Connect with us

CONCURSO E EMPREGO

Número de incubadoras do agro cresceu 224% e de aceleradoras, 90%, registra o Radar Agtech Brasil

Quinta edição do Radar Agtech Brasil traz, pela primeira vez, análises aprofundadas sobre ambientes de inovação e investidores do agro brasileiro, além de dados sobre agtechs.Incubadoras, aceleradoras de startups, hubs de inovação e parques tecnológicos cresceram substancialmente de 2023 para 2024.Levantamento mostra também descentralização dos ecossistemas de inovação nas regiões brasileiras. Apesar do protagonismo da Região Sudeste, as Regiões Sul, Centro-Oeste e Nortdeste aumentaram a representatividade nesse setor.  Investimentos em agtechs cresceram 25% na América Latina e abrem oportunidades para empresas brasileiras.Lançamento acontece dentro do Radar Agtech Summit, no dia 26/3, às 14 horas, no Cubo Itaú, em São Paulo (SP), com transmissão virtual.  Levantamento é realizado desde 2019 em parceria entre a Embrapa, a Homo Ludens e a SP Ventures.

Os ambientes de inovação no agro brasileiro registraram um expressivo crescimento entre os anos de 2023 e 2024. Além das incubadoras, que passaram de 32 para 107, representando um incremento de 224%; as aceleradoras de startups tiveram um crescimento de 90% (21 para 40), os hubs de 29% (82 para 106); e os parques tecnológicos de 25% (93 para 117). Esses números estão entre os destaques da nova edição do Radar Agtech Brasil, levantamento anual realizado em parceria entre a Embrapa, a Homo Ludens e a SP Ventures, para mapear as startups, os ambientes de inovação e investidores que atuam nesse setor.

A análise mais aprofundada dos ambientes de inovação agro no Brasil é uma das novidades da edição do Radar Agtech Brasil em 2024, que traz também pela primeira vez dados mais amplos sobre o os investidores que atuam no agro nacional. Esse mapeamento começou em 2019, com foco nas agtechs, que são as startups voltadas ao setor, mas ao longo do tempo, ficou clara a necessidade de ampliar as análises para esses dois escopos, além das foodtechs.

Lançamento

O Radar Agtech 2024 será lançado no dia 26 de março, às 14 horas, dentro do Radar Agtech Summit, que será realizadono Cubo Itaú, em São Paulo, SP, com transmissão virtual.O objetivo é realizar um fórum de discussão para debater pontos importantes relacionados ao ecossistema de inovação do agro brasileiro.As inscrições podem ser feitas aqui

A inovação no agro não se resume às startups. O impacto das agtechs precisa chegar ao produtor rural, promovendo eficiência, sustentabilidade e competitividade. O Radar Agtech 2024 destaca essa conexão, explorando como os diferentes atores do ecossistema (startups, investidores e ambientes de inovação) convergem para transformar a cadeia agroalimentar.

Em relação aos ambientes de inovação, foram identificados 451 hubs, incubadoras, parques tecnológicos e aceleradoras que impulsionam a inovação no agro. Quanto aos investidores, a pesquisa mapeou fundos de venture capital, corporate ventures e outras iniciativas financeiras que viabilizam a escalabilidade e crescimento das agtechs. O número de investidores focados em Agtechs e Foodtechs aumentou significativamente nos últimos anos, refletindo o amadurecimento do setor e novas oportunidades para startups.

Segundo a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o documento é hoje uma das principais referências em inteligência estratégica para o setor de inovação agroalimentar no Brasil. O mapeamento começou em 2019, com foco nas agtechs, que são as startups que atuam no setor agropecuário.

“Com o escopo ampliado em 2024, reforçamos o compromisso de produzir conhecimento estratégico, apoiar a inovação e contribuir para um agronegócio mais digital, sustentável e conectado globalmente. O objetivo é garantir que a inovação chegue a toda a cadeia agroalimentar, desde o produtor rural até o consumidor final”, destaca o cofundador e sócio da Homo Ludens Inovação e Conhecimento, Luiz Sakuda.

O analista da Embrapa, um dos autores e organizadores do estudo Aurélio Favarin acrescenta que o Radar Agtech representa uma evolução no entendimento do ecossistema de inovação no agro brasileiro. “Além das startups, é fundamental entender as condições necessárias para que elas nasçam e se desenvolvam. Os ambientes de inovação e os investidores são cruciais nesse processo”, enfatiza.

