Connect with us

Segurança Pública

Força de Segurança Municipal e a criação de novos órgãos da área

Um carnaval de ideias ou uma tentativa de reflexão interfederativa sobre a política pública de segurança

Na contramão da expressão popular, parece que o ano de 2025 efetivamente começou antes do Carnaval. Recentemente, o prefeito do Rio de Janeiro apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei Complementar 1/2025, que dispõe sobre a criação da Força de Segurança Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de realizar o policiamento preventivo e comunitário, além de assegurar a proteção de órgãos, entidades, bens e serviços públicos municipais.

Embora o cotidiano do carioca seja marcado por inúmeros episódios de violência, o que convida a uma reflexão interfederativa sobre o tema, a proposta legislativa suscita questionamentos quanto a sua juridicidade

No âmbito da repartição constitucional de competências, sabe-se que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios desempenham papéis complementares no que se refere à segurança pública, através de seus órgãos listados no artigo 144, incisos, e §8º, da Constituição da República.

Nesta linha, o Supremo Tribunal Federal, no bojo da ADPF 995/DF, firmou entendimento no sentido de que as guardas municipais devem ser compreendidas como órgãos de segurança pública, ainda que topograficamente não constem no rol do referido dispositivo constitucional.

Vale lembrar outros precedentes analisados pela Corte constitucional, relativos à atuação das guardas municipais. Neste contexto, cita-se o tema 472 da repercussão geral, no qual foi fixada tese segundo a qual é constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas.

Por sua vez, ao analisar o RE 846.854/SP, o Supremo entendeu que as guardas municipais executam atividade de segurança pública, razão pela qual se submetem às restrições ao direito de greve, analisadas no ARE 654.432. Mantida a lógica, ao analisar as ADIs 5.538/DF e 5.948/DF, a corte entendeu pela inconstitucionalidade de leis que restringiam o porte de arma de fogo aos integrantes das guardas municipais, tendo destacado o papel da instituição no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública.

Em recentíssima decisão, o STF enfrentou os limites da atuação legislativa local para disciplinar as atribuições das guardas municipais, no bojo do RE 608.588/SP. Na hipótese em debate, o tribunal de origem havia julgado inconstitucional a lei local que atribuía à guarda municipal o poder de fazer o policiamento preventivo e comunitário para proteger bens, serviços e instalações municipais, além de realizar prisões em flagrante por qualquer delito.

Sobre a controvérsia, prevaleceu o voto do ministro relator Luiz Fux, no sentido da constitucionalidade da lei, à luz da jurisprudência da corte, tendo ressaltado que não foram ultrapassados os limites do poder normativo municipal, uma vez que a competência para legislar sobre segurança pública é concorrente.

Ao final, foi fixada a tese de repercussão geral, consubstanciada no tema 656, nos seguintes termos: “É constitucional, no âmbito dos municípios, o exercício de ações de segurança urbana pelas Guardas Municipais, inclusive policiamento ostensivo e comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública previstos no art. 144 da Constituição Federal e excluída qualquer atividade de polícia judiciária, sendo submetidas ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, nos termos do artigo 129, inciso VII, da CF. Conforme o art. 144, § 8º, da Constituição Federal, as leis municipais devem observar as normas gerais fixadas pelo Congresso Nacional”.

Seja como for, tais precedentes analisados pelo Supremo centram-se nas atribuições das guardas municipais, não tendo sido enfrentada objetivamente a questão que subjaz o projeto de lei carioca, que consiste na viabilidade de criação de novo órgão de segurança pública, que não tenha previsão na Constituição da República, quando a própria Carta atribui um outro órgão de segurança àquele ente federativo.

Sobre o ponto, o Supremo manifestou-se pela impossibilidade de criação de órgão de segurança pública diverso daqueles previstos no artigo 144 do texto constitucional, quando analisou a ADI 2.827/RS, no ano de 2010. Naquela época, compreendia-se que o dispositivo possuía rol taxativo.

