Connect with us

Internacional

Quais são as principais forças moldando o futuro da Síria?

Recente avanço de coalizão de milícias insurgentes alterou totalmente a guerra civil da Síria, com a deposição de Assad. Quem são os grupos rebeldes e as potências que estão moldando o cenário após o fim do regime?

Uma coalizão de forças rebeldes iniciou uma ofensiva relâmpago que alterou drasticamente o curso do conflito, que havia anos aparentava estar congelado.

No entanto, a oposição síria é uma colcha de retalhos de grupos com ideologias e objetivos conflitantes. Muitos são apoiados por potências estrangeiras, o que muitas vezes os coloca em conflito uns com os outros.

Estes são os principais atores que poderão moldar o cenário pós-Assad na Síria:

Organização para a Libertação do Levante

A recente ofensiva que levou à queda do regime de Bashar al-Assad foi liderada pela milícia Organização para Libertação do Levante (Hayat Tahrir al-Sham, ou HTS), um grupo militante islamista liderado por Abu Mohammed al-Jolani, cujo nome verdadeiro é Ahmad al-Sharaa.

Rebeldes sírios são um grupo heterogêneo de milícias unidas pela luta contra o regime da família Assad

O HTS está profundamente enraizado na guerra civil síria. Inicialmente criado com o nome de Frente Al Nusra, em 2011, o grupo era a filial local da Al Qaeda, fundado com o envolvimento de Abu Bakr al-Baghdadi, o líder jihadista que mais tarde iria se desligar da Al Qaeda para liderar o Estado Islâmico.

Conhecida por sua ideologia jihadista, a Frente Al Nusra frequentemente entrava em conflito com outros grupos de oposição, incluindo a então principal coalizão rebelde, o Exército Livre da Síria.

Em 2016, Jolani rompeu os laços com a Al Qaeda e rebatizou o grupo como Organização para Libertação do Levante, fundindo-o posteriormente com várias facções islamistas menores.

Embora a ideologia do HTS permaneça amplamente alinhada com a Al Qaeda, a principal diferença está no foco: o HTS se concentra na luta contra o regime de Assad e no estabelecimento de um governo islâmico fundamentalista na Síria, distanciando-se de ambições globais mais amplas, como a do “califado mundial”.

Desde então, o HTS consolidou sua base de poder na província de Idlib, no noroeste do país, onde atua como o governo de fato e tenta passar uma imagem de moderação. No entanto, acusações de moradores e grupos de direitos humanos de brutal desrespeito dos direitos humanos prejudicam esses esforços por legitimidade.

O HTS é considerado uma organização terrorista pela ONU, pelos EUA e também pela Turquia. No entanto, a recente ofensiva do grupo para derrubar Assad se alinha aos interesses turcos e provavelmente não teria ocorrido sem a coordenação e o apoio da Turquia, apesar de as autoridades turcas negarem envolvimento direto.

Analistas dizem que o governo turco estava informado sobre a ofensiva dos insurgentes jihadistas. Sem o consentimento ou mesmo o apoio de Ancara, eles não teriam tido qualquer chance, diz o especialista em Oriente Médio Michael Lüders.

“Ancara certamente não apenas sabia desse avanço, como também o apoiou militarmente. Porque os insurgentes obviamente precisam de armas apropriadas. Devido à sua localização geográfica, eles só podem obtê-las da Turquia”, afirmou Lüders em entrevista à emissora alemã Deutschlandfunk.

Exército Nacional Sírio (SNA)

Além do HTS, muitas outras milícias estão lutando na guerra civil da Síria e perseguem suas próprias agendas.

Um grande grupo da oposição armada que participou da ofensiva contra Damasco é o Exército Nacional Sírio (SNA), criado em 2017 e que reúne dezenas de facções com ideologias variadas.

Em contraste com a Organização para a Libertação do Levante, mais centralizada e coesa, o SNA é uma coalizão fragmentada de grupos armados distintos. Alguns deles operavam anteriormente sob a bandeira do Exército Livre da Síria. Frequentemente, alguns desses grupos entraram em conflito entre si.

