Connect with us

Internacional

O que as Nações Unidas fazem na República Democrático do Congo?

Em momento de crise, a ONU está presente em território congolês com um contingente de milhares de forças de estabilização e iniciativas de auxílio; saiba como a resposta humanitária cobre áreas como entrega de alimentos, saúde pública e emergências

A erupção da violência na RD Congo, desde janeiro, atinge a região no leste rica em recursos naturais; vários líderes, incluindo o secretário-geral da ONU, se mobilizam para influenciar todos os lados a suspender os confrontos entre forças do governo e o grupo armado M23, apoiado por Ruanda.

Agências e forças de paz das Nações Unidas que atuam na República Democrática do Congo estão enfrentando um contexto de violência com alto número de mortos e feridos por causa dos combates no leste do país.  A varíola M dissemina-se a níveis alarmantes. A estação de chuvas levanta receios de alastramento de doenças endêmicas.

Conheça como atuam as tropas de paz e agências humanitárias das Nações Unidas no país da África Central habitado por 105 milhões de pessoas. 

Soldados de paz da ONU patrulham as ruas de Goma

Soldados de paz da ONU patrulham as ruas de Goma

Auxílio humanitário

As ações de assistência humanitária das Nações Unidas ONU, na RD Congo remontam a 1960, logo após a declaração da independência do país africano da Bélgica e sua admissão como Estado-membro das Nações Unidas.

Agências da organização prestam auxílio em território congolês, providenciando serviços que vão desde apoio à educação, entrega de vacinas essenciais até a oferta de alimentos e abrigo para deslocados pela violência.

Para a ONU, a década de 2000 e o surgimento do grupo armado M23 são alguns dos ciclos mais intensos de violência. Mesmo com a violência forças de paz das Nações Unidas, a ajuda humanitária tem prosseguido. No mês passado, a ONU retirou funcionários considerados não essenciais às operações em Kivu do Norte após o assassinato do governador  militar da província. 

O Escritório da ONU de Assistência Humanitária, Ocha, tem equipes respondendo as necessidades crescentes no terreno.

  • Antes mesmo da intensificação dos combates, a ONU havia informado que   21 milhões de pessoas precisavam de auxílio humanitário. A violência piora a cada dia com o M23 tomando cidades e pequenas localidades. Centenas de milhares de pessoas estão fugindo dos confrontos em cidades como Goma, Sake e da província do Kivu do Sul. 
  • Dos aproximadamente 7 milhões de pessoas se movimentando pelo país, cerca de 700 mil estão de deslocando nas províncias do Kivu do Norte e do Sul. 

Entrega de alimentos e abrigos

Outra preocupação é a piora da insegurança alimentar, das condições de saúde, de abrigo e de sobrevivência dos congoleses.

  • Atualmente, 2,7 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar grave nas cidades orientais de Ituri e Kivu do Norte e do Sul, informou o Escritório de Assistência Humanitária, Ocha, que atua com parceiros como o Programa Mundial de Alimentos, WFP, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e a Organização Mundial da Saúde, OMS. O auxílio com ajuda para salvar vidas está envolvida a entrega desde mantimentos a suprimentos e serviços médicos.
  • A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, fornece proteção e assistência aos desalojados pela violência. Já o Escritório de Direitos Humanos coloca pessoas que precisam de assistência nesse campo em contato com parceiros das Nações Unidas.
  • A Organização Internacional para Migrações, OIM, apoia comunidades deslocadas e anfitriãs em Goma e arredores fornecendo abrigos de emergência, água, artigos de saneamento, serviços de higiene, além de atuar na coordenação e no gerenciamento de acampamentos. A agência monitora movimentos populacionais por meio de sua matriz de rastreamento de deslocamento, cujos dados são usados pela comunidade humanitária para melhorar os esforços de resposta.
Esther Josephine, uma refugiada em Goma, República Democrática do Congo, vende feijão, após receber assistência financeira do WFP

Esther Josephine, uma refugiada em Goma, República Democrática do Congo, vende feijão, após receber assistência financeira do WFP

