Connect with us

Judiciário

Em defesa dos direitos da criança e do adolescente

A promulgação da Constituição cidadã, em 1988, abriu espaço para o processo de construção e sedimentação de instituições democráticas, ampliação de direitos e garantias fundamentais e de canais de participação popular. Foi um período de esperança na possibilidade real de que brasileiros e brasileiras experienciariam, de fato, o exercício da cidadania.

Amparada pelos princípios fundantes do CF, em 13 de julho de 1990, por exemplo, foi editada a Lei 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esse documento jurídico é símbolo de uma grande virada no que diz respeito à proteção da infância e da juventude, ao passar a definir que crianças e adolescentes gozam de prioridade absoluta no que diz respeito às políticas públicas.

O ECA rompe com a perspectiva de menores infratores em conflito com a lei e considera as crianças e adolescentes como sujeitos de direito e de proteção integral. Ele também se apresenta como uma legislação antirracista, enquanto, historicamente, são crianças e adolescentes negros que sofrem com medidas socioeducativas; são pessoas deste grupo vulnerável colocadas na condição de trabalhadores, sem qualquer consideração sobre seu desenvolvimento social, físico e psíquico. Desta forma, qualquer ação que caminhe na contramão desses direitos conquistados é uma forma de reproduzir o racismo.

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania mostram que “em relação ao número de adolescentes em atendimento socioeducativo de restrição de liberdade, 4,4% correspondem ao sexo feminino e 95,6% ao sexo masculino. Cerca de 63,8% dos adolescentes no sistema socioeducativo brasileiro se declararam de cor parda/preta, correspondendo a 7.540. Os que se consideram brancos são 2.633 (22,3%); amarelos 8 (0,1%), indígenas 53 (0,4%)”.

A proteção de crianças e adolescentes foi orientada pela adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, em 20 de novembro de 1989, na Assembleia Geral da ONU. Cabe-nos ressaltar que esta convenção se configura no documento internacional de direitos humanos mais aceito na história moderna, sendo os Estados Unidos o único país a não se comprometer com ele.

Os países signatários – no Brasil está ratificado pelo Decreto 99.710/1990 – são obrigados a respeitarem os direitos nela anunciados “sem distinção alguma, independentemente de raça, cor, sexo, idioma, crença, opinião política ou de outra índole, origem nacional, étnica ou social, posição econômica, deficiências físicas, nascimento ou qualquer outra condição da criança, de seus pais ou de seus representantes legais”.

O ECA e a convenção vigente no Brasil, estabelecem que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos humanos com prioridade absoluta e proteção integral. No entanto, desde a entrada em vigor, tanto da Constituição da República quanto dos mencionados documentos, vivenciamos tensões e contradições bastante sérias que embaraçam a implementação efetiva e o exercício da cidadania plena de milhares e milhares de crianças e adolescentes. 

A realidade que se impõe é, ainda, a de uma sociedade profundamente desigual com grande parte da sociedade sem acesso a bens e serviços básicos como saneamento básico, educação e saúde, e um Estado cada vez mais estrangulado por medidas neoliberais e pautado na vigilância e na punição, assim como no racismo e em uma ordem econômica e política dependente.

Em dissonância completa com o projeto promulgado em 1988, as políticas públicas têm sido escassas ou transferidas para a iniciativa privada, com um completo desmonte da Constituição da República; decisões que a deixam como algo oco, quase como uma revogação tácita. A proteção de grupos vulnerabilizados atrelada aos direitos humanos tem sido algo para os livros de história alheia à concretude da vida.

Como exemplo desta ruína podemos tratar do sistema socioeducativo presente no ECA, de responsabilidade dos estados. Nascido durante a gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro, ficou suspenso até setembro de 2024, quando foi dado seguimento ao projeto Novo Socioeducativo, ou seja, iniciaram a execução das Parcerias Público-Privada (PPP) – que, conforme estruturações feitas a partir dos governos e do Estado brasileiro nos últimos oito anos, podem ser entendidos como uma política público-privada – no sistema responsável por promover a proteção integral de adolescentes que cometeram atos infracionais. 

