Connect with us

CIDADE

Energisa participa de Audiência Pública para debater cabeamentos e postes danificados

Foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Campina Grande, de autoria dos vereadores Alexandre Pereira, Pimentel Filho e Anderson Pila. O objetivo da propositura foi debater, junto a representantes da Energisa, os problemas envolvendo cabeamentos em desuso, postes danificados e outras demandas apresentadas pela população.

Compuseram a mesa os representantes da Energisa: Araceli Tigreiro, Gerente Institucional; Carlos Barreto, Gerente Jurídico; Rômulo Pereira, Supervisor de Relacionamento; e Nataniel Gonçalves, Supervisor de Atendimento. Da Prefeitura Municipal de Campina Grande, estiveram presentes Renan Loureto, Coordenador de Iluminação Pública, e Matheus Pinto, Gerente de Iluminação. Também integrou a mesa Pedro Farias, Gerente de Atendimento do Procon.

Iniciando as participações na tribuna, o vereador Alexandre Pereira ressaltou pontos problemáticos envolvendo a empresa, como os altos valores cobrados para retirada de postes, mudanças nos vencimentos das faturas, dificuldades no atendimento devido à disponibilidade de apenas uma agência para toda a população e a poluição visual causada pela grande quantidade de fios soltos e amontoados nos postes, mesmo havendo leis que tratam da problemática.

Sobre o objetivo da audiência, Alexandre destacou a necessidade de que a empresa apresente medidas práticas para solucionar as demandas apresentadas. Ele também enfatizou a importância da energia como serviço essencial, cuja ausência impacta todas as atividades. “A Energisa tem a concessão, é preciso atender ao interesse público e cumprir os deveres” – frisou.

Os vereadores Anderson Pila e Pimentel Filho, também autores da propositura, reforçaram a importância do diálogo com os representantes da empresa.

Rômulo Pereira Gomes, Supervisor de Relacionamento da Energisa, contextualizou a questão dos cabos de telefonia, internet e TV, descrevendo-a como um efeito colateral do crescimento acelerado dos meios de comunicação no Brasil. Ele destacou que esse é um tema tratado em nível nacional, com propostas de regulamentação, e citou problemas comuns em todo o país, como fios desordenados, riscos à segurança pública e impactos no paisagismo.

Para a solução, Rômulo defendeu a necessidade de uma ação conjunta entre empresas de telecomunicações, sociedade e poder público municipal e federal, uma vez que a outorga para uso dos postes é concedida pela União. Ele informou ainda que, em Campina Grande, das 57 empresas de telecomunicações existentes, apenas 27 possuem contrato com a distribuidora de energia. As demais, segundo ele, operam com permissão federal, o que impossibilita a distribuidora de retirar os cabos.

Araceli Tigreiro, Gerente Institucional da Energisa, destacou o período de atuação da empresa na Paraíba e apresentou dados de avaliação positiva por parte dos clientes. Ressaltou que a empresa atua conforme determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com obrigações, deveres e protocolos a serem seguidos em casos de deslocamento de postes e outros pedidos. Sobre o uso compartilhado da infraestrutura, enfatizou a necessidade de ordenamento da rede e disse que a Energisa busca desenvolver ações conjuntas para alcançar esse objetivo.

Pedro Farias, Gerente de Atendimento do Procon, lembrou a responsabilidade do órgão como fiscalizador e informou que, em julho, foi realizada uma reunião com a Energisa e operadoras, na qual foram acordados cinco pontos, entre eles a apuração de fios em desuso ou uso inadequado. No entanto, as demandas para ajuste desses acordos não foram cumpridas. Por esse motivo, segundo Pedro, atualmente existem 43 processos abertos em fase de notificação de multa no Procon. Durante a audiência, ele também esclareceu sobre obrigações da empresa e direitos do consumidor, destacando a importância de garantir que este último não seja prejudicado, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

Entre as participações dos vereadores, Severino da Prestação relatou situações de cobranças abusivas e cabeamentos baixos nos postes, além das dificuldades de comunicação direta tanto com a Energisa quanto com as empresas de telecomunicações. Olimpio Oliveira questionou o direito de propriedade e a responsabilidade da empresa em zelar pela segurança, ressaltando que a Justiça pode ser acionada, por parte da Energisa, para assegurar a manutenção adequada dos postes. Ele ainda observou que a portaria que estabelece o compartilhamento de postes não define claramente as responsabilidades.

