Connect with us

Educação & Cultura

O que é clientelismo?

Duas coisas já fazem parte do roteiro tradicional das eleições municipais brasileiras: os nomes inusitados de candidatos a vereador e suas propostas que não raramente são impossíveis de serem cumpridas porque não fazem parte das atribuições constitucionais do cargo. 

No campo das promessas, provavelmente você já tenha ouvido falar sobre políticos que oferecem de pavimentação de ruas a remédios, em troca de votos. Sim ou não? Há uma linha muito tênue que separa esses dois exemplos. De um lado, são promessas de campanha e do outro são propostas que garantem facilidade ao acesso de serviços em troca de apoio nas eleições. Esta prática tem nome: CLIENTELISMO. É sobre ela que vamos tratar abaixo.

Clientelismo? O que é isso?

Antes de entrarmos propriamente na definição, precisamos voltar um pouco na história para entender os alicerces que sustentam essa forma de fazer política em nosso país e alguns conceitos que estão envolvidos com o clientelismo. O primeiro deles, é coronelismo.

Coronelismo

No final do século XIX, o Brasil passou por uma grande transformação em sua forma de governo. Deixou de ser Império e se transformou em uma República. No antigo sistema, os “estados” foram governados por Presidentes Provinciais. Homens escolhidos pelo Imperador que dependiam totalmente deste para manter-se no poder. Bastava uma palavra do chefe supremo para que o Presidente Provincial perdesse seu cargo. 

Veja mais em Proclamação da República!

Já na nova configuração, a republicana, os líderes estaduais passaram a ser chamados de Governadores de Estado e não seriam escolhidos diretamente pelo Imperador – na República nem existia essa figura. Ela deu lugar ao Presidente da República – mas eleitos pelo voto popular. Porém, estes candidatos não conseguiam a penetração política necessária na população e precisavam de algum apoio local. 

Neste contexto de transição, um grupo que percebia seu poder diminuir frente aos rivais e precisava de apoio para não definhar via na necessidade dos políticos de apoio uma grande oportunidade de conseguir manter-se como um grupo forte. Os grandes proprietários de terras, posteriormente apelidados de coronéis, se aproximaram das estruturas do Estado prometendo garantir os votos necessários para as eleições em troca de favores que lhes assegurassem o poder. 

Configurou-se, portanto, uma situação favorável para os dois grupos. Uma mão poderia lavar a outra. De um lado, os políticos iriam recorrer aos “coronéis” para conseguir votos, porque estes estavam mais próximos das pessoas, muitas vezes eram os patrões dos trabalhadores, donos dos meios de produção que estes utilizavam e, em linhas gerais, dispunham de popularidade local. Já os “coronéis”, teriam o apoio do Estado para conseguir cargos públicos importantes – de delegado a professoras primárias – e assim perpetuar e expandir seu poder. 

Essa parceria entre os políticos e os coronéis ficou conhecida como coronelismo. Segundo o historiador José Murilo de Carvalho, foi um sistema político sólido praticado em um período específico da história: da Proclamação da República, até 1930, quando os grandes coronéis baianos acabaram na prisão.

É digno de nota que os coronéis utilizavam de coação dos mais variados tipos para conseguir os votos: desde ameaças de demissão, à violência física. 

Sendo o coronelismo um período definido na história, não podemos acreditar que práticas análogas a esta não existissem em outros momentos. Desde a criação das primeiras colônias portuguesas, percebe-se que há uma forma de fazer política que confundem o público com o privado, criando uma relação viciada entre a sociedade e o Estado, bem como um modelo que leva em consideração – muito em parte influenciado pelo patrimonialismo  – a negociação de favores políticos em troca de outros benefícios dos mais variados tipos.

Nesta esteira, encontramos o mandonismo. Em contraposição ao coronelismo, não se trata de um modelo político, mas de uma forma de fazer política. Um modus operandi presente nas relações sociais. 

O chefe, detentor do controle sobre recursos importantes para determinada população, exercia sua vontade de forma pessoal e arbitrária sobre as pessoas que dependia daquilo que ele tinha posse. Ele mandava e desmandava, em favor de si mesmo. Daí, o termo mandonismo

Outro ponto que ele se diferencia do coronelismo, é que a figura do chefe não buscava relações com o Estado, já que ele era a própria figura de autoridade. Seu interesse era resolver suas próprias demandas. Não existia bilateralidade nessa relação.

