Connect with us

Nacional

Acordo define que Butantan custeia Coronavac, mas sem propriedade intelectual

Por:  Caio Junqueira – CNN

CNN teve acesso com exclusividade à íntegra dos acordos assinados pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com a farmacêutica chinesa Sinovac, foco do embate político entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nesta semana, um voluntário que participava da fase 3 dos testes da Coronavac morreu – segundo apuração da CNN, ele cometeu suicídio. A morte foi considerada um “evento adverso grave” pela Anvisa, que suspendeu os testes da vacina, gerando uma disputa política entre o governo federal e o paulista. Nesta quarta-feira (11), os testes foram retomados.

Em nenhum momento do documento de 21 páginas intitulado “Acordo de Colaboração de Desenvolvimento Clínico” há menções a preços ou à quantidade de vacinas que devem ser produzidas.

As menções a esses dois componentes aparecem de maneira superficial apenas. No preâmbulo, logo na página 5, o texto cita que “ambas as partes têm o objetivo de discutir e definir um preço de mercado razoável para o fornecimento da vacina importada assim que possível e celebrar um acordo para o registro do produto, uso de emergência e fornecimento da vacina importada no Brasil (“Acordo de Registro e Comercialização do Produto”)”. Ou seja, o preço das 6 milhões de doses que chegarão da China deverá ser definido junto com o fabricante.

Profissional de saúde segura caixa da Coronavac, vacina contra Covid-19
Profissional de saúde segura caixa da Coronavac, vacina contra Covid-19 da chinesa Sinovac

Fase 3

No documento, a Sinovac reitera que os custos para a fase 3 do imunizante cabem ao Instituto Butantan. É nesta fase em que são conduzidos testes em humanos. Caso tudo corra bem, a vacina será enfim encaminhada para aprovação da Anvisa.

O documento deixa claro que cabe ao Instituto Butantan custear a fase 3 dos estudos. “O Butantan será o patrocinador dos Estudos Clínicos da Fase III conduzidos no Brasil, arcando com as despesas e sendo responsável pela sua execução e obtendo recursos para a condução desses Estudos Clínicos de Fase III”.  Mais à frente, no artigo 4, que trata da “Condução dos Ensaios Clínicos, reforça no item “4.1 – Patrocinador” que “o Butantan será, a seu próprio custo, o patrocinador do Estudo Clínico de fase III da vacina no Brasil, sendo responsável pela sua execução”.

Sede do Instituto Butantan, em SP
Sede do Instituto Butantan

América Latina

O acordo também deixa claro que a América Latina é um alvo comercial relevante da Sinovac, a partir da parceria com o Butantan. “A SINOVAC poderá considerar a expansão da comercialização da Vacina na América Latina. Com base no progresso e desenvolvimento da cooperação com o Butantan no Brasil, será concedida ao Butantan prioridade quando a SINOVAC considerará parceiros de negócios para cooperação e comercialização da Vacina em tais territórios adicionais dentro da América Latina se os termos e condições relevantes forem materialmente iguais. Para essa finalidade as partes podem assinar um acordo de distribuição, em que o Butantan poderá ser autorizado pela Sinovac a desenvolver e distribuir a vacina no mercado da América Latina”, diz o trecho.

A América Latina volta a ser citada no artigo 2 da página 7, que trata do “Objetivo e escopo do acordo”: ” “A SINOVAC e o Butantan poderão celebrar outro acordo para estender os direitos de comercialização do Butantan para outros países da América Latina”.

Predominância da Sinovac

Em diversos trechos do acordo a Sinovac deixa claro que detém o comando do processo. “O Butantan tem plena compreensão de que a Vacina é desenvolvida pela SINOVAC e que a SINOVAC detém os direitos de propriedade intelectual e interesses da SINOVAC  na Vacina e que os dados clínicos da Fase III abrangem os direitos de propriedade intelectual e interesses da SINOVAC na Vacina”, diz o item 4.8.6 na página 11.  

