Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Edição gênica melhora a digestibilidade do feijão

Analista de laboratório da Embrapa Arroz e Feijão Gesimaria Ribeiro com a primeira geração de plantas de feijão editadas geneticamente

Cientistas eliminaram da planta do feijão dois genes relacionados à produção de oligossacarídeos (carboidratos) da família rafinose.Esse tipo de composto causa desconforto digestivo e flatulência em humanos.O trabalho de pesquisa se baseou no conhecimento do genoma do feijão e no domínio da ferramenta de engenharia genética CRISPR.É a primeira vez que a técnica é utilizada para desenvolvimento de variedade de feijão com menos fatores antinutricionais.A próxima etapa do estudo, já em andamento, é o avanço de gerações de plantas editadas com os genes da rota de rafinose desativados.A expectativa é a obtenção de variedades de feijão mais saudáveis e atrativas para produtores e consumidores.

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa realizou, pela primeira vez, a edição gênica em feijão para o desenvolvimento de uma nova variedade com menos fatores antinutricionais, ligados a um grupo de substâncias chamado rafinose, um tipo de composto conhecido por causar desconforto digestivo e flatulência em humanos. Os cientistas conseguiram eliminar genes relacionados à produção de oligossacarídeos (carboidratos) da família rafinose, a partir do conhecimento do genoma do feijão e do domínio de ferramentas de engenharia genética de sistemas CRISPR (sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas).

Dois genes do genoma da planta foram desativados, de acordo com os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (GO) em Biologia Molecular Josias Correa e Rosana Vianello, coordenadores do estudo inédito. Vianello conta que a pesquisa analisou os teores de oligossacarídeos do grupo rafinose em diferentes tecidos e fases de desenvolvimento da planta de feijão. Essas informações foram avaliadas em relação ao conhecimento já produzido pelo estudo do genoma do feijão, sequenciado há quase dez anos.

O objetivo foi conhecer o padrão de expressão dos genes alvo potenciais que estariam por trás da biossíntese de rafinose. Nesse processo, os pesquisadores investigaram o padrão de expressão de genes, e dois deles, rafinose e estaquiose – outro oligossacarídeo de difícil digestão –, foram identificados e inativados. Esses genes tiveram sua expressão bloqueada, por meio da adaptação de ferramentas de edição gênica de sistemas CRISPR.  

Vianello considera que a técnica CRISPR é revolucionária para edição gênica. “No caso de características relacionadas à qualidade tecnológica e nutricional de grãos, a técnica emerge como uma importante ferramenta para editar genes específicos e, com isso, realizar um melhoramento de precisão, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento de variedades mais atrativas para produtores e consumidores”, afirma.

Equipe responsável pelo trabalho: pesquisadores Josias Correa e Rosana Vianello e o bolsista Dener Lucas dos Santos. Foto: Rodrigo Peixoto

Gerações de plantas editadas

Segundo a pesquisadora, a próxima etapa desse estudo, já em andamento, é o avanço de gerações de plantas editadas com os genes da rota de rafinose desativados. Isso implica, em ambiente controlado de casa de vegetação, o plantio de sementes, o crescimento de plantas, a colheita e o replantio de sementes. A intenção, como em todo processo de melhoramento genético, é tornar estável a herdabilidade da nova característica.

“A geração editada T0 está produzindo sementes T1. Vamos plantar T1 e esperamos que a edição seja transmitida para a próxima geração. Somente com o avanço das gerações, de T1 para T2 e de T2 para T3, teremos as edições em homozigose (o que torna a característica editada com herdabilidade estável) e poderemos avaliar o fenótipo das plantas (conjunto de características resultante da interação com o ambiente), além de testar linhagens em diferentes locais que poderão se tornar uma nova variedade”, destaca Vianello.

A partir dos testes de fenotipagem é que também poderá ser determinado o quão significativa foi a redução da presença de teores de rafinose no grão de feijão. Todo esse trabalho pode levar ao lançamento de uma variedade editada geneticamente em um período entre cinco a oito anos.

Essa pesquisa faz parte de um projeto intitulado: “Desenvolvimento e aplicação de novas soluções biotecnológicas no melhoramento genético do feijão-comum”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a liderança do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Francisco Aragão.

Sistema digestivo humano não digere moléculas da família rafinose

O feijão é fonte de aminoácidos, fibras e minerais importantes para a saúde. Apesar disso, o grão, assim como outros alimentos, possui fatores antinutricionais, a exemplo de ácido fítico, taninos e carboidratos do tipo oligossacarídeos, do qual a família da rafinose faz parte. O sistema digestivo humano não produz as enzimas necessárias para digerir moléculas da família rafinose.

Apesar disso, existem microrganismos no trato intestinal capazes de digeri-la, mas, nesse processo, a fermentação pode resultar na produção de dióxido de carbono, hidrogênio e metano, que são componentes causadores de flatulência. Além do feijão, outros alimentos que também contêm rafinoses são lentilhas, repolho, brócolis, aspargo, couve-de-bruxelas e grãos integrais.

Uma das alternativas mais comuns para melhorar a digestão, no caso do feijão, é o que se pode fazer em casa: colocar os grãos de molho de um dia para o outro e trocar a água de imersão. A pesquisa realizada reduz fatores antinutricionais como as rafinoses, uma vez que houve a eliminação de genes na planta que acionam a rota de produção desses compostos.  