Segundo José Murilo de Carvalho, essa forma de fazer política se enfraquece à medida que os direitos civil e políticos tornam-se mais populares. Já seu “parente próximo”, o clientelismo, tem uma forma mais sutil de lidar com as relações e, por isso, sobrevive mesmo em países cujos os direitos civis e políticos são amplamente difundidos.

Então, afinal, o que é clientelismo?

De uma forma menos agressiva que o mandonismo, no clientelismo as relações entre os detentores do poder e a população comum são mais amistosas e benéficas para os dois lados.

No clientelismo, a relação de troca pode ser entre político e político ou político e cidadão. No caso do apoio entre políticos há oferta de cargos públicos para amigos e parentes entre as partes envolvidas. Quando se trata da relação político-cidadão, as propostas são diversas: de vaga em hospitais, a cestas básicas.

Justamente por ser um formato que se adequa ao contexto específico dos agentes envolvidos, o clientelismo se perpetua e é encontrado em ambientes em que a população é escolarizada ou analfabeta; financeiramente abastada ou paupérrima. Tudo que o político que adota esse modus operandi precisa é de uma necessidade que ele consiga satisfazer com facilidade.

E se o político tem poder para resolver um problema e o faz, qual o problema?

E qual o problema disso?

As consequências das práticas de clientela na política são inúmeras e estão presentes em todo o sistema e nas decisões dos governantes. É até difícil dizer quais ações não possuem um interesse do cliente por trás. Todavia, vamos elencar duas que são principais e fazer uma breve comparação entre clientelismo e políticas públicas voltadas para um grupo específico.

Em primeiro lugar, quando um político tem um acordo com seus eleitores – e vale ressaltar que são pessoas compradas com promessas específicas – ele precisará arcar com seus termos. Como não se trata de eleitores que tenham alguma identificação com a causa, mas viram uma solução para seu problema específico, todo o sistema democrático entra em cheque. Teremos um agente político que está trabalhando em favor de alguns poucos e não para a coletividade. Está configurada então uma política antidemocrática. É possível ver isso em “Estudo aponta que clientelismo pode melhorar certas políticas públicas – e piorar outras”, na reportagem da BBC Brasil. 

Em segundo lugar, essas práticas voltadas para grupos específicos levam em consideração os interesses daquelas pessoas deixando de lado outras que não serão assistidas pelos mesmo benefícios, acentuando a desigualdade social. Por exemplo, uma pessoa que prometeu votos em troca de uma cirurgia, será beneficiada pelo procedimento, mas dezenas de outras que também precisam do mesmo tratamento não serão contempladas por não se tratar de uma política pública, mas de um tratamento específico para uma pessoa. Assim são acentuados ainda mais os índices de desigualdade no país.

Leia também: a desigualdade social no Brasil!

Por fim, é comum que os candidatos se apoiem em um grupo social ou uma demanda específica de determinado lugar. Por exemplo, para tentar vencer nas urnas, são prometidas melhorias em ruas (o que é de competência exclusiva do Poder Executivo), suporte à segurança pública, combate à desigualdade, etc. Isso faz parte do jogo político e é comum que haja candidatos com pautas específicas.

O que diferencia essas propostas e o clientelismo é justamente o grupo que será beneficiado. Se as melhorias vão alcançar a comunidade de uma maneira geral e democrática, estamos falando de propostas públicas legais (mais médicos no posto de saúde). Mas, se estamos nos referindo a ações que beneficiarão apenas uma pessoa ou interesses individuais (furar a fila de espera para uma cirurgia), está configurado o clientelismo e, portanto, uma prática antidemocrática, em que todos saem perdendo. 

Por isso, na hora de escolher um candidato, é preciso levar em consideração as políticas públicas que ele tem voltado para a coletividade e não suas promessas para indivíduos isolados – mesmo que esse indivíduo seja você.

Vamos tentar escolher melhor nossos candidatos nas próximas eleições e colher os frutos de um país menos desigual?

REFERÊNCIAS

Lilia Schwarcz – “No Brasil, quem rouba pouco é ladrão, quem rouba muito vira barão”

José Murilo de Carvalho, Scielo. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual

Juliana Bublitz, GAUCHA ZH. O que um candidato a vereador pode e o que não pode prometer nas eleições

Elsio Lenardão. “Clientelismo político no Brasil contemporâneo: algumas razões de sua sobrevivência”.

