Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Supremo começou a analisar ações sobre responsabilização de redes

Representantes do Facebook e do Google defenderam nesta quarta-feira (27/11), no plenário do Supremo Tribunal Federal, a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014). O dispositivo estabelece que as plataformas digitais e os provedores só podem ser responsabilizados civilmente quando descumprem ordem judicial de retirada do ar de conteúdo apontado como ilegal.

O STF começou a analisar nesta quarta duas ações com repercussão geral que discutem, entre outras coisas, a constitucionalidade do artigo 19, a responsabilização das plataformas por conteúdos de usuários e a remoção de conteúdos e perfis mediante notificação extrajudicial.

O artigo 19 do Marco Civil, tema central da discussão dos ministros, diz o seguinte:

Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.

No Recurso Extraordinário 1.037.396 (Tema 987 da repercussão geral, com relatoria do ministro Dias Toffoli), será discutida a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Ele exige o descumprimento de ordem judicial de exclusão de conteúdo para a responsabilização do provedor pelos danos decorrentes de atos praticados por terceiros — ou seja, as publicações feitas por usuários. O caso concreto é o de um perfil falso criado no Facebook.

Já no Recurso Extraordinário 1.057.258 (Tema 533 da repercussão geral, com relatoria do ministro Luiz Fux) será discutida a responsabilidade de provedores de aplicativos e ferramentas de internet pelo conteúdo publicado por usuários, assim como a possibilidade de remoção de conteúdos ilícitos a partir de notificações extrajudiciais. O caso trata de decisão que obrigou o Google a apagar uma comunidade do Orkut.

O que diz o Facebook

O Facebook foi representado no julgamento iniciado nesta quarta pelo advogado José Rollemberg Leite Neto. De acordo com ele, se o Supremo decidir que notificações extrajudiciais são o suficiente para a retirada do ar de qualquer tipo de conteúdo, haverá um ambiente de “censura massiva”, que pode afetar até mesmo os jornais.

“Isso importa na preservação do jornalismo profissional. Em extensa medida, os conteúdos postados nas plataformas vêm dessas fontes. E qualquer conteúdo que represente denúncia ou crítica pode ser visto como ofensivo e instado a ser removido. O que causaria um gravíssimo prejuízo ao debate público.”

De acordo com o advogado, não há inércia das plataformas para a supressão de conteúdos ilícitos. Ele afirmou, por exemplo, que no ano passado 208 milhões de postagens com pedofilia, violência e discurso de ódio foram removidas globalmente pelo Facebook a partir de identificações feitas pela própria plataforma.

Leite Neto também afirmou que a maioria dos processos do gênero trata não da retirada de publicações, mas da reinclusão de material anteriormente removido.

Ele pediu que, caso o Supremo não considere o artigo 19 integralmente constitucional, seja dada interpretação conforme à Constituição determinando que a retirada obrigatória de perfis e páginas só se dê em casos de exploração sexual infantil, terrorismo, racismo, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado.

“Por que não mais do que isso? Porque conceitos abertos como ‘fake news’, ‘desinformação’, ‘crimes contra a honra’ e ‘postagens manifestamente ilegais’ incentivariam remoções excessivas e levariam a uma judicialização massiva.”

Por fim, questionado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente da corte, sobre o modo como a plataforma exclui perfis falsos, ele disse que em 98% dos casos há a retirada automática após a comunicação feita por usuários da plataforma.

O que diz o Google

O Google foi representado pelo advogado Eduardo Bastos Furtado de Mendonça, que também apresentou dados sobre a remoção de conteúdos. Ele disse que em 2023 o YouTube (plataforma de vídeos da empresa) removeu 1,6 milhão de publicações no Brasil por violações de políticas da empresa, enquanto no mesmo período os casos judicializados somaram 614 pedidos.

“Não existe uma inércia que seja parte do modelo de negócio das plataformas. Nem haveria sentido que existisse. A maioria dos usuários e a generalidade dos anunciantes repudia esses conteúdos (ilícitos). Não é proveitoso esse tipo de conteúdo.” Os pedidos que chegam ao Judiciário, disse ele, são de fato casos em que há controvérsias que merecem intervenção judicial.

Ainda segundo o advogado, “nenhum país democrático do mundo” adota um modelo de responsabilidade objetiva, em que as plataformas são responsáveis por todo e qualquer conteúdo de terceiros, ficando obrigadas a monitorar publicações globalmente.

Ele citou modelos adotados na Europa, sustentando que o que existe lá são normas que definem que há responsabilidade objetiva quando há descumprimento de decisões, e que o marco para a responsabilização é a notificação extrajudicial. No entanto, prosseguiu Mendonça, a responsabilização só vale para casos específicos, e não para qualquer tipo de conteúdo.

“No caso da lei alemã, a eventual responsabilização está relacionada à indicação de ilicitudes específicas e tipos penais específicos, e o que se prevê é uma responsabilidade pela falha sistêmica de responder adequadamente a essas notificações.”

“Não faria sentido responsabilizar uma plataforma por não ter removido um conteúdo cujo exame é polêmico e sujeito a valorações subjetivas, e que muitas vezes é objeto de divisão no próprio Judiciário”, prosseguiu o advogado.

Ele também destacou que o artigo 21 do Marco Civil prevê a exclusão de conteúdos após notificação extrajudicial, mas em casos específicos de nudez e atos sexuais privados. Para Mendonça, em casos de crimes objetivos, as plataformas identificam e apagam os conteúdos. O mesmo não deveria ser aplicado em conceitos amplos como desinformação, disse ele.

Além dos dois casos de repercussão geral, está na agenda da corte um terceiro processo que está sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

Na ADPF 403, os ministros vão discutir se é possível o bloqueio de aplicativos por decisões judiciais ou se a intervenção do Judiciário ofende os direitos à liberdade de expressão e de comunicação.

