Connect with us

Nacional

Saiba quais são as dúvidas sobre o plano para matar Moraes

Militares executariam a ação em 15 de dezembro de 2022, mas inquérito da PF não esclarece exatamente o que seria feito

A PF concluiu que Moraes continuou a ser monitorado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro mesmo depois da tentativa fracassada de golpe de Estado planejada para 15 de dezembro de 2022

Dentre os episódios citados pela Polícia Federal no relatório de 884 páginas sobre uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, chama a atenção aquele que seria o marco da “ruptura democrática”: o plano para sequestrar e matar o ministro do STF Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022 com o uso de um lança-rojão, fuzis e outros armamentos.

Leia as 884 páginas do relatório, divididas em 4 partes:

Parte 1;

Parte 2;

Parte 3;

Parte 4

A PF dedica 169 páginas para relatar o caso. No dia planejado para o atentado, 6 integrantes do grupo, incluindo os “kids pretos” –militares das Forças Especiais–monitoraram os passos de Moraes em Brasília. Utilizaram celulares descartáveis e o aplicativo Signal para comunicação. Criaram o grupo “Copa 22”, em alusão à Copa do Mundo daquele ano, e usaram apelidos como “Brasil”, “Alemanha” e “Japão” para evitar o rastreamento. Mas lacunas no relatório deixam dúvidas sobre a exequibilidade da operação (leia mais abaixo).

O PLANO

Segundo as investigações, em 15 de dezembro de 2022, após passar cerca de 1 mês estudando os trajetos do ministro por Brasília, os suspeitos se posicionaram próximos ao STF e à residência oficial de Moraes, em um apartamento na Asa Sul, bairro da capital federal.

Mensagens no grupo “Copa 22” mostram que, a partir das 20h33, os tenentes-coronéis Rafael Martins de Oliveira (Japão) e Rodrigo Azevedo (Brasil) informaram estarem “em posição” para executar o plano. No entanto, tudo foi cancelado às 20h59.

A decisão de suspender a ação teria sido tomada após o grupo descobrir, às 20h53, que a sessão do STF daquele dia havia sido adiada, o que teria comprometido o planejamento da operação. A PF também atribui o fracasso à recusa do então comandante do Exército, general Freire Gomes, em apoiar o golpe.

AS ARMAS

O documento que descrevia a operação “Punhal Verde e Amarelo”, atribuído pela Polícia Federal ao general Mário Fernandes, então número 2 da Secretaria-Geral da Presidência, detalhava o armamento planejado para a captura e execução de Moraes.

Entre as armas listadas estavam: uma metralhadora M249 (calibre 7,62 milímetros ou 5,56 milímetros) com capacidade de disparo de 850 tiros por minuto, 4 fuzis com munição perfurante, 4 pistolas, um lança-rojão e um lança-granadas. O indicativo é de que havia preparativos para confrontos com forças de segurança ou para a invasão de um prédio….

Como detalha o relatório, o grupo usou pelo menos 2 carros na operação: um Palio ano 2008 na cor preta e um Honda HR-V ano 2015, também na cor preta. Mas não há informações sobre se os carros tinham alguma blindagem especial ou adaptação para a missão. O inquérito também não esclarece se as armas mencionadas já estavam em posse dos investigados em 15 de dezembro de 2022 ou se estavam nesses carros.

Trecho do relatório mostra o “planejamento operacional” da missão, incluindo a preferência por ação em duplas

A CAPTURA DE MORAES

O relatório indica que o grupo tinha noções da rotina de deslocamento de Moraes de sua residência para a sede do Supremo Tribunal Federal e, a partir disso, definiu posições estratégicas para aguardar a chegada do ministro em casa. A distância entre o local e o STF é de cerca de 9 km, ou 15 a 30 minutos de carro, a depender do trânsito.

A investigação mostra que um envolvido com o codinome “Gana” esteve posicionado próximo ao apartamento funcional. O prédio em questão tem vagas do lado de fora –que não são exclusivas de moradores e podem ser usadas livremente – e uma garagem subterrânea privativa.

