Connect with us

Segurança Pública

A fuga do preso: considerações

A fuga de preso é crime? Como a disciplina prisional impacta na concessão de benefícios?

Resumo:

  • A fuga de um preso pode ser considerada legítima, desde que não envolva violência contra pessoas ou danos ao patrimônio público.
  • No entanto, para presos em cumprimento de pena, a fuga é considerada falta disciplinar grave, sujeitando o indivíduo à regressão de regime prisional.
  • A legislação penal considera a fuga como um ato que demonstra a culpabilidade do indivíduo que violou a ordem jurídica e social, sendo necessário cumprir a pena conforme a lei.

Sumário: É natural anseio do preso recobrar a liberdade; é até mesmo legítimo, desde que não use de violência contra pessoa nem cause dano ao patrimônio público. Se estava porém no presídio em cumprimento de pena, sua fuga constitui falta disciplinar grave, que o sujeita à regressão de regime prisional (art. 118, nº I, da Lei nº 7.210/84).


I. Aquele que perdeu sua liberdade — maior bem do homem depois da vida1 —, é natural que se empenhe, sem tréguas, em recuperá-la.

Para inventariar exemplos desse esforço inaudito não é mister remontar à antiguidade clássica, em especial à lenda que eternizou Dédalo e seu filho Ícaro.2

Jornais noticiaram, vai por dois anos (agosto de 2023), a fuga que certo indivíduo encetou, de forma inusitada, de presídio norte-‑americano: apoiando-se às paredes do estreito corredor da cela, subiu ao topo do prédio, alcançou o telhado e rompeu em desabalada carreira, sem que o percebessem os guardas, mas que as câmaras de segurança registraram fielmente.3

Na velha e já extinta Casa de Detenção de São Paulo (de triste memória), eram constantes as fugas, a horas mortas da noite, com o emprego das famigeradas “teresas” (nome por que se conhecem, no glossário da delinquência, as cordas feitas de lençóis e outros panos, com que os encarcerados, enfiando por janelas ou fendas nas paredes, soem evadir-se).

Numa palavra: sair do presídio torna-se ideia obsessiva e fundamental de quem nele entrou um dia!

Mas, a reconhecida gravidade da situação que decorre do cometimento do crime retira muita vez ao preso a esperança de reaver a liberdade pelas vias legais, “verbi gratia”: soltura por efeito de absolvição (que é a proclamação de sua inocência), relaxamento ou revogação da custódia cautelar, etc.

Assim, incapaz já de resignar-se à mofina sorte — e, para quem está preso, um dia representa o mesmo que uma eternidade — arrisca-se a fugir (do que não raro se arrependerá mais tarde!).


II. É crime a fuga? Protestou que não Rui Barbosa, indefesso paladino do Direito e da Liberdade, num texto lapidar:

“É a defesa natural; é o exercício de um direito que nenhuma lei, neste mundo, ousaria negar (…); pois, ainda na pura animalidade, a fuga é a incoercível revolta do instinto” (Discursos e Conferências, 1907, p. 101).

Portanto, em princípio, não configura crime a fuga do preso, a menos que empreendida com violência a pessoa ou dano ao patrimônio público (cf. arts. 352. e 163, nº III, do Cód. Penal).

No caso, porém, de preso em regime de cumprimento de pena, a sua fuga a lei reputa falta disciplinar grave (art. 50, nº II, da Lei de Execução Penal).

Faz ao nosso intento a lição de Julio Fabbrini Mirabete:

“A principal obrigação legal, fundamental mesmo, inerente ao estado do condenado a pena privativa de liberdade, é justamente a de se submeter o preso a ela, ou seja, não procurar furtar-se à pena pela fuga ou evasão” (Execução Penal, 11a. ed., p. 113).

Nesta doutrina conspira também Renato Marcão, em obra a mais de um respeito louvável:

“A fuga do estabelecimento penal caracteriza falta grave e impõe a regressão de regime prisional” (Lei de Execução Penal Anotada, 4a. ed., p. 139; Editora Saraiva).

Por fim, a contumácia, a fuga e a ocultação do réu definem‑lhe, de ordinário, a culpa (“lato sensu”); recitavam, com efeito, os antigos: “Não foge nem se teme a inocência da justiça”.4 Donde a geral concepção de que fugir é, por excelência, o verbo dos culpados.5

Em suma: o indivíduo que, delinquindo, violou a ordem jurídica e social, terá por força de expiar seu crime, cujo salário é a pena, que haverá de cumprir conforme os ditames da lei.

Autor de todo o ponto autorizado, escreveu Nélson Hungria estas palavras, dignas de se imprimirem em lâminas de ouro:

“A pena traduz, primacialmente, um princípio humano por excelência, que é o da justa recompensa: cada um deve ter o que merece” (Novas Questões Jurídico-Penais, p. 131).


