Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Bactérias encontradas em rios amazônicos controlam agente causador da murcha bacteriana do tomate

  • A murcha bacteriana é uma das maiores ameaças à produção de tomate na Amazônia e afeta também outras culturas.
  • Cientistas avaliaram o potencial de microrganismos isolados dos sedimentos dos rios Solimões e Negro para controlar a Ralstonia solanacearum, bactéria causadora da doença.
  • Do total de 36 selecionados, foram identificadas três bactérias que demostraram maior capacidade de inibir o crescimento do fitopatógeno nas plantas.
  • Os resultados do estudo são promissores para o desenvolvimento de soluções biológicas eficazes para conter a incidência da doença.
  • E representam um avanço científico na pesquisa com microrganismos, evidenciando o potencial biotecnológico da diversidade microbiana amazônica.
  • O estudo foi conduzido por pesquisadores da Embrapa, Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Estudo conduzido por cientistas brasileiros mostrou que microrganismos oriundos de rios amazônicos podem ser a chave para o controle biológico da bactéria do solo Ralstonia solanacearum, responsável pela murcha bacteriana em tomateiros. Os resultados são promissores para o desenvolvimento de soluções biológicas – a exemplo de inoculantes microbianos – eficazes para reduzir a ocorrência da doença, uma das maiores ameaças à produção de tomate na Amazônia e capaz de afetar também outras espécies vegetais.

O estudo, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Gilvan Ferreira da Silva, avaliou o potencial de bactérias isoladas dos sedimentos dos rios Solimões e Negro para combater a murcha bacteriana. Do total de 36 bactérias selecionadas, foram identificados três isolados bacterianos, o Priestia aryabhattai RN 11, o Streptomyces sp. RN 24 e o Kitasatospora sp. SOL 195, que demostraram uma notável capacidade de inibir o crescimento da Ralstonia solanacearum em 100%, 87,62% e 100%, respectivamente.

Quanto à ocorrência da doença, em ensaios durante as estações seca e chuvosa, P. aryabhattai RN 11 reduziu a incidência da murcha bacteriana em 40% e 90%, respectivamente, ao mesmo tempo em que promoveu o crescimento das plantas infectadas. Streptomyces spRN 24 e Kitasatospora sp. SOL 195 exibiram altas taxas de sobrevivência (85 a 90%) e supressão do patógeno no solo (maior que 90%), demonstrando seu potencial como agentes de biocontrole.

O isolado P. aryabhattai RN 11, em particular, destacou-se por sua eficácia na supressão do fitopatógeno no solo, reduzindo a incidência de murcha bacteriana e promovendo o crescimento das plantas de tomate sob diversas condições climáticas. Além de sua ação de controle da doença no tomateiro, essas bactérias também demonstraram a habilidade de produzir enzimas extracelulares e compostos que promovem o crescimento das plantas

A descoberta de possíveis novas espécies de Streptomyces (RN 24) e Kitasatospora (SOL 195) reforça a importância da biodiversidade microbiana da Amazônia como fonte de compostos bioativos e agentes de biocontrole. Esses achados evidenciam, ainda, a necessidade de estudos futuros para explorar o potencial dessas novas espécies, avaliar a eficácia dos isolados em condições de campo e entender os mecanismos moleculares envolvidos na interação planta-microrganismo.

A pesquisa foi direcionada no sentido de contribuir para o manejo sustentável da murcha bacteriana em tomates, mas esse potencial de biocontrole da doença pode se estender a outras plantas. “A Ralstonia solanacearum é uma bactéria de solo que ataca dezenas de outras espécies vegetais como a batata, o pimentão, a pimenta, a berinjela, a banana, o amendoim, o feijão e a soja”, lembra Ferreira.

Potencial amazônico

O estudo faz parte de pesquisas coordenadas pelo microbiologista Gilvan Ferreira da Silva, que tem estudado a microbiota da Amazônia com foco no desenvolvimento de soluções para a agricultura. Os trabalhos realizados por sua equipe de pesquisa têm como característica o aspecto multidisciplinar envolvendo diferentes abordagens, além da agrícola e microbiológica, incluindo a química de produtos naturais, a genômica e a bioinformática. A identificação de microrganismos retirados de sedimentos de rios amazônicos vem sendo feita pela Embrapa Amazônia Ocidental a partir de coletas nos rios Madeira, Purus, Solimões, Juruá e Negro, realizadas entre 2018 e 2019. Na ocasião, as coletas de sedimentos foram feitas a cada 50 km, no percurso desses rios.
Após análises no Laboratório de Biologia Molecular do centro de pesquisa, foi identificada uma grande diversidade de microrganismos com potencial para o desenvolvimento biotecnológico voltado à produção de bioinsumos, ao controle de patógenos de interesse agrícola, à promoção do crescimento de plantas, a aplicações em atividades industriais, entre outras aplicações.Os resultados dessa pesquisa também representam um avanço científico na pesquisa com microrganismos, destacando o potencial biotecnológico da diversidade microbiana amazônica.Ferreira destaca que o resultado obtido com o biocontrole de Ralstonia solanacearum é um dos primeiros trabalhos reportando a aplicação agrícola dos microrganismos oriundos dos rios amazônicos.  “Há outros em andamento, mostrando que microbiota do Bioma Amazônia, principalmente a dos rios, pode ter uma aplicação importante na agricultura, tanto na parte de controle de patógenos quanto na prospecção de novas moléculas. Então é um material muito rico que está sendo desdobrado em diversos trabalhos”.O pesquisador costuma usar o termo “mineração genômica”, se referindo aos   microrganismos como “minérios” ou “tesouros”. E afirma que sua prospecção pode ser mais rentável economicamente do que a de minérios tradicionais. Diante da diversidade existente na região amazônica, o pesquisador explica que é necessário selecionar, por meio de técnicas científicas, os microrganismos de acordo com a aplicação almejada, fazer o sequenciamento de genomas completos, para então fazer a mineração genômica daqueles de interesse, visando à prospecção de moléculas de substâncias que tenham alto valor agregado biotecnológico. Foto: Siglia Souza (rio Negro) e Jennifer Salgado (planta doente)
Artigo publicado

