Connect with us

Judiciário

Além da Economia Digital

A tributação da economia digital – ou dos negócios cada dia mais digitalizados – é tema que desperta a preocupação e o interesse de diversos governos ao redor do mundo, tendo sido um dos principais temas de discussão do Centro para Política e Administração Fiscal da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Brasil participa ativamente das discussões que buscam soluções para a tributação da economia digital, que têm ocorrido no âmbito do BEPS[1] Inclusive Framework (IF), grupo que reúne mais de 100 países, integrando o Brasil o grupo de estratégia (IF Steering Group).

Boa parte dessas discussões se referem a como tributar a renda gerada pela economia digital, ou seja, como tributar os lucros gerados pelas empresas da economia digital, especialmente os serviços e intangíveis da economia digital. Essas discussões têm se dividido, essencialmente, em dois Pilares: (a) o Pilar 1 busca identificar novos critérios de nexos econômicos para a repartição dos lucros entre os países onde há atividades econômicas e geração de valor para essas empresas; e (b) o Pilar 2 traz alternativas para a garantia de que o lucro dessas empresas se sujeite a uma tributação mínima em nível global (GloBE).

O intuito deste artigo é comparar, brevemente, as medidas discutidas sob o Pilar 2 e a as medidas que já estão em vigor na legislação brasileira para a tributação de lucros de empresas estrangeiras. Além disso, essas medidas sob o Pilar 2 são muito mais abrangentes que a tributação da economia digital, podendo atingir atividades que não necessariamente sejam digitalizadas.

Tributação da Economia Digital – Pilar 2

O Pilar 2 dos estudos da tributação da economia digital do IF/OCDE apresenta a sugestão das seguintes medidas para assegurar a tributação mínima global[2]:

  • Income Inclusion Rule (IIR): Esta regra permitiria aos países de residência dos investidores imporem imposto de renda sobre lucros auferidos pelas empresas da economia digital nas quais eles invistam, de tal maneira que esses lucros, se não houverem sido suficientemente tributados nos países de residência das empresas investidas, seriam tributados nos países de residência dos investidores. A OCDE assim explica a regra (p. 114):
  1. The IIR effectively operates by requiring a parent entity (in most cases, the Ultimate Parent Entity) to bring into account its share of the income of each Constituent Entity located in a low-tax jurisdiction and taxes that income up to the minimum rate (after crediting any covered taxes on that income). The IIR imposes a top-up tax only on that portion of the low tax income of a foreign Constituent Entity which is beneficially owned (directly or indirectly) by the member of the group that applies the IIR (the Parent). 411. The IIR operates in a way that is similar to a CFC rule in that it subjects a domestic taxpayer to tax on its share of the foreign income of any controlled subsidiary.
  • Undertaxed Payment Rule (UTPR): De acordo com esta regra, para evitar a erosão da base de cálculo, quando a empresa de um país A negocia com uma empresa da economia digital que tem seu lucro suficientemente tributado no país B, o país A pode vedar a dedutibilidade da despesa incorrida pela primeira com a segunda empresa. Se, na situação específica, a regra IIR já estiver sendo utilizada e for suficiente para se atingir a tributação mínima global, não seria necessário aplicar o UTPR:
  • Subject to tax rule: Outra possibilidade apresentada sob o Pilar 2 seria a regra de tributação na fonte dos rendimentos auferidos por empresa da economia digital não-residente, quando o país de sua residência não tributar o suficiente.
  • Switch-over rule: Esta regra estabelece que, sob os tratados para evitar a dupla tributação, quando o país que deveria tributar a renda não o fizer, o outro país ganha o direito de tributar, de tal maneira que a renda seja efetivamente tributada por esse outro país. Muito embora o principal foco dos estudos da OCDE nesta regra sejam as situações de matriz e estabelecimento permanente, a ideia é não permitir que os tratados sejam utilizados para se evitar a tributação (p. 124):
  1. The aim of the switch-over rule would allow the state of the parent’s residence to apply an income inclusion rule to tax the income of the PE in those cases where the income inclusion rule would apply as a matter of domestic law. The switch-over rule would permit the residence state to tax the low-tax profits of a PE up to the agreed minimum rate, using the same ETR test as the income inclusion rule. The rule would, by virtue of its domestic law trigger, only apply when and to the extent that the head office was required to apply the income inclusion rule to the PE.

Assim, as normas propostas pelo Pilar 2, em se verificando situações em que a renda auferida pelas empresas da economia digital não sejam devidamente tributadas em seus países de residência, outros países tomariam iniciativas para assegurar a “tributação mínima global”.