O vereador Rafafá apresentou o depoimento de uma moradora que enfrenta dificuldades para obter a instalação de rede elétrica em sua residência. Segundo o relato, a Energisa cria entraves ou fornece informações divergentes. Ele cobrou medidas efetivas para solucionar a situação. Já a vereadora Jô Oliveira solicitou atenção à instalação de energia elétrica em uma cozinha comunitária de São José da Mata, cuja demanda está pendente desde maio.

O vereador Frank Alves criticou a exigência de transferência do contador de energia para a parte externa das residências após reformas ou inadimplência, destacando que os custos são repassados ao consumidor, que muitas vezes não dispõe de recursos. Ele defendeu ainda que a Energisa seja responsável pela fiscalização das empresas de telecomunicações. O vereador Wellington Cobra pediu uma avaliação da empresa sobre os postes que necessitam de substituição e questionou se os valores cobrados pela mudança de local dos postes têm respaldo legal, além de indagar sobre a obrigatoriedade da transferência do contador. Já Pimentel Filho classificou as taxas de remoção ou transferência como abusivas e cobrou uma solução para o problema, pedindo ainda informações sobre o pagamento de ISS e a arrecadação da empresa.

O vereador Alexandre Pereira apresentou vídeos que ilustram a necessidade de retirada de fios e destacou a alta arrecadação da Energisa diante do uso dos postes pelas empresas de telecomunicações. Sobre a alteração nas datas de vencimento das faturas, cobrou fiscalização por parte do Procon.

Também foram apresentadas demandas da população e de convidados, como solicitações de instalação e transferência de postes em frente a residências e situações relacionadas à zona rural.

Em resposta, Araceli Tigreiro esclareceu que a Energisa não exige a transferência dos contadores para a parte externa das residências e ressaltou que a iluminação pública é de responsabilidade do município. Quanto às residências em loteamentos, explicou que existem legislações específicas. Já as mudanças ou retiradas de postes, segundo ele, são realizadas de acordo com resolução que prevê a cobrança dos valores. Os demais representantes da empresa também prestaram esclarecimentos às dúvidas levantadas durante a audiência.

Diante das divergências sobre obrigatoriedades, o vereador Anderson Pila defendeu a necessidade de aprofundar as informações e, se necessário, buscar soluções via judicial. Concluindo a sua fala, o vereador Pila sugeriu o encaminhamento para criação de um Procon Legislativo, com o objetivo de que a Câmara Municipal possa intermediar conflitos entre consumidores, empresas e instituições.

Encerrando a sessão, o vereador Alexandre Pereira encaminhou a elaboração de um cronograma de atividades e a entrega de informações, a serem apresentadas pela Energisa ao Poder Legislativo.

SESSÃO ORDINÁRIA
A 84ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande foi presidida pelo vereador Saulo Germano e secretariada pela vereadora Jô Oliveira, contando com participações no pequeno e grande expediente.

Vereadora Jô Oliveira fez um balanço de sua participação em Brasília, destacando a presença na 5ª Conferência Nacional da Igualdade Racial, onde levou pautas de Campina Grande e da Paraíba. Além disso, informou que acompanhou a assinatura do convênio das Casas da Igualdade, realizada pelo presidente Lula e pela deputada Anielle Franco, espaços que servirão tanto para acolher pessoas vítimas de discriminação quanto para garantir acesso a políticas de saúde e assistência social.

