Connect with us

Internacional

Mortos, mas não contados: vítimas ocultas do último conflito político do Paquistão

A Al Jazeera falou com familiares de apoiadores do PTI cujas mortes na semana passada foram negadas pelo governo

Autoridades paquistanesas afirmam que os policiais não estavam armados com munições reais durante a operação para expulsar os manifestantes do PTI em 26 de novembro de 2024

A certidão de óbito de Anees Shehzad diz que ele morreu devido a uma lesão pélvica e um ferimento à bala.

Ele foi morto enquanto protestava ao lado de milhares de apoiadores do ex-primeiro-ministro Imran Khan na capital, Islamabad, em 26 de novembro, após confrontos com forças de segurança. O partido de Khan, o Pakistan Tehreek-e-Insaf (PTI), insiste que ele estava entre uma dúzia de civis mortos em tiroteio policial naquele dia.

No entanto, de acordo com o governo, nenhum manifestante foi morto, nem mesmo Shehzad, 20 anos.

Uma semana depois que membros do PTI sitiaram Islamabad e foram posteriormente dispersos em uma operação noturna por agências policiais, o governo e o PTI estão envolvidos em um tenso impasse sobre relatos conflitantes sobre o número de vítimas durante esses confrontos.

Embora alguns líderes do PTI tenham dito inicialmente que centenas de apoiadores foram mortos, o presidente do partido, Gohar Ali Khan, disse mais tarde que o número de manifestantes mortos era de 12.

Attaullah Tarar, o ministro federal da informação, zombou dessa discrepância em uma mensagem na plataforma de mídia social X na terça-feira. “Esses corpos só serão encontrados no TikTok, Facebook e WhatsApp. Eles estão fazendo política de piadas e mentiras com a nação”, escreveu Tarar em sua mensagem em urdu.

Anteriormente, em 28 de novembro , durante uma interação com a imprensa estrangeira, Tarar afirmou que não houve mortes durante os protestos.

Ele citou declarações dos dois maiores hospitais públicos de Islamabad — PIMS e Poly Clinic — afirmando que não receberam nenhum corpo. “O departamento de saúde emitiu duas declarações separadas confirmando isso”, disse ele em resposta a uma pergunta da Al Jazeera.

Milhares de apoiadores do ex-primeiro-ministro Imran Khan e seu partido PTI chegaram a Islamabad em 26 de novembro para exigir sua libertação. [WK Yousufzai / AP Photo]
Milhares de apoiadores de Khan e membros do PTI chegaram a Islamabad em 26 de novembro de 2024 para exigir sua libertação

A Al Jazeera falou com as famílias de quatro apoiadores do PTI, incluindo Shehzad, morto nos confrontos com as forças de segurança, e também entrou em contato com Tarar, o Ministro do Interior Mohsin Naqvi e Rana Sanaullah, o conselheiro político do Primeiro Ministro Shehbaz Sharif, para buscar seus comentários sobre as alegações e contra-alegações. No entanto, ninguém na autoridade respondeu.

O PTI agora divulgou os nomes dos 12 apoiadores que, segundo ele, foram mortos entre 24 e 26 de novembro, com pelo menos 10 supostamente sofrendo ferimentos de bala. Entre eles estava Shehzad, de Kotli Sattian, uma pequena cidade na província de Punjab.

Anees Shehzad foi um dos apoiadores do PTI que, segundo o partido, morreu no protesto da semana passada. [Cortesia de Nafees Satti]
Anees Shehzad foi um dos apoiadores do PTI que, segundo o partido, morreu no protesto da semana passada

‘Ainda em choque’

O primo de Shehzad, Nafees Satti, descreveu o jovem como um devoto apoiador do PTI que insistiu em participar do protesto. “Todos nós tentamos impedi-lo, mas ele foi inflexível porque Imran Khan, seu ídolo político, havia pedido isso”, Satti disse à Al Jazeera.

Os manifestantes, liderados por Bushra Bibi, esposa de Khan, exigiam a reversão dos resultados das eleições de fevereiro, a libertação de presos políticos, incluindo Khan, e a anulação de uma emenda constitucional que permitia a supervisão governamental de nomeações judiciais de alto escalão.

Na tarde de 26 de novembro, centenas de apoiadores do PTI conseguiram chegar ao D-Chowk, o ponto focal do protesto perto dos prédios do governo de Islamabad, onde atearam fogo em quiosques policiais, gritaram slogans a favor de Khan e agitaram bandeiras do partido. Shehzad era um deles.

Os manifestantes logo encontraram forças paramilitares usando gás lacrimogêneo e balas de borracha. Eles também teriam disparado tiros reais, embora o governo negue.

A família de Shehzad recebeu uma ligação da Poly Clinic por volta das 16h, informando que ele estava gravemente ferido. Quando chegaram, Anees já havia sucumbido aos ferimentos.

“Já faz uma semana, mas a mãe e o irmão mais novo dele ainda estão em choque”, disse Satti. “O irmão dele continua desmaiando de vez em quando. Nossa família inteira está devastada.”

Tropas do exército e policiais do Paquistão tomam posições na praça D-Chowk, perto da Zona Vermelha, uma área que abriga prédios governamentais importantes, antes de um protesto de apoiadores do partido Pakistan Tehreek-e-Insaf, do ex-primeiro-ministro Imran Khan, em Islamabad, Paquistão, terça-feira, 26 de novembro de 2024. (AP Photo/WK Yousufzai)
Tropas do exército e policiais do Paquistão tomam posições em D-Chowk em Islamabad, Paquistão, antes de um protesto de apoiadores do partido Pakistan Tehreek-e-Insaf do ex-primeiro-ministro Imran Khan em 26 de novembro de 2024

‘A chamada caiu de repente’

A tragédia se estende além da família de Anees. Outro apoiador do PTI, Mobeen Aurangzeb, 24, de Abbottabad, era o único ganha-pão de uma família de nove pessoas e morava em Islamabad há vários anos.