Essa ideia é reforçada no item 5.1.1.5, na página 13: “O Butantan compreende plenamente que a Vacina é desenvolvida pela SINOVAC e que a SINOVAC é a proprietária de todos os Direitos de Propriedade Intelectual e dos interesses SINOVAC na Vacina e que a Documentação Regulatória contém Direitos de Propriedade Intelectual da SINOVAC. Portanto, o Butantan concorda que apenas irá manusear, utilizar, descartar, divulgar para permitir que seja utilizado ou compartilhar com terceiros ou suas próprias filiadas a documentação regulatória (que contém o dossiê do produto) para a finalidade única de execução deste acordo. A menos que expressamente permitido por este acordo ou com o consentimento prévio escrito e expresso da SINOVAC, o Butantan não irá  manusear, utilizar, descartar, divulgar para, permitir que seja utilizado ou compartilhar com terceiros ou suas próprias filiadas (exceto com as autoridade regulatórias) o dossiê do produto de propriedade e fornecido pela SINOVAC. “

O artigo 6 trata exclusivamente da propriedade intelectual e volta a reforçar essa ideia: “O Butantan entende plenamente que a Vacina é desenvolvida pela SINOVAC e a SINOVAC é a proprietária de todas a propriedade, direitos de propriedade intelectual  e interesses relacionados à vacina”. Também diz que “para evitar dúvidas, em qualquer caso, sem a licença da SINOVAC através da assinatura de um acordo de licença, o Butantan não fará mais uso dos direitos de propriedade intelectual em benefício de terceiros” e que “o Butantan também não fará uso dos referidos direitos de propriedade Intelectual para fins comerciais e lucrativos sem a licença da SINOVAC, assinando um acordo de transferência de tecnologia”. 

O documento diz ainda que “a SINOVAC reserva o direito de decisão, escolha, eleição, a seu critério de manuseio, uso, divulgação, permissão de uso ou compartilhamento com qualquer terceiro ou suas filiadas de tais dados clínicos da SINOVAC” e que “o Butantan concorda que apenas irá manusear, utilizar, descartar, divulgar para, permitir o uso ou compartilhar com qualquer  terceiro ou suas próprias filiados os dados clínicos da SINOVAC para finalidade única da execução deste acordo. A menos que seja expressamente permitido por este acordo ou com o consentimento prévio e expresso da SINOVAC, o Butantan não deve manusear, utilizar,  divulgar para, permitir o uso ou compartilhar com qualquer terceiro ou suas próprias filiadas os dados clínicos da SINOVAC”.

É prevista até mesmo a destruição dos resultados da Fase III caso o acordo seja rescindido. “Caso a cooperação pretendida com esta carta ou sob este acordo não continue ou for rescindida por qualquer motivo, o Butantan deve, no ato da rescisão da carta ou deste acordo, devolver para a Sinovac ou mediante solicitação escrita da Sinovac destruir o Dossiê do Produto e suas cópias ou outras vias registradas nos diversos formatos, que se encontram armazenados e mantidos ou que se encontram na posse e controle do Butantan.” Diz ainda que “a Sinovac terá o direito de solicitar a um tribunal ou outra autoridade pública o cumprimento legal do direito à devolução para a Sinovac ou destruição do dossiê do Produto.”

Confidencialidade

Antes do acordo principal, foi firmado um “Acordo de Confidencialidade”, a que a CNN também teve acesso. São 11 páginas nas quais o Butantan e a Sinovac dizem que “as partes reconhecem e concordam que a revelação de informações confidenciais de acordo com este instrumento não terá efeito de constituir qualquer tipo de parceria, joint venture ou qualquer relação comercial entre as partes”.

O item 2.1 considera que “informações confidenciais” são dados “de qualquer natureza, incluindo, mas não se limitando a: comercial (“forecast” etc), clínica e dados técnicos ou não técnicos, que estejam de qualquer forma relacionadas aos produtos dos portfólios das partes, a serem de uma parte a outra reveladas direta ou indiretamente, por escrito ou oralmente, neste caso preferencialmente transcritas em ata de reunião, ou qualquer outra forma. Informações Confidenciais também incluem a existência e o objetivo deste acordo”.

