Connect with us

Internacional

Facebook bane página do Exército em Mianmar, e milhares voltam às ruas após dia sangrento

Nos últimos anos, o Facebook se envolveu com ativistas de direitos civis e partidos políticos democráticos em Mianmar e se opôs aos militares depois de sofrer críticas internacionais pela missão em conter campanhas e discursos de ódio na plataforma

Um dia depois dos episódios mais sangrentos dos protestos contra o golpe de Estado dado pelos militares em Mianmar, o Facebook baniu a principal página das Forças Armadas e uma multidão crescente voltou às ruas para exigir a volta da democracia.

“Em linha com nossas políticas globais, removemos a página da equipe de informações do Tatmadaw [como é conhecido o Exército mianmarense] por violações repetidas de nossos padrões que proíbem o incitamento à violência e os danos coordenados”, disse um porta-voz da plataforma, por meio de um comunicado divulgado neste domingo (21).


Nos últimos anos, o Facebook se envolveu com ativistas de direitos civis e partidos políticos democráticos em Mianmar e se opôs aos militares depois de sofrer críticas internacionais pela missão em conter campanhas e discursos de ódio na plataforma.


O chefe das Forças Armadas que agora comanda o país, general Min Aung Hlaing, e outros 19 oficiais e organizações já haviam sido banidos pela rede social em 2018. Outras centenas de páginas e contas geridas por militares também foram removidas por “comportamento inautêntico coordenado”– termo técnico utilizado pela equipe do Facebook para se referir ao uso de múltiplas contas falsas para disseminar conteúdo ou aumentar interações na rede.


Pouco antes das eleições parlamentares de novembro, a plataforma, que chegou a ser bloqueada no país após o golpe, também retirou do ar uma rede de 70 contas e páginas falas operadas por militares que publicavam conteúdo favorável ao Exército e contrário à conselheira de Estado, Aung San Suu Kyi, e a seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND).


Suu Kyi era, na prática, a líder civil de Mianmar. No golpe de 1º de fevereiro, ela e outras autoridades, como o presidente Win Myint, foram depostos e detidos pelos militares. Posteriormente, a conselheira foi alvo de uma acusação obscura de violação de normas comerciais –ela teria importado ilegalmente seis walkie-talkies. Na semana passada, ela também foi acusada de uma suposta violação dos protocolos de combate à propagação do coronavírus.


Os protestos que se multiplicaram pelas cidades mianmarenses há mais de duas semanas pedem a libertação de Suu Kyi e de outras centenas de presos políticos após a tomada de poder –ao todo, foram 569 detidos desde 1º de fevereiro, segundo a Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos de Mianmar.
Além disso, os atos ganharam novo fôlego devido às mortes causadas pela repressão policial contra os manifestantes. Neste sábado, subiu para três o número de mortos durante as manifestações.


Segundo relatos de testemunhas e de médicos dos serviços de emergência, um carpinteiro de 36 anos e um adolescente cuja identidade não foi divulgada morreram em decorrência de ferimentos à bala no peito e na cabeça, respectivamente.


As duas vítimas juntam-se a Mya Khaing, que teve a morte confirmada nesta sexta (19), dez dias depois de também ter sido baleada na cabeça durante protestos na capital do país, Naypyitaw.


Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em Mandalay, onde ocorreram as mortes deste sábado, em um ato pacífico em memória das vítimas e contra o regime militar.


“Eles miram nas cabeças de civis desarmados. Eles miraram no nosso futuro”, gritou um jovem manifestante à multidão.Em Rangoon, outros milhares exigiram o retorno da democracia. “Nós, jovens, temos nossos sonhos, mas este golpe militar criou muitos obstáculos. É por isso que saímos para a frente dos protestos”, disse outro participante dos atos à agência de notícias Reuters.


Protestos semelhantes também foram registrados em cidades como Myitkyina, Monywa, Bagan, Dawei, Myeik, Myawaddy e Lashio, contemplando todas as regiões de Mianmar. O sábado foi, até agora, o dia mais sangrento desde que começaram os atos, mas a violência da repressão policial não esmoreceu o ânimo dos manifestantes.


“O número de pessoas vai aumentar, não vamos parar”, disse um participante dos protestos em Rangoon.


Nas redes sociais, há várias fotos e vídeos mostrando membros das forças de seguranças atirando contra manifestantes. Embora não seja possível afirmar o tipo de munição utilizada nos disparos, também há uma série de imagens de cápsulas de projéteis letais encontrados por testemunhas.


“De canhões de água a balas de borracha, a gás lacrimogêneo, e agora a tropas atirando à queima-roupa contra manifestantes pacíficos. Essa loucura deve acabar agora”, disse Tom Andrews, enviado da Organização das Nações Unidas a Mianmar, em uma publicação no Twitter.


Outras lideranças e autoridades internacionais também condenaram o uso excessivo de força na repressão aos protestos, como o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.


Para a junta militar que agora comanda o país, entretanto, os comentários feitos por nações estrangeiras “equivalem a uma interferência flagrante nos assuntos internos de Mianmar”, de acordo com um comunicado publicado neste domingo pelo Ministério das Relações Exteriores.


A nota reitera que a tomada de poder no país ocorreu dentro dos limites da Constituição, e diz que as forças de segurança mianmarenses estão mantendo a segurança pública em conformidade com as leis nacionais e com as práticas internacionais.”


Apesar das manifestações ilegais, incitações à agitação e à violência, as autoridades em questão estão exercendo o máximo de contenção por meio do uso mínimo da força para enfrentar os distúrbios”, diz o comunicado.


A mídia estatal tem reproduzido o posicionamento da junta militar. O jornal Global New Light of Myanmar disse que grevistas sabotaram barcos no porto de Mandalay e atacaram a polícia com paus, facas e catapultas, deixando oito policiais e vários soldados feridos.


“Alguns dos manifestantes agressivos também ficaram feridos devido às medidas de segurança conduzidas pela força de segurança de acordo com a lei”, disse o jornal, sem mencionar nenhum dos três manifestantes mortos.


Durante um anúncio na emissora MRTV, também ligada aos militares, as autoridades disseram que, ao planejarem outro grande protesto para esta segunda-feira (22), os manifestantes estavam incitando a anarquia e empurrando os jovens por um caminho de confronto “em que eles sofrerão perda de vidas”.


Mianmar tem um violento histórico de reações a protestos. Na revolta de 1988, mais de 3.000 manifestantes foram mortos pelas forças de segurança do país durante atos contra o regime militar –o país viveu sob uma ditadura de 1962 a 2011.


O Exército vem tentando usar supostas acusações de fraude no pleito como justificativa para a tomada de poder. Os militares também acrescentaram à narrativa o argumento de que a comissão eleitoral do país usou a pandemia de coronavírus como pretexto para impedir a realização de uma campanha justa. Dizem ainda que agiram de acordo com a Constituição e que a maior parte da população apoia sua conduta, acusando manifestantes de incitarem a violência.


O general Hlaing decretou em 1º de fevereiro um estado de emergência que deve durar um ano. “Colocaremos em operação uma verdadeira democracia multipartidária”, declarou o novo regime, acrescentando que o poder será transferido após “a realização de eleições gerais livres e justas”. A promessa, apesar de reiterada, é encarada com ceticismo pelos mianmarenses opositores e por observadores internacionais.


A LND, partido de Suu Kyi que comanda o país desde 2015, obteve 83% dos votos e conquistou 396 dos 476 assentos no Parlamento nas últimas eleições em Mianmar, realizadas em novembro do ano passado. A legenda, entretanto, foi impedida de assumir quando o golpe foi aplicado no dia da posse da nova legislatura. O Partido da União Solidária e Desenvolvimento, apoiado pelos militares, obteve apenas 33 cadeiras.


CRONOLOGIA DA HISTÓRIA POLÍTICA DE MIANMAR
1948: Ex-colônia britânica, Mianmar se torna um país independente
1962: General Ne Win abole a Constituição de 1947 e instaura um regime militar
1974: Começa a vigorar a primeira Constituição pós-independência 1
1988: Repressão violenta a protestos contra o regime militar gera críticas internacionais
1990: Liga Nacional pela Democracia (LND), de oposição ao regime, vence primeira eleição multipartidária em 30 anos e é impedida de assumir o poder
1991: Aung San Suu Kyi, da LND, ganha o Nobel da Paz
1997: EUA e UE impõe sanções contra Mianmar por violações de direitos humanos e desrespeito aos resultados das eleições
2008: Assembleia aprova nova Constituição
2011: Thein Sein, general reformado, é eleito presidente e o regime militar é dissolvido
2015: LND conquista maioria nas duas Casas do Parlamento
2016: Htin Kyaw é eleito o primeiro presidente civil desde o golpe de 1962 e Suu Kyi assume como Conselheira de Estado, cargo equivalente ao de primeiro-ministro
2018: Kyaw renuncia e Win Myint assume a Presidência
2020: Em eleições parlamentares, LND recebe 83% dos votos e derrota partido pró-militar
2021: Militares alegam fraude no pleito, prendem lideranças da LND, e assumem o poder com novo golpe de Estado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional8 horas ago

“Eu Acredito no Brasil”: Eduardo destaca ‘transmissão de valores’

Nacional8 horas ago

Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron

Nacional8 horas ago

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Nacional8 horas ago

Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia

Nacional8 horas ago

Justiça Federal suspende processos da Receita Federal, ligados à Lava Jato, contra Lulinha

Nacional8 horas ago

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Saúde8 horas ago

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços na conscientização para o tratamento

CIDADE8 horas ago

Parque Solon de Lucena é opção de lazer e diversão durante feriadão da Semana Santa

ESTADO9 horas ago

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no primeiro trimestre de 2024 

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

União Europeia flexibiliza regras ambientais, mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Saúde9 horas ago

Secretaria de Saúde orienta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Saúde9 horas ago

Médicos se unem para remover tumor facial de rosto de jovem em cirurgia inovadora

ECONOMIA9 horas ago

Presidente Lula prorroga por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, até 20 de maio

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego

CIDADE9 horas ago

Procon-PB promove o 73º Mutirão de Renegociações de Dívidas em João Pessoa

Esporte9 horas ago

Proposta proíbe esportista condenado por violência contra a mulher de receber Bolsa Atleta

Segurança Pública9 horas ago

Comissão aprova projeto que autoriza guardas municipais a revistar suspeitos de crimes

Educação & Cultura10 horas ago

Projeto cria programa para incentivar participação de alunos em olimpíadas científicas

Educação & Cultura10 horas ago

Projeto prevê licença-maternidade e paternidade para estudantes

Esporte10 horas ago

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Projeto obriga o governo federal a informar ao Congresso dados sobre a importação de leite

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Bica abre normalmente nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

ESTADO10 horas ago

Novo convênio do Projeto Renda-se dobra número de vagas e vai beneficiar 60 novas artesãs

Segurança Pública10 horas ago

Operação Semana Santa reforça segurança pública em toda a Paraíba

CIDADE10 horas ago

Cabedelo disponibiliza aplicativo que facilita acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura

Nacional10 horas ago

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Seu Google Maps funcionará MUITO melhor se você seguir essas duas etapas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Antivírus para celular: 6 motivos para ter um

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Como se tornar anônimo na internet

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA14 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde14 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA14 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura14 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional14 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde2 dias ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura2 dias ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA2 dias ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde4 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde4 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional4 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br