Thiago Guimarães. “Estudo aponta que clientelismo pode melhorar certas políticas públicas – e piorar outras”

Nilo Demetrio

Mineiro, uai! Casado com a Danielly, amante da literatura. Formado em Teologia, Graduando em Direito. Buscando uma forma de ajudar as pessoas a entenderem seu papel na política e assim construir um país (quem sabe um mundo) melhor para as próximas gerações.

Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde2 horas ago

Páscoa sem chocolate para pets; alimento pode levar gatos e cachorros à morte

ECONOMIA2 horas ago

Com impacto de Alimentação e Bebidas, IPCA-15 é de 0,36% em março

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Desocupação cresce, mas população ocupada permanece estável

CIDADE3 horas ago

Sétima edição da Caravana Federativa será em João Pessoa e terá presença do IBGE/PB

Nacional3 horas ago

Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977

Politíca3 horas ago

Veneziano anunciou apoio à pré-candidatura de Ruy a prefeito de João Pessoa e ao lado de Efraim Filho destaca “coerência e união” do grupo

Politíca3 horas ago

Assembleia Legislativa realizará sessão especial para celebrar 30 anos da Abracrim

ENTRETENIMENTO3 horas ago

D’Aldeia: Um encontro de afetos e melodias da cena musical paraibana

Educação & Cultura17 horas ago

Inclusão: por que e como construir o Plano Educacional Individualizado (PEI)

Educação & Cultura17 horas ago

Saiba como identificar o autismo em crianças!

Educação & Cultura17 horas ago

Indisciplina ou não: reflexões sobre o comportamento dos alunos em sala de aula

Esporte18 horas ago

Com Gabigol, Flamengo divulga lista de inscritos na Libertadores

Esporte18 horas ago

F1: Aston Martin defende Alonso após polêmica em Melbourne

Esporte18 horas ago

Sinner faz mais uma vítima e está de volta às semifinais em Miami

Esporte18 horas ago

Botafogo-PB recebe garotada do Bahia e depende de si para ir às quartas de final

Esporte18 horas ago

Técnico de Do Bronx pede ‘segunda chance’ a Igor Severino após demissão por grave infração em estreia no UFC

Nacional18 horas ago

Jean Wyllys perde mais uma por associar MBL ao nazismo

Nacional18 horas ago

SUBMARINO DO AMOR: Janja quebra champgne e beija Almirante na frente de Lula em cerimônia

Nacional18 horas ago

Pesquisa mostra Bolsonaro à frente de Lula; Michelle tem empate técnico

Nacional18 horas ago

Governo age sem licitação e eleva verba de ministério na canetada, um ano após apontar crise indígena

Esporte18 horas ago

Tati avança às quartas e Samuel Pupo às oitavas em etapa australiana

Nacional18 horas ago

Defesa de Bolsonaro protocola explicação sobre ida a embaixada

CIDADE19 horas ago

Prefeitura de João Pessoa mantém pontos de vacinação contra dengue e Influenza nesta quinta-feira

Judiciário19 horas ago

TCEPB aprova contas de prefeituras e cobra planos de ação a gestores para o combate à desertificação

Segurança Pública19 horas ago

85% das fatalidades em acidentes são do sexo masculino

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

João Azevêdo garante investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos com instalação de mais dois empreendimentos em Campina Grande

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

CIDADE19 horas ago

Cabedelo mantém tradição e realiza entrega de pescado para refeição da Semana Santa

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Sucesso da Jovem Guarda Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na Paraíba no Projeto Seis e Meia 

Educação & Cultura19 horas ago

‘Velhos Tempos’ encerra Revista de Cinema Paraibano alusivo ao mês das mulheres

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

Saúde1 dia ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura1 dia ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA1 dia ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde3 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde3 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional3 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Saúde1 semana ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

KALANCHOE

Internacional2 semanas ago

GUIANA: RIQUEZA DO PETRÓLEO ALCANÇARÁ TODA A POPULAÇÃO DO VIZINHO DO BRASIL?

ECONOMIA2 semanas ago

2023: 13 MILHÕES DEIXARAM DE PASSAR FOME

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COM HIDROGÊNIO SUSTENTÁVEL, BRASIL PODE LIDERAR ECONOMIA VERDE NO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO CULTIVAR BABOSA, FAZER MUDAS, E COLHER DO JEITO CERTO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br