Declara ainda, no item 3.7, que “as partes reconhecem e concordam que a revelação de informações confidenciais de acordo com este instrumento não terá o efeito de constituir  qualquer tipo de parceria, joint venture ou qualquer relação comercial entre as partes”.

Nota do Butantan

A assessoria de imprensa do Instituto Butantam, após a publicação da reportagem no Expresso, mandou uma nota à CNN dizendo que o material tinha erros graves. 

Segundo a assessoria do órgão, o documento ao qual a CNN teve acesso trata de um acordo, e não de um contrato. “O que foi firmado em material apresentado pela CNN com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science e o Instituto Butantan trata-se de um acordo de intenções que, obviamente, não traz informações sobre valores, quantidades e outros detalhes pretendidos pela reportagem. Isso ficou claro quando, finalmente, a emissora viabilizou entrevista com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas”, informa a assessoria. 

Ainda segundo a nota, a assessoria de imprensa do Instituto Butantan foi procurada pela CNN para que fosse viabilizada uma entrevista com Dimas Covas, com o objetivo de detalhar todos os aspectos técnicos do respectivo documento. 

O Instituto propôs que a entrevista fosse gravada, o foi recusado pelo próprio jornalista da CNN Brasil, Caio Junqueira, alegando que referido telejornal não tem o costume de exibir entrevistas gravadas, mas sim ao vivo.

De acordo com o a assessoria do Instituto Butantan, a entrevista ao vivo foi combinada , mas a CNN noticiou antes a informação, sem ouvir o próprio Instituto Butantan.

“Vale destacar aqui que, em recente repercussão da própria CNN Brasil, o valor das doses da Coronavac já havia sido divulgado em outubro deste ano”, diz a assessoria. 

A nota da assessoria do Instituto Butantan ainda informa que o órgão “reitera seu compromisso com a transparência, a ciência e os esforços de toda sua equipe de profissionais para que tenhamos uma vacina segura, eficaz e de qualidade para a distribuição de toda a população brasileira”.

Resposta da CNN Brasil

A assessoria do Instituto Butantan foi procurada pela CNN, por telefone, às 16h55h e informada sobre o teor do material que iria ao ar no Expresso CNN, a partir das 19h30. 

A orientação dada foi a que fosse formalizado um pedido de esclarecimento. Esse pedido foi encaminhado às 17h08, mais de duas horas antes do programa.

No e-mail, era detalhado que a CNN teve acesso a contratos do Instituto Butantan com a Sinovac e que seriam destacados alguns pontos, entre eles a ausência de preço e quantidades de doses no documento. Foi aberta a possibilidade de a resposta ser publicada a qualquer momento do jornal, que acaba às 21h30, com espaço aberto para entrevista.

Às 18h25, a assessoria respondeu, via whatsapp, à CNN confirmando que haveria uma entrevista com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ficou, ao final, acordado que a entrevista seria ao vivo, dentro do jornal, o que ocorreu, dando espaço para que o Instituto Butantan pudesse dar todas as suas explicações.

Fonte: CNN

Parceiros

 

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

Saúde41 minutos ago

Ministério da Saúde informa ao STF que sete Estados não têm insumos suficientes para vacinação

ECONOMIA49 minutos ago

Em novembro, indústria cresce em 10 dos 15 locais pesquisados

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Polícia Federal fará concurso este ano com 1.500 vagas

ECONOMIA1 hora ago

Bolsonaro diz querer aumentar para R$ 3 mil valor da isenção de Imposto de Renda em 2022

ECONOMIA2 horas ago

China responde por 2/3 do superávit da balança comercial do País em 2020, diz FGV

ECONOMIA2 horas ago

Ipea aponta inflação de 6,22% para as famílias mais pobres em 2020

Judiciário2 horas ago

Celso de Mello vê ‘retrocesso inaceitável’ em projeto das polícias

Nacional2 horas ago

PSOL decide lançar candidata própria à presidência da Câmara e escolhe Erundina

Educação & Cultura2 horas ago

Matrículas do sistema municipal em Santa Rita começam na próxima segunda (18)