III. Ao julgar caso de réu que empreendera fuga, pronunciou-se por este feitio o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo:

Ao evadir-se, o preso infringe o código de disciplina do estabelecimento penal e desrespeita a primeira das obrigações inerentes a seu estado de condenado: submeter-se à pena. Daqui por que a lei considera a fuga falta disciplinar grave (art. 50, nº II, da Lei de Execução Penal).

“A principal obrigação legal, fundamental mesmo, inerente ao estado do condenado a pena privativa de liberdade, é justamente a de se submeter o preso a ele, ou seja, a não procurar furtar-se à pena pela fuga ou evasão” (Julio Fabbrini Mirabete, Execução Penal, 5a. ed., p. 121).

1. Inconformado com a r. decisão que proferiu o MM. Juízo de Direito da Vara das Execuções Criminais da Comarca de São Vicente, indeferindo-lhe pedido de livramento condicional, interpôs recurso para este Egrégio Tribunal, com o intuito de reformá-la, JLMS.

Afirma, em razões apresentadas por esforçada e culta patrona, que a r. decisão agravada se baseara em cálculo de pena incorreto.

Acrescenta que cumpriu até à presente data mais de metade de sua pena.

Argumenta ainda que, a despeito da regressão de regime, não havia desprezar o tempo de pena cumprido antes do fato determinante da regressão, para a fim de recálculo e promoção a novo estágio ou concessão de benefício.

Pleiteia, por isso, a concessão de livramento condicional, pois atendera estritamente aos requisitos do art. 83. do Código Penal (fls. 4/7).

Apresentou contraminuta de agravo a douta Promotoria de Justiça: repeliu a pretensão da nobre Defesa e propugnou a mantença da r. decisão recorrida (fls. 9/10).

O r. despacho de fl. 21. manteve a decisão recorrida, por seus próprios e jurídicos fundamentos.A ilustrada Procuradoria-Geral de Justiça, em detido e avisado parecer do Dr. Mauro Augusto de Souza Mello Júnior, opina pelo improvimento do recurso (fls. 68/69).

É o relatório.

2. Requereu o agravante livramento condicional, com fundamento em que, de sua pena de 6 anos, 2 meses e 20 dias já cumprira para mais de metade.

Asseverou que, destarte, satisfazia ao pressuposto do art. 83, nº II, do Código Penal (fls. 13/15).

O MM. Juiz de Direito da Vara das Execuções Criminais de São Vicente, no entanto, pelo r. despacho de fl. 17, indeferiu-lhe a pretensão, forte no argumento de que o cálculo elaborado não merecia reparos.

Para mais, “o termo inicial para benefícios deve ser considerado a partir da data da falta grave cometida” ( ibidem ).

Não esteve, porém, pelo teor da r. decisão a combativa Defensora do agravante, que manifestou recurso para esta augusta Corte de Justiça.

3. Faz certo o cálculo de pena de fl. 20. que o agravante cumpriu, desde a data da falta disciplinar — 29.7.99 —, 2 anos, 2 meses e 9 dias; metade da pena que lhe foi imposta, somente cumpriria aos 2 de agosto de 2000.

Portanto, ainda não atendera ao lapso temporal para a concessão do benefício.

Como praticara falta disciplinar de natureza grave em 29.7.99, este é o termo inicial do cômputo do prazo (1/3), para o pedido de livramento condicional.

Ao demais — e isto mesmo ponderou o douto parecer da Procuradoria-Geral de Justiça —, durante a execução de sua pena, não revelou o agravante procedimento exemplar, ao revés cometeu falta grave (fuga). Com efeito, segundo o diretor do Presídio de Mongaguá, certa feita, em que devia comparecer ao consultório do oftalmologista, ao aproximar‑se o veículo de um semáforo, diminuída a velocidade, o agravante “saiu em desabalada carreira” (fl. 29).

Ora, ao encetar fuga, o preso infringe o código de disciplina do estabelecimento penal e desrespeita a primeira das obrigações inerentes a seu estado de condenado: submeter-se à pena. Daqui por que a lei a considera falta disciplinar grave (art. 50, nº II, da Lei de Execução Penal).

Discorrendo da questão, ensina Julio Fabbrini Mirabete:

“A principal obrigação legal, fundamental mesmo, inerente ao estado do condenado a pena privativa de liberdade, é justamente a de se submeter o preso a ela, ou seja, a não procurar furtar-se à pena pela fuga ou evasão” (Execução Penal, 5a. ed., p. 121).

Merece transcrito, afinal, por encerrar excelente inteligência a propósito do caso, este passo do douto parecer da Procuradoria-Geral de Justiça:

“Nestas condições, forçosa a conclusão de que o agravante não registra bom comportamento no cárcere (art. 83, III, CP), nem há garantia sua de não-retorno à delinquência (art. 83, IV, CP), devendo permanecer mais algum tempo no regime prisional inicial, para mostrar inequivocamente estar realmente apto à liberdade”.

Não cabe censura, portanto, à decisão que proferiu o distinto e culto Magistrado Dr. Carlos Fonseca Monnerat.

4. Pelo exposto, nego provimento ao recurso.

(TAC/SP, 15ª Câmara, Agravo em Execução nº 1.252.411/6, j. 28/8/2001, Relator: Carlos Biasotti)

Notas

1 Há, é verdade, os que (e fortes razões não lhes falecem) antepõem à liberdade a honra, que nenhum homem digno perde senão com a própria vida. Fez-lhe a apologia, em termos peremptórios, o profundo Vieira: A honra “é mais preciosa e amável que a mesma vida” (Sermões, 1959, t. XIV, p. 228). Pelo mesmo teor, Matias Aires: A desonra é “a única desgraça que se imprime na alma como um caráter imortal” (Reflexões sobre a Vaidade dos Homens, 1752, p. 42). Em todo o caso, liberdade pertence aos “bens soberanos”: “aqueles a que a generalidade dos seres humanos atribui máximo valor” (Goffredo Telles Junior, Iniciação na Ciência do Direito, 2002, p. 341; Editora Saraiva). Ainda: “Sempre a liberdade… Algo haverá mais importante do que ela? Tenho para mim que dela depende a definição do homem” ( Idem , A Folha Dobrada, 1999, p. 321; Editora Nova Fronteira; Rio de Janeiro).

2 Reza a mitologia grega que Dédalo e seu filho Ícaro, que Minos mandara encerrar no labirinto de Creta, daí fugiram empregando engenhoso artifício: após ligar, com cera, penas de aves ao corpo, à maneira de asas, alçaram voo. Ícaro, no entanto, desobedecendo às ordens paternas, aproximou-se do Sol, que lhe derreteu a cera; pelo que, foi precipitado no mar Egeu. O escritor Monteiro Lobato, sob a inspiração do feito glorioso de Santos Dumont, cunhou-lhe irônico epitáfio: “Aqui jaz Ícaro, o pai da aviação errada” (Obras Completas, 1956, vol. II, p. 185; Brasiliense).

3 Foi protagonista da espetacular fuga Danilo Sousa Cavalcante, brasileiro de origem — ainda mal! —, condenado à prisão perpétua por ter matado a golpes de faca sua ex-namorada Débora Brandão. Recapturado no dia 13 de setembro de 2023 — ocultava-se entre pilhas de madeira —, foi logo metido entre ferros, em penitenciária do estado de Pensilvânia (EUA), onde continuará a expiar seu hediondo crime. (Fonte: UOL Notícias; tiny.cc/u5k9001).

4 Antônio Ferreira, Castro, 1974, ato IV, cena I, p. 147; Editora Atlântica; Coimbra.

5 Confessa o crime o que foge do julgamento, escreveu Publílio Siro (“Fatetur facinus is qui judicium fugit”).

Sobre o auto

Carlos Biasotti – Desembargador aposentado do TJSP e ex-presidente da Acrimesp

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 dias ago

Camila Toscano, a flor do Brejo que virou guerreira do clima, leva a força do sertão pra COP30: “O matuto vai ecoar no mundo, visse?!”

Judiciário2 dias ago

A prisão civil avoenga como consequência da imposição de pagamento de dívida alheia

Educação & Cultura2 dias ago

Internacionalismo na educação é caminho para formar cidadãos globais

Saúde2 dias ago

Por que duvidamos de nossas habilidades mesmo quando somos bons em algo?

Saúde2 dias ago

Realidade virtual faz diagnóstico automatizado do autismo

Saúde2 dias ago

Dor lombar? Meditação e terapia cognitivo-comportamental são melhores que opioides

Saúde2 dias ago

Sensor inspirado em estrelas-do-mar monitora coração com precisão

Judiciário2 dias ago

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito na Paraíba por abuso de poder político e econômico e determina novas eleições

Judiciário2 dias ago

Caetano Neto bota quente na OAB e pede punição pra advogado da Paraíba por “captação ilegal” e acusa cabra de “estelionato” em Vilhena-RO

ESTADO2 dias ago

João Campos confirma presença em Congresso do PSB que conduzirá João Azevêdo à presidência do partido na Paraíba

Esporte3 dias ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte3 dias ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte3 dias ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte3 dias ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde3 dias ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA3 dias ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA3 dias ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA3 dias ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional3 dias ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional3 dias ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional3 dias ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional3 dias ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional3 dias ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional3 dias ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte3 dias ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura5 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA5 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde5 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional3 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br