“Tesoura molecular” para cortar DNA

A engenharia genética ganhou nova perspectiva a partir de sistemas baseados em CRISPR. O processo de edição de material genético passou a ser mais ágil e preciso, abrindo possibilidades para a geração de novos produtos, não apenas na alimentação, mas também cultivares e bioinsumos que podem ajudar a combater pragas e doenças no campo ou tornar plantas mais tolerantes ao veranico, por exemplo.

O conhecimento que possibilita usar sistemas CRISPR, uma espécie de guia para as pesquisas atuais, é fruto de um trabalho publicado em 2012 por duas cientistas: Emmanuelle Charpentier, do Instituto Max Planck de Biologia das Infecções, e Jennifer A. Doudna, bioquímica da Universidade da Califórnia.

Elas lançaram uma espécie de passo a passo de como aplicar técnicas baseadas em CRISPR que funcionam como uma “tesoura”, sendo possível cortar uma parte específica do DNA, fazendo com que a célula produza ou não determinadas moléculas. Por causa disso, Charpentier e Doudna ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2020.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Calendário 2025: próximo feriado nacional em dia útil será apenas em novembro

Judiciário6 horas ago

STF determina prazo para Congresso criar crime de retenção dolosa de salário

Nacional6 horas ago

1988 – A Constituição que resistiu aos golpes do tempo

Judiciário6 horas ago

Moraes acha que Bolsonaro acabou com a vida dele, diz Cid em mensagem

Saúde7 horas ago

Veneno de sapo brasileiro mostra potencial na prevenção do AVC

Saúde7 horas ago

Médica explica 14 mitos e verdades sobre a pílula do dia do seguinte

ENTRETENIMENTO7 horas ago

6 versículos bíblicos reconfortantes quando um animal de estimação querido está doente ou morrendo

Nacional7 horas ago

Pesquisa: Bolsonaro, Michelle e Tarcísio vencem Lula em 2° turno

Politíca16 horas ago

Fabíola Rezende destaca importância da presença dos castramóveis do Paraíba Pet nas audiências do Orçamento Democrático

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Artesanato é protagonista nas festas juninas resgatando raízes, tradições e religiosidade

Esporte16 horas ago

Hulk reforça ‘último sonho’ com a camisa do Atlético

Esporte16 horas ago

Fim da novela! Caio Borralho tem data e adversário confirmados para próxima luta no UFC

Esporte17 horas ago

F1: É Race Week! GP da Áustria marca 11ª etapa da temporada 2025

Esporte17 horas ago

GP da Holanda de MotoGP: Horários e como assistir à etapa de Assen, com MotoE

Esporte17 horas ago

Osaka soma a sua primeira vitória na grama em 2025 e avança na Alemanha

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Formigas nos eletrônicos: saiba por que acontece e como evitar

Esporte17 horas ago

Palmeiras arranca empate com Inter Miami e fará duelo brasileiro no Mundial

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Pé de Moleque (Receita de Festa Junina)

Judiciário17 horas ago

A persistente inconstitucionalidade do crime de maus-tratos a animais

ENTRETENIMENTO18 horas ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura18 horas ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde18 horas ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO18 horas ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Nematoides: especialistas alertam para o avanço da raça 4+ em lavouras de soja de MT

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Clima, trigo, dólar e petróleo pesam e milho fecha 2ªfeira com baixas em Chicago

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Javalis destroem lavouras, atacam filhotes e espalham medo entre produtores do Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Irã X Israel: conflito preocupa mercado de ureia e pode elevar custos no Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Mercado do café se consolida com fortes ganhos nas bolsas internacionais no fechamento da sessão desta 2ª feira (23)

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Marco para o agronegócio: derrubada do veto aos fundos de investimentos agrários – Fiagro

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário7 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional11 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Internacional12 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO7 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ECONOMIA12 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública8 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO7 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde7 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde8 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura7 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional7 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde7 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura7 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde7 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde7 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura7 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura8 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

Nacional11 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO7 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO18 horas ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura18 horas ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde18 horas ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO18 horas ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

ISRAEL x PALESTINA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONFLITO

ECONOMIA7 dias ago

ONDE O PIX SERÁ INTEGRADO?

Educação & Cultura7 dias ago

QUAL A FORMA PRECISA DA TERRA?

Educação & Cultura7 dias ago

O CONCEITO DE NORMALIDADE É:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

QUANTAS GALÁXIAS FORAM REVELADAS PELO TELESCÓPIO JAMES WEBB?

Saúde7 dias ago

O QUE RELÓGIOS INTELIGENTES NÃO SUBSTITUEM?

Saúde3 semanas ago

QUANDO A SAÚDE SE IGUALA A DE QUEM NUNCA FUMOU?

Segurança Pública3 semanas ago

COMO É A AMÍGDALA DE PSICOPATAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUE LUA DE SATURNO PODE RECEBER VIDA TERRESTRE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE É “PAUL” NO SUBSTRATO?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE 60% DOS JOVENS PRIORIZAM NA FACULDADE?

Internacional4 semanas ago

QUAL PROJETO GRANDIOSO SEBASTIÃO SALGADO FEZ EM 40 PAÍSES?

ECONOMIA4 semanas ago

QUANTOS EMPREENDEDORES SÊNIORES HÁ NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL BABOSA É MAIS USADA MEDICINALMENTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL NOVO IMPERATIVO MASCULINO É SUGERIDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ONDE BAIXAR APLICATIVOS COM SEGURANÇA?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional1 mês ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

ECONOMIA1 mês ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br