Connect with us

Educação & Cultura

Professores temporários vivem desafios dentro e fora da sala de aula

Entre os obstáculos enfrentados por esses educadores estão a falta de estabilidade, a ausência de benefícios trabalhistas e a desigualdade salarial

Em 2022, a quantidade professores temporários das redes estaduais superou, pela primeira vez, o número de efetivos, situação que se manteve em 2023

Haroldo José da Silva é docente em duas escolas da rede pública de São Paulo: a EMEF Osvaldo Quirino Simões e a EE Professor Alfredo Gomes. Em ambas, trabalha como professor contratado temporário. Ele conta que a área da Educação surgiu em sua vida em 2013, quando teve um problema na visão e, posteriormente, decidiu cursar Pedagogia e fazer uma pós-graduação em Educação Especial. Ao iniciar os estágios obrigatórios, o contato com as crianças o encantou e, desde então, optou por dar aulas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como professor temporário, ele diz que sua rotina é dar apoio pedagógico aos professores regentes e especialistas. E se um deles faltar, ele assume a aula. Mas isso não é sua maior preocupação. “O que mais me angustia é a dúvida: será que o meu contrato será renovado no próximo ano? Isso me afeta psicológica e financeiramente.”

Assim como o professor Haroldo, milhares de docentes no Brasil possuem contratos temporários nas redes públicas da Educação Básica. O vínculo temporário se constitui quando um professor, que não é concursado pela rede de ensino, é contratado por um determinado período de tempo. A duração desses contratos varia de um mês até seis anos.

Geralmente, a contratação temporária ocorre para substituir professores em licenças variadas, aposentadorias, pedidos de demissão ou por crescimento de demandas nas escolas. Segundo Haroldo Corrêa Rocha, coordenador geral do Movimento Profissão Docente, esse tipo de contratação deveria ser uma exceção, utilizada em casos específicos previstos na legislação. Mas o que vemos é que ela tem se tornado regra nas redes de ensino.

Aumento de contratos temporários

Um levantamento realizado pelo Todos pela Educação apontou que, entre 2020 e 2023, houve um aumento no quadro de professores na rede estadual do país, com um acréscimo de quase 30 mil docentes. Esse crescimento ocorreu, principalmente, devido às contratações temporárias nas redes estaduais. 

Nesse período, a quantidade de professores temporários subiu 41%, enquanto o quadro efetivo teve uma queda de 17%. Devido a essas movimentações, em 2022, a quantidade professores temporários das redes estaduais superou, pela primeira vez, o número de efetivos, situação que se manteve em 2023. E essa tendência, que não é de hoje, teve início em 2013. Em uma década, o número de temporários aumentou 55% e o de efetivos diminuiu 36%. 

O estudo também mostra que 43,6% dos docentes temporários atuam há pelo menos 11 anos como professores. Isso indica que os contratos temporários são parte da realidade das redes de ensino e estão sendo utilizados para compor o corpo docente fixo.

De acordo com Natália Fregonesi, coordenadora de políticas educacionais do Todos Pela Educação, o aumento no número de professores temporários nas redes estaduais pode ser explicado pela baixa frequência de realização de concursos públicos para docentes. A especialista elenca cinco possíveis causas para isso:

  • Pandemia. A Lei Complementar nº 173/2020 proibiu a realização de concursos públicos durante a pandemia. Além disso, o período de 2020 a 2022 marcou a maior redução no número de docentes efetivos desde 2011, provavelmente impulsionada pelas aposentadorias aceleradas devido à Covid-19.
  • Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Alguns estados já estão no limite máximo de despesa com pessoal. Por essa lei, seria possível reduzir a contratação de novos professores efetivos.
  • Peso dos professores nas previdências estaduais. Os docentes efetivos, ao se aposentarem, recebem seus benefícios diretamente dos cofres estaduais, o que significa que os Estados são responsáveis por garantir a sustentabilidade financeira desse regime. Por outro lado, os temporários estão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É possível considerar, portanto, que o peso desses educadores na previdência dos Estados possa influenciar a decisão de abrir menos concursos para esses profissionais.
  • Preferência do gestor da rede por contratar professores temporáriosIsso pode ocorrer tanto pela maior facilidade na gestão desse tipo de contratação (como admitir, demitir e realocar), como por questões políticas (indicações, especialmente no caso de redes municipais pequenas).
  • Modelos de previsão de demanda futura de professores são frágeisPor esse motivo, as redes podem optar por não fazer concursos, pois não sabem exatamente quantos professores vão ser necessários futuramente.

Como as contratações temporárias afetam a vida do professor

Um dos grandes impactos desse tipo de contratação na vida dos docentes é na remuneração, que é mais baixa do que a dos professores efetivos. Assim, há duas condições salariais para a realização da mesma atividade.

