Connect with us

Internacional

Como a França atua para liderar o rearmamento na Europa?

“Cultura de guerra” e investimentos massivos em startups colocam a França na liderança do setor de defesa europeu. Dívida pública e necessidade de cooperação internacional, porém, permanecem como desafios

França tem potencial para liderar o setor de defesa europeu rumo à autonomia. O país busca concentrar os investimentos em segurança no continente e ocupar o espaço deixado pelos Estados Unidos na proteção da região. O presidente francês Emmanuel Macron, por exemplo, tem liderado os esforços para garantir a participação europeia nas negociações sobre a guerra na Ucrânia.

No entanto, o país enfrenta uma escalada da dívida pública e, segundo especialistas ouvidos pela DW, só consolidará seu protagonismo se apostar em uma lógica de cooperação internacional.

Desde 2017, Macron já defendia o que chamava de “autonomia estratégica”. “Quando se trata de defesa, nosso objetivo deve ser que a Europa tenha a capacidade de agir de forma autônoma, ao lado da Otan”, disse ele durante um discurso na Universidade de Sorbonne, em Paris.

À época, seu apelo teve pouco eco dentro da União Europeia, especialmente por parte da então chanceler federal alemã Angela Merkel.

Oito anos depois, porém, a mentalidade europeia mudou. A invasão russa na Ucrânia já dura três anos e amplia o receio de que a guerra chegue a outros países do continente. Mais recentemente, o presidente americano Donald Trump vem dando sinais de que os EUA não devem mais garantir apoio logístico e financeiro à segurança da Europa, abrindo um vácuo na liderança militar que a França está disposta a preencher.

Soldados franceses acumulam experiências com forças anti-terrorismo destacadas em missões na Líbia e no Chade, diz Fanny Coulomb, da Sciences Po

UE responde a Trump com esforço de rearmamento

O novo contexto geopolítico da região levou a UE a aumentar seus gastos militares. O bloco já anunciou que pretende ampliar o investimento militar a 800 bilhões de euros (R$ 5,2 trilhões) em defesa até 2030 em um programa chamado ReArm Europe. 

Países como Espanha, Itália e França também já revisam seus orçamentos para ampliar os gastos com defesa.

O investimento francês no setor, atualmente em torno de 50 bilhões de euros — cerca de 2% do PIB do país — deve dobrar até 2030. Economistas afirmam que esse movimento pode impulsionar o crescimento econômico da França em até 1,5%.

Fanny Coulomb, professora da universidade francesa Sciences Po, em Grenoble, diz que as 20 mil empresas de defesa do país, que empregam cerca de 200.000 pessoas, são a espinha dorsal do setor de defesa do continente.

“A França tem participantes em todos os segmentos do setor. Mantivemos essas habilidades desde a década de 1960, ao contrário de alguns outros países”, disse Coulomb, que é especialista em economia de defesa, à DW.

“Reduzimos nossas despesas após o fim da Guerra Fria na década de 1990, mas os ataques terroristas ao World Trade Center em Nova York e a subsequente guerra contra o terrorismo reverteram essa tendência”, explicou ela.

“Cultura de guerra” francesa

A diretora do think thank francês Institut Jacques Delors, Sylvie Matelly, acredita que isso contribuiu para manter uma certa “cultura de guerra” na sociedade francesa.

“Precisamos ser capazes de entender a natureza da ameaça para saber quais armas são necessárias”, disse à DW. “Paris tem mantido essa capacidade de análise militar, ao contrário de países como a Alemanha.”

Ela também destacou que a França tem sido pioneira na chamada capacidade de Sistemas de Sistemas (SoS), um conceito que reúne sistemas distintos atuando em conjunto, de forma sinérgica, para cumprir uma missão comum — conforme definido em glossário da Universidade de Aquisição de Defesa dos EUA (DAU), em Fort Belvoir, Virgínia.

Exemplos de SoS incluem operações que envolvem diferentes sistemas complexos, como satélites, drones, comunicação criptografada, inteligência artificial e caças de combate.

Segundo Matelly, isso engloba tecnologias francesas de ponta como os caças Rafale e o porta-aviões Charles de Gaulle.

“Por outro lado, reduzimos drasticamente a produção de armas leves e munições. Imaginamos que seria fácil reiniciá-la, por serem produtos menos complexos”, acrescentou. No entanto, retomar ou apliar esta produção esbarra em diferentes obstáculos.

“Precisaremos de grandes quantidades de matérias-primas que são difíceis de obter, principalmente depois de nossas sanções contra a Rússia, importante fornecedora de minerais”, disse Fanny Coulomb, da Sciences Po. “Além disso, temos que treinar urgentemente mais engenheiros e especialistas, já que nossos setores industriais estão em constante declínio nas últimas décadas.”