Todavia, deve-se rememorar a flexibilização deste entendimento, no ano de 2021, quando julgada a ADI 6.621/TO, em que restou assentada que a tradicional compreensão sobre a taxatividade do rol do artigo 144 da Constituição da República cedeu lugar à interpretação menos restritiva, permitindo aos entes federativos criarem polícias científicas autônomas, que não estejam vinculadas à Polícia Civil. Ao que parece, a questão está em aberto, especialmente diante do fato de a Constituição atribuir ao município apenas a guarda, já tendo o STF apontado a possibilidade do exercício de atividades de segurança por ela.

As incongruências do projeto de lei deixam esta questão ainda mais evidente. De acordo com o artigo 1º, a Força de Segurança Municipal terá previsão na lei orgânica do município do Rio de Janeiro. Contudo, o parágrafo único do dispositivo menciona normativas que tratam especificamente da guarda municipal, o que põe em xeque a criação de novo órgão público. A força de segurança não quer ser guarda, mas tem como fundamento o dispositivo dela.

Isso para não tratar das possibilidades reais de conflitos de competência e até mesmo de políticas públicas entre os programas de policiamento preventivo, comunitário e ostensivo da prefeitura e do estado. O diálogo com o estado do Rio de Janeiro será absolutamente necessário, sob pena de a medida transformar-se em pauta unicamente política e aumentar os problemas de uma segurança pública que, inclusive, já responde por excessos no âmbito da ADPF 635/RJ. Modelos como o da Força Nacional de Segurança Pública podem dar o tom desta cooperação entre os entes de maneira menos conflitiva.

Não é de hoje que a prefeitura do Rio de Janeiro é marcada pela inovação na temática. Vale lembrar que, em 1992, houve a criação da Empresa Municipal de Vigilância, origem da atual autarquia que é a Guarda Municipal. Em uma época em que o poder de polícia administrativo ainda era considerado indelegável, a prefeitura inovou ao atribuí-lo ao particular. Naquele momento, a constitucionalidade da medida era duvidosa, mas o tempo mostrou que a prefeitura estava na vanguarda do que viria a ser decidido pelo STF.

O enredo da (in)constitucionalidade está pronto e a Justiça abre alas mais uma vez. Evoé! O espetáculo recomeça e o STF voltará para julgar mais este desfile.

Continue Reading

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA FUTEBOL DE TRAVINHA

Politíca13 horas ago

Cícero Lucena amplia apoios e reforça diálogo municipalista em agenda com lideranças de Imaculada

Educação & Cultura23 horas ago

Comissão aprova formação obrigatória de professores em práticas inclusivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão aprova projeto que cria programa de apoio ao cultivo do óleo de dendê

Educação & Cultura23 horas ago

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2025; confira

Segurança Pública23 horas ago

Mudança nas regras do gás de cozinha levanta alerta de segurança

Internacional23 horas ago

EUA anuncia acordos com Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador

AGRICULTURA & PECUÁRIA24 horas ago

Crédito e agro afetam resultado do Banco do Brasil, aponta XP

ECONOMIA24 horas ago

Banco do Brasil tem queda de 60% no lucro e ROE recua para 8,4% no 3º trimestre

CIDADE1 dia ago

Leonardo Nascimento e aliny Povão debatem sobre salário de professor em cruz do espírito santo

Politíca1 dia ago

Presidente da CMJP solicita prorrogação do Refis 2025

Nacional2 dias ago

Lula escorrega nas pesquisas e se lambuza nos luxos com Janja

ECONOMIA2 dias ago

Na Paraíba, modernização do vale-alimentação alcança 88,9 mil trabalhadores e 1,3 mil empresas

ECONOMIA2 dias ago

Empresas contrataram mais e registraram ganho real do salário médio em 2023

ECONOMIA2 dias ago

Comércio varia -0,3% em setembro, com resultado negativo em 6 dos 8 setores

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Primeiro prognóstico aponta queda de 3,7% na safra 2026, totalizando 332,7 milhões de toneladas

