Segurança Pública
Fique atento! Novo golpe ‘silencioso’ aterroriza segurados do INSS
Uma investida audaciosa, com participação de servidores, tem feito milhares de vítimas no país. Mais de 60 mil denúncias já foram registradas.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) são alvos recorrentes de tentativas de golpe, no Brasil. Como se não bastassem todos os grupos criminosos e modalidades já existentes, um novo esquema foi descoberto, recentemente.
Com uma tática diferente das anteriores, os golpistas estão conseguindo enganar até mesmo as pessoas mais bem informadas e atentas aos procedimentos.
O novo golpe na praça independe de desinformação ou falta de malícia diante dos risco, pois ele ocorre silenciosamente.
O caso foi revelado por uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo. Criminosos estão conseguindo acessar os dados dos segurados, por meio da compra de um “kit-fraude”.
Como funciona?
Esse tal pacote de informações estaria sendo oferecido por pessoas que trabalham no INSS em troca de dinheiro. Com isso, os golpistas não precisam sequer tentar enganar os aposentados, de forma direta.
O acesso fácil aos dados extingue a necessidade de qualquer abordagem às vítimas, pois tudo acontece sem que a pessoa fique sabendo.
Com os dados em mãos, os criminosos estão contratando empréstimos consignados e fazendo até cartões de crédito no nome das vítimas. Elas só percebem a fraude quando identificam o prejuízo gerado.
Livre acesso
Na reportagem do programa, integrantes desses grupos golpistas chegaram a citar, abertamente, o livre acesso ao sistema de cadastros do INSS, no qual constam diversos dados sensíveis.
Eles podem coletar várias informações das pessoas, como número de RG, carteira de trabalho, carteira de motorista e outros. Quase 60 mil queixas desse golpe já foram registradas junto ao Procon.
Dicas de proteção
Segundo especialistas, infelizmente, esse crime é muito sofisticado devido à dificuldade de identificação, restando poucas opções aos segurados do que fazer para tentar se prevenir.
O único jeito é realizar consultas frequentes às contas bancárias e ao extrato de pagamento para verificar o andamento das transações. Em caso de qualquer movimentação suspeita, denuncie de imediato.
Em golpes assim, quanto antes descobrir, melhor, pois impede a continuidade do uso dos dados em novos pedidos de empréstimo ou solicitações de cartão de crédito.
A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar o caso, e o Ministério da Previdência anunciou uma sindicância para descobrir quem são os servidores envolvidos no golpe.