Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

A Sedap-PB planeja duplicar a produção de alevinos e o número de municípios atendidos pelo Programa de Piscicultura

Desenvolver a piscicultura como meio de geração de emprego e renda para famílias de produtores rurais paraibanos é um dos objetivos do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aqüicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, conhecido como Programa de Piscicultura. A meta para 2025 é duplicar a produção em relação ao ano passado, alcançando 10 milhões de alevinos, o que deve gerar 2 mil toneladas de pescado. Outro objetivo buscado é chegar até o final do ano a 100 municípios atendidos, quase o dobro de 2024, que foi 58.

Os números do programa, desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), são possíveis graças ao planejamento, aos investimentos e à estrutura montada na Estação de Piscicultura de Itaporanga.

A unidade, juntamente com os dois berçários de peixes localizados no município de Patos e na localidade de Riachão de Araruna, reproduz os alevinos e faz a distribuição para peixamento de açudes de pequeno, médio e grande porte em toda a Paraíba.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, ressalta que o Programa de Piscicultura é um dos carros-chefe da secretaria. Ele ressalta a sua importância como fonte de alimentação, geração de emprego e renda e conhecimento para famílias de diversas regiões da Paraíba. “A piscicultura responde por uma parcela importante da geração de emprego e renda para os produtores rurais. O trabalho desenvolvido na Estação de Piscicultura de Itaporanga é de excelência e os resultados obtidos a cada ano mostram o compromisso da Sedap com o desenvolvimento do setor”, comenta o secretário Joaquim Hugo.

Números positivos – No ano passado, a produção já conseguiu superar as metas previstas para o período. A projeção era produzir 5 milhões de alevinos, porém, atingiu a marca de 5,59 milhões, repassados, via doação, a 1.506 produtores rurais inscritos no Programa de Piscicultura, gerando 805,4 toneladas de pescado.

De acordo com o gerente operacional da Piscicultura da Sedap-PB, o engenheiro de pesca Celso Carlos Duarte, a meta para 2025 é atingir uma capacidade máxima de produção de 10 milhões de alevinos. “O que precisamos é que as chuvas continuem regulares. Precisamos de açúcares com bom volume de água, que é o principal desafio para o bom desenvolvimento da piscicultura”, destacou. A estação, por exemplo, tem o abastecimento de água garantido pelo Açude Cachoeira dos Alves, que também garante o fornecimento para a cidade de Itaporanga.

Os alevinos gerados da Estação de Piscicultura de Itaporanga são distribuídos para 3.280 açúcares de pequeno, médio e grande porte no estado, resultando numa produção de pescado estimada em 1.118 toneladas, gerando uma receita bruta de R$ 4.473 milhões para os produtores da agricultura familiar, associações comunitárias e pescadores artesanais. Ou seja, cumprindo um dos objetivos do programa que é gerar emprego e renda. No caso da agricultura familiar, aproximadamente 15 mil famílias foram beneficiadas por meio do programa no ano passado, com o peixamento de 1.506 pequenos açúcares.

Na Paraíba, o Programa de Piscicultura incentiva os produtores rurais a trabalharem, principalmente, com as seguintes espécies: tilápia, carpa, tambaqui e o curimatã comum. A tilápia responde pela maior parte da produção com quase 90%. No geral, são peixes que têm crescimento rápido na fase adulta, a alimentação é fácil e são mais resistentes à adaptação nos reservatórios e suportam as variações de temperatura e as baixas taxas de oxigênio na água.

Produtores rurais experimentados – Os produtores rurais assistidos pelo Programa de Piscicultura são os maiores exemplos do seu sucesso. É por meio das ações realizadas pela Sedap que há o peixamento em consideráveis açudes espalhados pela Paraíba e, com isso, a garantia de alimento na mesa e a criação de uma fonte de renda para famílias de pescadores individuais ou que integram associações.

João Costa, presidente da Associação Comunitária de Cacimba Nova, no município de Conceição, no Sertão, afirma que “a piscicultura é um grande projeto que leva comida e complemento de renda para produtores rurais, sobretudo os pequenos produtores, em várias regiões do Estado”. Ele comenta que “o programa trouxe alegria na vida das pessoas, porque elas sabem que traz resultado. As pessoas participam de uma ação de peixamento de um açude com um sorriso no rosto”.

O líder comunitário conta que acompanha o desenvolvimento do Programa de Piscicultura desde o seu nascimento há 39 anos. “A gente vê o resultado. Em 2018, por exemplo, foram dois milhões de alevinos produzidos e o número vem crescendo a cada ano. É um programa fundamental para uma enorme quantidade de famílias paraibanas”, ressalta.