Saúde pública

  • A Organização Mundial da Saúde, OMS, está responsável pelos vários deslocamentos em massa como um “pesadelo” de saúde pública em acampamentos e comunidades das províncias de Kivu do Norte e do Sul. As condições são propícias para a disseminação de muitas doenças endêmicas, da cólera à varíola M ou mpox. No local operam equipes especializadas fornecendo serviços de saúde essenciais em meio à sobrecarga de hospitais com o alto fluxo de feridos pela violência. Há ainda milhares de doses de vacinas da varíola M prontas para serem administradas. 
  • O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, responde às necessidades urgentes, incluindo entregas de kits médicos de emergência para hospitais de Goma destinados a tratar mais de 50 mil afetados pela violência. 
  • Uma interrupção inesperada na infraestrutura de saúde elevou as taxas de mortalidade materna. Três mulheres morrem por hora por complicações na gravidez ou no parto, além de sequestros, estupros e exploração recorrentes, frequentemente usados como táticas de guerra contra mulheres e meninas.
  • O Programa de População da ONU, Unfpa, suspendeu as viagens de funcionários para os campos de deslocados devido à crise de segurança. A agência especializada em saúde sexual e reprodutiva apoia clínicas móveis para que a adaptação na resposta às necessidades dos recém-deslocados seja mais rápida. Junto a outras entidades das Nações Unidas, a agência requer apoio urgente para operações de emergência como parte do apoio ao Fundo Humanitário da RD Congo.

Operações de manutenção da paz

A Missão da ONU na RD Congo, Monusco, cumpre um mandato do Conselho de Segurança que desde 2010 prevê prestar auxílio ao governo congolês na proteção de civis e humanitários, bem como ajudar os esforços de paz e estabilização.

As operações de manutenção da paz estão geralmente localizadas em áreas de conflito e têm responsabilidades distintas das agências humanitárias, embora complementares, em termos de proteção e atendimento às necessidades dos civis.

As Nações Unidas dizem que este ano previam desvincular cerca de 11,5 mil boinas-azuis. Em dezembro, o Conselho de Segurança renovou o mandato a pedido do governo congolês.

A representante especial do secretário-geral e chefe da Monusco, Bintou Keita, disse ao Conselho de Segurança que a operação atua em meio ao conflito na última reunião de emergência do órgão realizada em janeiro.

Na última semana, combatentes do M23 no país mataram quase 20 integrantes das forças de paz e da missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Sadc. Ambas têm mandatos para apoiar às forças armadas congolesas nos combates.

As forças de manutenção de paz da Monusco mantêm as suas posições em apoio às forças armadas da RD Congo para repelir o M23 e proteger os civis na parte oriental do país

As forças de manutenção de paz da Monusco mantêm as suas posições em apoio às forças armadas da RD Congo para repelir o M23 e proteger os civis na parte oriental do país

Colaboração com as autoridades congolesas

Em cumprimento do mandato de proteção civil, a missão das Nações Unidas aumentou seu apoio às Forças Armadas congolesas, Fardc, e participa em operações com a missão de segurança da Sadc no país.

A chefe da Monusco falou de discussões com altos representantes do governo, incluindo o primeiro-ministro e os líderes do Exército e da polícia congolesas, para coordenação de questões incluindo nas esferas de segurança, direitos humanos, ajuda humanitária e comunicações.

Outro tópico abordado na cooperação é o status legal dos territórios sob o controle do M23. Um grupo conjunto entre o governo da RD Congo e a Monusco também foi estabelecido para tratar destes temas.

Causas profundas de crises

Os confrontos no leste congolês remontam ao genocídio de 1994 contra os tutsis em Ruanda. A violência e barbaridade dos combates esporádicos tiveram evidência no caso do tribunal militar congolês contra o líder do grupo armado Sheka, que foi um marco para reconhecer o estupro como um crime de guerra.