RE 1.037.396
RE 1.057.258
ADPF 403

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Esporte4 horas ago

Band se despede da Fórmula 1 após cinco anos de transmissão; leia comunicado

Esporte4 horas ago

Sinner: “O trabalho duro supera sempre o talento”

Esporte4 horas ago

Jon Jones define meta para retorno na UFC Casa Branca, mas não garante duelo com Tom Aspinall

Nacional4 horas ago

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Esporte4 horas ago

Europeus reagem a Neymar em Santos x Flamengo: ‘Subestimado’

Nacional11 horas ago

Jorge Messias da AGU recebeu R$ 193 mil de bônus no salário em um mês

Nacional11 horas ago

Lula decide vetar projeto que aumenta número de deputados

ESTADO11 horas ago

João Azevêdo entrega e inspeciona obras de educação, saúde, habitação e rodoviária e preside mais uma audiência do OD nesta quinta

ESTADO11 horas ago

Entrega de kits do Programa Agente Jovem Ambiental acontece em João Pessoa e somam 800 em julho

ESTADO11 horas ago

Programação da 3ª Expo Sousa será aberta nesta quinta-feira com apoio da Sedap-PB

Nacional11 horas ago

Não há desvio de finalidade no decreto do IOF, diz Moraes

Politíca11 horas ago

Motta demite duas funcionárias suspeitas de serem fantasmas

CIDADE11 horas ago

Prefeitura reúne órgãos de segurança para discutir ações integradas durante a Festa das Neves

Judiciário11 horas ago

Menor de idade responde por danos causados a terceiros?

Judiciário11 horas ago

Como saber se o preso tem direito à progressão de regime? Guia para familiares

Judiciário11 horas ago

Você sabia que violência psicológica também dá direito a indenização?

Judiciário11 horas ago

As novas regras de emissão de atestados médicos e suas implicações trabalhistas

Saúde12 horas ago

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

China alerta para “riscos para a segurança nacional” por utilização da IA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Zuckerberg anuncia megacentro de dados quase do tamanho de Manhattan

Esporte12 horas ago

Palmeiras emprestou cria cobiçada no Brasil com desconto de 60%; entenda

Esporte12 horas ago

Algoz de Fonseca, estreante no top 20 exalta o brasileiro

ESTADO12 horas ago

Fapesq reabre chamada para credenciamento de agências de internacionalização do Tecnova 3

Judiciário12 horas ago

TCE-PB reprova contas da Prefeitura de Triunfo e julga regulares as de duas secretarias e mais oito prefeituras

Saúde12 horas ago

Secretaria de Saúde promove Terapia Comunitária Integrativa no bairro de Paratibe

Politíca12 horas ago

Vereador Olímpio volta a cobrar pagamento de subvenções a entidades filantrópicas, em Campina: “É uma vergonha”

CIDADE12 horas ago

Senado aprova PEC 66/23 em 1º turno; economia aos municípios será de R$ 700 bilhões

CIDADE12 horas ago

Vereadores defendem articulação para ampliar a mobilidade aérea durante o Maior São João do Mundo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Fendt destaca inovação e trajetória no agro brasileiro no Congresso Brasileiro da Soja em Campinas

ECONOMIA12 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para preços de carnes registra diferença de R$ 45,00 na fraldinha

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário8 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Segurança Pública9 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde8 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura8 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde8 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Saúde8 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde8 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde8 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura8 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura9 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO7 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

Saúde8 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como burlar o bloqueio do X (antigo Twitter) usando uma VPN

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

ALÉM DE TECIDOS, O ALGODÃO É USADO EM?

Internacional2 dias ago

QUE DOUTRINA ESTABELECEU INFLUÊNCIA DOS EUA?

Educação & Cultura2 dias ago

O QUE CAUSOU O AQUECIMENTO NA GRANDE MORTE DO NO PERMIANO-TRIÁSSICO??

Saúde2 dias ago

QUANTOS PASSOS REDUZEM RISCO DE CÂNCER?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUANTOS OBJETOS INTERESTELARES FORAM REGISTRADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

QUANDO AS AMOSTRAS DOS ASTEROIDES DEVEM CHEGAR À TERRA?

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

QUAL PROFISSÃO CRIATIVA MAIS CRESCEU?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE OS APPS GRATUITOS USAM PARA LUCRAR?

Internacional6 dias ago

QUANTAS ARMAS NUCLEARES EXISTEM NO MUNDO?

Saúde6 dias ago

QUAL DOENÇA INTESTINAL ESTÁ AUMENTANDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUANDO OCORREU O EVENTO DE TUNGUSKA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL QI INDICA SUPERDOTAÇÃO?

Saúde2 semanas ago

ANEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA LANÇOU O CHATGPT?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUAL VALOR DO PLANO SAFRA 2025/2026?

Saúde2 semanas ago

ONDE FOI INAUGURADO O 1º HOSPITAL PALIATIVO DO SUS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS AVES PODEM SER EXTINTAS EM 100 ANOS?

Educação & Cultura2 semanas ago

DE QUAL OBRA VEM O MITO DOS ANDRÓGINOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA É CAPAZ DE FAZER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE O CALADIUM FAZ NO INVERNO?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde3 semanas ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

ISRAEL x PALESTINA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONFLITO

ECONOMIA4 semanas ago

ONDE O PIX SERÁ INTEGRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUAL A FORMA PRECISA DA TERRA?

Educação & Cultura4 semanas ago

O CONCEITO DE NORMALIDADE É:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

QUANTAS GALÁXIAS FORAM REVELADAS PELO TELESCÓPIO JAMES WEBB?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br