ENTRETENIMENTO
‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo
A edição de novembro da Tardezinha Inclusiva apresenta o tema ‘Tardezinha do Abraço’ neste domingo (24). O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, tem início a partir das 14h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
“É sempre gratificante para toda a nossa equipe da Prefeitura de João Pessoa realizar a Tardezinha Inclusiva, o projeto Somos Capazes, que nos orgulhou muito ao longo desses três anos. Nós conseguimos mostrar para a cidade e para a Paraíba que é possível incluir crianças e pessoas autistas por meio da arte e da cultura de forma organizada, planejada”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O resultado, segundo ele, é que as crianças estão se desenvolvendo de forma mais plena, com interação social. Elas dançam, cantam, interpretam, pintam e são protagonistas de um processo de interação e da própria inclusão, mostrando que a pessoa autista pode estar em qualquer lugar.
“O prefeito Cícero Lucena tem nos estimulado a continuar sempre esse trabalho porque ele entende que a política de inclusão social dos autistas é extremamente importante. Isso avançou para a educação, para a saúde e nós também demos a nossa contribuição por meio da Funjope”, acrescenta.
A presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, ressalta a importância do tema. “A Tardezinha Inclusiva vem com o tema Tardezinha do Abraço, e como é importante a amizade, a convivência dos nossos autistas e familiares, de terem esses momentos de se abraçar, de ter contato físico, social”, afirma.
Ela lembra que o tema vem para falar sobre o projeto do abraço, da integração, mantendo, há três anos, a mesma estratégia de temáticas, músicas, atividades lúdicas, as feirinhas, os projetos de apoio junto à comunidade. “Mantemos sempre a mesma estrutura porque isso é importante para o autista. E trouxemos esse tema do abraço para fortalecer junto à sociedade a importância desse projeto. A Prefeitura de João Pessoa tem essa visão e entende que cultura é saúde”, comemora.
Nik Fernandes, uma das organizadoras do evento, ressalta que a Prefeitura, em conjunto com colaboradores e apoiadores, demonstrou um compromisso genuíno com a inclusão social, promovendo eventos que não apenas entretêm, mas que educam, acolhem e transformam vidas. “A Tardezinha Inclusiva transcende os momentos de alegria, deixando um legado de empatia, onde cada participante leva consigo a lembrança de uma sociedade mais justa, acolhedora e diversa”.
Programação – A ‘Tardezinha do Abraço’ vai contar com a presença da Turma Tá Blz, com a cantora Nik Fernandes e o DJ Jhony, dos personagens Ursinho Puff, Pocoyo, Stitch, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, e a presença dos palhaços recreadores Baba Baby e Kika.
Um dos destaques será o projeto Passarela do Bem, um desfile inclusivo que celebrará a beleza e diversidade das crianças atípicas e não atípicas, mostrando que todas têm seu brilho especial. Além disso, participa o Coral de Libras da Escola Impacttus levando ainda mais acessibilidade e emoção para o evento.
A programação conta com um aulão especial de dança com o dançarino de axé baiano Sam Oliveira. A iniciativa é voltada para as crianças e também para seus familiares.
Haverá serviços odontológicos e diversas oficinas inclusivas: cabeleireiro, barbeiro, trancista, esmaltação, arte, entre outras. Haverá ainda um brechó e a Feirinha Inclusiva para enriquecer ainda mais a experiência dos participantes.
Sem contar com apresentações emocionantes de jovens autistas: Ana Beatriz, Lucas e Luiz Felipe.