A piora na crise congolesa tem sido atribuída à exploração de recursos minerais que atravessam áreas de fronteira do país e do Ruanda. Os metais valiosos, pedras preciosas e minerais raros envolvem o ouro, os diamantes e componentes essenciais para a fabricação de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Minerais como coltan, estanho, tântalo, tungstênio e outros interesses do conflito são extraídos e vendidos para financiar grupos armados e suas milícias, segundo um relatório de especialistas do Conselho de Segurança sobre a RD Congo.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca10 minutos ago

Situação rebate críticas da oposição à Educação do Município

ENTRETENIMENTO43 minutos ago

Onion Rings Crocantes

Politíca47 minutos ago

CMJP aprova estruturação de cargos no Programa de Desenvolvimento Urbano

CIDADE57 minutos ago

MIDR reconhece a situação de emergência em três cidades paraibanas afetadas pela estiagem

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Programa Espaço Cultural destaca força afro da música de Laíz de Oyá

Judiciário1 hora ago

Governador sanciona lei que reajusta salários dos servidores do TJPB

ECONOMIA1 hora ago

Projeto de isenção do IR de até R$ 5 mil é enviado ao Congresso e lucros e dividendos enviados ao exterior terão nova tributação de 10%

ECONOMIA1 hora ago

MEI deve se preparar para nova regra na emissão de NF-e e NFC-e em abril

Judiciário1 hora ago

Ministério Público recomenda suspensão de obras viárias próximo à falésia da praia de Gramame, em João Pessoa

Politíca1 hora ago

Assembleia aprova programa de apoio à oncologia pediátrica na Paraíba

Politíca1 hora ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao Padre George

Politíca2 horas ago

Tacyana Leitão promove almoço com vereadoras e reafirma parceria entre os poderes de Bayeux

Judiciário2 horas ago

Para Primeira Turma, declarações de Bolsonaro contra urna eletrônica NÃO podem ser objeto de ação popular

Internacional2 horas ago

Conselho de Segurança debate impacto da retomada dos bombardeios em Gaza

Politíca2 horas ago

Tovar cobra do Governo do Estado redução do ICMS sobre alimentos: “A fome não espera”

Educação & Cultura2 horas ago

TCE-PB promove curso sobre Primeira Infância e LDO para gestores em João Pessoa, Patos e Campina Grande

CIDADE2 horas ago

Projeto Resgatando Sorrisos realiza entrega de próteses à mulheres cabedelenses

Politíca2 horas ago

Júnior Araújo cobra urgência no fornecimento de sementes para agricultores do Sertão da Paraíba

ECONOMIA3 horas ago

Imposto de Renda: Cartórios da Paraíba disponibilizam novo site oficial para consulta de imóveis

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Prodeter do Banco do Nordeste ampliará de 20 para 34 projetos na Paraíba, em 2025

Educação & Cultura3 horas ago

Editora A União lança livros em Areia e Guarabira nesta quinta-feira (20)

ECONOMIA3 horas ago

Cadastro atualizado garante atendimento prioritário para clientes eletrodependentes da Energisa

Segurança Pública3 horas ago

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PMPB realiza intercâmbio sobre tecnologia com Polícia Militar do Mato Grosso

Segurança Pública3 horas ago

EM JOÃO PESSOA: Polícia Civil prende três integrantes de organização criminosa e apreende armas de fogo

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Paraibana Maria lança seu primeiro álbum, Luminosa, no dia 27 de março

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Doença começa a mudar o mapa da citricultura no Brasil. Ciência ajuda na migração dos plantios

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Invasões de terra: FPA denuncia avanço de casos e cobra providências urgentes

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Qual a diferença entre etanol anidro e etanol hidratado?

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Arroz/Cepea: Pressionada pelo atacado, matéria-prima tem novas quedas de preços

Segurança Pública3 horas ago

Projeto torna hediondo o crime de roubo de criança e eleva pena de seis para dez anos de prisão

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO10 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional8 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário10 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO4 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional10 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura4 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura4 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional4 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde4 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura4 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde4 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional8 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional1 dia ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde1 dia ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde1 dia ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública6 dias ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde6 dias ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura6 dias ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde2 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura2 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde3 semanas ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura3 semanas ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde3 semanas ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública4 semanas ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde4 semanas ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde4 semanas ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional1 mês ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional1 mês ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br