Connect with us

Nacional

PSL topa apoiar Arthur Lira, mas exige cargo já prometido a outra sigla

Festejada por Arthur Lira (PP-AL) e seus aliados, a ida do PSL para o bloco que apoia o deputado na eleição à presidência da Câmara agora causa atrito no grupo. A sigla, atualmente a maior da Casa, quer um cargo que já foi prometido a outra legenda, o PL. Trata-se do direito de escolher primeiro e ter o 1º vice-presidente da Casa.

A cúpula do PSL preferia Baleia Rossi (MDB-SP), principal adversário de Lira. Mas foi atropelada pelos filiados do partido. Agora tenta obter alguma vantagem da ida de seus deputados para a órbita do candidato do PP.

Deputados próximos da candidatura do pepista tentam baixar a temperatura para não haver risco de racha no grupo até o dia da eleição, em 1º de fevereiro. Têm como argumento a força que o PSL confere ao bloco. Acham que é inevitável a sigla ter protagonismo.

Os blocos servem para dividir cargos da Mesa Diretora, a direção da Câmara. Ter o maior grupo não significa ganhar a eleição para presidente –realizada por voto secreto de todos os deputados.

Mas significa poder escolher os melhores cargos disponíveis. São 6 titulares e 4 suplentes na Mesa, tirando a presidência. Os cargos são divididos por meio de um cálculo matemático realizado por software na Câmara.

As projeções a seguir mostram a ordem de prioridade de cada bloco na escolha dos principais cargos da Mesa com o PSL em cada um dos lados. Hoje a sigla está com Lira, mas antes sinalizava apoio a Baleia Rossi.

pedidaPSL no bloco de Arthur LiraPSL no bloco de Baleia Rossi
bloco de Lirabloco de Baleia
bloco de Baleiabloco de Baleia
bloco de Lirabloco de Baleia
bloco de Baleiabloco de Lira
bloco de Lirabloco de Baleia
bloco de Baleiabloco de Lira
bloco de Lirabloco de Baleia
bloco de Baleiabloco de Lira
bloco de Lirabloco de Baleia
10ªbloco de Baleiabloco de Lira

A medida dos blocos é dada pelo número de deputados eleitos dos partidos que os compõem. As filiações e desfiliações de deputados ao longo da legislatura são desconsideradas. O bloco de Lira já foi formalizado. O de Baleia, ainda não. Foram considerados para o quadro acima os indicativos de apoio.

A prioridade na escolha é conhecida na Câmara como “pedida”. O maior bloco tem a 1ª. Acordos entre os partidos do grupo definem qual a ordem de prioridade de escolha das siglas entre as pedidas do bloco. A legenda do candidato a presidente não participa da partilha dos outros cargos.

No grupo de Lira, o acordo para dividir as pedidas entre os partidos leva em conta as bancadas atuais das siglas. A 1ª pedida foi prometida para o PL, que até o ingresso do PSL era o maior partido do bloco.

Lira anunciou o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) como 1º vice-presidente em sua chapa caso seu bloco possa escolher o cargo primeiro. Se a 1ª pedida for concedida ao PSL, o mais provável é que o PL consiga no máximo a 2ª vice-presidência. A perspectiva de não ter o espaço desejado já causa estresse na sigla.

O argumento pró-PSL no grupo de Lira é que, sem o partido, o bloco não terá a 1ª pedida e só poderá ter a 1ª vice-presidência se o grupo de Baleia não a escolher. Além disso, o tamanho do PSL faria com que o grupo de Arthur Lira pudesse ocupar 3 postos titulares na Mesa, em vez de 2. Por isso seria necessário acomodar a legenda.

Na configuração atual os pesselistas poderiam ter a 1ª Vice e o bloco de Baleia Rossi ficaria com a 1ª Secretaria. São os 2 cargos mais cobiçados entre os divididos pelos blocos.

O 1º vice-presidente é quem preside as sessões da Casa na ausência do presidente. Os postos na Mesa, ainda, são importantes porque o colegiado é chamado a tomar decisões pela Casa.

Por exemplo, foi quem fixou a data da eleição em 1º de fevereiro e proibiu votação remota no pleito. Além disso, os ocupantes dos principais cargos podem nomear mais pessoas do que deputados em gabinetes normais.