Pois bem. O Brasil, como já comentado, vem participando ativamente do IF e das discussões da tributação da economia digital, e já se comprometeu a adotar os padrões mínimos (minimum standards) do BEPS. Nesse contexto, apesar de o Pilar 2 ainda não ter sido aprovado pelo IF e, assim, ainda não pode ser considerado padrão mínimo, vale analisar o que já existe na legislação brasileira em relação às soluções propostas sob o Pilar 2.

Income Inclusion Rule e tributação brasileira

A tributação de investimentos de empresas brasileiras no exterior, regulada principalmente pela Lei nº 12.973/2014, se pauta pelo regime de inclusão automática dos lucros auferidos no exterior, independentemente de sua efetiva distribuição como dividendos.

Essa tributação automática dos lucros auferidos no exterior por IRPJ e CSLL faz com que lucros oriundos de empresas investidas que estejam em países de baixa ou nenhuma tributação sejam tributados no Brasil à alíquota combinada de 34% ou 45%, dependendo do ramo de atividade da empresa brasileira. Se a empresa no exterior estiver em país de alta tributação, o imposto de renda corporativo pago no exterior pode ser compensado até o limite de IRPJ e CSLL incidentes sobre o mesmo lucro.

Ou seja, a legislação brasileira já contempla o income inclusion rule – regra de inclusão de lucros – para investimentos feitos no exterior por empresas brasileiras, independentemente do país de residência da empresa investida, fazendo com que lucros que já foram altamente tributados possam dispor da compensação de imposto de renda corporativo do outro país, e os lucros que não tenham sido tributados, ou cuja tributação tenha sido baixa, estejam sujeitos à tributação corporativa brasileira.

Portanto, no tocante ao income inclusion rule, o Brasil dispõe de regras mais amplas para tributar os lucros de investimentos de pessoas jurídicas brasileiras em empresas estrangeiras, sejam elas da economia digital ou não.

Undertax payment rule (UTPR) e normas brasileiras

Como visto, a recomendação da OCDE é que, havendo a possibilidade de um determinado pagamento feito a uma empresa de outro país não ser devidamente tributado por imposto de renda, e não sendo possível utilizar o income inclusion rule, sejam estabelecidas regras que limitem ou proíbam a dedução de despesas em transações com essa empresa de outro país.

No caso brasileiro, a lei que introduziu as normas de subcapitalização – Lei nº 12.249/2010 – trouxe também normas que restringem a dedutibilidade de despesas para fins de IRPJ e CSLL quando o beneficiário estiver em paraíso fiscal ou for beneficiário de regime fiscal privilegiado, sendo ou não do mesmo grupo econômico.

De acordo com o artigo 26 dessa lei, as despesas com beneficiários nessas condições são indedutíveis, a menos que a empresa brasileira demonstre: I – a identificação do efetivo beneficiário da entidade no exterior, destinatário dessas importâncias; II – a comprovação da capacidade operacional da pessoa física ou entidade no exterior de realizar a operação; e III – a comprovação documental do pagamento do preço respectivo e do recebimento dos bens e direitos ou da utilização de serviço.

Assim, a preocupação de se assegurar uma tributação mínima no Brasil pela indedutibilidade das despesas correspondentes estaria atendida para as empresas em paraísos fiscais ou sujeitas a regimes fiscais privilegiados, do mesmo grupo econômico ou não.

Subject to tax rule e tributação brasileira

No tocante à regra subject to tax, o Brasil já impõe imposto de renda na fonte (“IRFonte”) de 15% sobre os pagamentos de serviços, royalties e outros intangíveis (tais como direitos autorais, direitos de transmissão etc.) para beneficiários no exterior, conforme artigos 744, 764 a 767 do Decreto nº 9.580/2018 (Regulamento do Imposto de Renda).

Os serviços e intangíveis abrangidos pelo IRFonte são tanto aqueles da chamada “economia tradicional”, quanto aqueles da economia digital, de tal maneira que, os negócios digitais, em geral, podem ser tributados por IRFonte no momento de sua disponibilização ao beneficiário residente no exterior.

Vale notar que, outros países, para assegurar tributação na fonte sobre a economia digital, vêm implementando normas tanto de imposto de renda na fonte, quanto criando tributo específico – imposto sobre serviços digitais (digital services tax).

Assim, o Brasil já dispõe de normas de imposto de renda tipo subject to tax rule, tanto para serviços e intangíveis “tradicionais”, quanto para serviços e intangíveis digitais.

Switch-over rule e tratados brasileiros

As normas da Convenção Multilateral para Implementação de Medidas relativas a Tratados Tributários para Prevenir a Erosão da Base de Cálculo e a Transferência de Lucros (MLI), assinada por mais de 80 países, contempla regras no sentido de atender a preocupação do switch-over rule do Pilar 2. No entanto, o Brasil por não aderir ao MLI.

