Connect with us

Internacional

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

A Gaza Cola oferece aos seus consumidores uma alternativa “sem apartheid” ao boicotar grandes marcas

Latas de Cola Gaza à venda durante um protesto da Marcha Nacional por Gaza em 7 de setembro de 2024 em Londres, Inglaterra, Reino Unido

 Em um dia ensolarado de outono, o Hiba Express – uma rede de fast food em Holborn, um movimentado bairro central de Londres repleto de restaurantes, livrarias e lojas – está cheio de clientes. Acima do Hiba fica a Palestine House, um ponto de encontro de vários andares para palestinos e seus apoiadores, construído no estilo de uma casa árabe tradicional com paredes de pedra e um pátio central com uma fonte.

Osama Qashoo, um homem carismático que usa o cabelo preso em um coque e tem uma barba espessa e bigode terminando em cachos impressionantes, administra a Palestine House no prédio de seis andares. (Ele foi cofundador do Hiba Express em 2012 e esteve envolvido com o restaurante até 2020.)

No Hiba Express, a equipe serve pratos palestinos e libaneses. Dentro do espaço, que é decorado com cores quentes e com galhos de árvores e cartazes com slogans como “Do rio ao mar”, os clientes movem queijo halloumi, grão-de-bico e falafel em seus pratos. Na entrada do restaurante, uma boneca vestida com um cachecol keffiyeh preto e branco está sentada em uma mesa com uma placa acima, escrita em tinta cor de sangue: “Salve as crianças”. Isso é uma referência às milhares de crianças palestinas mortas em ataques israelenses em Gaza no ano passado.

Em várias mesas, há latas de refrigerante vermelho-cereja decoradas com listras pretas, brancas e verdes da bandeira palestina, bem como obras de arte árabes, e contornadas por um padrão keffiyeh. “Gaza Cola” está escrito em caligrafia árabe – em uma escrita semelhante à de uma marca popular de cola.

É uma bebida com uma mensagem e uma missão.

Qashoo, 43, é rápido em apontar que a bebida, que é feita de ingredientes típicos de cola e tem um sabor doce e ácido semelhante ao da Coca-Cola, “é totalmente diferente da fórmula que a Coca-Cola usa”. Ele não dirá como ou onde a receita se originou, mas afirmará que criou a Gaza Cola em novembro de 2023.

Lançamento suave da Cola Gaza
Osama Qashoo, criador da Gaza Cola, distribui latas e folhetos na área de Holborn, em Londres, no Reino Unido, como parte do lançamento suave da bebida em setembro

‘O verdadeiro sabor da liberdade’

Nynke Brett, 53, que mora em Hackney, leste de Londres, descobriu a Gaza Cola enquanto participava de um evento cultural na Palestine House. “Não é tão efervescente quanto a Coca-Cola. É mais suave, mais fácil de saborear”, ela diz. “E tem um sabor ainda melhor porque você está apoiando a Palestina.”

Qashoo criou a Gaza Cola por vários motivos, ele diz, mas “o número um era boicotar empresas que apoiam e abastecem o exército israelense e apoiam o genocídio” em Gaza. Outro motivo: “Para encontrar um tipo de sabor sem culpa, sem genocídio. O verdadeiro sabor da liberdade.”

Isso pode soar como um slogan de marketing, mas a liberdade palestina está perto do coração de Qashoo. Em 2001, ele foi cofundador do International Solidarity Movement (ISM), um grupo que usa ação direta não violenta para desafiar e resistir à ocupação israelense de terras palestinas.

Esta organização abriu caminho para o movimento Boicote, Desinvestimento, Sanções (BDS) quatro anos depois, explica Qashoo. O BDS boicota empresas e produtos que eles dizem desempenhar um papel direto na opressão de Israel aos palestinos.

Qashoo foi forçado a fugir da Palestina em 2003 após organizar manifestações pacíficas contra o que ele chama de “muro do apartheid” – uma barreira de separação construída por Israel dentro da Cisjordânia, reconhecida como a barreira entre Israel e o território palestino.

Ele chegou ao Reino Unido como refugiado e se tornou um estudante de cinema, determinado a comunicar histórias palestinas por meio da produção cinematográfica. Sua trilogia, A Palestinian Journey, ganhou o prêmio Al Jazeera New Horizon Award de 2006.

Em 2007, Qashoo foi cofundador do Free Gaza Movement, que visava quebrar o cerco ilegal em Gaza. Três anos depois, em 2010, ele ajudou a organizar a missão Gaza Freedom Flotilla para levar ajuda humanitária da Turquia para Gaza pelo mar. Em maio de 2010, um dos navios da flotilha, o Mavi Marmara, foi atacado, e Qashoo perdeu seu cinegrafista e equipamento de filmagem.