Sabemos que o objetivo da iniciativa privada é o lucro. Sendo assim, haverá interesse em proporcionar a reeducação para e pelos direitos humanos? Haverá interesse em eliminar estabelecimentos dessa natureza e incentivar que todos as crianças e adolescentes estejam seguras com acesso a bens e serviços como saúde e educação junto de suas famílias?

A privatização contribuirá com a ordem sociorracial predominante, enquanto, não haverá interesse na reeducação dos jovens, massivamente negros. Há lucros ter jovens inseridos nas medidas socioeducativas. Se acabar com estas instituições, o lucro terminará, logo, o trabalho de cuidado é deixado de lado. Medidas mais punitivistas vão levar mais jovens ao cárcere.

Por outro lado, o empenho de orçamento na educação é mais trabalhoso, todavia, promove um desenvolvimento humano e social mais digno de uma sociedade que busca alçar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Dados do Anuário de Segurança Pública (2024), apontam que houve uma redução no número de internações de adolescentes reeducandos no Sistema Socioeducativo de 56,2% desde 2015, o que é algo benéfico para a sociedade e evidência que o Estado está cumprindo minimamente seu papel, ainda que com condições precárias de suas instalações. Por isso, qual o interesse em oferecer o sistema socioeducativo para exploração deste que, até então, era serviço público, por 30 anos? Qual o interesse em tornar o sistema socioeducativo em atividade econômica?

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024) aponta que “o ‘Novo Socioeducativo’ que inaugura a possibilidade de Políticas Público-Privadas (PPPs) no âmbito da socioeducação vão em direção contrária ao que se esperaria em termos de ações públicas para proteção dos adolescentes”. Nem poderia ser diferente ao se pensar na privatização do sistema prisional ou socioeducativo. Isso, pois ao se passar da Administração Pública para a administração privada, como feito com os sistemas educacionais em alguns Estados recentemente, tendo como objetivo o lucro, as pessoas deixam de ser cidadãos e são clientes ou consumidores.

Ao se pensar em clientes e na otimização da margem de lucro, o sistema privado deve ter dois focos: reter e agradar o cliente. Não se trata, contudo, das mesmas pessoas. Para otimizar a margem de lucro, com o dinheiro público, a privatização dos sistemas socioeducativos buscarão reter o maior número de jovens dentro de suas instituições, ao mesmo tempo que tentarão passar para a opinião pública a impressão de que essa é a solução para os problemas de segurança no país. Tenta-se agradar a opinião pública com populismo, enquanto trancafia (sem chances de ressocialização) jovens e adultos culpados ou inocentes.

O descaso com a situação real dos presídios brasileiros gestou, há mais de trinta anos, o surgimento das maiores facções criminosas do país. O descaso atual, endossado pela opinião pública, gestará fatores de risco ainda maiores e, por enquanto, inimagináveis.

A privatização do sistema socioeducativo representa mais uma faceta do racismo, que se modifica nas instituições como se estivesse uma “cegueira da cor” (que, para o inglês, tem um duplo sentido com daltonismo), conforme Eduardo Bonilla-Silva, em que aparentemente a decisão não impacta com diferença as pessoas negras e brancas.

Na prática, os primeiros prejudicados são os jovens negros. Abdias do Nascimento nomeou de genocídio do povo negro; Achilles Mbembe fala em política da inimizade. Podemos dizer que é uma política pública desconectada do sentido de democracia, de cidadania e de proteção dos direitos humanos: a política da barbárie.

A Constituição Federal prescreve que constitui objetivo fundamental “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. Não se concebe democracia e justiça social com a regressão de políticas de Estado, por ser ele quem consegue ampliar e estabelecer condições estruturais de reeducação e inclusão de adolescentes do Sistema Socioeducativo, bem como combater as violências estruturais do racismo, que marginaliza o acesso a bens e serviços de tantas pessoas. 


ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2024. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano 18, 2024. Disponível em: 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 2024. Acesso em 4 fev 2025.