Apesar de suas divisões internas, muitas facções do SNA têm em comum os laços com a Turquia. Algumas, como a Brigada Sultão Suleiman Shah, a Divisão al-Hamza e a Divisão Sultão Murad, estão estreitamente alinhadas com Ancara, refletindo o apoio turco por meio de nomes que homenageiam figuras otomanas.

Entretanto, nem todas as facções do SNA estão totalmente alinhadas aos interesses turcos. Alguns grupos, embora cooperem com Ancara, procuram equilibrar suas próprias prioridades. Por exemplo, a coalizão inclui facções rebeldes influentes como a Ahrar al-Sham, cujos objetivos declarados são “derrubar o regime de Assad” e “estabelecer um estado islâmico governado pela lei da sharia”.

Nos últimos dias, as forças do SNA entraram em confronto com as forças curdas nas províncias do norte e tomaram várias cidades e vilarejos estratégicos. Essas operações estão alinhadas com o que é o principal objetivo da Turquia na Síria: derrubar o governo autônomo curdo no norte-nordeste da Síria e impedir a presença de organizações e militares curdos ao longo da fronteira turco-síria.

Forças Democráticas Sírias (SDF)

As Forças Democráticas Sírias (SDF) são uma coalizão sobretudo de combatentes curdos, mas também de árabes e outros grupos étnicos, que se formou durante a guerra civil da Síria.

Formadas em 2015, as SDF operam sob a liderança das Unidades de Proteção Popular (YPG), uma organização armada curda, e receberam apoio significativo dos EUA, especialmente na campanha contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

Depois que o Estado Islâmico foi em grande parte derrotado, as forças lideradas pelos curdos consolidaram o controle sobre as cidades do nordeste da Síria, onde são o braço armado de um governo autônomo curdo.

No entanto, os combatentes curdos ainda enfrentam seu inimigo de longa data, a Turquia, que os vê como a extensão de uma insurgência separatista curda e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que o governo em Ancara classifica de terrorista.

Turquia

A Turquia exerceu sua influência na Síria principalmente por meio do apoio de grupos armados, no caso turco sobretudo o SNA. Mas, desde o início da guerra civil, os militares turcos também fizeram várias intervenções militares do outro lado da fronteira com a Síria, principalmente contra as forças lideradas pelos curdos sírios.

A operação mais recente data de outubro de 2019, com o objetivo de Ancara de empurrar os combatentes curdos a pelo menos 30 quilômetros de distância de sua fronteira e estabelecer uma chamada “zona segura” em partes da Síria, para onde planeja enviar refugiados.

Desde então, a Turquia na prática tem controlado uma área ao longo da fronteira norte da Síria, o que permitiu a coordenação com grupos rebeldes.

Rússia

A Rússia foi, ao lado do Irã, o principal parceiro de Assad, fornecendo apoio militar e logístico desde a sua intervenção, em 2015. Os ataques aéreos russos foram fundamentais para Assad virar o jogo e ajudaram o ditador agora deposto a se manter no poder por anos.

Principal apoiador de Bashar al-Assad, Vladimir Putin ainda mantém bases militares na Síria

Porém, a capacidade russa de intervir diminuiu à medida que os recursos foram sendo desviados para a guerra na Ucrânia.

A queda de Assad provavelmente significa o fim das bases militares russas na Síria. “Não consigo ver como o novo regime ou a nova ordem sociopolítica permitirá que os russos permaneçam depois de tudo o que eles fizeram para sustentar o regime de Assad”, opinou o especialista em segurança Andreas Krieg, do King’s College de Londres.

O serviço secreto militar ucraniano comunicou que a Rússia já começou a retirar seus navios de guerra da base marítima em Tartus, a maior da Rússia no Oriente Médio e que fica no Mar Mediterrâneo, bem como equipamento militar remanescente na base aérea de Hmeimim, na província de Lataquia.

“O mundo inteiro foi surpreendido pelo que aconteceu. Nós não somos exceção”, afirmou o porta-voz do Kremlin.

Irã

O Irã tinha a Síria como um elemento essencial do Eixo da Resistência, uma coalizão de milícias e governos no Oriente Médio que são unidas pela luta contra a influência dos EUA e de Israel.

O Irã apoiou Assad enviando forças iranianas e militantes do Hezbollah, e em troca o regime sírio permitiu a passagem de armas do Irã e do Iraque para o Líbano.

