CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Nem todas as emoções ajudam as postagens a viralizar na internet
Emoções que viralizam
As emoções positivas, como o amor e a alegria, parecem ter muito em comum. Da mesma forma, ansiedade e raiva parecem ser irmãs emocionais próximas.
Mas, nas redes sociais, emoções aparentemente semelhantes podem levar a respostas muito diferentes: Algumas emoções causam mais impacto do que outras quando se trata de como as postagens se espalham nas redes sociais.
A pesquisa avaliou 387.486 postagens transmitidas por quase 7 milhões de usuários únicos no WeChat, uma das maiores plataformas de mídia social do mundo. A grande surpresa é que emoções semelhantes podem ter efeitos totalmente opostos na forma como o conteúdo se espalha.
Outra pesquisa mostrou que as pessoas interagem mais em postagens com as quais discordam.
“Algumas emoções, como ansiedade e amor, ajudam o conteúdo a viralizar, enquanto outras, como raiva ou tristeza, tendem a desacelerar o processo,” disse o professor Yifan Yu, da Universidade do Texas (EUA).
A pesquisa também mapeou como diferentes grupos demográficos reagem a diferentes tipos de emoções: “Pessoas de diferentes idades, gêneros e círculos sociais se comportam de maneira diferente quando se deparam com conteúdo emocional,” destacou Yu.
Principais descobertas
Os pesquisadores utilizaram um léxico de palavras relacionadas a oito emoções distintas para classificar o conteúdo de cada artigo. Em seguida, analisaram como os artigos contendo essas palavras se difundiam na rede, observando fatores como a amplitude e a rapidez com que as postagens se espalhavam.
As principais descobertas foram:
- Ansiedade, amor e surpresa têm impactos positivos na disseminação de conteúdo, enquanto expressões de raiva, tristeza e alegria influenciam negativamente.
- Pessoas mais velhas são mais propensas a compartilhar artigos que expressam raiva ou ansiedade, enquanto os mais jovens são mais atraídos por conteúdo que expressa desgosto.
- Usuários com muitos amigos tendem a compartilhar artigos que demonstram amor, ansiedade, expectativa ou repulsa. Aqueles com menos amigos são mais propensos a compartilhar artigos que demonstram raiva ou surpresa.
“Não é apenas se uma emoção é positiva ou negativa que importa, é o tipo específico de emoção e o que ela sinaliza ao leitor,” disse Yu. “Algumas emoções, como ansiedade ou amor, podem levar as pessoas a se conectar, apoiar ou alertar outras. Outras, como raiva ou alegria, podem soar muito agressivas ou egocêntricas, tornando as pessoas menos propensas a compartilhar.”