Financiar tais operações é também um desafio. A França está lutando contra uma alta dívida pública e precisa reduzir drasticamente seu déficit, que deve ultrapassar 5% este ano. Como resposta, o governo anunciou a criação de um fundo mútuo de defesa por meio do banco público de investimentos Bpifrance.

A frota de porta-aviões militares da França, como o Charles de Gaulle, coloca o país à frente de demais estados-membro da UE

Mais interesse dos investidores após o confronto de Trump com Zelenski

atrito entre Donald Trump e Volodimir Zelenski, ocorrido na Casa Branca no fim de fevereiro, foi um “divisor de águas” para startups de defesa francesas, afirma François Mattens, cofundador e vice-presidente da Defense Angels, uma rede que promove o investimento nesse tipo de empresa.

A reunião entre os dois presidentes terminou sem a assinatura planejada do acordo sobre o fornecimento de terras raras ucranianas e aumentou os temores de que os EUA pudessem parar de fornecer assistência militar à Ucrânia. O apoio de Washington foi retomado após um breve intervalo.

Relembrando o evento, Mattens disse à DW que muitos investidores “que costumavam ficar hesitantes, desde então me ligaram dizendo que gostariam de prosseguir com seus investimentos”. Com sede em Paris, a Defense Angles calcula que, em 2025, 90 de investidores associados vão financiar 30 startups do setor.

Para ele, esse interesse é mais uma prova do papel crucial que as startups podem desempenhar. “Precisamos de inovação e tecnologia de ponta no setor de defesa. As startups dinâmicas são mais adequadas para produzir isso do que os grandes grupos.”

A startup francesa Cailabs é uma das empresas que viu o aumento do interesse dos investidores desde o conflito entre Trump e Zelenski.

Fundada em 2013, startup Cailabs produz as chamadas estações terrestres ópticas, que são conectadas a satélites por meio de laser

Sediada em Rennes, a empresa desenvolve dispositivos a laser para comunicação segura e internet, que competem com as antenas Starlink, do bilionário Elon Musk.

“Nossas instalações são menos detectáveis, já que não utilizam sinais de rádio. No entanto, ainda são grandes demais para uso na linha de frente”, disse o CEO Jean-François Morizur à DW.

Mesmo assim, metade da receita da empresa já vem do setor militar — a projeção é chegar nos 80%. “Por enquanto, a maioria dos nossos produtos é vendida nos EUA, mas isso pode mudar em breve, especialmente com os novos investimentos europeus”, afirmou.

Cooperação internacional

A Kayrros, outra startup francesa, assinou recentemente seu primeiro lote de contratos de defesa. A empresa usa inteligência artificial para detectar alterações em imagens de satélite, que em breve poderão incluir movimentações de tropas.

“A França pode exercer um papel importante graças à sua expertise em tecnologia espacial. Temos um mini Vale do Silício e excelentes centros de pesquisa nessa área”, disse Antoine Halff, cofundador da Kayrros, à DW.

Mas, segundo os especialistas, isso não significa que o país deve agir sozinho.

Delphine Deschaux-Dutard, cientista política e vice-diretora do Centro de Pesquisa em Segurança Internacional e Cooperação Europeia da Universidade de Grenoble, afirma que Paris precisa encontrar o tom certo.

“A França não deve se ver como o novo líder global da defesa, substituindo os EUA”, afirmou ela à DW. A construção de um setor de defesa europeu forte depende da cooperação com outros países, como Alemanha e Itália.

“Precisamos de campeões europeus para alcançar economias de escala. A França deve agir com diplomacia.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA FUTEBOL DE TRAVINHA

ESTADO15 horas ago

Governador determina investigação da causa de rompimento de reservatório em Campina Grande e garante reparação de prejuízos a moradores

Esporte15 horas ago

CMJP debate Centros de Treinamento de Vôlei da orla de João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO15 horas ago

Cícero Lucena firma parceria com setor têxtil e garante qualificação profissional em João Pessoa

Educação & Cultura15 horas ago

Enem 2025: mais de 30 mil inscritos da Paraíba são concluintes do ensino médio público

Judiciário15 horas ago

O Perigo da Gastança Pré-Eleitoral

ECONOMIA16 horas ago

Paraíba terá 3º maior crescimento do setor industrial do País, revela nova projeção do Banco do Brasil

Politíca16 horas ago

Lei “Não Se Cale” completa um ano e reforça proteção às mulheres em bares e casas noturnas

Politíca16 horas ago

Ruy lamenta morte de idosa e cobra apuração rigorosa sobre rompimento de reservatório da Cagepa em Campina Grande