O primeiro golpe no Eixo da Resistência foi a esmagadora campanha militar israelense contra o Hamas, em Gaza, um dos grupos apoiados pelo Irã. Depois Israel atacou o aliado mais poderoso do Irã, a milícia Hezbollah, no Líbano, eliminando praticamente toda a sua liderança. E agora o aliado de longa data na Síria também saiu do mapa.

O alto funcionário iraniano afirmou à agência de notícias Reuters que o Irã abriu uma linha direta de comunicação com os rebeldes da nova liderança síria numa tentativa de “evitar uma trajetória hostil” entre os dois países.

“A principal preocupação do Irã é se o sucessor de Assad afastará a Síria da órbita de Teerã”, disse uma outra autoridade iraniana. “Esse é um cenário que o Irã quer evitar.”

Estados Unidos

Os EUA inicialmente apoiaram grupos de oposição durante os estágios iniciais da guerra civil, que se iniciou em 2011, mudando posteriormente o foco para o combate ao Estado Islâmico, com apoio aos combatentes curdos.

Atualmente, cerca de 900 soldados americanos permanecem na Síria, principalmente nas áreas ricas em petróleo e controladas pelos curdos no nordeste do país, bem como num posto militar avançado na zona de fronteira entre a Síria, o Iraque e a Jordânia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura1 hora ago

Maior rede de escolas de música do mundo, School of Rock abre as portas em João Pessoa

Educação & Cultura2 horas ago

Santa Rita inaugura a primeira Escola Técnica Municipal com foco em qualificação profissional gratuita

Politíca2 horas ago

Cabo Gilberto e a comitiva brasileira na posse de Trump: A verdade por trás dos rumores e narrativas falsas

Politíca2 horas ago

André Coutinho concede reajuste de 7% para os professores da rede municipal

Politíca3 horas ago

Vereador solicita obras de Saúde e Educação na Zona Sul de João Pessoa

Politíca3 horas ago

Paraíba tem menor reajuste no preço do leite de cabra e Tovar pede apoio da bancada federal para evitar prejuízos

Politíca3 horas ago

Projeto de Olimpio recria Frente de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras e Autismo, em Campina

Politíca3 horas ago

Emenda de Camila Toscano garante construção de praça no município de Araçagi

Nacional1 dia ago

Jair Bolsonaro celebra posse de Donald Trump e reforça esperança de mudanças políticas em 2026

Nacional1 dia ago

Marinha usou emenda de Flávio Bolsonaro para pagar alvo da PF

CIDADE1 dia ago

Pedras de Fogo oferece Oficinas de Verão com atividades artísticas e culturais durante férias escolares

Nacional2 dias ago

Lula em campanha: “Bora sair de Brasília e enfrentar a realidade nas ruas”

CIDADE2 dias ago

Segundo fim de semana de atividades esportivas e culturais atraem grande público em Cabedelo

Internacional2 dias ago

10 pérolas de sabedoria de Martin Luther King Jr.

Internacional2 dias ago

Por que a crise da Nicarágua é importante

ENTRETENIMENTO2 dias ago

7 citações perfeitas da Bíblia para preparar-se para o casamento

Internacional2 dias ago

O que a América Latina deve esperar de Trump 2.0?

Internacional2 dias ago

Fórum de Davos acontece sob expectativa do “choque” Trump

Internacional2 dias ago

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Internacional2 dias ago

Reféns são libertadas pelo Hamas e estão com saúde “estável”

Politíca2 dias ago

Veneziano destaca nova etapa do Minha Casa, Minha Vida que beneficiará a Paraíba com mil unidades habitacionais, num investimento de R$ 15 milhões

CIDADE2 dias ago

Cansada de esperar pela Prefeitura de Lucena, população assiste vereadores bancarem melhoria de iluminação em ruas e praça

Internacional2 dias ago

Donald Trump pode deportar 1 milhão de migrantes sem visto?

Nacional2 dias ago

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula. É um fenômeno de classe, diz cientista político André Singer

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública2 dias ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional2 dias ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde5 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional5 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional5 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte5 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional6 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde6 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA6 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br