Connect with us

Judiciário

Com substituição de Rosa, Lula vai reforçar perfil garantista no Supremo

Apesar de movimentar os bastidores do meio jurídico, a disputa pela primeira indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF) não deve alterar o perfil de votação da Corte. A ambição do governo e de parlamentares de formar um tribunal menos punitivista em matéria criminal depende da segunda nomeação a que o petista terá direito de fazer neste ano, em outubro.

Primeiro ministro a se aposentar, em maio, Ricardo Lewandowski tem se alinhado com a corrente do chamado “garantismo” penal nos casos de crimes cometidos por políticos e ligados ao colarinho-branco. Já a atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber, que deixa o tribunal no segundo semestre, oscila, tendo inclinação à corrente de perfil mais duro nas decisões criminais. Assim, a busca de Lula por um perfil semelhante ao de Lewandowski, se bem-sucedida, não deve ter impacto significativo nos resultados de julgamentos no STF.

Além de um perfil garantista, aliados do presidente afirmam que ele levará em conta o alinhamento do indicado sobre temas econômicos. Para analistas ouvidos pelo Estadão, Lula também deve buscar um nome “progressista” em temas sociais, mas não a ponto de se contrapor a um Senado mais conservador do que o que encontrou em seus mandatos anteriores no Planalto.

“O tema penal e de processo penal é uma ferida aberta no STF há muitos anos”, afirmou o professor do Insper Diego Werneck Arguelhes. Ele alega ser cético sobre as classificações a respeito dos ministros “garantistas” e “não garantistas” dizerem respeito a “visões estáveis dos ministros” e acredita que, na verdade, as posições são “afetadas pela conjuntura”.

“Hoje, a conjuntura é mais favorável para figuras que têm posição mais refratária a que o Judiciário tenha posição muito ativa na responsabilização de atores políticos”, argumentou Arguelhes. “O sucesso do procurador-geral da República, Augusto Aras, em ser reconduzido inclusive com votos importantes na oposição dá esse tom.” Considerado um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Aras foi reconduzido para um segundo mandato na chefia do Ministério Público Federal, em 2021, com 55 votos favoráveis no Senado, dez contrários e uma abstenção.

Lewandowski é situado por analistas no campo do “garantismo” nos últimos anos e Rosa, no grupo que defende o que dizem ser um direito penal efetivo, mais duro com o argumento de combater impunidades. O caso mais emblemático que coloca os dois ministros em lados diferentes é o debate sobre a possibilidade de cumprimento de pena após condenação em segunda instância.

Lewandowski e Rosa foram contra. A ministra, porém, passou a aplicar a jurisprudência da Corte aprovada em 2016 nos casos concretos para possibilitar a execução penal depois de decisão de segundo grau, sem esperar o fim de todos os recursos. Com esse entendimento, Lula foi preso em 2018 na Operação Lava Jato e ficou fora da eleição daquele ano, com Lewandowski e Rosa em lados opostos. Em 2019, o STF mudou de posição.

Lula sustenta que não teve respeitado, na plenitude, seu direito de defesa no curso da Lava Jato, o que abriu caminho para uma “campanha”, dentro e fora do governo, pela indicação de um nome garantista para o STF. Diminuir a politização na Corte também é um desafio.

“Colocar um nome garantista agora (na vaga de Lewandowski) é manter o equilíbrio frágil que hoje a Corte tem pró-garantismo. O grande desafio passa a ser, portanto, a indicação da vaga de Rosa Weber”, afirmou o advogado Marco Aurélio Carvalho, próximo de Lula e coordenador do grupo Prerrogativas, que se notabilizou pelas críticas à Lava Jato.

Muitos integrantes do grupo advogaram para alvos da operação. “Precisa ser garantista, mas que tenha sensibilidade social, visão humanista e progressista, e isso passa pelas questões de natureza econômica”, disse Carvalho.

“É evidente que o Senado e todos os políticos são favoráveis a um perfil garantista. Porque favorece um comportamento menos persecutório”, destacou Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP).

Escolhidos

Nos seus dois mandatos anteriores, Lula indicou oito ministros para o STF. Três permanecem na Corte: Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Neste ano, poderá indicar dois nomes.

Do ponto de vista econômico, Lula também precisará repor, nesta primeira vaga, o voto de Lewandowski. O ministro foi um dos vencidos ao defender, por exemplo, que o Estado não pode vender estatais sem autorização do Congresso. Ele também tem dado votos elogiados pelo PT sobre pautas do direito do trabalho.

“Há o progressismo de viés econômico e o moral. A ministra Rosa é muito progressista, especialmente em um campo que tem muita ligação de identidade com o perfil dos trabalhadores, que é o do direito do trabalho. Lewandowski, em direitos sociais e trabalhistas, se inclina para o campo progressista, mas menos do ponto de vista moral”, declarou Vilhena.

Para o advogado Fernando Neisser, presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo, dificilmente Lula conseguirá tornar a Corte mais progressista. “Todos os que tendem a sair no futuro próximo são bastante comprometidos com essas pautas, questões de gênero, raciais, morais. Haverá um reforço do bloco garantista se Rosa vier a ser substituída por uma ministra com esse perfil.”

O presidente também enfrentaria resistência no Congresso caso, por exemplo, nomeasse alguém com posição pública a favor da legalização do aborto. “Pode não ser prioridade para o governo, mas vai aparecer na pauta do STF”, disse Arguelhes.

Advogados e integrantes do governo apontam para a possibilidade de Lula ter uma terceira indicação, caso Luís Roberto Barroso antecipe sua saída. “Se Barroso se aposentar, haverá, sim, uma mudança maior, porque, além da questão penal, tem a questão econômica, na qual ele talvez esteja liderando posição mais alinhada com o mercado”, afirmou Vilhena.

