Politíca
Wilson Santiago reforça pedido para inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina com ramal entre Cabedelo e Ceará
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) intensificou a defesa de um projeto que pode transformar a logística e a economia da Paraíba: a criação de um ramal ferroviário que conecte o Porto de Cabedelo ao eixo principal da Ferrovia Transnordestina, no município de Barro, no Ceará. O parlamentar, que apresentou a proposta originalmente em 2011, quando era senador, acredita que o momento é oportuno para a Paraíba ser contemplada no planejamento da obra, especialmente após os investimentos anunciados pelo Governo Federal para sua continuidade.
A rota sugerida pelo deputado passaria por municípios estratégicos da Paraíba, como Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa e Cajazeiras, colocando o estado como um importante elo no transporte ferroviário regional. Santiago destacou a relevância desse projeto no contexto do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê um aporte de R$ 3,6 bilhões para avançar nas obras da Transnordestina no Ceará.
“É fundamental que a Paraíba seja inserida nesse projeto, que não apenas alavanca o escoamento da produção local, mas também moderniza o transporte, garantindo mais eficiência e segurança. Precisamos unir esforços para garantir que o estado não seja excluído dessa importante iniciativa”, declarou o deputado.
Segundo Wilson Santiago, a inclusão da Paraíba no traçado da Transnordestina pode trazer benefícios significativos, tanto para o setor produtivo quanto para a geração de empregos. Ele ressaltou que o estado possui um dos traçados ferroviários mais adequados do Nordeste, reforçando a viabilidade do ramal.
“Esse projeto tem o potencial de mudar o futuro da Paraíba. Estamos falando de uma oportunidade única de impulsionar a economia, atrair investimentos e criar condições para novos negócios. Não é aceitável que estados vizinhos avancem enquanto ficamos de fora desse processo”, afirmou Santiago.
Além dos ganhos econômicos, o deputado pontuou que a ampliação da malha ferroviária pode desafogar o tráfego de caminhões nas rodovias estaduais, reduzindo o desgaste das estradas, o custo com manutenção e, principalmente, o número de acidentes. Ele enfatizou que o transporte ferroviário é uma solução mais sustentável e segura para o estado.
Iniciada em 2002, a Ferrovia Transnordestina é um dos principais projetos de infraestrutura do país. Com 1.757 km de extensão planejada, a obra visa interligar o interior do Nordeste aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. Até o momento, cerca de 62% do traçado foi concluído, com avanços em trechos localizados no Piauí e no Ceará.
Apesar de sua importância para a integração logística do Nordeste, a Paraíba não foi contemplada no traçado inicial, o que gerou críticas de líderes políticos e empresariais do estado. Wilson Santiago argumenta que a inclusão do ramal paraibano é uma questão de justiça e planejamento estratégico.
“A Ferrovia Transnordestina foi idealizada para integrar o Nordeste e impulsionar o desenvolvimento regional. Não há justificativa para a Paraíba ser deixada de fora. Vamos mobilizar todos os setores para garantir que nosso estado faça parte dessa obra essencial”, destacou o deputado.
Com o retorno das discussões sobre a Transnordestina no cenário nacional, a proposta de Wilson Santiago ganha força e reacende as esperanças de que o estado possa finalmente ser incluído no projeto. Caso o ramal seja aprovado, a Paraíba poderá assumir um papel de destaque na logística do Nordeste, contribuindo para um futuro mais competitivo, sustentável e próspero.
O apelo do deputado reflete a necessidade de ação conjunta entre a classe política, empresários e sociedade civil para garantir que a Paraíba esteja presente nos grandes projetos de infraestrutura do país.