MDHC. Crianças e Adolescentes, 4/12/2023. Disponível em: Após 6 anos sem levantamento, dados sobre a Política Nacional de Atendimento Socioeducativo são divulgados pelo MDHC — Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Acesso em: 4 fev 2025.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional4 minutos ago

Istambul dividida após prisão de rival de Erdogan gerar protestos antigovernamentais

Internacional9 minutos ago

“Ele sabia que o jornalismo significava que Israel o mataria”: Hossam Shabat em luto

Internacional15 minutos ago

Rússia e Ucrânia concordam em interromper ataques no Mar Negro, dizem os EUA

Internacional19 minutos ago

Planos de guerra no Iêmen: O que os assessores de Trump vazaram para o The Atlantic no chat do Signal?

Internacional25 minutos ago

Trump reitera que EUA devem ‘ter’ a Groenlândia antes da visita de JD Vance

Internacional29 minutos ago

Estudantes estrangeiros geram bilhões de euros para Alemanha

Internacional33 minutos ago

Justiça alemã mantém “imposto da Reunificação”

Internacional34 minutos ago

Centenas participam de protesto contra o Hamas em Gaza

Internacional38 minutos ago

Guterres elogia compromisso sobre Mar Negro entre EUA, Rússia e Ucrânia

Internacional41 minutos ago

Agências soam alerta sobre lado trágico do corte de verbas para ajuda humanitária

AGRICULTURA & PECUÁRIA56 minutos ago

A Sedap-PB planeja duplicar a produção de alevinos e o número de municípios atendidos pelo Programa de Piscicultura

AGRICULTURA & PECUÁRIA59 minutos ago

Extensionistas da Emater-DF participam de oficina sobre cultivo de trigo no Cerrado

Judiciário1 hora ago

O STF E O FORO PRIVILEGIADO

Politíca1 hora ago

ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa ao ministro do STJ, Mauro Campbell

Politíca1 hora ago

Deputados aprovam pedido de informação ao Governo sobre ações para reforçar a inflação dos alimentos

Politíca1 hora ago

Jutay vai presidir Comissão Especial para analisar a PEC do limite de emendas individuais

Politíca1 hora ago

ALPB aprova Programa de Atendimento Geriátrico em Hospitais da Paraíba

Politíca1 hora ago

ALPB aprova por unanimidade PL de Júnior Araújo que garante direitos a pessoas com TEA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Em apoio ao produtor rural, Sicoob e Embrapa firmam parceria no Programa de Boas Práticas Agropecuárias

Politíca1 hora ago

Famílias e direção do CEFEC celebram novo investimento de Ruy para fortalecimento da educação profissional

Educação & Cultura2 horas ago

Alô, Brasil! Em João Pessoa, o São João tá mais que demais, viu?!

CIDADE6 horas ago

TCE cobra transparência da Prefeitura de Bayeux sobre concurso público

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Espaço Cultural tem show de Cátia de França e As Calungas no encerramento do Mês da Mulher

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba abre temporada 2025 com música brasileira, de ópera e sinfonia

Segurança Pública7 horas ago

Projeto determina que dados de condenados por crimes sejam públicos

Nacional7 horas ago

Plenário avalia proposta que torna acesso a saneamento um direito constitucional

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Congresso recebe pautas prioritárias para o agro

Politíca8 horas ago

Cabo Gilberto critica julgamento de Bolsonaro e aponta supostas irregularidades

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Rota da Ovinocultura avança para e se tornar polo estratégico no Nordeste

Segurança Pública10 horas ago

FMUSP revela que mais da metade das vítimas de mortes violentas consumiu ao menos uma substância psicoativa

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO10 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional8 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO4 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional10 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura4 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional4 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde4 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura4 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde4 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional8 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional1 semana ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde1 semana ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde1 semana ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública2 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde2 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde3 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura3 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde4 semanas ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura4 semanas ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde4 semanas ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional1 mês ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional1 mês ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br