Descentralização dos ambientes de inovação

Outro aspecto importante identificado pelo relatório é a descentralização gradual dos ambientes de inovação pelas regiões brasileiras. Apesar do protagonismo da Região Sudeste (36,8%), há uma tendência crescente de fortalecimento nas outras regiões, especialmente no Sul, que vem logo atrás, com 31%; seguida por Nordeste (17,5%), Centro-Oeste (9,5%) e Norte (5%).

No Sudeste, a grande concentração é em São Paulo (43,5% do total), mas as regiões Nordeste e Norte demonstram avanços, crescendo de 3,5% para 5,9% e de 1,5% para 5,0%, respectivamente. Estados como Rio Grande do Sul (9,6%) e Paraná (8,9%) continuam ganhando relevância.

Agtechs cresceram mais de 75% desde a primeira edição do Radar

A edição atual do Radar aponta um crescimento significativo de agtechs no Brasil desde 2019, de 1.125 para 1.972 em 2024, evidenciando a rápida expansão desse setor no País. Paralelamente, aponta tendências, destacando o crescimento de polos regionais de inovação e fortalecendo a conexão entre startups, investidores e o setor produtivo.

Massruhá ressalta que o ecossistema de inovação agroalimentar brasileiro segue em constante transformação, impulsionado pela interação sinérgica entre instituições de pesquisa, startups, universidades, o setor produtivo e outros atores. Para ela, a agricultura, que responde por cerca de 22% do Produto Interno Produto (PIB) do Brasil, tem se beneficiado desse movimento, no qual a inovação aberta e a cocriação desempenham papéis fundamentais na aceleração da transformação digital e na adoção de tecnologias emergentes.

“Na Embrapa, compreendemos que a pesquisa agroalimentar é a espinha dorsal dessa revolução, traduzindo conhecimento científico em soluções tangíveis para os desafios do setor. O Brasil, historicamente protagonista nessa discussão, sediará a COP30, em novembro de 2025, em Belém, PA, reafirmando o seu compromisso com um futuro mais sustentável. Nesta edição do Radar, fica claro o momento em que estamos vivendo, no qual é imprescindível a criação de verdadeiras redes conectadas e vivas para colocar em prática o desenvolvimento do setor agroalimentar brasileiro, em prol da transformação sustentável do mundo”, pontua a presidente.

O mapeamento dos fundos de venture capital especializados e generalistas que já investiram em agtechs brasileiras também reforça o dinamismo do cenário. “A inovação no agronegócio nunca foi tão vibrante quanto agora,” afirma Francisco Jardim, sócio da SP Ventures. “Em 2024, as startups agtech da América Latina lideraram uma revolução, trazendo as mais avançadas tecnologias e modelos de negócio para transformar a produção de alimentos em um momento crítico: quando a crise climática e a insegurança alimentar exigem soluções ousadas. O futuro do agro está sendo escrito por jovens empresas que aceleram o progresso com inovação exponencial”, declara Jardim.

Classificação das agtechs

As agtechs estão divididas em três grupos no Radar.Antes da fazenda: soluções anteriores à produção, como o acesso a crédito, a compra de insumos, implementos, máquinas, etc. Esse segmento responde por 18,6% das agtechs mapeadas, mostrando crescimento em relação aos 17,5% de 2019. O incremento nesse caso é estimulado, principalmente, pelo aumento de soluções financeiras, como crédito e seguros agropecuários, que hoje representam 26,5% dessa categoria.Dentro da fazenda: soluções para gestão da propriedade, monitoramento do uso da água, controle de insumos, automação agrícola, etc. Esse recorte manteve-se como o mais representativo no mapeamento de 2024, respondendo por 41,5% do total de agtechs mapeadas (818), com destaque para as categorias de gestão de propriedade rural (157) e plataformas integradoras de dados (144).Depois da fazenda: soluções relacionadas à logística, distribuição, processamento, embalagem, comercialização, etc.

Documento aponta novas tendências para o agro brasileiro

Sakuda destaca outros avanços resultantes do levantamento. Um deles é a digitalização do campo: “Tecnologias para gestão da propriedade rural, sensoriamento remoto e automação agrícola estão cada vez mais presentes, no segmento “Dentro da Fazenda” que representa 41,5% das Agtechs em 2024”, salienta.