A reivindicação da 1ª pedida no bloco de Lira marca uma mudança no comportamento do presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), que também é deputado. Ele e outros integrantes da cúpula de seu partido estavam com Baleia Rossi desde a escolha do emedebista como candidato, em dezembro.

A adesão a blocos, porém, não é uma escolha dos caciques de uma legenda. Dá-se pela assinatura de mais da metade dos deputados da bancada. Lira conseguiu apoio de 36 dos 53 pesselistas da Câmara.

Ele se valeu da lealdade de parte da bancada do PSL a Jair Bolsonaro. Foi por essa sigla que o militar se elegeu presidente da República. Graças a Bolsonaro, a legenda fez uma grande bancada.

O presidente da República, porém, entrou em atrito com Bivar e deixou a legenda em 2019. Parte dos deputados seguiu leal a ele. Arthur Lira é o candidato preferido de Bolsonaro.

Bivar se comprometeu com o grupo de Baleia Rossi a pressionar os deputados filiados à sigla e levar a bancada de volta à órbita do emedebista até a data da eleição. Ele teria, porém, percebido que a tarefa não seria das mais fáceis. Por isso passou a tentar cavar um bom espaço dentro do bloco para o qual seus comandados resolveram ir.

CONTEXTO

Os blocos são formados em toda eleição da Câmara. Candidatos a presidente da Casa tentam aglutinar o maior número de aliados para ter maioria de votos também na Mesa Diretora.

Arthur Lira e Baleia Rossi são os principais candidatos a presidente da Casa. A impressão predominante na Câmara é de que, se a eleição fosse hoje, Lira seria eleito.

O deputado do PP é líder do Centrão e tem apoio do governo federal. Aproximou-se de Jair Bolsonaro ao longo de 2020. Está em campanha há meses. O estresse com o PL é algo que o candidato precisará administrar nos próximos dias para não se enfraquecer na véspera da decisão.

Baleia Rossi tem como principal articulador de sua campanha o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Também é apoiado pelas cúpulas dos partidos de esquerda.

Além deles, outros 7 deputados se colocam na disputa. Têm, porém, poucas chances de obter votação expressiva. Eis os nomes:

  • Fábio Ramalho (MDB-MG);
  • Capitão Augusto (PL-SP);
  • André Janones (Avante-MG);
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS);
  • Alexandre Frota (PSDB-SP);
  • Luiza Erundina (Psol-SP);
  • General Peternelli (PSL-SP).

Quem for eleito terá 2 anos de mandato à frente da Casa. Para vencer serão necessários ao menos 257 votos, se todos os 513 deputados votarem.

O principal poder do presidente da Câmara é escolher quais projetos os deputados analisarão e quando. Se o governo federal quiser, por exemplo, afrouxar as leis sobre armas, a proposta só sai do papel se os presidentes de Câmara e do Senado colocarem em votação.

Parceiros

 

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

Saúde3 horas ago

Em dois meses, Prefeitura abriu 46 leitos de UTI, vacinou mais de 38 mil pessoas contra a Covid-19

CIDADE3 horas ago

Conde está entre as 98 cidades da Paraíba que aderiram ao consórcio para compra de vacina contra a Covid-19

Politíca3 horas ago

“Não é dia de recebermos flores ou mimos, mas é um dia para ressaltar as nossas lutas”, diz Pollyanna Dutra

Politíca10 horas ago

Mesmo com aumento da violência contra mulher, legislação que assegura discussões nas escolas sobre Lei Maria da Penha não saiu do papel

Politíca19 horas ago

Adriano participa de reunião sobre Covid na PB e apoia medidas do governo para evitar colapso na Saúde

CIDADE20 horas ago

BAYEUX – Prefeita entra no buraco e chama a atenção de secretário e adjunto

Segurança Pública21 horas ago

PRF prende em Campina Grande homem acusado de importunação sexual contra três mulheres

CIDADE22 horas ago

Prefeitura adquire 20 veículos e abre mais dez leitos de UTI Covid-19 no Santa Isabel

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Justiça Federal acata agravo e mantém contratação de pessoal pela Saúde de João Pessoa