Politíca2 dias ago

CMJP aprova integração de sistemas de monitoramento de condomínios à Central Municipal

Politíca2 dias ago

Sugestão de Pauta: ALPB realiza Sessão Itinerante e Audiência Pública em Cabaceiras nesta quinta

Politíca2 dias ago

Senado aprova projeto de Murilo Galdino que proíbe descontos associativos na folha do INSS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

1ª Expo Patos começa nesta quinta-feira, com apoio do Governo da Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Abate de bovinos cresce 7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Programa Espaço Cultural tem lançamento de singles e ‘Manifesto pela Caatinga’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

A Invisibilidade da Caatinga no debate sobre financiamento climático 

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

COP 30: pesquisadores da Embrapa Cerrados destacam soluções sustentáveis na Agrizone

Politíca2 dias ago

Síndrome de Down: outra lei de autoria de Marmuthe ganha repercussão estadual

Segurança Pública2 dias ago

Projeto antifacções foi votado nesta quarta-feira no Plenário, indicam líderes

Segurança Pública2 dias ago

Líder comemora mudança no projeto contra o crime organizado e diz que PT pode votar a favor

Segurança Pública2 dias ago

CCJ aprova projeto que amplia proteção a vítimas e testemunhas idosas ou com deficiência

Segurança Pública2 dias ago

Guardas municipais reivindicam reconhecimento, na Constituição, como policiais

Segurança Pública2 dias ago

Comissão debate avanço do crime organizado no Brasil

Segurança Pública2 dias ago

Projeto suspende decreto que criou a Força Nacional de Segurança Pública

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário12 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Saúde12 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde12 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO11 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

Saúde12 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Saúde12 meses ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO11 meses ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Internacional11 meses ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Saúde11 meses ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Educação & Cultura12 meses ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

ECONOMIA12 meses ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde11 meses ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Saúde12 meses ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Saúde1 semana ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde1 semana ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde1 semana ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional1 semana ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

Judiciário2 semanas ago

Senado Aprova: misoginia deve ser tratada como crime de discriminação

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE NASCEU A VAQUEJADA?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUAL PAÍS IMPÔS TARIFAS AO CAFÉ BRASILEIRO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL MECANISMO A ÁRVORE ATIVA AO SER AGREDIDA?

Saúde2 semanas ago

QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL ATUALMENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL SUPERÁVIT COMERCIAL EUA COM BRASIL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUANTOS LIMITES PLANETÁRIOS FORAM ULTRAPASSADOS?

ECONOMIA3 semanas ago

O QUE SÃO AÇÕES ORDINÁRIAS NA BOLSA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE MAIS MUDA PARA PLANTAS NA PRIMAVERA?

Saúde3 semanas ago

FAZER DIETA É UMA QUESTÃO:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FORMATO DE ARQUIVO O VÍRUS MAVERICK USA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE BORBOLETAS FORAM CATALOGADAS?

Internacional3 semanas ago

QUAL APÓSTOLO ESTARIA SEPULTADO NA CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE SABIÁS CANTAM À NOITE NAS CIDADES?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE É O AGROCONNECT?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL PROBLEMA PRINCIPAL DOS COMBUSTÍVEIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUE CARACTERÍSTICA MARCA O TICO-TICO-REI-CINZA?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

QUANTOS TRABALHAM POR APLICATIVOS EM 2024?

ECONOMIA3 semanas ago

EXPORTAÇÕES PARA QUAL PAÍS SUBIRAM 348%?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUAL MATERIAL É A MELHOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL PERCENTAGEM DE JOVENS NA ROBÓTICA QUER FAZER ENGENHARIA?

Segurança Pública4 semanas ago

Senado Aprova: penas mais duras para crimes violentos

Internacional1 mês ago

QUEM É CHAMADA DE “EL JEFE” NO GOVERNO MILEI?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O MAIOR ROEDOR DO MUNDO?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE SURPREENDEU CIENTISTAS SOBRE TORNADOS DE POEIRA EM MARTE?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br