Connect with us

Saúde

Medicamento brasileiro inédito, tido como capaz de reverter lesão medular, é apresentado em SP

Remédio é resultado de 25 anos de pesquisa conduzida por brasileira e professora doutora da UFRJ

Tatiana Coelho de Sampaio é chefe do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular, do Instituto de Ciências Biomédicas

Vem de um tenro invólucro da vida humana, a placenta, a extração de uma proteína que aponta para dar uma solução para algo que, até agora, a ciência não tinha caminho claro nem nunca tão comemorado: restabelecer a medula espinhal em pessoas que tiveram lesões medulares e perderam movimentos do corpo.

A pesquisadora brasileira Tatiana Coelho de Sampaio, professora doutora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), se aprofundou em silêncio com uma equipe de biólogos, nos últimos 25 anos, sobre a potência reparadora e multiplicadora da proteína laminina, que atua no sistema nervoso.

Os estudos acabaram gerando o atual medicamento polilaminina, uma novidade mundial, apresentada nesta terça-feira (9) pelo laboratório Cristália, como capaz de regenerar a medula em pessoas que tiveram rompimento do órgão em acidentes de diversas naturezas e que levaram a uma paraplegia, paralisa dos membros inferiores, ou tetraplegia, paralisia de membros inferiores e superiores.

Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros, sem sequelas e retomando uma rotina sem restrições.

Há quase três anos, o laboratório aguarda a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fazer o realização do estudo clínico regulatório ampliado do medicamento. O laboratório tem a expectativa que, dentro de um mês, a autorização deve ser feita.

Basicamente, a polilaminina é capaz de estimular neurônios maduros, que não iriam mais se desenvolver, a rejuvenescerem e a criarem novos axônios, fios extremamente finos que transportam os impulsos elétricos pelo corpo.

Na apresentação do fármaco, 2 dos 8 voluntários que passaram pelo procedimento em estudo acadêmico clínico, aprovado pelos órgãos éticos, e que tinham lesões que haviam comprometido movimentos, estavam presentes.

A atleta paralímpica de rugby Hawanna Cruz Ribeiro, 27, ficou tetraplégica em 2017 após uma queda de dez metros de altura. Perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Três anos depois, foi submetida como voluntária à aplicação da polilaminina.

“Recuperei entre 60% e 70% do controle do meu tronco. Sinto que a sensibilidade na minha bexiga voltou, mas ainda não sou independente nessa questão. Não tenho nenhuma dúvida das minha melhora”, afirmou.

Já Bruno Drummont de Freitas, 31, lembra de ter o corpo completamente paralisado do pescoço para baixo após um acidente de trânsito. Ele recebeu a polilaminina 24 horas após o trauma.

“Em cinco meses, mais ou menos, eu já estava completamente recuperado. Tenho uma rotina normal, faço esportes e não passo mais por nenhum tipo de tratamento. Tenho consciência do quanto é importante para milhares de pessoas o que estou relatando, mas não tenho dúvidas. Eu me recuperei totalmente e poderia estar tetraplégico.”

Na aplicação em cães que tiveram lesões não provocadas, os resultados também impressionaram os pesquisadores, com a retomada total da marcha naqueles que tiveram o órgão neural rompido. Em ratos de laboratório, os efeitos da aplicação aconteciam em 24 horas.

O medicamento já está sendo produzido na planta de biotecnologia do Cristália, a partir de placenta doada por mulheres saudáveis que são acompanhadas durante toda a gravidez.

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Estou muito emocionado. Estamos vivendo um dia histórico para o mundo aqui”, afirmou o médico Ogari Pacheco, fundador e presidente do conselho do Cristalia.

Acidentes, mergulhos, quedas e ferimentos à bala, por exemplo, podem causar um deslocamento ósseo na coluna e promover um esmagamento da medula, que, danificada ou rompida, deixa de conduzir as informações cerebrais para os comandos dos movimentos.

Até então, nenhum método efetivo para que o tecido nervoso fosse renovado havia sido apresentado pela ciência, o que torna o feito como algo extremamente importante para a ciência e para a humanidade, caso todas as formas de comprovação estejam cumpridas, o que ainda não é o caso da Polilaminina.

“A todo momento a gente se pergunta se vai se decepcionar, é uma dúvida. O que me dá segurança é o retorno e a interação com quem está a minha volta e os resultados que estamos vendo. Tento fazer o meu melhor. Sou honesta em mostrar o que está acontecendo”, declarou a pesquisadora Tatiana.

Hospitais de São Paulo, como o Hospital das Clinicas e a Santa Casa, já estão preparados para fazer as aplicações da Polilaminina quando autorizados pela Anvisa. O procedimento, inicialmente, só será realizado em pacientes com diagnóstico de lesão medular recente, depois de três meses, no máximo.

Os estudiosos afirmam que a medicação, comprovadamente, não causa nenhum dano colateral aos pacientes, o que passará por mais testes após a aprovação da Anvisa. Lesões mais antigas também são impactadas com o medicamento, segundo os pesquisadores, mas o resultado depende do comprometimento do paciente com o pós-operatório.

“Não vendemos ilusões, trazemos evidencias. Os resultados não iguais para todos. Mostramos que quando mais rápida a aplicação, melhor o resultado. Estamos também trabalhando casos crônicos também e estamos avançando. Experimentalmente, temos resultados promissores”, disse Ogari Pacheco.

Especialistas consultados pela reportagem afirmaram que a a iniciativa é extremamente promissora, mas ainda pedem cautela. Os resultados são esperados com melhor desenvoltura para aqueles que tiram traumas recentes.

O processo de patente do medicamento e seu ineditismo mundial já foi instalado, mas pode demorar ainda vários anos para se concretizar. Todas as duplicações dos estudos, em laboratórios fora de onde foi desenvolvida a pesquisa, foram realizados e confirmaram a efetividade do método.

A divulgação do estudo científico está sendo postergada, segundo os envolvidos na pesquisa com a polilaminina, para proteger o ineditismo e o impacto do método.

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE PARAPLEGIA E TETRAPLEGIA

Segundo o médico Hugo Sterman Neto, neurocirurgião do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, paresia é o termo usado para descrever fraqueza de braços e pernas. Paraparesia é a incapacidade parcial de movimentar os membros inferiores. Na tetraparesia, atinge os braços e as pernas.

Plegia significa que a fraqueza é total e tem ausência de movimento. Toda paraplegia ou tetraplegia é uma paresia, mas de grau mais intenso, onde há a perda do movimento.

“Quando falamos em paraplegia, significa que há uma lesão na medula espinhal, tecido dentro do canal medular, na coluna, que leva os movimentos para a perna, em um nível até acometer um pouco abaixo do braço. Então, se eu machucar a medula da T2 para baixo, vou ter paraplegia ou paraparesia. Da T2 para cima, posso ter acometimento dos braços e das pernas. É a tetraparesia ou tetraplegia”, diz o especialista.

“Os braços são controlados por movimentos dos nervos que saem entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica, C5 a T1. Lesões na medula cervical dão a tetraplegia ou tetraparesia; na torácica, ocasionam a paraplegia ou paraparesia”, explica Hugo.

Não são somente os acidentes que causam as duas condições. Há outros fatores como doenças inflamatórias (esclerose múltipla, por exemplo), tumores na medula, fraturas na coluna devido à osteoporose, compressões na medula por causa de envelhecimento e artrose na coluna.

“Essas lesões da medula podem ser de intensidade muito grande, menor ou de forma súbita. Acho que o caso mais emblemático é a fratura ou a luxação da coluna e ter um estrangulamento ou um esmagamento da medula, que leva a lesão”, afirma o neurocirurgião.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA FUTEBOL DE TRAVINHA

ESTADO4 horas ago

Governo da Paraíba seleciona projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para apoio financeiro

Politíca17 horas ago

🌵 Cícero Lucena dispara na frente e bota o pé firme na estrada do Governo da Paraíba em 2026

Politíca18 horas ago

🌵 Cabo Gilberto: o cabra de farda que peita o PT e defende o povo da Paraíba

Nacional20 horas ago

Os gastos secretos do “iate de luxo de Lula e Janja” na COP30

Saúde21 horas ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde21 horas ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO21 horas ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde21 horas ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional21 horas ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

CIDADE22 horas ago

CMJP rejeita projeto sobre despesas públicas associadas a invasões e ocupações

Politíca22 horas ago

Licença-paternidade ampliada já é realidade em Campina Grande há 13 anos, fruto da atuação de Olimpio Oliveira

CIDADE22 horas ago

Parlamentares discutem infraestrutura, segurança e saúde pública

ECONOMIA22 horas ago

PIB cresce 3,2% e totaliza R$ 10,9 trilhões em 2023

Politíca22 horas ago

CMJP anuncia calendário de apreciação da LOA 2026

CIDADE22 horas ago

I Simpósio de Jornalismo Profissional prestará homenagem a jornalistas da cidade

CIDADE22 horas ago

Serra da Raiz sedia etapa da Rota Cultural Raízes do Brejo neste final de semana

Nacional22 horas ago

Prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos termina em 14 de novembro

ESTADO22 horas ago

Lucas Ribeiro visita obras do Hospital da Mulher de Campina Grande e destaca avanço da construção

Educação & Cultura22 horas ago

Estudantes vencedores do Concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal” recebem premiação 

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Sedap-PB promove o peixamento de três açudes com 250 mil alevinos no Sertão

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Expo da Agricultura Familiar mostra força do campo em Serraria

Saúde22 horas ago

Saúde participa de evento em Bayeux na Semana Estadual de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle das Arboviroses

CIDADE22 horas ago

Cabedelo tem prática pedagógica selecionada como exemplo no Alfabetiza Mais Paraíba

ESTADO22 horas ago

Paraíba destaca suas regiões turísticas na maior feira de turismo do Brasil

ESTADO22 horas ago

Lucas Ribeiro recebe comissão e assegura apoio do Governo do Estado à realização da Marcha para Jesus em João Pessoa

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo trata de fortalecimento do programa PAA-Leite em audiência no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

ESTADO22 horas ago

Lucas Ribeiro assina termo de fomento que garante apoio ao Natal Premiado da CDL de Campina Grande

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Não quero falar!

ENTRETENIMENTO23 horas ago

Saber rir de si: a arte de encarar a vida com humor

ENTRETENIMENTO23 horas ago

O sentido da vida e a esperança necessária nos momentos mais difíceis

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário12 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO12 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Internacional12 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura12 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde12 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura12 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Saúde12 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde12 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura12 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde12 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde12 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura12 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO11 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

Saúde11 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Saúde11 meses ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

Saúde12 meses ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

O que é CLT?

Saúde21 horas ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde21 horas ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO21 horas ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde21 horas ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional21 horas ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

Judiciário5 dias ago

Senado Aprova: misoginia deve ser tratada como crime de discriminação

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE NASCEU A VAQUEJADA?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

QUAL PAÍS IMPÔS TARIFAS AO CAFÉ BRASILEIRO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL MECANISMO A ÁRVORE ATIVA AO SER AGREDIDA?

Saúde1 semana ago

QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL ATUALMENTE?

ECONOMIA1 semana ago

QUAL SUPERÁVIT COMERCIAL EUA COM BRASIL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTOS LIMITES PLANETÁRIOS FORAM ULTRAPASSADOS?

ECONOMIA2 semanas ago

O QUE SÃO AÇÕES ORDINÁRIAS NA BOLSA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MAIS MUDA PARA PLANTAS NA PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

FAZER DIETA É UMA QUESTÃO:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FORMATO DE ARQUIVO O VÍRUS MAVERICK USA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE BORBOLETAS FORAM CATALOGADAS?

Internacional2 semanas ago

QUAL APÓSTOLO ESTARIA SEPULTADO NA CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE SABIÁS CANTAM À NOITE NAS CIDADES?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE É O AGROCONNECT?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PROBLEMA PRINCIPAL DOS COMBUSTÍVEIS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUE CARACTERÍSTICA MARCA O TICO-TICO-REI-CINZA?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

QUANTOS TRABALHAM POR APLICATIVOS EM 2024?

ECONOMIA2 semanas ago

EXPORTAÇÕES PARA QUAL PAÍS SUBIRAM 348%?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUAL MATERIAL É A MELHOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PERCENTAGEM DE JOVENS NA ROBÓTICA QUER FAZER ENGENHARIA?

Segurança Pública3 semanas ago

Senado Aprova: penas mais duras para crimes violentos

Internacional3 semanas ago

QUEM É CHAMADA DE “EL JEFE” NO GOVERNO MILEI?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL É O MAIOR ROEDOR DO MUNDO?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE SURPREENDEU CIENTISTAS SOBRE TORNADOS DE POEIRA EM MARTE?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br