ESTADO22 horas ago

João Azevêdo discute situação da pandemia e ações para evitar maior propagação do coronavírus com representantes de Poderes do estado

Esporte22 horas ago

Palmeiras bate Grêmio por 2×0 e fatura o tetra da Copa do Brasil

ECONOMIA23 horas ago

Após fim da produção no Brasil, Ford destrói 900 carros inacabados; assista

Politíca23 horas ago

Projeto de Gervásio Maia e Tadeu Alencar busca garantir continuidade das ações emergenciais em benefício da cultura brasileira

Segurança Pública23 horas ago

Polícia prende suspeitos de porte ilegal e apreende quatro armas de fogo no Agreste paraibano

Internacional1 dia ago

China registra aumento recorde de 60% nas exportações no início de 2021

Educação & Cultura1 dia ago

Vereador comemora retorno ao trabalho dos prestadores de serviço da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

Educação & Cultura1 dia ago

Procon-PB credencia entidades para emissão e confecção da Carteira de Identidade Estudantil 2021

Segurança Pública1 dia ago

Polícia Militar encerra festa com cerca de 50 pessoas na Capital

CIDADE1 dia ago

Termina nesta segunda o prazo para pagamento de IPTU e TCR com 15% de desconto

Educação & Cultura1 dia ago

CACS Fundeb: Famup e CNM esclarecem sobre composição dos conselhos municipais e mandatos

Agricultura e Pecuária7 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária6 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional7 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Nacional5 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Saúde7 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Internacional4 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional7 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

Judiciário7 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

CIDADE7 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Internacional7 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Nacional7 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Segurança Pública7 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Tecnologia1 mês ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE1 mês ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

Nacional7 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE5 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE3 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia2 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE5 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Internacional5 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

Tecnologia2 dias ago

APARELHO CRIADO NO BRASIL PRODUZ IMAGENS DE OBJETOS NA ESCALA ATÔMICA

Educação & Cultura2 dias ago

PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA AUXILIA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Tecnologia2 dias ago

COMÉRCIO ONLINE DEVE CRESCER MAIS 18% APÓS UM 2020 COM AUMENTO DE 68%

Saúde2 dias ago

ESTA PLANTA SUBSTITUI A CARNE E É MAIS BARATA E SUSTENTÁVEL

ECONOMIA2 dias ago

ALTA DE COMBUSTÍVEIS IMPACTA PRODUTOS E CADEIA DE SERVIÇOS

Nacional2 dias ago

Confira as principais decisões do Senado nesta semana

Nacional4 dias ago

Relator recomenda prosseguimento de processo contra deputado Daniel Silveira

Nacional4 dias ago

Lira e governadores acertam destinar R$ 14,5 bilhões no Orçamento para a Saúde

Judiciário6 dias ago

Quais os documentos para usucapião?

ECONOMIA6 dias ago

Yuval Harari: “Pandemia foi sucesso científico combinado com fracasso político”

Educação & Cultura7 dias ago

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: DO PASSADO PARA O FUTURO

Saúde7 dias ago

CONSUMO DE CAFÉ PODE AJUDAR A EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS

Educação & Cultura1 semana ago

OS PRÓS E CONTRAS DO ENSINO ON-LINE

Nacional1 semana ago

APLICATIVO PERMITE A APOSENTADO FAZER PROVA DE VIDA DO INSS SEM SAIR DE CASA

Tecnologia1 semana ago

ANATEL APROVA EDITAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO 5G NO BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

IMPACTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA VAI MUITO ALÉM DO FECHAMENTO DE ESCOLAS

Tecnologia1 semana ago

PROTÓTIPO PERMITE CONEXÃO DE INTERNET VIA SATÉLITE EM VEÍCULOS

Segurança Pública1 semana ago

BBC REVELA VENDA ILEGAL DE TERRAS NA AMAZÔNIA PELO FACEBOOK

ECONOMIA1 semana ago

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CRESCE E GERA NOVOS EMPREGOS

Nacional2 semanas ago

Grupo de trabalho da reforma eleitoral prevê 27 audiências na Câmara e seminários em 4 estados

Parceiros

IP Facebook

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil