ESTADO
Dezembro Verde: Saúde realiza dia D de combate ao abandono e maus-tratos contra animais
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu o Dia D da Campanha Dezembro Verde, mês de conscientização e combate ao abandono e maus-tratos contra animais. A ação de cunho educativo teve como objetivo sensibilizar a população sobre o bem-estar e a proteção animal, a fim de contribuir com a redução do número de abandono registrado no estado. Realizada no Parque Parahyba IV, no Bessa, em João Pessoa, o evento ofertou testes rápidos de leishmaniose e vermifugação para cães e gatos, além de pintura artística para crianças.
Conforme a gerente operacional de Políticas da Causa Animal, Rebecca Bonifácio, o abandono de um animal pode provocar desequilíbrio ecológico e ser vetor para doenças, por isso a importância de levar conhecimento e orientar as pessoas sobre os cuidados com os animais.
“Precisamos reforçar que o abandono de animais é crime, com pena de três a cinco anos de prisão. E infelizmente, mesmo com leis que garantem o direito do animal, a nossa realidade ainda é de um crescente número de abandono e maus-tratos, principalmente neste período de fim de ano, onde as pessoas aproveitam para tirar férias, muitos animais são esquecidos, desamparados e descartados por não terem com quem ficar. E esse é o grande objetivo do Dezembro Verde, conscientizar cada vez mais toda a população sobre os direitos dos animais e quanto eles merecem uma vida digna e de qualidade”, explicou.
A negligência com animais pode causar, além da transmissão de zoonoses, graves acidentes. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que, na Paraíba, atualmente, cerca de 80,5 mil cães e gatos vivem em situação de rua. Atitudes como a adoção responsável são fundamentais para a diminuição desses números, já que, apesar de envolver muita responsabilidade e cuidados, ser tutor de um animal pode trazer benefícios físicos e emocionais para as famílias.
Para a professora Patrícia Berger, a ação foi de grande importância, tanto para informar sobre os maus-tratos cometidos contra os animais, quanto para aqueles que necessitam de serviços de saúde para seus pets. “Fiquei sabendo que teria esse evento aqui hoje através da televisão e fiquei muito feliz com essa iniciativa. Trouxe minhas duas cadelas, Luma Maria e Bela Maria, de 10 anos e nove meses. Consegui fazer o teste de leishmaniose nelas e também receberam a vermifugação, o que me deixa mais tranquila quanto à saúde delas. Ter um animalzinho em casa é muito especial, por isso, precisamos dizer não ao abandono e a qualquer tipo de maus-tratos”, frisou.
Visando garantir o bem-estar animal, o estado lançou este ano o programa Paraíba Pet, que tem proporcionado serviços e executado ações para melhoria de vida dos animais. A iniciativa oferta serviços veterinários essenciais, com foco na castração, vacinação, tratamento de doenças, além de atividades educativas. Através do programa, o estado também firma parcerias com os municípios para custear castrações de cães e gatos sem raça definida em espaços das próprias prefeituras ou em clínicas conveniadas com o poder executivo municipal.