Politização

Na avaliação de analistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve levar em consideração, na escolha dos futuros ministros do Supremo Tribunal Federal, um perfil que reduza tensões e a politização da Corte.

“A judicialização da política não começa quando um partido propõe uma ação. Começa antes, com a indicação dos ministros. A preocupação é a de evitar o agravamento da judicialização da política ou da politização do STF”, disse Joaquim Falcão, jurista e membro da Academia Brasileira de Letras. “O risco é de a indicação aumentar um conflito que é sempre latente entre os ministros.”

A percepção de parte da sociedade, estimulada por Jair Bolsonaro, de que o STF age em desacordo com suas funções levou uma turba a invadir o tribunal em 8 de janeiro deste ano.

“Gostaria de indicações que ajudem a reconstruir a legitimidade do tribunal, que usem com moderação os poderes individuais que o STF dispõe para seus ministros”, afirmou Diego Werneck Arguelhes, do Insper. “Sempre vão fazer críticas a um tribunal poderoso. A questão é não dar razão para que a crítica seja feita além do quanto já é inevitável”, disse Arguelhes.

Entenda as nomeações

Indicações

Este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá fazer duas indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF), com a saída dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber

Aposentadoria

Atualmente, os ministros do STF são obrigados a deixar o cargo quando completam 75 anos e atingem a idade da aposentadoria compulsória

Nomeados

Nos seus dois mandatos anteriores, Lula indicou oito ministros para o Supremo. Três deles permanecem na Corte: Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli

Garantista

Lewandowski deixará o tribunal em maio. O ministro tem seguido a corrente do chamado “garantismo” penal nos casos de crimes cometidos por políticos e ligados ao colarinho-branco

Punitivista

Atual presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber ficará no tribunal até outubro. Ela tem se alinhado à corrente de perfil mais duro nas decisões criminais. Foi indicada por Dilma Rousseff em 2011

Barroso

Advogados e integrantes do governo apontam ainda a possibilidade de Lula ter uma terceira indicação para a Corte, caso Luís Roberto Barroso antecipe sua saída. Ele pode ficar no cargo até 2033

Rito

Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE7 horas ago

Convite para carreata e comício: a hora da mudança chegou em Sobrado!

CIDADE8 horas ago

Polícia Militar apreende material de campanha e cesta básica em escola de Pedras de Fogo: investigação em curso

Politíca9 horas ago

Doutora Paula entrega van 0km para transporte de crianças com necessidades especiais em Cajazeiras

Politíca10 horas ago

Nilvan Ferreira desafia Jackson Alvino a debater em Praça Pública: “Só debato se for com o Fujão”

ESTADO10 horas ago

João Azevêdo reforça, ao lado de Pollyanna, apoio a Pedro Feitosa em Pombal: “É a esperança para a cidade sair do marasmo”

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até agosto, revela IBGE

Esporte2 dias ago

Flamengo esbarra na muralha defensiva do Peñarol, empata e é eliminado nas quartas de final da Libertadores

CIDADE2 dias ago

Pesquisa: Guilherme Coelho cresce, assume a 2ª colocação com 26,8% e se consolida na disputa pela Prefeitura de Sobrado

Politíca2 dias ago

André Ribeiro anuncia “Governo da Cultura” com proposta de construir quatro Casas da Cultura

Politíca3 dias ago

Adriano Galdino exalta obra no Cariri e projeta candidatura ao Governo da Paraíba em 2026

Politíca3 dias ago

Veneziano confirma cadastro da Oficina Ortopédica e liberação de R$ 9 milhões para reformar unidades de saúde em Campina Grande

ESTADO3 dias ago

Valor Econômico aponta Cagepa como maior empresa da Paraíba e a 50ª no ranking do Nordeste

Educação & Cultura3 dias ago

Projetos de ECITs de Cuité e Campina Grande são selecionados para etapa regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

ESTADO3 dias ago

Governo da Paraíba dobra percentual de investimentos com recursos próprios

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Cendac inscreve para cursos de Manicure e Auxiliar Administrativo

ESTADO3 dias ago

Detran-PB promove novo leilão com mais de 3 mil veículos

CIDADE3 dias ago

Saúde: Cícero vai fortalecer a rede de cuidados contra o câncer

Internacional4 dias ago

Venezuela rejeita ordem de prisão da justiça argentina contra Maduro: ‘Ridícula e nula’

Judiciário4 dias ago

STF: Maioria autoriza recusa de transfusão em razão da fé

Judiciário4 dias ago

Juíza decreta sigilo em inquérito sobre cadeirada em Pablo Marçal

Nacional4 dias ago

Nikolas coloca Alckmin como testemunha em ação contra Lula

Judiciário4 dias ago

Moraes admite erro em prisão e manda soltar denunciado do 8/1

Judiciário4 dias ago

Barroso ironiza Jair Bolsonaro e defende urnas eletrônicas

Nacional4 dias ago

Governo vê interrupção de rota ilegal e deve manter regra migratória para pessoas sem visto

Judiciário4 dias ago

Agressão nas eleições é retrocesso civilizatório e não será tolerada, diz Cármen

ECONOMIA4 dias ago

Prévia da inflação de setembro fica em 0,13%

Segurança Pública4 dias ago

RECONHECIMENTO: Central de Videomonitoramento de João Pessoa é case de sucesso na América Latina

Politíca4 dias ago

Marcelo Queiroga intensifica campanha em João Pessoa e apresenta propostas para transformar a economia e melhorar a qualidade de vida

Nacional4 dias ago

Mídia internacional dá pouca atenção para discurso de Lula na ONU

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O Google está atualizando as imagens do Street View em dezenas de países

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional2 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional2 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional2 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário3 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br