ECONOMIA16 horas ago

Maioria dos estados e municípios distribuiu cestas básicas e refeições

Judiciário16 horas ago

1ª Turma tem unanimidade para rejeitar recursos de ex-presidente Bolsonaro e demais condenados na AP 2668 

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Sine-PB disponibiliza 1.160 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Pesquisa e capacitação buscam impulsionar o cultivo sustentável de açaí irrigado no Cerrado

Internacional16 horas ago

Mundo tem 224 milhões de mulheres sem acesso a planejamento familiar

Segurança Pública16 horas ago

Saiba o que pode e o que não pode em uma abordagem policial

Educação & Cultura16 horas ago

Prefeitura garante Passe Livre de estudantes que farão as provas do Enem 2025 e reforça linhas de ônibus

Educação & Cultura16 horas ago

Estudantes da Paraíba são destaque em processo seletivo para bolsas de estudos da Fundação Estudar

CIDADE16 horas ago

Cabedelo nos trilhos da ciência: cidade realiza Mostra Técnico-Científica com foco na sustentabilidade

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Circuito Cardume: residência artística com a Cia Devir inscreve até este domingo (9)

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

A tranquilidade no campo: Seguro Rural do Sicoob como escudo contra perdas 

Politíca16 horas ago

Hervázio Bezerra bota o chapéu de couro e garante voto em João Azevêdo pro Senado

Politíca16 horas ago

📢 Fábio Ramalho pega o caminho de Brasília pra acertar a vida do PSDB na Paraíba

Educação & Cultura16 horas ago

Recreio remunerado? STF bate o martelo sobre o tempo do professor

Saúde17 horas ago

Obesidade: Descoberta abala 60 anos de certezas sobre metabolismo da gordura

Saúde17 horas ago

Droga LSD pode ajudar a tratar a ansiedade generalizada

Saúde17 horas ago

Bateria de diamante e titânio tira energia do fluxo do sangue

Saúde17 horas ago

Esqueça as fibras: Contra intestino preso, vá de kiwi

Judiciário1 dia ago

Eleitores têm seis meses para regularizar pendências ou solicitar primeira via de título

CIDADE1 dia ago

Vereadora Fátima Bocão apresenta projeto de lei que concede isenção ou desconto da taxa de inscrição para doadores de sangue e de medula óssea em corridas de rua e provas esportivas

Politíca1 dia ago

Pesquisas: Camila Toscano se mantém entre os nomes mais lembrados para Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Medalha de Mérito Empresarial a Roberto Suga

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário12 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO12 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Internacional12 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura12 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde12 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura12 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Saúde12 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde12 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura12 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde12 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde12 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura12 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO11 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

Saúde11 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Saúde11 meses ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

Saúde12 meses ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

O que é CLT?

Saúde2 dias ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde2 dias ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde2 dias ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional2 dias ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

Judiciário6 dias ago

Senado Aprova: misoginia deve ser tratada como crime de discriminação

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE NASCEU A VAQUEJADA?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUAL PAÍS IMPÔS TARIFAS AO CAFÉ BRASILEIRO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL MECANISMO A ÁRVORE ATIVA AO SER AGREDIDA?

Saúde2 semanas ago

QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL ATUALMENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL SUPERÁVIT COMERCIAL EUA COM BRASIL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTOS LIMITES PLANETÁRIOS FORAM ULTRAPASSADOS?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE SÃO AÇÕES ORDINÁRIAS NA BOLSA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MAIS MUDA PARA PLANTAS NA PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

FAZER DIETA É UMA QUESTÃO:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FORMATO DE ARQUIVO O VÍRUS MAVERICK USA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE BORBOLETAS FORAM CATALOGADAS?

Internacional2 semanas ago

QUAL APÓSTOLO ESTARIA SEPULTADO NA CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE SABIÁS CANTAM À NOITE NAS CIDADES?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE É O AGROCONNECT?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PROBLEMA PRINCIPAL DOS COMBUSTÍVEIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUE CARACTERÍSTICA MARCA O TICO-TICO-REI-CINZA?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

QUANTOS TRABALHAM POR APLICATIVOS EM 2024?

ECONOMIA3 semanas ago

EXPORTAÇÕES PARA QUAL PAÍS SUBIRAM 348%?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUAL MATERIAL É A MELHOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL PERCENTAGEM DE JOVENS NA ROBÓTICA QUER FAZER ENGENHARIA?

Segurança Pública3 semanas ago

Senado Aprova: penas mais duras para crimes violentos

Internacional4 semanas ago

QUEM É CHAMADA DE “EL JEFE” NO GOVERNO MILEI?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL É O MAIOR ROEDOR DO MUNDO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE SURPREENDEU CIENTISTAS SOBRE TORNADOS DE POEIRA EM MARTE?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br