Esporte2 horas ago

Zidane nega crise no Real Madrid após eliminação: ‘Não se pode ganhar sempre’

Esporte2 horas ago

Final da Libertadores sem público vira desafio extra a órgãos de segurança do Rio

Agricultura e Pecuária5 horas ago

Com grande atuação de Nikola Jokic, Nuggets vencem os Warriors; 76ers batem Heat

Esporte5 horas ago

Presidente do Santos confirma que vai comprar Luan Peres junto a clube da Bélgica

Esporte5 horas ago

Palmeiras ganhar Libertadores: ‘Grêmio vai se preparar’

Nacional5 horas ago

Sob pressão de Bolsonaro, BB avalia revisar programa de enxugamento

ESTADO5 horas ago

Saúde detalha Plano Estadual de vacinação contra a Covid-19 para os municípios

ESTADO5 horas ago

Governo publica carteira de projetos para parceria público-privada

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo participa de sessão remota de posse de novos dirigentes do TCE-PB

ESTADO6 horas ago

Paraíba tem estoque de seringas e agulhas suficiente para iniciar campanha de vacinação contra a Covid-19

Segurança Pública6 horas ago

Mais de 2 mil policiais e drones vão atuar na segurança do Enem na Paraíba

Agricultura e Pecuária5 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária4 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional5 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Nacional4 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Saúde6 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Internacional6 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

Judiciário6 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

CIDADE5 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Internacional6 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Internacional2 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Nacional6 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Segurança Pública5 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Nacional6 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE1 mês ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

CIDADE3 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE4 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Internacional3 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

CIDADE5 meses ago

Cidadania aprova indicativo de apoio ao nome de Ana Cláudia para prefeitura de Campina Grande nestas eleições

CIDADE3 meses ago

VÍDEO – João Azevedo segue calado e 11 perguntas sobre o fuzilamento de Karla Pimentel continuam sem resposta

Agricultura e Pecuária5 meses ago

The Umbrella Academy | Entenda o final da 2ª temporada e o que esperar de uma 3ª

Judiciário7 horas ago

Prisão após condenação em segunda instância ainda divide opiniões na Câmara

Nacional3 dias ago

Reforma administrativa será pauta polêmica em 2021

Tecnologia4 dias ago

AVIÕES MAIS SILENCIOSOS

Nacional4 dias ago

Acordo define que Butantan custeia Coronavac, mas sem propriedade intelectual

Segurança Pública6 dias ago

Polícia Federal recebe novos equipamentos especiais e blindados para combater o crime

Nacional6 dias ago

Bolsonaro sobre Maia e PT: “Pelo poder, água e óleo se misturam”

Educação & Cultura1 semana ago

CARTÃO DE INSCRIÇÃO DO ENEM JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Nacional1 semana ago

NOVOS PRAZOS PARA A RENOVAÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA

Tecnologia1 semana ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

Saúde1 semana ago

ANO COMEÇA COM REAJUSTE DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

ECONOMIA2 semanas ago

BOLSA DE VALORES ATRAIU DOIS MILHÕES DE NOVOS INVESTIDORES NO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Nacional2 semanas ago

Veja o que o Senado aprovou de mais importante em 2020

Tecnologia2 semanas ago

CELULARES CHEGARAM AO BRASIL HÁ 30 ANOS

Nacional2 semanas ago

Retrospectiva: Autonomia para o Banco Central tem aprovação dos senadores

Nacional2 semanas ago

Retrospectiva: Pronampe permanente e marco regulatório do gás são aprovados no Senado

Internacional3 semanas ago

MORADORES DE WUHAN CONTAM HISTÓRIAS DE SOBREVIVÊNCIA UM ANO APÓS CORONAVÍRUS

Tecnologia3 semanas ago

INDÚSTRIA DE GAMES CRESCE NA PANDEMIA E SETOR DEVE LUCRAR R$ 851 BILHÕES

Educação & Cultura3 semanas ago

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DO ENEM ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 5 DE JANEIRO

Tecnologia4 semanas ago

COMÉRCIO ELETRÔNICO CRESCE DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS

Parceiros

IP Facebook

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil