Connect with us

Internacional

Como Taiwan se prepara para uma possível invasão chinesa

Em meio à guerra na Ucrânia e à pressão militar da China, Taiwan reforça a capacitação de reservistas e treina a população para responder a crises. “A ilha pode não ser tão segura quanto se imagina”, diz moradora

À medida que os combates na Ucrânia se desenrolam, a população de Taiwan começa a sentir a urgência de se preparar para todos os tipos de eventualidades, em meio à  crescente pressão militar da China.

Nos últimos meses, autoridades e organizações da sociedade civil introduziram uma série de reformas e treinamentos em toda a ilha para aprimorar a prontidão de combate da população e suas habilidades para lidar com possíveis crises.

Uma das organizações que lidera esse esforço é a Forward Alliance, que visa melhorar a resiliência nacional. Desde março, a ONG oferece treinamentos em defesa civil que ensinam os participantes a realizar primeiros socorros, tratar traumas, conduzir operações de busca e salvamento e localizar abrigos em situações de emergência.

“Estamos treinando civis para responder a crises”, diz Enoch Wu, fundador da Forward Alliance. “O objetivo é manter as comunidades funcionando, e os treinamentos ajudam a preparar os cidadãos contra crises naturais ou provocadas pelo homem.”

Os programas de treinamento estavam originalmente planejados para começar em agosto, mas a guerra na Ucrânia acentuou um senso de urgência em Taiwan. Assim, a Forward Alliance decidiu antecipar a capacitação para março, como parte de suas respostas ao aumento das demandas da população. 

“Temos recebido demandas muito grandes das comunidades e dos cidadãos. As pessoas querem saber como podem ajudar umas às outras e atender suas comunidades, mesmo quando não estão uniformizados”, afirma Wu à DW.

“Modificamos nossos treinamentos para que mais pessoas possam participar deles. Já treinamos mais de mil pessoas, mas isso não é suficiente. Sabemos que toda a sociedade deve se esforçar para desenvolver resiliência, e precisamos nacionalizar essas formações.”

Guerra expõe vulnerabilidade de Taiwan

A aliança organizou uma sessão de treinamento na segunda maior cidade de Taiwan, Taichung, em 27 de agosto, para a qual dezenas de pessoas se inscreveram.

Aposentados, donas de casa, profissionais e estudantes lotaram um centro comunitário local para aprender habilidades básicas de primeiros socorros. A maioria dos participantes disse que a guerra na Ucrânia e o status político sensível de Taiwan os levaram a participar do workshop.

“Decidi participar do treinamento por causa da guerra na Ucrânia”, conta Cherri Lee, que trabalha com educação. “A população desfruta há muito tempo da paz, mas não acredito que isso seja uma desculpa para nos mantermos complacentes com as crescentes ameaças representadas pela China.”

Para ela, “ter um lugar para obter informações sobre primeiros socorros e saber como reagir a emergências ajuda a sensibilizar as pessoas de que Taiwan pode não ser tão segura quanto elas imaginam”.

Outra participante afirma achar importante que cidadãos comuns percebam que podem também fazer parte das equipes de primeiros socorros.

“Acho maravilhoso termos a chance de aprender como ajudar outras pessoas sempre que houver uma crise”, diz a conselheira escolar Jenny Chen. “Com a guerra na Ucrânia, acho que há uma consciência maior sobre quão vulnerável pode ser Taiwan. Precisamos estar vigilantes, não importa o que aconteça.”

Resposta a qualquer tipo de crise

Muitos especialistas ressaltam que o treinamento em defesa civil terá um impacto positivo na resposta da sociedade a qualquer emergência – seja um desastre natural ou conflito militar.

“Esses treinamentos poderão dar ao povo de Taiwan um senso de urgência. E o curso de primeiros socorros é muito prático e pode ser eficaz tanto em desastres naturais quanto em guerras”, afirma Tzu-yun Su, analista do Instituto de Defesa Nacional e Pesquisa de Segurança em Taiwan. “Seus participantes terão condições de ficar mais calmos em emergências e ajudar os mais próximos.”

Ele acredita que, assim que a população taiwanesa entender a importância dos programas de capacitação, eles deverão ser ampliados. “Este é um bom começo”, diz.

Desde a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan no início de agosto, a China aumentou suas atividades militares ao redor da ilha, incluindo um treinamento para um possível bloqueio e, potencialmente, uma invasão do território taiwanês.

Além disso, Pequim realizou voos com aeronaves chinesas e enviou navios para a chamada “linha mediana”, uma área não oficial de fronteira que separa ambos os territórios.

Após repetidas tentativas do Exército de Libertação Popular chinês de enviar drones para as proximidades da ilha Kinmen, em Taiwan, o Ministério do Exterior da China rejeitou as queixas de Taiwan, afirmando que os drones estavam apenas sobrevoando o “território chinês”, enquanto Taipei classificou a ação como uma provocação.

Piloto com céu ao fundo
Após visita de Pelosi a Taiwan, China realizou exercícios militares ao redor da ilha

Novo plano de treinamento para reservistas

Além dos esforços para fortalecer a defesa civil da ilha, as autoridades taiwanesas também lançaram um novo plano de treinamento para reservistas, com o objetivo de melhorar a prontidão de combate das forças da reserva.

Em março, o Ministério da Defesa de Taiwan divulgou planos para estender a capacitação dos reservistas para duas semanas, além de dobrar o tempo dos treinamentos para combate, como o uso de rifles.

Nos últimos meses, enquanto o novo plano de treinamento acontecia em caráter experimental, alguns reservistas que participaram da capacitação expressaram dúvidas sobre sua eficácia – bem como a saúde mental dos participantes.

“Embora o conteúdo do treinamento seja mais sólido do que antes, ainda tenho dúvidas sobre o quanto das experiências e habilidades que os reservistas adquirem com esses treinamentos podem ser aplicadas em um conflito militar real”, diz Chen, um reservista que participou de um treinamento de sete dias em agosto.

“Os fuzis que usamos foram fabricados na década de 1980. E, embora houvesse mais de 300 reservistas no meu grupo, o número de armas que realmente podiam ser usadas era menos de um décimo do número de reservistas que participaram do treinamento.”

Em entrevista à DW, ele acrescenta que “os militares da ativa também não impuseram regras durante o treinamento, então muitos reservistas viram a capacitação como férias. Não acredito que a guerra na Ucrânia tenha necessariamente aumentado o nível de conscientização entre os reservistas sobre a pressão militar da China”.

Mais habilidades de combate

Já o especialista militar taiwanês Su vê a reforma do treinamento dos reservistas como um processo gradual, e não uma revolução.

“Embora seja possível ainda fazer muitos progressos em relação ao treinamento de reservistas, uma função significativa do plano atual é cultivar a mentalidade de apoio à força de defesa na sociedade civil de Taiwan”, diz ele à DW.

“O conteúdo poderia ser mais aprofundado, mas a estrutura atual é muito útil para a segurança e defesa nacional de Taiwan, bem como para cultivar o espírito de apoio à força de defesa na sociedade.”

Su sugere que as autoridades de Taiwan deveriam dar mais ênfase aos exercícios com munição real durante o treinamento dos reservistas, já que isso é um aspecto importante das habilidades de combate.

“Outras partes do treinamento poderiam ser reduzidas, mas acho que as autoridades deveriam focar em melhorar as habilidades de combate dos reservistas. Quer dizer, os militares deveriam investir mais nessa área”, conclui.

Fonte: DW

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE6 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA6 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional6 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO21 horas ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO21 horas ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura22 horas ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE22 horas ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional22 horas ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA22 horas ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário23 horas ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura23 horas ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE23 horas ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO23 horas ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO23 horas ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura23 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO23 horas ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE23 horas ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário23 horas ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário23 horas ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE23 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE23 horas ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO23 horas ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO23 horas ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO24 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte24 horas ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura24 horas ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura24 horas ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br