Outro destaque é a sustentabilidade: O uso de bioinsumos, rastreabilidade e práticas agrícolas regenerativas cresceu, impulsionando a inovação sustentável no setor.

A internacionalização é outra tendência que se mostra forte no presente e para o futuro. As startups brasileiras estão se conectando a hubs de inovação globais, ampliando seu mercado e acesso a tecnologias avançadas.

Investidores crescem na América Latina, mas ainda há espaço para ampliar investimento

Os investimentos em agtechs na América Latina tiveram um crescimento de 25% em relação a 2023, derivado do amadurecimento e da evolução do ecossistema de inovação da região. Os investidores vêm priorizando startups baseadas em tecnologias que promovam eficiência, sustentabilidade e competitividade no agronegócio, especialmente nos principais mercados agrícolas da América Latina: Argentina, Brasil e México.Enquanto o agro representa entre 20% e 25% do PIB brasileiro, toda a América Latina somada recebe menos de 5% dos investimentos globais em agtechs. Esse descompasso reforça a necessidade de ampliar a presença de investidores estratégicos na região, consolidando o Brasil não apenas como potência agrícola, mas também como referência global em inovação para o setor.
Agro do futuro: resiliência e adaptação às mudanças climáticas

O documento aponta os principais impactos das mudanças climáticas no agro:- Redução da produtividade agrícola- Mudanças na distribuição de pragas e doenças- Variabilidade climática e impactos econômicos- Escassez de Recursos Hídricos- Impactos nos Ecossistemas Agrícolas e NaturaisO futuro do agro depende da capacidade de adaptação e inovação. Para enfrentar os desafios climáticos, são necessárias soluções integradas que alinhem produtividade, sustentabilidade e inclusão social.1.     Adaptação Climática2.     Práticas como manejo regenerativo de solos, agroflorestas e sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta (ILPF) são fundamentais para reduzir as emissões e aumentar a resiliência dos sistemas agrícolas. Essas práticas não apenas sequestram carbono, mas também melhoram a saúde do solo, a retenção de água e a biodiversidade.3.     Digitalização e previsibilidade4.     Ferramentas de agricultura digital, como sensores IoT, satélites e modelagem preditiva, ajudam agricultores a prever mudanças climáticas e ajustar suas estratégias.5.     Desenvolvimento de cultivos resilientes6.     Investimento em engenharia genética para desenvolver variedades de plantas tolerantes a estresses climáticos e resistentes a pragas e doençasl.7.     Inclusão financeira e sustentável8.     As agfintechs desempenham um papel central ao oferecer crédito e seguros climáticos para pequenos agricultores, permitindo que invistam em tecnologias resilientes sem comprometer sua estabilidade financeira.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 dias ago

Camila Toscano, a flor do Brejo que virou guerreira do clima, leva a força do sertão pra COP30: “O matuto vai ecoar no mundo, visse?!”

Judiciário2 dias ago

A prisão civil avoenga como consequência da imposição de pagamento de dívida alheia

Educação & Cultura2 dias ago

Internacionalismo na educação é caminho para formar cidadãos globais

Saúde2 dias ago

Por que duvidamos de nossas habilidades mesmo quando somos bons em algo?

Saúde2 dias ago

Realidade virtual faz diagnóstico automatizado do autismo

Saúde2 dias ago

Dor lombar? Meditação e terapia cognitivo-comportamental são melhores que opioides

Saúde2 dias ago

Sensor inspirado em estrelas-do-mar monitora coração com precisão

Judiciário2 dias ago

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito na Paraíba por abuso de poder político e econômico e determina novas eleições

Judiciário2 dias ago

Caetano Neto bota quente na OAB e pede punição pra advogado da Paraíba por “captação ilegal” e acusa cabra de “estelionato” em Vilhena-RO

ESTADO2 dias ago

João Campos confirma presença em Congresso do PSB que conduzirá João Azevêdo à presidência do partido na Paraíba

Esporte3 dias ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte3 dias ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte3 dias ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte3 dias ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde3 dias ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA3 dias ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA3 dias ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA3 dias ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional3 dias ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional3 dias ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional3 dias ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional3 dias ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional3 dias ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional3 dias ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte3 dias ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional3 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde3 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde3 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura5 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA5 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde5 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional3 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br