MITO DOS ANDRÓGINOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA É CAPAZ DE FAZER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE O CALADIUM FAZ NO INVERNO?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde3 semanas ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

ISRAEL x PALESTINA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONFLITO

ECONOMIA4 semanas ago

ONDE O PIX SERÁ INTEGRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUAL A FORMA PRECISA DA TERRA?

Educação & Cultura4 semanas ago

O CONCEITO DE NORMALIDADE É:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

QUANTAS GALÁXIAS FORAM REVELADAS PELO TELESCÓPIO JAMES WEBB?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Miško iššūkis: sprendžiant galvosūkius reikia aukšto IQ 6 sekundžių Sąmoningumo iššūkis: 6 sekundžių iššūkis: kaip rasti nelogišką dalį Didžiausias dėmesys Greitiausias klaidos aptikimas: iššūkis tikrajam dėmesiui Skaitmeninės mįslės protingiesiems: tikrai ne visi išmokys atpažinti tekstą Tik 1 proc. žmonių gali surasti klaidą paveikslėlyje: iššūkis sąmoningumui Tik 8 sekundės