O estudo consta  no artigo “Amazonian Bacteria from River Sediments as a Biocontrol Solution against Ralstonia solanacearum” publicado no periódico Microorganisms, e reúne como autores os pesquisadores Jennifer Salgado da Fonseca e Thiago Fernandes Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM);  Suene Vanessa Reis de Almeida e Carina Nascimento Silva, além do professor Rogério Eiji Hanada, do Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Gleucinei dos Santos Castro e o professor Hector Henrique Ferreira Koolen, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Michel Eduardo Beleza Yamagishi, da Embrapa Agricultura Digital; e Gilvan Ferreira da Silva, da Embrapa Amazônia Ocidental, que coordenou a pesquisa .
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional1 dia ago

“O Calvário de um Homem Só: entre pedras, espinhos e silêncios”

Judiciário2 dias ago

A “besteira” que Alexandre de Moraes contou pros gringo e fez foi o povo se retorcer de raiva

Segurança Pública2 dias ago

Motta oferece apoio da Polícia Legislativa para apurar atentado contra Sargento Portugal

Judiciário2 dias ago

Entrada em domicílio sem mandado: o sinal de rastreamento de celular roubado configura justa causa?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O ouro dos tolos: o mal que se oculta nas aparências

Saúde2 dias ago

O que saber sobre a tosse convulsa

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 maneiras de responder a um pedido de desculpas além de “está tudo bem”

Internacional2 dias ago

Naufrágio mais mortal no Mediterrâneo completa dez anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Safra 2024/25 de cana-de-açúcar encerra com produção estimada em 676,96 milhões de toneladas

Nacional2 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

O agrônomo que ajudou a introduzir a soja no Brasil – e foi o primeiro japonês a ser doutor no país

Politíca2 dias ago

Jutay Meneses tem trabalho reconhecido e será agraciado com título de cidadão piauiense

Politíca2 dias ago

Projeto de Cabo Gilberto quer dobrar pena pra cabra safado que compra voto com ajuda de facção: agora o bicho vai pegar!

Politíca2 dias ago

Luciano Cartaxo já destinou mais de R$ 4 milhões para a saúde pública na Paraíba, com investimentos do Litoral ao Sertão

Judiciário2 dias ago

Advogada paraibana assume corregedoria da OAB Nacional

CIDADE2 dias ago

🌵 Vixe Maria! Pesquisa mostra que o povo de São João do Tigre tá que só alegria com a gestão de Márcio Leite: 91% de aprovação nos 100 primeiros dias! 💥🐂

Nacional4 dias ago

Monarquia de volta ao Brasil? Senado avalia pedido de plebiscito para 2026

Esporte4 dias ago

CBF define datas e horários da terceira fase da Copa do Brasil; confira

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

Inteligência artificial fotônica é integrada dentro de fibras ópticas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

Gotas de chuva geram eletricidade limpa diretamente – sem geradores

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

Vidro é reinventado usando sal e ondas sonoras

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

Astrônomos encontram fortes indícios de atividade biológica em exoplaneta

Nacional4 dias ago

Brasil ‘não pode ser pobre, eternamente vivendo de Bolsa Família’, diz Lula

Judiciário4 dias ago

A maior bola fora de Alexandre de Moraes

Esporte4 dias ago

Demissão de Ramón Díaz do Corinthians tem semelhanças com saída do Vasco

Judiciário4 dias ago

Nota Técnica altera NF-e e NFC-e para incluir novos campos da reforma tributária

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

Você sabia que é possível reduzir a alíquota do INSS patronal com base no risco da sua atividade?

Judiciário4 dias ago

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: conheça os principais direitos

Judiciário4 dias ago

Visão Monocular dá Direito à Isenção de IPVA? Saiba Como Solicitar e Reaver Valores dos Últimos 5 Anos

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional2 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde4 dias ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde4 dias ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura4 dias ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde5 dias ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional6 dias ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional6 dias ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional2 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ SECANDO MAIS DE 50% DOS RIOS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA3 semanas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde3 semanas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br