Connect with us

Internacional

Trump x Harris: como a eleição dos EUA deve afetar o Brasil

Resultado da disputa acirrada entre Trump e Harris terá efeitos muito além das fronteiras dos EUA. Analistas projetam como o pleito influenciará o bolsonarismo, o comércio e as parcerias ambientais com o Brasil

Nenhuma disputa eleitoral é acompanhada com tanta atenção pelo mundo como a pela Casa Branca. O cargo de presidente dos Estados Unidos tem grande poder político, econômico e militar, e suas decisões provocam efeitos muito além de suas fronteiras.

pleito da terça-feira (05/11) desperta particular apreensão: a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump estão em empate técnico nas pesquisas, e Trump já demonstrou no seu mandato anterior seu potencial disruptivo para a estabilidade democrática e o combate às mudanças climáticas.

Para o Brasil, o impacto de uma vitória de Trump deve ser significativo: fortalecimento da direita, redução de financiamento e parcerias na área ambiental, entraves comerciais e pressão sobre a parceria com a China são alguns dos efeitos mencionados por especialistas ouvidos pela DW.

Já no caso de uma vitória de Harris, a tendência é a manutenção de uma relação morna entre Washington e Brasília, sem grandes ambições relacionadas à América do Sul, mais business as usual e com entendimentos para a defesa da democracia liberal e a proteção do meio ambiente.

Não é segredo quem é o candidato preferido do governo brasileiro. No início de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que torcia para que o presidente americano Joe Biden vencesse – três semanas depois, ele depois abriu mão de sua candidatura à reeleição em favor de Harris. Já Trump apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022, dizendo que Lula era um “lunático da esquerda radical”.

Democracia e direita

Os EUA são uma referência para muitos no Brasil, e o resultado da disputa política americana às vezes reverbera no cenário político brasileiro. Um exemplo: em novembro de 2016, Trump foi eleito presidente pela primeira vez; dois anos depois, Bolsonaro venceu no Brasil. Em janeiro de 2021, apoiadores de Trump inconformados com sua derrota invadiram o Capitólio; também após dois anos, bolsonaristas indignados com seu fracasso eleitoral invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Neste ano, a campanha de Trump tem sido mais explícita do que a de 2016 em propostas de cunho autoritário – como usar instituições de Estado e as Forças Armadas contra seus adversários. E se ele for eleito, fortalecerá a posição da direita ao redor do mundo, inclusive a do Brasil, afirma à DW a cientista política Maria Hermínia Tavares, professora aposentada da USP e pesquisadora sênior do Cebrap.

“Uma vitória do Trump vai diminuir ainda mais a capacidade de democracias liberais de fazerem frente a uma ascensão de regimes autoritários e de movimentos de direita”, afirma. “Existe uma influência clara e uma linguagem comum nesses movimentos, e uma vitória do Trump fortalece à direita no Brasil, que já é forte.”

Um eventual sucesso de Trump em 2024 trará um vento de esperança para o bolsonarismo em 2026, acrescenta Roberto Goulart Menezes, professor de relações internacionais da UnB e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

“Há um vínculo claro do núcleo duro do bolsonarismo com à direita dos Estados Unidos. Se ele assumir a Casa Branca, essa rede se consolida mais”, diz, citando as articulações de Eduardo Bolsonaro com o trumpismo e lembrando que ele chegou a ser cogitado por Bolsonaro para ser embaixador do Brasil no país.

Se Harris vencer, a tendência é de menor instabilidade na democracia brasileira e latino-americana como um todo, diz Menezes. “O governo Biden foi decisivo para o Bolsonaro não triunfar com o golpe no Brasil – eles se mobilizaram durante meses para que o Brasil não saísse do trilho.”

Eleição de Donald Trump seria favorável ao bolsonarismo

Parcerias sobre mudanças climáticas

Um ponto de convergência entre os dois atuais governos é a defesa do meio ambiente. As gestões Lula e Biden firmaram parecerias para iniciativas climáticas, e a Casa Branca anunciou um plano de doar 500 milhões de dólares para o Fundo Amazônia ao longo de cinco anos – dos quais 53 milhões já foram transferidos.

O valor total anunciado pelos EUA é superior ao que Noruega, Alemanha e Petrobras doaram ao Fundo Amazôniaao longo de 14 anos, diz Menezes. Se Trump vencer, a tendência é de desmobilização dessas parcerias na área ambiental. “O Trump tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris”, lembra.

