Connect with us

Internacional

Guerra no Sudão faz 2 anos em cenário cada vez mais complexo

Briga entre generais deflagrou conflito que já matou 150 mil pessoas e deixou 64% da população dependente de assistência humanitária. Apesar das dificuldades, sociedade civil segue como fonte de resistência e apoio

O Sudão, terceiro maior país da África, vem enfrentando há dois anos uma espiral negativa desde que um conflito entre os generais das Forças Armadas Sudanesas e as Forças de Apoio Rápido escalou para uma guerra

De acordo com as Nações Unidas, o país do nordeste africano – rico em ouro, petróleo e terras férteis – mergulhou em uma das maiores crises humanitárias e de deslocamento forçado do mundo. Da população de 51 milhões, 64% agora dependem de assistência humanitária, e cerca de 12 milhões foram deslocadas.

Mulheres e meninas sudanesas foram particularmente afetadas pela crise, pois não apenas constituem a maioria dos deslocados, mas também sofrem com agressões sexuais generalizadas e estupros coletivos.

Estimar o número de mortos é difícil devido aos combates em andamento, mas dados mais recentes de organizações humanitárias internacionais saltaram de cerca de 40 mil para 150 mil mortos.

À medida que a guerra entra em seu terceiro ano nesta terça-feira (15/04), o país corre cada vez mais o risco de ser dividido entre duas administrações rivais.

Para Hager Ali, pesquisadora do think tank alemão Instituto para Estudos Globais e Regionais (Giga), isso limitaria ainda mais a esperança de um fim à violência. “Temos que olhar para um horizonte temporal de 20 anos ou mais. O Sudão não precisa apenas de um acordo de paz, pois os cismas entre o centro do país e a periferia, etnias, religiões e tribos se aprofundaram”, disse ela à DW. “Problemas com o federalismo e o sistema político também vêm se formando há décadas e continuarão a sabotar a paz, se não forem resolvidos.”

Por que a guerra começou?

Em outubro de 2021, um golpe militar liderado pelo general Abdel-Fattah Burhan, das Forças Armadas Sudanesas (SAF), e apoiado por seu vice e chefe dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF), general Mohamed Hamdan Dagalo, depôs o governo de transição do Sudão que tinha a tarefa de implementar uma rota para a democracia.

No entanto, após Burhan não conseguir criar um governo liderado por civis em estreita cooperação com um Conselho Supremo liderado por militares e por Dagalo, ambos os generais se desentenderam sobre a integração das paramilitares RSF às SAF em meados de abril de 2023.

O palácio presidencial devastado pela guerra em Cartum foi recapturado pelas SAF no início deste ano

“A guerra começou com um grande impasse na capital do Sudão, Cartum, onde os combates se transformaram em uma guerra de trincheiras urbanas que se espalhou por todo o país”, disse Ali.

No início deste ano, as SAF recapturaram Cartum e agora controlam a maior parte do norte e leste do país, além da cidade central de Wad Madani, numa região agrícola amplamente destruída.

Dagalo e sua RSF, que emergiram da notória milícia Janjaweed, firmaram-se como uma força importante na região de Darfur, no oeste do Sudão.

Ambos os lados continuam a sitiar vários campos de refugiados na capital do estado de Darfur do Norte, El-Fasher, onde a fome e os bombardeios constantes estão matando civis, de acordo com relatos angustiantes de testemunhas oculares, organizações humanitárias internacionais e da ONU.

Por que a guerra ainda não acabou?

De acordo com o Comitê Internacional de Resgate, uma ONG global que responde às piores crises humanitárias do mundo, a dinâmica do conflito no Sudão se tornou mais complexa nos últimos 24 meses.

“O conflito está atraindo mais grupos, fazendo com que um acordo de paz precise atender a interesses diversos e, portanto, seja mais difícil negociar e sustentar”, disse Alexandra Janecek, porta-voz da ONG.

Além disso, apoiadores regionais e internacionais “estão injetando armas no Sudão, o que está desestabilizando o país e a região”, acrescentou.

As SAF contam com o apoio político e militar do Egito e do Catar. As RSF são supostamente apoiadas por entregas de armas dos Emirados Árabes Unidos através do vizinho Chade.

Os Emirados Árabes Unidos negaram as alegações, embora evidências sobre armas produzidas pelos Emirados Árabes Unidos pareçam indicar o contrário.

Sociedade civil é tábua de salvação

Cerca de 9 milhões de sudaneses fugiram para outras regiões do país, e mais de 3,3 milhões partiram para o Egito, Líbia, Chade ou Sudão do Sul. Lá, eles enfrentam seus próprios desafios, incluindo violência, falta de ajuda humanitária, problemas de visto e insegurança.

Aqueles que permaneceram, apesar do conflito em curso, sofrem não apenas com a violência e a fome, mas também com a infraestrutura em grande parte colapsada, incluindo uma economia e um sistema de saúde em ruínas.

De acordo com o Banco Central do Sudão, a libra sudanesa despencou e fez os preços dos produtos nos mercados dispararem mais de 142% em 2024.

Enquanto isso, a sociedade civil do Sudão se tornou uma tábua de salvação para a população. Uma rede nacional das chamadas salas de emergência tem ajudado os civis com informações sobre rotas de evacuação, cuidados médicos e necessidades básicas. Esses grupos, vagamente conectados, surgiram do movimento de oposição do Sudão que desempenhou um papel fundamental na deposição do governante de longa data Omar Al-Bashir em 2019.

“Um dos pontos fortes do movimento de oposição no Sudão sempre foi sua heterogeneidade”, disse Tareq Sydiq, especialista em movimentos de protesto. “O movimento era composto por partidos políticos tradicionais, sindicatos, associações profissionais e uma ampla gama de comitês clandestinos de resistência”, acrescentou.