A parlamentar também presenciou a criação da comissão especial que acompanhará a PEC 27, instalada na última terça-feira, que trata de um fundo de reparação para a população negra, no valor de R$ 20 bilhões, de autoria do deputado Damião Feliciano. Nesse sentido, informou sobre o Projeto de Lei de sua autoria, que prevê a criação de uma Coordenadoria de Igualdade Racial em Campina Grande, voltada ao combate ao racismo institucional. “É preciso a efetivação dessa coordenadoria, que possa até estar pronta e apta para receber esses recursos”, ressaltou. Por fim, destacou o diálogo com parlamentares de outros estados, buscando compreender como a política racial vem sendo implementada em diferentes territórios.

Waléria Assunção destacou o resultado de uma ação judicial referente ao PL nº 5.212/2012, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, que deu origem à lei municipal que proíbe veículos de tração animal (VTAs). A parlamentar relatou que, apesar de sancionada há 13 anos, a lei vinha sendo descumprida. Segundo ela, a prefeitura recorreu duas vezes para não cumprir a determinação, mas desde abril deste ano não há mais possibilidade de recurso, obrigando o município a aplicar a lei. Waléria ressaltou que a divulgação da decisão judicial em suas redes sociais teve o objetivo de informar a população sobre essa importante conquista e de chamar atenção para a demora no cumprimento das leis em Campina Grande.

O vereador Olimpio Oliveira reforçou a fala sobre a lei dos VTAs, de sua autoria, lembrando que a ação judicial foi proposta pela ONG SOS Animais e Plantas, de João Pessoa, e que os advogados responsáveis conquistaram a sentença favorável. Olimpio lembrou que essa é uma luta que ele iniciou há 14 anos, enfrentando retaliações e exposições, e reconheceu que a efetivação da sentença não será simples.

Rostand PB apresentou a reivindicação de um morador do bairro José Pinheiro, referente ao calçamento de ruas e à limpeza de lixo acumulado, já encaminhada à SESUMA. O vereador exibiu imagens enviadas pelo próprio morador e cobrou providências. Além disso, mencionou o projeto das areninhas, que já foi sancionado, mas ainda não teve sua implementação efetivada pelo Poder Executivo.

Encerrando as falas, o vereador Severino da Prestação relatou visita à Feira Central, onde foi convidado a conhecer uma lanchonete local. Na ocasião, destacou a trajetória de Janício Silva, campinense que está representando a Paraíba no programa “Estrelas da Casa”, exibido pela Rede Globo. Severino convidou a população a acompanhar a participação do artista, ressaltando o orgulho de ver mais um filho de Campina Grande ganhando destaque em nível nacional.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA FUTEBOL DE TRAVINHA

ESTADO3 horas ago

Governo da Paraíba seleciona projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para apoio financeiro

Politíca16 horas ago

🌵 Cícero Lucena dispara na frente e bota o pé firme na estrada do Governo da Paraíba em 2026

Politíca17 horas ago

🌵 Cabo Gilberto: o cabra de farda que peita o PT e defende o povo da Paraíba

Nacional19 horas ago

Os gastos secretos do “iate de luxo de Lula e Janja” na COP30

Saúde20 horas ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde20 horas ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO20 horas ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde20 horas ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional20 horas ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

CIDADE21 horas ago

CMJP rejeita projeto sobre despesas públicas associadas a invasões e ocupações

Politíca21 horas ago

Licença-paternidade ampliada já é realidade em Campina Grande há 13 anos, fruto da atuação de Olimpio Oliveira

CIDADE21 horas ago

Parlamentares discutem infraestrutura, segurança e saúde pública

ECONOMIA21 horas ago

PIB cresce 3,2% e totaliza R$ 10,9 trilhões em 2023

Politíca21 horas ago

CMJP anuncia calendário de apreciação da LOA 2026

CIDADE21 horas ago

I Simpósio de Jornalismo Profissional prestará homenagem a jornalistas da cidade

CIDADE21 horas ago

Serra da Raiz sedia etapa da Rota Cultural Raízes do Brejo neste final de semana

Nacional21 horas ago

Prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos termina em 14 de novembro

ESTADO21 horas ago

Lucas Ribeiro visita obras do Hospital da Mulher de Campina Grande e destaca avanço da construção

Educação & Cultura21 horas ago

Estudantes vencedores do Concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal” recebem premiação 

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

Sedap-PB promove o peixamento de três açudes com 250 mil alevinos no Sertão

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

Expo da Agricultura Familiar mostra força do campo em Serraria

Saúde21 horas ago

Saúde participa de evento em Bayeux na Semana Estadual de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle das Arboviroses

CIDADE21 horas ago

Cabedelo tem prática pedagógica selecionada como exemplo no Alfabetiza Mais Paraíba

ESTADO21 horas ago

Paraíba destaca suas regiões turísticas na maior feira de turismo do Brasil

ESTADO21 horas ago

Lucas Ribeiro recebe comissão e assegura apoio do Governo do Estado à realização da Marcha para Jesus em João Pessoa

ESTADO21 horas ago

João Azevêdo trata de fortalecimento do programa PAA-Leite em audiência no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

ESTADO21 horas ago

Lucas Ribeiro assina termo de fomento que garante apoio ao Natal Premiado da CDL de Campina Grande

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Não quero falar!

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Saber rir de si: a arte de encarar a vida com humor

ENTRETENIMENTO22 horas ago

O sentido da vida e a esperança necessária nos momentos mais difíceis

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário12 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO12 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Internacional12 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura12 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde12 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura12 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Saúde12 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde12 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura12 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde12 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde12 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura12 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO11 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

Saúde11 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Saúde11 meses ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

Saúde12 meses ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

O que é CLT?

Saúde20 horas ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde20 horas ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO20 horas ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde20 horas ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional20 horas ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

Judiciário5 dias ago

Senado Aprova: misoginia deve ser tratada como crime de discriminação

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE NASCEU A VAQUEJADA?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

QUAL PAÍS IMPÔS TARIFAS AO CAFÉ BRASILEIRO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL MECANISMO A ÁRVORE ATIVA AO SER AGREDIDA?

Saúde1 semana ago

QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL ATUALMENTE?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL SUPERÁVIT COMERCIAL EUA COM BRASIL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTOS LIMITES PLANETÁRIOS FORAM ULTRAPASSADOS?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE SÃO AÇÕES ORDINÁRIAS NA BOLSA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MAIS MUDA PARA PLANTAS NA PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

FAZER DIETA É UMA QUESTÃO:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FORMATO DE ARQUIVO O VÍRUS MAVERICK USA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE BORBOLETAS FORAM CATALOGADAS?

Internacional2 semanas ago

QUAL APÓSTOLO ESTARIA SEPULTADO NA CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE SABIÁS CANTAM À NOITE NAS CIDADES?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE É O AGROCONNECT?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PROBLEMA PRINCIPAL DOS COMBUSTÍVEIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUE CARACTERÍSTICA MARCA O TICO-TICO-REI-CINZA?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

QUANTOS TRABALHAM POR APLICATIVOS EM 2024?

ECONOMIA2 semanas ago

EXPORTAÇÕES PARA QUAL PAÍS SUBIRAM 348%?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUAL MATERIAL É A MELHOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PERCENTAGEM DE JOVENS NA ROBÓTICA QUER FAZER ENGENHARIA?

Segurança Pública3 semanas ago

Senado Aprova: penas mais duras para crimes violentos

Internacional3 semanas ago

QUEM É CHAMADA DE “EL JEFE” NO GOVERNO MILEI?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL É O MAIOR ROEDOR DO MUNDO?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE SURPREENDEU CIENTISTAS SOBRE TORNADOS DE POEIRA EM MARTE?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br