Os dois atuais governos também avançaram em negociações sobre a economia verde, buscando alinhar objetivos do Green New Deal de Biden aos do Plano de Transformação Ecológica de Lula, e essas conversas devem prosseguir sob um eventual governo Harris, diz Menezes. Até agora, porém, pouco de concreto já foi anunciado – como investimentos americanos para extrair minerais críticos.

“Para o Brasil, essa cooperação na área ambiental é muito importante tanto no que diz respeito a recursos como a parcerias técnicas e científicas”, afirma Tavares. Se Trump vencer, ela projeta que essas ações serão paralisadas. “O Trump não é só muito nacionalista e isolacionista, mas também negacionista do ponto de vista ambiental.”

Comércio exterior

Os EUA são o segundo maior destino das exportações brasileiras. Em 2023, o país comprou 37 bilhões de dólares do Brasil, só atrás da China, que comprou 104 bilhões de dólares no mesmo período, segundo dados do Comex Stat.

O perfil de exportação para os dois países também é diferente. Enquanto para a China predomina a venda de commodities, para os Estados Unidos também são vendidos produtos semimanufaturados ou manufaturados, diz Menezes.

Entre as dez categorias de itens mais exportados para a China, todas são commodities agrícolas ou minerais, enquanto no mesmo ranking para os EUA constam também máquinas e aparelhos, aeronaves e produtos químicos. No entanto, a relação comercial com a China é superavitária para o Brasil, e com os EUA é deficitária.

No quesito investimento direto no Brasil, os americanos lideram, com um estoque de 246,3 bilhões de dólares em 2022, cerca de um quarto do total, segundo estudo da Apex Brasil divulgado neste ano, quando as relações comerciais entre os dois países completaram 200 anos.

“Os EUA não estão implicados diretamente no processo de desindustrialização da economia brasileira, como é o caso da China”, diz Menezes. Mesmo assim, a Casa Branca não tem em vista nenhum projeto ou acordo comercial mais ambicioso para o Brasil ou a América Latina, e isso não deve mudar, seja com Trump ou com Harris. “Não somos um espaço de primeira ordem para os EUA”, afirma.

A maior alteração nesse campo deve ocorrer após uma eventual vitória de Trump, que prometeu na campanha aumentar linearmente em 10 pontos percentuais as tarifas de importação. Para Tavares, se o acesso de produtos brasileiros ao mercado americano for dificultado, a tendência é o Brasil desviar uma parcela ainda maior de seu comércio exterior para a Ásia.

Proximidade entre Brasil e China

Por sinal, a relação do Brasil com a China é outro ponto que pode ser foco de tensões se Trump vencer. Washington considera Pequim uma adversária, e vem adotando políticas comerciais e regulatórias agressivas para tentar conter a expansão da potência asiática.

Enquanto isso, a relação entre Brasil e China se aprofunda. O país se tornou o maior parceiro comercial do Brasil em 2009 e consolidou-se nessa posição. Os dois são membros do Brics, e Pequim vem tentando convencer Brasília a integrar seu programa de desenvolvimento da infraestrutura global, a Iniciativa do Cinturão e Rota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que torcia pela vitória de Joe Biden

“A China está entrando com tudo no Brasil, e começa a entrar também na cooperação acadêmica e científica. Mas tenho a impressão que o establishment democrata americano ainda não se deu conta disso”, afirma Tavares.

Já sob Trump, um eventual endurecimento dos EUA sobre o tema tende a empurrar o Brasil ainda mais na direção da China. “A esquerda brasileira já tem uma tradição de um certo antiamericanismo, e uma vitória do Trump vai fortalecer esses setores, que dirão: ‘vamos para o Brics, são mais importantes que outras coalizões internacionais’. Não acho que isso seja necessariamente bom”.

Menezes também avalia que um governo Trump tenderá a pressionar com mais agressividade Brasília para que repense sua relação com Pequim. Ele cita como exemplo a decisão de a Casa Branca “advertir” em outubro passado o Peru sobre a concessão de obras de infraestrutura aos chineses em seu território, das quais a joia é o novo porto ultramarino de Chancay. O porto será inaugurado em novembro com a presença do presidente chinês, Xi Jinping, que em seguida visitará o Brasil e se reunirá com Lula.