Segundo Fábio Santos de Moraes, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), uma das lutas da categoria é para que o governo cumpra a Meta 17 dos Planos Nacional e Estadual de Educação.  Ela prevê valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de Educação Básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Outra reivindicação é a aplicação do Piso Nacional Profissional sobre o salário base e não com abono complementar. “Sem a valorização salarial, um plano de carreira atraente e melhores condições de trabalho, não atrairemos os jovens para a profissão de professor”, afirma. 

Outro ponto que impacta a carreira dos professores temporários é que eles não têm os mesmos benefícios trabalhistas dos efetivos. “Esse tipo de vínculo não assegura os direitos que os docentes efetivos gozam, como o de ser regido por um Plano de Carreira e Remuneração, que define as possibilidades de progressão na carreira, com rebatimentos na remuneração, e o recebimento de gratificações, férias, etc.”, diz Rosana Maria Gemaque Rolim, professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-doutorado em carreira e remuneração de professores da Educação Básica.

O tempo de contrato de um professor temporário é bem curto e isso é outro aspecto preocupante. Quando termina o contrato, há a expectativa de renovação, mas não se sabe se, de fato, isso acontecerá. “Não temos certeza de que no próximo ano seremos atribuídos a algumas salas de aula. Dessa forma, vivemos com a insegurança de estarmos ou não empregados”, lamenta Paula Cristina Penna Ferreira de Souza. Ela é professora tutora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na EE Paulo Leivas Macalão Pastor, em São Paulo (SP). 

Railma Bezerra Soares, professora temporária do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Rio Sono, em Rio Sono (TO), vive a mesma situação. “Meu sonho é conseguir melhorar de vida profissional, ter estabilidade e não precisar ser demitida todo final de ano. [Essa é a] triste realidade do professor temporário.”

  • Impactos na sala de aula 

A instabilidade e a rotatividade dos professores temporários também trazem desafios significativos ao processo de ensino e aprendizagem. Esses docentes precisam, constantemente, se adaptar a novas turmas. Isso pode prejudicar o vínculo com a comunidade escolar e afetar a continuidade das atividades pedagógicas, que são essenciais para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos, especialmente das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o ciclo de alfabetização.

Natália ressalta que ainda são poucos os estudos que abordam essa questão, mas eles têm apontado para os impactos negativos da contratação de docentes temporários no rendimento dos alunos em avaliações externas, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

Na prática, esse problema é bastante comum. “Uma colega minha, professora temporária, foi retirada de sua função de repente. Um professor efetivo estava em uma ocupação na gestão de ensino, não se adaptou e retornou para a unidade escolar. E, assim, ela perdeu aquela turma, que teve seu processo de ensino e aprendizagem paralisado por duas vezes”, conta o professor Haroldo Silva.

Além da rotatividade alta, outro aspecto destacado pela especialista Natália são os processos seletivos utilizados pelas redes de ensino. “Em sua maioria, não mensuram as competências docentes e utilizam critérios de seleção que não são bons preditores da eficácia docente, como a titulação.”

Somado a esses fatores, ainda tem o desafio dos docentes temporários em se adaptarem à realidade de cada região. Rosana, docente da UFPA, destaca as escolas indígenas, quilombolas e ribeirinhas na Amazônia. “Do total de 180.277 professores da Educação Básica de territórios da Amazônia, 78.498 são professores temporários. Destes, 35.019 atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa condição de vínculo precário dos professores compromete avanços efetivos e sustentáveis do direito à Educação dessas crianças.”

Valorização da carreira docente no contexto das contratações

Para garantir um maior reconhecimento da carreira docente, especialmente no caso dos professores temporários, é importante que as redes de ensino invistam em diferentes ações. Os especialistas que participaram desta reportagem sugerem algumas medidas:

Aprimoramento das formas de seleção dos temporários e efetivos

“É importante que as redes de ensino aumentem a frequência de realização de concursos para docentes, além de investirem na melhoria da sua qualidade. Por exemplo, incluindo provas teóricas que considerem as competências mais importantes para a prática docente”, sugere Natália, do Todos Pela Educação.

Concursos adaptados de acordo com as regiões

“É essencial considerar a diversidade das escolas, sobretudo as localizadas no campo, nas águas [nas proximidades de rios] e nas florestas. E, com isso, adequar os concursos públicos às diferentes realidades, como a formação específica de professores para atuarem em escolas indígenas, quilombolas e ribeirinhas, como as dos territórios da Amazônia”, propõe Rosana, da UFPA.

Modelos de contratação com melhores condições de trabalho

Natália também recomenda estabelecer um modelo intermediário de contratação. “É essencial instituir políticas públicas de seleção, alocação, remuneração e formação para os temporários. Esse modelo deve ser pensado em múltiplas dimensões, como previsão de contratos mais longos, avaliações periódicas, remuneração competitiva, benefícios similares aos docentes efetivos, etc.”

Haroldo Rocha, do Movimento Professor Docente, anuncia uma boa notícia sobre isso. “O Conselho Nacional de Secretários de Administração dos Estados (Consad) está trabalhando na elaboração de uma proposta de Projeto de Lei Nacional para regulamentar a contratação por tempo determinado para os três níveis federativos.”

Planejamento entre redes e escolas para evitar rotatividade

Uma forma de superar os contratos de curta duração é as redes de ensino fazerem um minucioso planejamento da demanda de professores ao longo do ano, por escola e por componente curricular. “A partir daí, seria possível planejar um número de contratações para suprir todas as necessidades, alocando os temporários de forma planejada. Assim, esses profissionais seriam totalmente integrados à rede, reduzindo os impactos de mudança entre as escolas”, aconselha Haroldo Rocha.

Plano de carreira e remuneração adequados

Rosana sugere a aprovação e a efetivação de Planos de Carreira e Remuneração para todos os professores indistintamente. Esse é um dos sonhos da professora Railma, de Tocantins: “Sou muito valorizada na minha escola, isso me motiva e me deixa feliz. Mas gostaria de equiparação salarial em relação aos demais colegas”, finaliza.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional1 hora ago

Emendas PIX: uma polêmica que não sai da roda dos aliados do Lula

ECONOMIA2 horas ago

Governo propõe reformulação no abono salarial com mudanças a partir de 2026

Nacional12 horas ago

Ministério das Comunicações prorroga até 14 março prazo para interessados em operar rádios comunitárias

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

O urgente combate à desertificação no País

Segurança Pública12 horas ago

Câmara dos deputados aprova projeto de lei de castração química de pedófilos

CIDADE12 horas ago

TCE julga irregular contrato de R$ 11,7 milhões da Prefeitura de Bayeux com empresa do Amazonas e MP já investiga o caso

CIDADE12 horas ago

Escritório do advogado Thiago Leite assume defesa do prefeito Panta e Jackson Alvino em Aijes das eleições em Santa Rita

CIDADE12 horas ago

Diplomação dos eleitos em João Pessoa será realizada no dia 16/12

ESTADO13 horas ago

Lula suspende recursos e paralisa obras viárias na Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Segundo prognóstico para a safra de 2025 prevê crescimento de 7,0% frente a 2024

ECONOMIA13 horas ago

Censo 2022: um em cada cinco brasileiros mora em domicílio alugado

CIDADE13 horas ago

Uma experiência para guardar na memória: Prefeitura de Sapé leva 210 crianças para Game Station

Saúde13 horas ago

Hospital de Trauma de João Pessoa reforça atuação do Banco de Olhos da Paraíba e destaca importância da doação de córneas

ESTADO13 horas ago

Sala de Arte: Governo do Estado publica resultado preliminar da etapa de análise de objeto do edital

Educação & Cultura13 horas ago

Escola de Circo da Funesc apresenta espetáculo ‘Buranhêm Circo Vivo’ neste fim de semana

Saúde14 horas ago

Saúde da Paraíba assina nova Programação da Atenção Especializada em Saúde para promover o fortalecimento do SUS no estado

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Sedap recebe reforço para ações de fiscalização da sanidade agropecuária dos rebanhos do estado

Educação & Cultura14 horas ago

Governo inscreve para o edital do Programa Celso Furtado até o próximo dia 23

ESTADO14 horas ago

Governo da Paraíba premia projetos inovadores na I Feira de Ciências dos Municípios da Paraíba

ECONOMIA14 horas ago

Volume de vendas do varejo da Paraíba expande 19% em outubro e registra maior crescimento do País, revela IBGE

Educação & Cultura14 horas ago

Estudantes do projeto Limite do Visível conquistam 1º Lugar no Torneio Juvenil de Robótica e vaga na etapa mundial

Esporte14 horas ago

Inscrições para o Bolsa Esporte começam dia 23 de dezembro na Vila Olímpica

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Em Salvador: agricultores paraibanos participam da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Segurança Pública14 horas ago

Cendac entrega certificados do curso de Atendente de Farmácia e realiza palestra sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil

Politíca14 horas ago

Ruy representa Câmara Federal e exalta inclusão tecnológica para capacitação de 5 mil mulheres com ensino técnico e profissionalizante

Politíca14 horas ago

Murilo Galdino apresenta relatório setorial de mulheres e direitos humanos para o Orçamento 2025

Saúde14 horas ago

Secretário presta contas das ações da Saúde em 2024 durante audiência pública na ALPB

Politíca14 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que cria Selo Empresa Amiga da Amamentação para incentivar aleitamento materno

Politíca14 horas ago

12,5% dos professores já foram agredidos; Lei de Tovar garante proteção aos profissionais na Paraíba

Politíca14 horas ago

Deputado Júnior Araújo cobra inclusão da Paraíba na Transnordestina e critica exclusão do estado em investimentos federais

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário2 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional5 dias ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional1 semana ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 semana ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde1 semana ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 semana ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde2 semanas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública2 semanas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional2 semanas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde2 semanas ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde2 semanas ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura2 semanas ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br