Mais tarde, ele foi preso e torturado enquanto estava detido com quase 700 outros. Sua família fez greve de fome até que ele estivesse seguro.

Após se reinstalar no Reino Unido, Qashoo continuou seu ativismo, mas achou desafiador tentar ganhar a vida com filmes. Ele então se tornou um restaurateur. Mas ele nunca esperou se tornar um fornecedor de bebidas carbonatadas. “Eu nem estava pensando sobre isso” até o final do ano passado, explica Qashoo. Ele acrescenta que também queria criar um produto que fosse “um exemplo de comércio, não de ajuda”.

Cinquenta e três por cento dos consumidores no Oriente Médio e Norte da África estão boicotando produtos de certas marcas devido a guerras e conflitos recentes, disse George Shaw, analista da GlobalData, à Al Jazeera.

“Essas empresas que alimentam esse genocídio, quando você as atinge no lugar mais importante, que é o fluxo de receita, definitivamente faz muita diferença e as faz pensar”, diz Qashoo. A Gaza Cola, ele acrescenta, “vai construir um movimento de boicote” que atingirá a Coca-Cola financeiramente.

A Coca-Cola, que opera instalações no assentamento industrial israelense de Atarot, em Jerusalém Oriental ocupada, enfrentou um novo boicote a partir de 7 de outubro do ano passado.

A família também foi um fator na iniciativa de Qashoo de lançar a Gaza Cola. Hoje, ele não sabe o paradeiro de seu filho adotivo de 17 anos na Cisjordânia, que levou um tiro na cabeça em junho.

“Tenho família em Gaza que foi dizimada”, diz Qashoo. “Tenho amigos – não sei onde eles estão.”

Cartaz de marketing para Cola Gaza
Uma faixa anunciando a Gaza Cola está pendurada no andaime na frente da Palestine House em Holborn, Londres, Reino Unido

Não estou disposto a fazer concessões

Embora tenha levado apenas um ano para ser feito, Qashoo diz que criar a Gaza Cola foi um desafio. “A Gaza Cola foi um processo muito difícil e doloroso porque não sou especialista na indústria de bebidas”, diz Qashoo. “Todos os parceiros em potencial estavam sugerindo um acordo: comprometer a cor, comprometer a fonte, comprometer o nome, comprometer a bandeira”, diz ele. “E nós dissemos: ‘Não, não vamos comprometer nada disso’.”

Criar o logotipo da bebida foi complicado. “Como você cria uma marca que é bem clara e não enrola?”, Qashoo diz com olhos brilhantes e um sorriso atrevido. “A Gaza Cola é direta, com mensagens honestas e claras.”

No entanto, encontrar lugares para estocar a bebida, que é produzida na Polônia e importada para o Reino Unido para economizar dinheiro, era um problema. “Obviamente, não conseguimos chegar aos grandes mercados por causa da política por trás disso”, diz Qashoo.

Ele começou fazendo com que o Hiba Express e outros restaurantes palestinos locais vendessem Gaza Cola. A bebida também é vendida por varejistas muçulmanos, como a Al Aqsa, de Manchester, que recentemente ficou sem estoque, de acordo com o gerente da loja, Mohammed Hussain. Desde o início de agosto, 500.000 latas de Gaza Cola foram vendidas.

Online, um pacote com seis de Gaza Cola sai por 12 libras esterlinas (US$ 15). Para efeito de comparação, um pacote com seis de Coca-Cola sai por cerca de 4,70 libras (US$ 6).

Qashoo diz que todos os lucros da bebida estão sendo doados para a reconstrução da maternidade do Hospital al-Karama, a noroeste da Cidade de Gaza.

Uma série de boicotes

A Gaza Cola se encontra entre outras marcas que conscientizam sobre a Palestina e o boicote às grandes marcas de cola que operam em Israel.

A Palestine Drinks, uma empresa sueca lançada em fevereiro, vende uma média de 3 a 4 milhões de latas de suas bebidas (uma delas é uma cola) por mês, disse o cofundador Mohamed Kiswani à Al Jazeera. A Matrix Cola, criada na Jordânia em 2008 como uma alternativa local à Coca-Cola e à Pepsi e que opera sua principal fábrica SodaStream na Cisjordânia ocupada por Israel, relatou em janeiro que a produção havia dobrado nos últimos meses. E a Spiro Spathis, a mais antiga empresa de bebidas carbonatadas do Egito, viu um grande aumento nas vendas durante sua campanha “100% Made in Egypt” no ano passado.

Uma série de garrafas de spiro spathis sobre uma mesa
As vendas da Spiro Spathis, a marca de refrigerantes mais antiga do Egito, cresceram como resultado de uma campanha de boicote nacional contra marcas ocidentais

Jeff Handmaker, professor associado de sociologia jurídica na Universidade Erasmus de Roterdã, na Holanda, diz que os boicotes de consumidores visam responsabilizar as empresas, gerando conscientização sobre a cumplicidade corporativa ou institucional em crimes de atrocidade.

“Nesse sentido, a campanha de boicote à Coca-Cola é evidentemente bem-sucedida”, acrescenta Handmaker.

Qashoo agora está trabalhando na próxima versão da Gaza Cola, uma com mais efervescência. Enquanto isso, ele espera que cada gole da Gaza Cola lembre as pessoas da situação difícil da Palestina.

“Precisamos lembrar gerações após gerações deste horrível holocausto”, ele diz. “Está acontecendo e vem acontecendo há 75 anos.”

“Só precisa ser um pequeno e gentil lembrete, como: ‘A propósito, aproveite sua bebida, saudações da Palestina’.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE15 horas ago

Ao lado de Marmuthe, Cicero autoriza início das obras da “Ponte do Cuiá”, entre Valentina e Mangabeira

Educação & Cultura15 horas ago

Alfabetização: Como torná-la divertida?

Esporte15 horas ago

Recontagem deixa a Paraíba com 104 medalhas no total nas Paralimpíadas Escolares 2024

Saúde15 horas ago

Pela terceira vez, Hospital Metropolitano realiza captação de múltiplos órgãos seguida de transplante de coração

Saúde15 horas ago

Cérebro podre: neuropsicóloga explica o termo e os fatores que levam ao comportamento

CIDADE15 horas ago

Léa Toscano conclui formação do primeiro escalão da Prefeitura de Guarabira

Segurança Pública16 horas ago

Marinha e Força Aérea Brasileira negociam o poderoso míssil BrahMos-NG, com alcance impressionante de 800 km para equipar os submarinos Riachuel e os caças Gripen

CIDADE16 horas ago

Cabedelo vence, pelo 3º ano consecutivo, prêmio estadual Sebrae de Referência Sala do Empreendedor

Educação & Cultura16 horas ago

Funesc realiza 1º Encontro de Saberes Teatrais com a presença de Eugenio Barba

CIDADE16 horas ago

Prefeito autoriza início das obras da “Ponte do Cuiá”, que vai ligar os bairros de Mangabeira e Valentina

ESTADO16 horas ago

Paraíba recebe agentes de viagens da Operadora Cativa

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Túlio Melo e Big Band Rubacão Jazz fazem concerto especial em homenagem a Frank Sinatra

Politíca16 horas ago

Ruy apresenta emenda e defende ampliação dos recursos para programa Farmácia Popular

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Chorus Fest 2024 reúne corais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte neste domingo

Segurança Pública17 horas ago

Rede elétrica: Como evitar acidentes na decoração natalina e em reformas de fim de ano

Educação & Cultura17 horas ago

Estudantes da ECI de Santa Cecília expõem projeto de IA na Educação na 30ª Feira Ciência Jovem, em Recife

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

PL estabelece novas regras para o salário mínimo e benefícios sociais

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Chocolate Quente

Judiciário17 horas ago

O Indiciamento de 37 pessoas pela PF – O Episódio e suas consequências

CIDADE17 horas ago

Remada do Abraço ao Rio Gramame celebra a preservação ambiental com 23ª Ocupação do Rio

Segurança Pública18 horas ago

TCE-PB aprova contas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de mais cinco prefeituras municipais

CIDADE20 horas ago

Diferença no preço do gás de cozinha chega a R$ 35, segundo pesquisa do Procon-JP

CIDADE20 horas ago

Escola do Legislativo treina assessores para elaboração de emendas à LOA 2025

Saúde20 horas ago

Saúde divulga boletim e reforça necessidade de ações preventivas contra o Aedes aegypti 

ENTRETENIMENTO20 horas ago

7 maneiras pelas quais a pornografia é diferente de uma sexualidade saudável

ENTRETENIMENTO21 horas ago

8 nomes incomuns de bebês corsos para seu filho recém-nascido

ENTRETENIMENTO21 horas ago

Filipéia Music Festival reúne Marcelo Falcão, Ponto de Equilíbrio e Planta & Raiz em João Pessoa

Judiciário22 horas ago

Vital do Rêgo deve ser eleito presidente do TCU em sessão decisiva hoje (04/12)

ECONOMIA22 horas ago

Brasil em risco: a ameaça de sair do top 10 das maiores economias globais em 2025

Segurança Pública1 dia ago

General choca ao disparar verdades sobre o pacote de Haddad contra os militares: não são suscetíveis à cooptação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário1 semana ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde1 dia ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 dia ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 dia ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 dia ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde2 dias ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública2 dias ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional2 dias ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde2 dias ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde2 dias ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura2 dias ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde2 semanas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 semanas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 semanas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura3 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde3 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

O que é CLT?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br