João Costa cita, como exemplo do êxito do programa, a captura de tambaqui na fase adulta no Açude Governador Wilson Braga, no Distrito de Montevidéu, em Conceição, pesando mais de 25 quilos. “Eu acompanho e vejo todo o processo desde a produção dos alevinos, o peixamento e a pesca. Você vê o sorriso no rosto do produtor rural”, complementa.

Para o produtor rural Gedson Bidô Gerônimo, de Itaporanga, que há oito anos iniciou na piscicultura, o trabalho desenvolvido pela Estação de Piscicultura permite a geração de renda para manter uma família. Ele acrescenta que, por meio da unidade da Sedap, participa de projetos, recebe orientação técnica e tem acesso a alevinos para realizar o peixamento.

“Faço o peixamento do açude com tilápia, acompanha o desenvolvimento e tenho uma fonte de renda para sustentar minha família”, aponta Gedson Bidô. Ele completa: “São muitas famílias beneficiadas pelo programa que estão podendo melhorar de vida”.

Investimento em pesquisa – A piscicultura paraibana também se destaca pela busca do desenvolvimento do setor no que diz respeito à pesquisa. Para isso, são desenvolvidos estudos para a introdução de novas espécies de pesca, como também a busca de meios de alimentação alternativos à ração, que baratear os custos e melhorar a produtividade e, consequentemente, a vida do produtor rural.

Na Estação de Piscicultura de Itaporanga, por exemplo, foi realizado o cruzamento de duas espécies de peixes amazônicos, o tambaqui, que pode chegar a 38 quilos na fase adulta, quando criado em grandes açudes, e o piratininga, da mesma região, resultando na nova espécie, o piratinga, que pode atingir 80 centímetros e pesar até 20 quilos.

Nos laboratórios e viveiros da Estação de Itaporanga também são pesquisadas novas fontes nutricionais para alimentar os peixes. Celso Duarte cita pesquisas com palma, frutíferas, como o caju, por exemplo. “A ideia é encontrar novas formas que facilitem a produção do pescado, que barateiam os custos dos produtores rurais”, ressalta. Uma área de cinco hectares da estação é usada para o chamado “Agrofisher”, onde são plantadas as espécies de origem vegetal para serem testadas na alimentação de peixes.

Educação – A extensão rural é outro braço importante das ações do Programa de Piscicultura. Os produtores participantes de cursos recebem material informativo como manuais de criação dos alevinos e têm à disposição o acompanhamento técnico relativo à produção da pesca. A educação é uma arma na formação dos trabalhadores rurais e para o aumento da produção.

A unidade da Sedap também está aberta para receber visitas de estudantes de escolas, onde eles têm contato com toda a cadeia de criação do pescado.
O secretário Joaquim Hugo enfatiza que “a educação, o ensino, é um dos nossos objetivos e o fazemos através da extensão rural. Temos um compromisso com a educação aqui na Sedap”.

Joaquim Hugo frisa que a possibilidade do contato das novas gerações com a cadeia produtiva da piscicultura e outras áreas é fundamental para contribuir na fixação das famílias nos seus locais de origem e para que possam compreender melhor a realidade em que estão inseridas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 dias ago

Camila Toscano, a flor do Brejo que virou guerreira do clima, leva a força do sertão pra COP30: “O matuto vai ecoar no mundo, visse?!”

Judiciário2 dias ago

A prisão civil avoenga como consequência da imposição de pagamento de dívida alheia

Educação & Cultura2 dias ago

Internacionalismo na educação é caminho para formar cidadãos globais

Saúde2 dias ago

Por que duvidamos de nossas habilidades mesmo quando somos bons em algo?

Saúde2 dias ago

Realidade virtual faz diagnóstico automatizado do autismo

Saúde2 dias ago

Dor lombar? Meditação e terapia cognitivo-comportamental são melhores que opioides

Saúde2 dias ago

Sensor inspirado em estrelas-do-mar monitora coração com precisão

Judiciário2 dias ago

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito na Paraíba por abuso de poder político e econômico e determina novas eleições

Judiciário2 dias ago

Caetano Neto bota quente na OAB e pede punição pra advogado da Paraíba por “captação ilegal” e acusa cabra de “estelionato” em Vilhena-RO

ESTADO2 dias ago

João Campos confirma presença em Congresso do PSB que conduzirá João Azevêdo à presidência do partido na Paraíba

Esporte3 dias ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte3 dias ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte3 dias ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte3 dias ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde3 dias ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA3 dias ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA3 dias ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA3 dias ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional3 dias ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional3 dias ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional3 dias ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional3 dias ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional3 dias ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional3 dias ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte3 dias ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura5 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA5 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde5 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional3 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br