Saúde
Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul
O Ambulatório de Traumatologia da Paraíba, que auxilia os pacientes que necessitam fazer acompanhamento médico, após a alta hospitalar do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, nesta sexta-feira (22), o Dia ‘D’ da Campanha Novembro Azul, na unidade de saúde, visando alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. O evento ofereceu aos participantes, um delicioso Coffee Break, música ambiente, distribuição de laços azul, além de uma palestra sobre dicas de autocuidados.
O médico urologista da Instituição, Luiz Luna Barbosa, explicou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de próstata. “O tratamento prévio tem uma significativa importância no tratamento e cura do câncer. É comum que os homens ainda tenham preconceito em realizar exames de rotina e acompanhar sua saúde mais de perto; por isso, lideram as estatísticas de mortes de doenças naturais no país”, afirmou.
O paciente do ATP, Severino Mota, ressaltou a importância da atividade. “As orientações e os esclarecimentos deste evento foram valiosos. Como muitos homens, sou negligente nos cuidados com a minha saúde e vejo o quanto isso pode me prejudicar no futuro. A partir de hoje mudarei minhas atitudes e procurarei fazer exames preventivos”, admitiu.
Segundo o diretor geral do Trauma JP, Laecio Bragante, o evento surpreendeu pela adesão de todos. “Ficamos felizes com o evento, pois sabemos que o conhecimento abre portas significantes. Uma pessoa bem informada pode perpetuar o que aprendeu aos outros e desmistificar todo preconceito que existe a respeito do câncer”, salientou.
A conselheira tutelar Luana Leite ressaltou que o mês de novembro traz com ele a campanha de conscientização e prevenção da saúde do homem, no conhecido “Novembro Azul”. A campanha, entretanto, vai muito além do câncer de próstata, ampliando a importância do cuidado de forma integral. “É imprescindível que este mês seja dedicado à saúde do homem de forma integral, para criar uma rotina de cuidados que comece desde cedo, como acompanhamento regular com exames de rotina e, desta forma, prevenirmos e diagnosticarmos ainda na fase inicial quaisquer doenças”, ressaltou.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e ainda é uma das principais causas de morte em homens com mais de 40 anos, juntamente com acidentes vasculares cerebrais e infartos, segundo dados da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS).