Connect with us

Internacional

Timor-Leste aposta em sistema de alerta liderado pelas comunidades para resistir a desastres climáticos

População timorense ilustra como implementar sistemas mais eficazes associando novos dados e tecnologias ao conhecimento local; ONU News acompanhou o resultado de treinamentos que preparam moradores de áreas remotas a terem mais resiliência frente a um futuro de eventos extremos mais frequentes

Durante a 29ª Cúpula do Clima da ONU, COP29, algumas injustiças climáticas foram colocadas em evidência, como o fato de os países mais vulneráveis a desastres naturais serem aqueles com menos preparação para se proteger deles.

Em discurso na primeira semana do evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou que países menos desenvolvidos e nações insulares dispõem de menos de 10% dos dados que necessitam para sistemas de alerta eficazes.

A experiência e dedicação de sobreviventes

Com o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, Timor-Leste está caminhando para superar essa lacuna, estabelecendo um sistema robusto e multirrisco capaz de beneficiar diretamente 80% da população.

Mas dados e tecnologias são apenas uma parte da solução. A outra depende do nível de conhecimento das pessoas sobre o que fazer quando os equipamentos soarem o alarme avisando a respeito de um evento climático extremo.

Por isso, o projeto aposta em um recurso essencial para salvar vidas durante emergências: a experiência e a dedicação de sobreviventes de tragédias passadas, como as inundações repentinas que assolaram Timor-Leste em 2021.

As piores chuvas em 50 anos mataram mais de 30 pessoas e destruíram cerca de 4 mil casas. Muitas delas no município de Orlalan, uma região montanhosa onde vivem 5.872 pessoas, espalhadas em oito subvilas.

Num exercício de simulação de desastre na aldeia de Orlalan, Timor-Leste, crianças recebem primeiros socorros

ONU News/Felipe de Carvalho

Num exercício de simulação de desastre na aldeia de Orlalan, Timor-Leste, crianças recebem primeiros socorros

Simulando um desastre

Os moradores, que na época não sabiam como melhor se proteger de alagamentos e deslizamentos de terra, hoje se sentem mais preparados para um futuro que tende a ser marcado pelo caos climático.

A líder comunitária Armandina Valentina disse que faz um trabalho constante de informar os moradores, batendo de porta em porta, falando sobre os locais seguros para onde devem ir em caso de desastre. Ela ressaltou que “mulheres grávidas e crianças devem receber atenção especial para que não entrem em pânico”.

A ONU News acompanhou uma das simulações que ajudam os habitantes da remota vila timorense a saberem o que fazer em caso de eventos extremos. As crianças são as mais animadas durante o exercício, no qual elas aprendem a ficar juntas em um local visível, protegendo a cabeça e gritando por ajuda.

Algumas delas simulam estar feridas e recebem primeiros socorros, outras seguem as equipes de resgate até o local designado como seguro.

Os primeiros a responder

Em cada subvila, existem pessoas que se oferecem como voluntárias e passam então a fazer parte da rede da Cruz Vermelha de Timor-Leste, Cvtl. A organização é parceira do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, e responsável por preparar seis municípios no país.

A jovem voluntária Fretiliana Alves explicou que “sua principal motivação é salvar a vida das pessoas” e disse que encoraja outros jovens a seguirem seu exemplo. Ela revelou que a parte que mais gosta da simulação é quando faz o resgate e oferece cuidados de saúde aos moradores que precisam de ajuda.

A coordenadora de Redução de Risco de Desastres do Cvtl, Emidia Belo, enfatizou que os voluntários são fundamentais, pois conhecem os riscos das áreas onde vivem. Durante uma tragédia, eles serão os primeiros a responder, juntamente com os líderes comunitários, pois muitas vezes o acesso às comunidades fica bloqueado.

Megafones movidos a energia solar estão a ser instalados em áreas remotas de Timor-Leste como parte de um Sistema de Alerta Prévio multi-riscos

ONU News/Felipe de Carvalho

Megafones movidos a energia solar estão a ser instalados em áreas remotas de Timor-Leste como parte de um Sistema de Alerta Prévio multi-riscos

Treinamento inclusivo

O treinamento também envolve pessoas com necessidades especiais, como Antonio Ornai, deficiente visual, que estava participando da simulação de deslizamento de terra pela primeira vez.

Ele revelou estar muito feliz de ser incluído e disse que vai aplicar tudo que aprendeu. Ornai também encorajou outras pessoas com deficiencia a “serem ativas e buscarem informações sobre como se manterem seguras em desastres”.

Emidia Belo ressalta que o treinamento envolve pessoas com deficiência, crianças, mulheres grávidas, idosos, justamente porque eles são as mais vulneráveis ​​durante a situação de desastre.

Para ela, “mudar a mentalidade da comunidade para estar preparada para o desastre”, não é algo que dá pra fazer em um ou dois anos, e sim num prazo mais longo. Nesse sentido, ela elogiou o fato do apoio do Pnuma durar cinco anos.

O passo a passo da evacuação

A simulação tem cinco etapas. Primeiro chega um alerta das autoridades nacionais informando sobre o risco de fortes chuvas. Em seguida, os líderes líderes das comunidades locais se reúnem para analisar rotas de fuga e locais de refúgio.

A informação é então transmitida por equipamentos de som, alimentados por energia solar e espalhados por áreas remotas, e por voluntários que utilizam megafones para avisar os moradores. No momento da evacuação, entram em ação as equipes de resgate da defesa civil e os voluntários treinados em primeiros socorros.

Todas as pessoas são conduzidas para um local seguro, a começar pelas mais vulneráveis. Por fim, o governo entrega itens essenciais nos locais de abrigo.

Segundo Adriano Soares, chefe da subvila Torilalan, “uma das coisas mais difíceis no processo de evacuação é manter comida suficiente durante o desastre, pois os campos, plantações e colheitas são danificados, esgotando todos os recursos da comunidade”.

Como organização parceira do PNUMA, a CVTL é responsável por programas de preparação comunitária em seis aldeias em Timor-Leste

ONU News/Felipe de Carvalho

Como organização parceira do PNUMA, a CVTL é responsável por programas de preparação comunitária em seis aldeias em Timor-Leste

Reforço tecnológico

O representante da administração da Vila Orlalan, José Alves, ressaltou a importância dos equipamentos instalados e entregues por meio do projeto do Pnuma, que são usados para “partilhar e disseminar as mensagens de alerta precoce para a comunidade”.

Mas para que os avisos possam ser feitos com eficiencia e antecipação, o país também precisa melhorar a coleta e análise de dados. Nesse sentido, o Pnuma está apoiando a instalação de nove Estações Automáticas de Clima, dois sistemas Automatizados de Observação Meteorológica, uma estação manual, três radares e uma bóia marinha.

O diretor do Departamento Nacional de Meteorologia e Geofísica, Dnmg, Terêncio Fernandes, explicou que essas tecnologias vão fazer com que o país avance do nível um para o nível três em observação do clima, podendo chegar ao cinco. Essa etapa envolverá medições a partir da atmosfera, com apoio adicional do Mecanismo de Financiamento de Observações Sistemáticas, Soff.

As Estações Automáticas representam um grande avanço, pois são de baixo custo e operam em uma frequência que permite a transmissão de dados mesmo sem internet, o que é ideal para zonas remotas como a vila Orlalan.

Elas medem chuva, temperatura, pressão velocidade do vento e radiação solar e coletam dados a cada um minuto. Esses dados chegam a um aparelho com internet que os transmite para o Dnmg, onde é feito o monitoramento e a análise.

Resultado de uma decisão tomada em uma COP

O sistema que está sendo estabelecido em Timor-Leste, irá gerar informações em quatro plataformas: risco de desastres, ameaças de saúde, impactos na agricultura e ambiente marinho.

Com apoio da comunidade internacional, esse que é um dos países mais vulneráveis ​​do mundo às mudanças do clima, está conseguindo criar condições para proteger sua população, mesmo nas áreas mais remotas.

Toda essa expertise acumulada pela comunidade é resultado de uma decisão tomada na COP16, quando foi criado o Fundo Verde do Clima, um mecanismo financeiro que apoia projetos voltados para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Isso reforça a necessidade de mais financiamento para sustentar esse trabalho e replicá-lo em outras nações sob risco, por meio de decisões na COP29 e futuras negociações climáticas. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública7 horas ago

operação que investiga juiz e advogados em manipulação de decisões

Esporte7 horas ago

Lindolfo Pires reforça compromisso com o esporte da Paraíba em agenda produtiva em Brasília

CIDADE8 horas ago

Equipe de Mediação Escolar e Cultura de Paz realiza atividade para conclusão do ano letivo

CIDADE1 dia ago

Leo Bezerra autoriza pavimentação de 12 ruas e reconstrução de praça no Alto do Mateus

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Padre Pedro Serrão

CIDADE1 dia ago

Fiscalização do Procon-JP autua lojas do comércio da Capital por descumprimento à legislação

Segurança Pública2 dias ago

Como funciona a arma de choque usada para libertar refém na Avenida Paulista

Esporte2 dias ago

De saída do Flamengo, Gabigol se declara ao Santos: “Meu time do coração”

ECONOMIA2 dias ago

Dólar fecha a R$ 6,08 e renova maior valor da história; bolsa sobe 1%

ECONOMIA2 dias ago

Mercado eleva a 12% projeção para juros em 2024 e vê inflação acima do teto em 2025

Politíca2 dias ago

ALPB entrega título de cidadão paraibano ao Padre Luiz Souza

CIDADE2 dias ago

Leo Bezerra recebe executivos da TIM, que anunciam cobertura de internet 5G em todos os bairros de João Pessoa

Politíca2 dias ago

Wilson Santiago reforça pedido para inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina com ramal entre Cabedelo e Ceará

CIDADE2 dias ago

Prefeitura de Patos assina acordo com TCE-PB para regularizar contratações até 2028

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

CPNU: candidatos reintegrados já podem conferir notas preliminares de discursivas e redações

Segurança Pública2 dias ago

Cresce o roubo de cargas no Nordeste: como combater a criminalidade?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Dançando Vivaldi: Escola de Dança do Santa Roza realiza festival nesta sexta (13) e sábado (14)

CIDADE2 dias ago

Patrimônio do Instituto de Previdência De Cabedelo alcança a marca de R$ 364 milhões até o mês de outubro

ESTADO2 dias ago

Dezembro Verde: Saúde realiza dia D de combate ao abandono e maus-tratos contra animais

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Xand Avião promove ação de pré-save com pré-estreia exclusiva do projeto Xand’s Bar para fãs

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Fundação Casa de José Américo realiza seminário ‘Da Bagaceira ao Mel’

Internacional2 dias ago

Combatentes belarussos pró-Kiev buscam refúgio na UE

Internacional2 dias ago

Presidente da Coreia do Sul é proibido de deixar o país

Internacional2 dias ago

Israel diz ter atacado depósitos de armas químicas na Síria

Internacional2 dias ago

Violência de gangues deixa quase 200 mortos no Haiti

Internacional2 dias ago

Quais são as principais forças moldando o futuro da Síria?

Internacional2 dias ago

Queda de Assad abala jogo de forças no Oriente Médio

Saúde2 dias ago

Trocar elevadores por escadas reduz até pela metade incidentes cardiovasculares

Internacional2 dias ago

Assad embarcou em avião que desapareceu do radar e teria ido para Rússia

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário2 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública1 mês ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 dias ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura5 dias ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional5 dias ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde6 dias ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde6 dias ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde1 semana ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 semana ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 semana ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde1 semana ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública1 semana ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional1 semana ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde1 semana ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde1 semana ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura1 semana ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br