Seu irmão mais novo, Asad, disse que Mobeen, um membro ativo do PTI, planejou comparecer ao protesto, mas a família não percebeu a extensão dos riscos envolvidos.

“Ele estava falando com minha irmã no telefone quando a ligação caiu de repente. Quando ela retornou a ligação, um estranho atendeu e disse que Mobeen havia sido baleado e estava sendo levado para o hospital”, contou Asad.

Asad e outros familiares lutaram para chegar à Poly Clinic, para onde Mobeen havia sido levado. Estradas foram fechadas para impedir que mais ondas de manifestantes chegassem ao coração de Islamabad, e aqueles que chegaram ao hospital disseram que as autoridades de lá não cooperaram.

“O pessoal do hospital inicialmente se recusou a liberar o corpo. Após horas de súplica, eles o entregaram por volta da meia-noite”, disse Asad.

A família ainda está lutando para lidar com a perda. “Ele era o primeiro filho depois de três irmãs e o favorito dos nossos pais. Você não pode imaginar o estado deles”, disse Asad, de 22 anos, acrescentando que a responsabilidade de sustentar a família agora recai sobre ele.

Outros familiares que falaram com a Al Jazeera também contaram histórias de quão difícil foi para eles resgatar os corpos de seus entes queridos das autoridades hospitalares, pois alegaram que foram pressionados a assinar declarações juramentadas se comprometendo a não registrar relatórios de primeira informação (FIRs) e a mover ações judiciais contra as forças de segurança.

Malik Sadar Ali era um trabalhador ativo do PTI que viajava regularmente entre o Paquistão e os Emirados Árabes Unidos para participar de reuniões e protestos do partido. [Cortesia de Abdul Wali]
Malik Sadar Ali era um trabalhador ativo do PTI que viajava regularmente entre o Paquistão e os Emirados Árabes Unidos para participar de reuniões e protestos do partido

“Eles continuaram me pressionando”

Assim como a família de Mobeen, Abdul Wali, de Mardan, uma cidade na província de Khyber Pakhtunkhwa, lutou para recuperar o corpo de seu irmão, Malik Sadar Ali, que morreu na noite de 26 de novembro.

Sadar Ali, um membro ativo do PTI que viajava frequentemente de Dubai para participar de eventos do partido, foi morto devido a um “ferimento de arma de fogo” na cabeça, de acordo com a certidão de óbito do hospital PIMS, vista pela Al Jazeera.

Wali disse que policiais tentaram pressioná-lo a assinar uma declaração prometendo não registrar um boletim de ocorrência sobre o assassinato de seu irmão.

“Eles continuaram me pressionando, mas como eu poderia prometer isso quando meu irmão foi assassinado?”, ele disse. Foi somente após súplicas persistentes que a família foi autorizada a levar o corpo de Ali para o enterro. Eles esperaram por mais de 12 horas naquele momento.

A lista de vítimas do PTI também inclui Mohammad Ilyas, que foi morto em um atropelamento supostamente envolvendo forças de segurança na noite de 25 de novembro.

O corpo de Ilyas foi levado para o PIMS nas primeiras horas de 26 de novembro, de acordo com sua certidão de óbito emitida pelo hospital e vista pela Al Jazeera.

Seu irmão mais velho, Safeer Ali, que passou quase quatro semanas na prisão após o protesto anterior do PTI em outubro, disse que ele e Ilyas estavam acompanhados por outros trabalhadores do partido quando se reuniram em um ponto de entrada de Islamabad para receber um comboio de apoiadores que chegavam de Khyber Pakhtunkhwa na noite de 25 de novembro.

Ali descreveu o caos daquela noite enquanto veículos de segurança passavam em alta velocidade por uma multidão de manifestantes. “Eles atingiram várias pessoas, incluindo meu irmão”, disse ele.

Ele alegou que as autoridades do hospital atrasaram a liberação do corpo de Ilyas e tentaram coagi-lo a absolver a polícia da culpa. “Eu me recusei a dar tal declaração, então eles me fizeram esperar mais de 12 horas antes de entregar o corpo”, ele disse.

Mas ele disse que, apesar de ter perdido seu irmão ou de ter passado um tempo na prisão, seu apoio ao PTI e seu líder Khan permaneceu inalterado.

“Olha, meu pai morreu em violência étnica em Karachi em 1987. Agora meu irmão foi morto enquanto sua esposa estava grávida de seis meses”, disse Ali. “Mas esses reveses não mudarão meu apoio ao PTI ou a Khan. Somos apoiadores ideológicos e daremos nossa vida por Khan.”

Fonte : Al Jazeera

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional5 horas ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE5 horas ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional5 horas ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional5 horas ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO5 horas ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional5 horas ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional5 horas ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional6 horas ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional6 horas ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca6 horas ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE6 horas ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional6 horas ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional7 horas ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde14 horas ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública14 horas ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE15 horas ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional17 horas ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO19 horas ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte19 horas ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário20 horas ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário22 horas ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional2 dias ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE2 dias ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional2 dias ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 dias ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde3 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional3 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional3 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte3 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional5 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde5 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA5 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde6 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde6 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br