CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Mudaram o satélite mais antigo do Reino Unido de lugar e ninguém sabe quem foi
O satélite Skynet-1A é o mais antigo satélite do Reino Unido. Lançado em 1969, quando faltavam poucos meses para os primeiros humanos pousarem na Lua com a Apollo 11, o satélite ficava estacionado sobre o leste da África para a comunicação das forças britânicas. Mas, hoje, o satélite fica a 36 mil km acima das Américas, e ninguém sabe quem o “migrou”.
Provavelmente, a mudança aconteceu porque o satélite recebeu um comando para acionar seus propulsores ainda na década de 1970, seguindo na direção oeste. Mesmo tantos anos após seu lançamento, ainda não se sabe quem enviou tal comando.
Os registros finais do satélite sugerem que a última instrução enviada para o satélite talvez tenha ficado por conta dos Estados Unidos. Seja quem for o responsável, é certo que a mudança teve alguns efeitos. Um deles está relacionado à sua órbita, que é bem diferente daquela usada como “cemitérios” de espaçonaves.
“Ele está agora no que chamamos de ‘poço gravitacional’ a 105º de longitude oeste, indo para frente e para trás como uma bolinha de gude em uma tigela”, explicou Stuart Eves, consultor espacial.
O problema é que este movimento faz com que o satélite aposentado se aproxime de outros no espaço. “Como está desativado, o risco é de que ele acabe batendo em algo, e como é ‘nosso’, ainda seríamos responsáveis por isso”, observou.
O Centro de Operações Espaciais do Reino Unido segue monitorando o satélite Skynet-1A. Caso ocorra alguma aproximação perigosa de outro objeto em órbita, outras operadoras devem ser informadas para realizar eventuais manobras de desvio.