Os combates e o colapso da economia destruíram em grande parte os mercados outrora vibrantes de Cartum

Desde o início da guerra em abril de 2023, esses grupos “reduziram o escopo de suas demandas políticas e se concentraram na guerra e na proteção das comunidades civis”, ressaltou Sadiq.

Na opinião do pesquisador, esse é um “repertório clássico de resistência que visa mitigar os efeitos da guerra, mas também manter algum elemento da organização social para tempos melhores que possam vir em algum momento”.

Para Michelle D’Arcy, diretora do escritório da organização humanitária Ajuda Popular Norueguesa no Sudão, os esforços da sociedade civil sudanesa continuam a servir como uma centelha de esperança.

“Existem grupos inspiradores de jovens e mulheres que realmente se mobilizaram, clamando por paz, um cessar-fogo, e pressionando para acabar com a guerra por meio de um processo político, enquanto continuam a prestar serviços vitais em suas comunidades”, disse ela. “No entanto, eles também enfrentaram desafios relacionados à polarização, ao espaço cívico limitado e ao acesso a recursos.”

Jancek, do Comitê Internacional de Resgate, acrescentou que programas que antes eram “uma tábua de salvação para milhões de sudaneses” estavam sendo encerrados. “Pelo menos 60% das 1.400 cozinhas comunitárias que atendiam cerca de 2 milhões de pessoas não conseguem mais funcionar”, disse ela. O principal motivo para isso é a falta de financiamento.

Nas garras de uma crise humanitária

Segundo a ONU, dos 4,2 bilhões de dólares (R$ 24,6 bilhões) necessários para fornecer ajuda humanitária em 2025, apenas 6,3% foram recebidos.

A situação é ainda mais agravada pela recente decisão dos EUA de cortar os gastos com ajuda externa. Em 2024, os fundos americanos representavam quase metade de toda a assistência humanitária no Sudão.

“O Sudão continua nas garras de uma crise humanitária de proporções alarmantes”, disse Edem Wosornu, do Escritório de Coordenação de Ajuda Humanitária da ONU (OCHA), ao Conselho de Segurança da ONU em janeiro – com a “crise provocada pelo homem” aparentemente longe do fim.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional1 dia ago

“O Calvário de um Homem Só: entre pedras, espinhos e silêncios”

Judiciário2 dias ago

A “besteira” que Alexandre de Moraes contou pros gringo e fez foi o povo se retorcer de raiva

Segurança Pública2 dias ago

Motta oferece apoio da Polícia Legislativa para apurar atentado contra Sargento Portugal

Judiciário2 dias ago

Entrada em domicílio sem mandado: o sinal de rastreamento de celular roubado configura justa causa?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O ouro dos tolos: o mal que se oculta nas aparências

Saúde2 dias ago

O que saber sobre a tosse convulsa

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 maneiras de responder a um pedido de desculpas além de “está tudo bem”

Internacional2 dias ago

Naufrágio mais mortal no Mediterrâneo completa dez anos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Safra 2024/25 de cana-de-açúcar encerra com produção estimada em 676,96 milhões de toneladas

Nacional2 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

O agrônomo que ajudou a introduzir a soja no Brasil – e foi o primeiro japonês a ser doutor no país

Politíca2 dias ago

Jutay Meneses tem trabalho reconhecido e será agraciado com título de cidadão piauiense

Politíca2 dias ago

Projeto de Cabo Gilberto quer dobrar pena pra cabra safado que compra voto com ajuda de facção: agora o bicho vai pegar!

Politíca2 dias ago

Luciano Cartaxo já destinou mais de R$ 4 milhões para a saúde pública na Paraíba, com investimentos do Litoral ao Sertão

Judiciário2 dias ago

Advogada paraibana assume corregedoria da OAB Nacional

CIDADE2 dias ago

🌵 Vixe Maria! Pesquisa mostra que o povo de São João do Tigre tá que só alegria com a gestão de Márcio Leite: 91% de aprovação nos 100 primeiros dias! 💥🐂

Nacional3 dias ago

Monarquia de volta ao Brasil? Senado avalia pedido de plebiscito para 2026

Esporte3 dias ago

CBF define datas e horários da terceira fase da Copa do Brasil; confira

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Inteligência artificial fotônica é integrada dentro de fibras ópticas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Gotas de chuva geram eletricidade limpa diretamente – sem geradores

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Vidro é reinventado usando sal e ondas sonoras

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Astrônomos encontram fortes indícios de atividade biológica em exoplaneta

Nacional3 dias ago

Brasil ‘não pode ser pobre, eternamente vivendo de Bolsa Família’, diz Lula

Judiciário3 dias ago

A maior bola fora de Alexandre de Moraes

Esporte3 dias ago

Demissão de Ramón Díaz do Corinthians tem semelhanças com saída do Vasco

Judiciário3 dias ago

Nota Técnica altera NF-e e NFC-e para incluir novos campos da reforma tributária

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

Você sabia que é possível reduzir a alíquota do INSS patronal com base no risco da sua atividade?

Judiciário4 dias ago

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: conheça os principais direitos

Judiciário4 dias ago

Visão Monocular dá Direito à Isenção de IPVA? Saiba Como Solicitar e Reaver Valores dos Últimos 5 Anos

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional2 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde4 dias ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde4 dias ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura4 dias ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde5 dias ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional6 dias ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional6 dias ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional2 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE ESTÁ SECANDO MAIS DE 50% DOS RIOS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA3 semanas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde3 semanas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br