O inquérito, todavia, não diz como ou onde o ministro seria interceptado ao longo deste trajeto. Também não há informações sobre se a execução seria a sangue frio ou se o ministro seria sequestrado –neste caso, também não se sabe para onde seria levado.

Moraes, como outros ministros do Supremo, tem forte aparato de segurança pessoal armado. Porém, à época, não se deslocava em veículos blindados. Essa exigência foi feita em julho de 2023 após uma discussão com um grupo de brasileiros no aeroporto de Roma, na Itália.

BOLSONARO SABIA DO PLANO?

Após o cancelamento do plano, Rafael Martins, o “Japão”, entrou em contato com o tenente-coronel Mauro Cid, uma figura com proximidade ao então casal presidencial Jair e Michelle Bolsonaro. A mensagem, enviada às 21h05, dizia só “opa”. Mais tarde, às 21h17, Cid respondeu: “Vou mudar de posição”. Em seguida, Rafael Martins tentou realizar uma chamada de vídeo, que não foi atendida, e escreveu: “Tá foda”.

A PF interpreta essa troca de mensagens como um indicativo de que Mauro Cid estava recebendo atualizações sobre a operação, mesmo estando em São Paulo na data. Mas não há indícios de que o andamento do plano tenha sido informado a Bolsonaro nem pelo grupo militar, nem por Cid.

A linha investigativa da PF entende que o golpe de Estado seria consumado com a morte de Moraes e a assinatura de um decreto por Bolsonaro para impor um Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral que anularia o resultado da eleição presidencial de 2022. Depois, um gabinete de crise seria instalado sob o comando dos generais Augusto Heleno e Braga Netto para assessorar Bolsonaro e tentar legitimar a ação, incluindo no Congresso e internacionalmente.

O ex-presidente nega conhecimento do episódio. Em live no Instagram em 23 de novembro, disse: “Vai dar golpe com um general da reserva e 4 oficiais superiores? Pelo amor de Deus. Quem estava coordenando isso? Cadê a tropa? Cadê as Forças Armadas? Não fique botando chifre em cabeça de cavalo”.

O INQUÉRITO

A seguir, leia os principais pontos citados:

golpe seria em 15.dez.2022 (pg.21) – o golpe de Estado estava marcado para o dia 15 de dezembro de 2022, quando era esperado que Bolsonaro assinasse o decreto golpista. No mesmo dia, Alexandre de Moraes seria preso e, possivelmente, morto por militares envolvidos no esquema;

fuga do país (pg. 79) – Bolsonaro teria deixado o Brasil no final de 2022 após não conseguir o “apoio das Forças Armadas para consumar a ruptura institucional” para “evitar uma possível prisão e aguardar o desfecho dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023”;

Zambelli tentou convencer a FAB (pg.423) – a deputada

federal Carla Zambelli (PL-SP) teria pressionado o então comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Baptista Júnior, a aderir ao golpe durante dezembro de 2022. Recebeu uma negativa;

tanques de prontidão (pg. 645) – em uma troca de mensagens entre uma pessoa com o nome “Riva” e Sérgio Cavaliere, Riva afirma a Cavaliere que o almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, tinha “tanques no arsenal prontos”. Cavaliere mostra o diálogo para Mauro Cid e pergunta se “confere”. Cid diz: “Mais ou menos”. Depois manda 2 áudios e os apaga – não é possível saber o conteúdo das mensagens de voz;

Lula não sobe a rampa (pg. 752) – a frase consta em um papel com o que parecem ser etapas da “Operação 142”, em referência ao artigo da Constituição; no último item está escrito “Lula não sobe a rampa”;

Bolsonaro sabia de tudo (pg. 843) – a PF diz ter identificado provas ao longo da sua investigação que mostram de forma “inequívoca” que Bolsonaro “planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava concretizar o golpe de Estado e a abolição do Estado democrático de direito”;

Cid era informante (pg. 843) – segundo a investigação, Bolsonaro recebia atualizações constantes sobre o andamento do plano de golpe por meio de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, que blindava o então presidente de participação direta;

expectativa persistiu até o 8 de Janeiro (p.848) – mesmo com o golpe não acontecendo na data prevista, os envolvidos seguiram aguardando uma oportunidade. Mauro Cid continuou solicitando informações sobre a movimentação de Moraes ao coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor do presidente. O ministro era identificado pelo codinome “professora”.