A maior parte dos acordos para evitar a dupla tributação que o Brasil tem em vigor não contemplam cláusula de switch-over rule. Porém, nas renegociações desses acordos que as autoridades brasileiras vêm realizando, há a preocupação de inclusão de normas que impeçam a utilização dos acordos para se evitar ou reduzir demasiadamente a tributação (normas de limitação de benefícios), e assegurem, em não havendo tributação no país que deveria tributar, que o outro país possa tributar.

Assim, switch-over rule vem sendo, aos poucos, adotados nas renegociações dos acordos para evitar a dupla tributação que o Brasil tem em vigor, bem como nos novos acordos que ainda não entraram em vigor.

Conforme o aqui exposto, é interessante verificar que, mesmo não tendo implementado normas de imposto de renda específicas para a economia digital, uma boa parte das propostas do Pilar 2 já é atendida pelas normas atualmente em vigor no Brasil, muito embora as normas brasileiras não tomem em conta os critérios da tributação mínima global

Portanto, a despeito das discussões internacionais sobre a tributação da economia digital, o Brasil dispõe de instrumentos para tributar a renda oriunda dos serviços digitais prestados e intangíveis digitais comercializados por empresas localizadas em outros países.

[1] Base Erosion and Profit Shifting – Projeto da OCDE/G20 para combate do planejamento tributário agressivo e abusivo

[2] OECD (2020), Tax Challenges Arising from Digitalisation – Report on Pillar Two Blueprint: Inclusive Framework on BEPS, OECD/G20 Base Erosion and Profit Shifting Project, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/abb4c3d1-en.

Fonte: Jota

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA9 minutos ago

Câmbio: Dólar volta a superar R$ 5, impulsionado por fatores internacionais

ECONOMIA12 minutos ago

Ibovespa hoje: Bolsa fecha março em queda, mas busca recuperação na última sessão

ECONOMIA16 minutos ago

Antecipação do Bolsa Família de abril; Novo valor de R$ 800 liberado!

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 minutos ago

Chuvas irregulares e altas temperaturas impactam cultivos em algumas regiões

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 minutos ago

CMN autoriza renegociação de dívidas do crédito rural em 17 estados

AGRICULTURA & PECUÁRIA26 minutos ago

Estados Unidos devem plantar mais soja; veja como o mercado reagiu  

AGRICULTURA & PECUÁRIA29 minutos ago

Milho tem alta seguida de queda na bolsa brasileira

AGRICULTURA & PECUÁRIA30 minutos ago

Inédito: Brasil exporta 40 mil doses de sêmen de Gir Leiteiro para a Índia, país de origem da raça

AGRICULTURA & PECUÁRIA33 minutos ago

Açúcar avança forte nas bolsas de NY e Londres nesta 5ª com foco na oferta e petróleo

Internacional40 minutos ago

América Latina se torna palco de disputa entre China e EUA

Internacional42 minutos ago

Ex-cartola chinês é condenado à prisão perpétua

Internacional44 minutos ago

Afinal, a Venezuela terá eleições presidenciais livres?

Internacional48 minutos ago

Milei rebate críticas e chama presidente colombiano de “assassino terrorista”

Internacional51 minutos ago

Regime comunista de Cuba proíbe procissão na Semana Santa

Internacional53 minutos ago

Forças de Israel eliminam 20 terroristas e prendem 500 suspeitos de ligação com o Hamas

Educação & Cultura58 minutos ago

Coordenação pedagógica: Educação Financeira muito além da Matemática

Educação & Cultura59 minutos ago

Como organizar a rotina na alfabetização

Educação & Cultura1 hora ago

Educação Infantil: brincadeiras para as crianças se refrescarem no calor

Educação & Cultura1 hora ago

Sugestões de atividades para estimular o desenvolvimento da oralidade

Educação & Cultura1 hora ago

Mulheres negras que fizeram história e vão enriquecer suas aulas

Educação & Cultura1 hora ago

Água, energia e lixo: como a Educação Financeira e Ambiental se relacionam nos Anos Iniciais?

ECONOMIA2 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde2 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA2 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura2 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional3 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de Pedras de Fogo entrega 24 toneladas de peixe e arroz na Semana Santa

Saúde6 horas ago

Páscoa sem chocolate para pets; alimento pode levar gatos e cachorros à morte

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA2 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde2 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA2 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura2 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional3 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde1 dia ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura1 dia ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA1 dia ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde3 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde3 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional3 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br