Connect with us

Internacional

A complicada dependência alemã do gás natural da Rússia

Há quase cinco décadas o gás russo alimenta os lares e empresas da Alemanha. Desde o início, a relação foi controversa: combatida por aliados ocidentais, mas louvada pelos apoiadores como um antídoto à Guerra Fria

A resistência da Alemanha ao banimento das importações de gás russo é um reflexo da longa e profunda dependência do país dessa fonte energética, como o próprio chanceler federal alemão, Olaf Scholz, reforçou na segunda-feira (07/03).

“A Europa conscientemente excluiu das sanções o fornecimento de energia pela Rússia”, disse em comunicado. “No momento, o suprimento de energia para geração de calor, mobilidade, abastecimento de eletricidade e a indústria não pode ser assegurado de outra forma.”

Há quase 50 anos o maior exportador de gás natural do mundo tem suprido a maior economia da Europa, movimentando empresas, aquecendo casas, cozinhando comida e iluminando as ruas.

A Rússia fornece gás para países de toda a União Europeia, e muitos no Leste Europeu são ainda mais dependentes do que a Alemanha, que preenche cerca de 50% de sua demanda importando da Rússia. Porém há muito o mercado alemão é a joia da coroa do setor de gás russo: segundo dados alfandegários da Rússia, em 2020 a Alemanha absorveu quase 20% de todas as suas exportações, sendo, tranquilamente, seu maior cliente.

Cooperação através da Cortina de Ferro

Em 1955, o então chefe de governo da recém-fundada República Federal da Alemanha (RFA), Konrad Adenauer, visitou Moscou a fim de estabelecer relações diplomáticas entre seu país a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Três anos mais tarde, ambas fecharam um acordo comercial, e já em 1960 florescia o comércio bilateral entre as potências de lados opostos da Cortina de Ferro.

Na década de 1960, a espantosa abundância de petróleo e gás russos começou a se revelar, e a demanda por tubulações de grande diâmetro de fabricação alemã disparou, enquanto para os soviéticos o potencial do gigantesco setor de energia se revelava.

A Alemanha Ocidental havia começado a fornecer tubulações para o oleoduto Druzhba (Amizade), o mais longo do mundo, ligando a Rússia a grande parte do Leste Europeu, que entraria em funcionamento em 1964. No entanto, o governo americano sob John F. Kennedy ficou apreensivo com o crescimento do setor energético soviético e, através da Otan, impôs um embargo às exportações de tubulações pela Alemanha.

Ex-chanceler federal alemão Gerhard Schröder abraça presidente russo Putin, em 2005
Gerhard Schröder (esq.) e Putin em 2005: ex-chanceler federal alemão sempre ostentou sua amizade pelo autocrata russo

“Tubos por gás” e ressalvas americanas

No fim da década, contudo, o chanceler federal alemão Willy Brandt se empenhava por abrir as relações de seu país com os vizinhos do Leste. Sua “Ostpolitik” aplainou o caminho para um acordo histórico com a União Soviética, em 1970, em que a RFA concordava em ampliar a Transgas, uma extensão do gasoduto Soyuz, atravessando a atual República Tcheca e o estado alemão da Baviera.

Como parte de um pacto muito mais amplo, apelidado “Tubos por gás”, as importações de gás natural da URSS eram pagas com tubulações de aço alemãs. Em 1973, o gás soviético passou a fluir para Alemanha Ocidental, e no mesmo ano começou o fornecimento para a República Democrática Alemã (RDA), que era parte do bloco oriental europeu e Estado-satélite da União Soviética.

Segundo diversos analistas, líderes comerciais e acadêmicos, o acordo de 1970 teria sido uma importante encruzilhada na estrada da Guerra Fria, ao estabelecer uma base mútua de cooperação econômica entre a Rússia e a Europa Ocidental.

As importações de gás soviético pela Alemanha cresceram ao longo dos anos 70, à medida que novos acordos eram fechados para incrementar o fornecimento. A crise do petróleo, em meados da década, incentivou países como a Alemanha a diversificar ainda mais suas fontes de energia na direção de gás natural, para lucro da URSS.

A relação da Alemanha com o gás russo tem sido fonte permanente de controvérsia nos Estados Unidos. Começando com o embargo do começo dos anos 60, diversos presidentes americanos se mostraram apreensivos com a crescente dependência da Europa dessa fonte de energia. Na década de 1980, o presidente Ronald Reagan repetidamente tentou convencer a Alemanha e outras nações europeias a reduzirem o volume de suas importações da Rússia.

Mas isso de pouco adiantou, uma vez que a relação comercial era vista como benéfica para ambos os lados. Quando o Muro de Berlim caiu, em 1989, a União Soviética respondia por cerca de um terço de toda a demanda de gás da Europa: entre 1973 e 1993, o volume fornecido para a Alemanha cresceu de 1,1 bilhão para 25,7 bilhões de metros cúbicos.

Na década de 1990, a estatal russa Gazprom mostrou-se cada vez mais interessada no fornecimento de gás para a Europa que evitasse o território da Ucrânia, não só devido à má infraestrutura do país vizinho, como também por razões geopolíticas. O gasoduto Yamal, que atingiu capacidade máxima em 2006, conecta os campos de gás siberianos com a Alemanha, passando por Belarus e pela Polônia.

Gasoduto Força da Sibéria em paisagem de floresta nevada
Força da Sibéria: vastidão das reservas de gás russas se revelou nos anos 1960

Controverso Nord Stream

E aí veio o Nord Stream 1, que transportaria o gás diretamente do território russo para o alemão através do Mar Báltico, contornando todos os países intermediários. Apesar da veemente oposição dos Estados bálticos e da Polônia, seus apoiadores na Alemanha argumentavam ser essa também uma forma de consolidar ainda mais os laços com a Rússia, através de uma parceria estratégica que assegurasse cooperação.

Depois da assinatura do acordo relativo em 2005, pelo então chanceler federal alemão, Gerhard Schröder, e o ainda presidente russo, Vladimir Putin, o gasoduto entrou em atividade em 2012.

Ao longo da década de 2010, a Alemanha seguiu importando gás da Rússia em volumes cada vez mais elevados. Ao mesmo tempo, porém, aumentou a pressão sobre essa relação comercial, sobretudo pelas ressalvas geopolíticas por parte dos EUA quanto à dependência de combustível da Rússia, num momento em que o país mostrava tendências agressivas para com seus vizinhos, inclusive a Ucrânia e a Geórgia.

Um foco central das preocupações americanas era o Nord Stream 2, o segundo gasoduto pelo Mar Báltico visando intensificar significativamente o abastecimento direto entre a Rússia e a Alemanha. Apesar dessa clara oposição, a obra foi concluída, e o início do fornecimento de gás poderia ter sido autorizado, se Putin não tivesse invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Golpe de misericórdia

Depois que Berlim suspendeu por tempo indeterminado a aprovação, o futuro do gasoduto é profundamente incerto, assim como a relação dos países da UE com a importação de gás russo, como um todo. A guerra contra a Ucrânia aparentemente foi o golpe de misericórdia nessa dependência.

Apesar da resistência alemã, a UE está pressionando por um distanciamento drástico de fontes de energias russas, o mais breve possível. Nesta terça-feira, autoridades europeias esboçaram um plano para dar fim as importações de energia russa antes de 2030. Já em 2022, a meta é reduzir a demanda em até dois terços.

“Temos que nos tornar independentes do petróleo, carvão e gás russos”, enfatizou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado. “Simplesmente não podemos confiar num fornecedor que nos ameaça explicitamente.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO5 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE5 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA5 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional5 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura21 horas ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE21 horas ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional21 horas ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA21 horas ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário22 horas ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura22 horas ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

CIDADE22 horas ago

 Cartórios apontam que João Pessoa tem média de 215 órfãos por ano desde 2021

ESTADO22 horas ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO22 horas ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura22 horas ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO22 horas ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE22 horas ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário22 horas ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 horas ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário22 horas ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE22 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE22 horas ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO22 horas ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO23 horas ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO23 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte23 horas ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura23 horas ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura23 horas ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br