Falta de projetos ambiciosos

Seja quem for o vencedor, o Brasil deve seguir fora do radar de prioridades da Casa Branca, que tem outros desafios internacionais mais prementes como a China, a imigração ilegal por meio do México e a guerra entre Israel e o Hamas.

A última Cúpula das Américas, realizada em Los Angeles em 2022, foi “esvaziada”, lembra Menezes, e a Casa Branca segue sem ter uma agenda ambiciosa para a América Latina. É sintomático que, durante seu mandato, Biden não fez nenhuma viagem ao Brasil – há expectativa que ele possa comparecer à cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de novembro, mas ainda não confirmou sua presença.

“Quando você fala em América Latina para os Estados Unidos, isso significa México, uma parte da América Central, por conta de Cuba, e países que criam problemas, como a Venezuela. Tirando isso, o interesse do governo é baixo”, diz Tavares.

Mas ela enfatiza que as trocas entre os dois países são muito mais amplas do que a interação entre os dois governos, e envolve uma trama de relações “densas e importantes” da sociedade civil e do meio acadêmico – sem mencionar o grande interesse do brasileiro pelo país como destino turístico e referência cultural e de valores.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública2 dias ago

operação que investiga juiz e advogados em manipulação de decisões

Esporte2 dias ago

Lindolfo Pires reforça compromisso com o esporte da Paraíba em agenda produtiva em Brasília

CIDADE2 dias ago

Equipe de Mediação Escolar e Cultura de Paz realiza atividade para conclusão do ano letivo

CIDADE3 dias ago

Leo Bezerra autoriza pavimentação de 12 ruas e reconstrução de praça no Alto do Mateus

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Padre Pedro Serrão

CIDADE3 dias ago

Fiscalização do Procon-JP autua lojas do comércio da Capital por descumprimento à legislação

Segurança Pública3 dias ago

Como funciona a arma de choque usada para libertar refém na Avenida Paulista

Esporte3 dias ago

De saída do Flamengo, Gabigol se declara ao Santos: “Meu time do coração”

ECONOMIA3 dias ago

Dólar fecha a R$ 6,08 e renova maior valor da história; bolsa sobe 1%

ECONOMIA3 dias ago

Mercado eleva a 12% projeção para juros em 2024 e vê inflação acima do teto em 2025

Politíca3 dias ago

ALPB entrega título de cidadão paraibano ao Padre Luiz Souza

CIDADE3 dias ago

Leo Bezerra recebe executivos da TIM, que anunciam cobertura de internet 5G em todos os bairros de João Pessoa

Politíca3 dias ago

Wilson Santiago reforça pedido para inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina com ramal entre Cabedelo e Ceará

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de Patos assina acordo com TCE-PB para regularizar contratações até 2028

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

CPNU: candidatos reintegrados já podem conferir notas preliminares de discursivas e redações

Segurança Pública3 dias ago

Cresce o roubo de cargas no Nordeste: como combater a criminalidade?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Dançando Vivaldi: Escola de Dança do Santa Roza realiza festival nesta sexta (13) e sábado (14)

CIDADE3 dias ago

Patrimônio do Instituto de Previdência De Cabedelo alcança a marca de R$ 364 milhões até o mês de outubro

ESTADO3 dias ago

Dezembro Verde: Saúde realiza dia D de combate ao abandono e maus-tratos contra animais

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Xand Avião promove ação de pré-save com pré-estreia exclusiva do projeto Xand’s Bar para fãs

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Fundação Casa de José Américo realiza seminário ‘Da Bagaceira ao Mel’

Internacional4 dias ago

Combatentes belarussos pró-Kiev buscam refúgio na UE

Internacional4 dias ago

Presidente da Coreia do Sul é proibido de deixar o país

Internacional4 dias ago

Israel diz ter atacado depósitos de armas químicas na Síria

Internacional4 dias ago

Violência de gangues deixa quase 200 mortos no Haiti

Internacional4 dias ago

Quais são as principais forças moldando o futuro da Síria?

Internacional4 dias ago

Queda de Assad abala jogo de forças no Oriente Médio

Saúde4 dias ago

Trocar elevadores por escadas reduz até pela metade incidentes cardiovasculares

Internacional4 dias ago

Assad embarcou em avião que desapareceu do radar e teria ido para Rússia

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário2 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 dias ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura6 dias ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional6 dias ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 semana ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde1 semana ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 semana ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde1 semana ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública1 semana ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional1 semana ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde1 semana ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde1 semana ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura1 semana ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br