CIDADE
Saúde: Cícero vai fortalecer a rede de cuidados contra o câncer
O prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição, garantiu a ampliação dos investimentos e as ações da Prefeitura de João Pessoa para consolidar a rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer que vem se fortalecendo desde o início dos atendimentos no Hospital Geral e do Câncer Doutor Stênio Holanda Filho, antigo Prontovida.
Essa assistência, antes limitada aos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, ganhou o reforço da nova unidade municipal onde já foram realizadas várias cirurgias.
No local, também funciona o Ambulatório de Oncologia, que no primeiro mês de funcionamento atendeu 74 pacientes, tanto de João Pessoa como de outros municípios, com o encaminhamento para seus respectivos tratamentos.
Para ter acesso aos atendimentos do Ambulatório de Oncologia o paciente deve procurar, primeiramente, a Central de Regulação Municipal (telefones: 3213-7630/3213-7628), com solicitação médica e cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência) para triagem e encaminhamento à consulta com especialista em Oncologia.
A prestação do atendimento especializado representa, na opinião do prefeito, “marco para a saúde pública da Capital”, em razão do reforço às instituições que já prestavam assistência oncológica aos pacientes de João Pessoa. A unidade conta com duas salas exclusivas para cirurgia do câncer e está ganhando novos materiais para avançar ainda mais com essa demanda.
Ele também anunciou, durante recente visita ao Hospital Laureano, a oferta de uma Bolsa Residência para os médicos que queiram se especializar no atendimento em oncologia clínica e radioterapia até que o Ministério da Educação viabilize tal pagamento. O Município repassou cerca de R$ 50 milhões de recursos por meio de emendas cidadãs, orientadas por vereadores, dentro do programa Maior Parceiro.
O prefeito também anunciou o início no Hospital Napoleão Laureano, nos próximos 60 dias, da realização de transplantes de medula, com todos os custos de pacientes regulados em João Pessoa pagos pela Prefeitura.