ENTENDA

o que aconteceu: o ministro do STF Alexandre de Moraes retirou o sigilo do relatório da Polícia Federal que investiga uma tentativa de golpe de Estado no final de 2022. Também enviou o inquérito à PGR;

o que é investigado: um grupo aliado a Jair Bolsonaro (PL) que teria tentado impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O plano seria, segundo a PF, matar Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e o então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Alexandre de Moraes. A operação teria a participação de militares e usaria armas de guerra e veneno;

quais são as dúvidas: quantas pessoas estiveram envolvidas diretamente se o plano foi efetivamente colocado em curso. Leia aqui o que se sabe e quais são as dúvidas sobre o inquérito;

quem estava envolvido: a investigação, concluída pela corporação na 5ª feira (21.nov), levou ao indiciamento de 37 pessoas. Entre elas, estão: Bolsonaro;

  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

quais os próximos passos: a manifestação sobre uma possível denúncia da PGR deve ficar para 2025, depois do recesso do Judiciário, que termina em 6 de janeiro.

Fonte: Poder36a

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional5 horas ago

Os ladrões da Seguridade Social

Nacional6 horas ago

O Governo Lula e o jogo sujo da verdade mentirosa: a guerra das informações no Brasil

Saúde6 horas ago

Demanda por vacinas foi 100% atendida na Paraíba

Politíca6 horas ago

Turismo, Saúde e defesa da criança e do adolescente são principais bandeiras do vereador Fábio Carneiro

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

O raro “desfile” de planetas que poderá ser visto em 2025

Educação & Cultura7 horas ago

Quem foi José do Patrocínio, proclamador civil da República

Internacional7 horas ago

Alemanha defende alívio “inteligente” das sanções à Síria

Internacional7 horas ago

Incêndio em Los Angeles ameaça se alastrar para novas áreas

ENTRETENIMENTO7 horas ago

3 passos importantes para seguir a vontade de Deus em sua vida

Politíca7 horas ago

Júnior Araújo anuncia R$ 500 mil em emendas para Junco do Seridó durante a Festa de Santo Onofre  

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sine-JP oferece 477 vagas de emprego esta semana com destaque para a função de atendente de telemarketing

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sine Campina Grande oferta mais de 700 oportunidades de trabalho

Politíca7 horas ago

Waléria Assunção diz que causa animal não é interesse da Prefeitura de Campina Grande

CIDADE8 horas ago

Prefeitura de Cabedelo abre inscrições para o Projeto Remexer para o ano de 2025

ECONOMIA8 horas ago

Pix acima de R$ 5 mil: entenda o que muda com as novas regras impostas pela Receita

Politíca8 horas ago

Deputada Drª. Jane Panta aloca R$ 600 mil para fortalecer o Hospital Infantil Naelsinho Panta em Santa Rita

CIDADE8 horas ago

“Prefeita de Bayeux suspende pagamentos da gestão passada e anuncia auditoria rigorosa”

CIDADE9 horas ago

Aliados sem mandato aguardam espaço na reforma administrativa de Cícero Lucena

Educação & Cultura9 horas ago

Divulgadas as notas do Enem. Saiba como conferir

Segurança Pública1 dia ago

INSS alerta beneficiários sobre golpe da prova de vida; saiba se proteger

ECONOMIA1 dia ago

Carnes, café e açúcar devem pressionar inflação de alimentos em 2025

Esporte1 dia ago

Gabriel Medina sofre lesão no ombro e perde temporada 2025 do circuito mundial de surfe

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Três signos que vão (finalmente) assumir as rédeas do próprio destino

Judiciário1 dia ago

Moraes manda Bolsonaro comprovar que foi convidado para a posse de Trump

ECONOMIA1 dia ago

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

Politíca2 dias ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca2 dias ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional3 dias ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca3 dias ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública3 dias ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO6 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde6 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA6 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO6 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde7 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA7 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO7 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA4 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública4 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br