Connect with us

Nacional

Câmara e Senado param de informar casos de covid entre os servidores

O regime de trabalho semipresencial tem causado desconforto entre os servidores do Congresso Nacional. Desde o dia 1º de fevereiro, trabalhadores têm reclamado sobre o temor de pegarem covid-19.

Mesmo com média diária de mortes acima de mil, a circulação de pessoas no Congresso tem aumentado, especialmente na Câmara dos Deputados. Essa semana, por exemplo, uma caravana com prefeitos e vereadores lotou os corredores das Casas.

A Câmara dos Deputados afirmou não poder informar quantas pessoas circularam no ambiente durante a semana, mas fontes que trabalham na Casa disseram que a estimativa esteja entre cerca de duas mil pessoas.

O Sindicato de Servidores do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) anunciou na quarta-feira (24) que vai recorrer à Justiça para adiar o retorno dos trabalhos presenciais na Câmara, exigindo que os protocolos de segurança sanitária sejam cumpridos. A decisão foi tomada após diversas tentativas de diálogo com a mesa diretora da Casa, destaca o sindicato.

Questionada sobre o número de servidores infectados ou afastados pela contaminação do novo coronavírus, a assessoria da Casa não respondeu. Até o dia nove de fevereiro, no entanto, a informação oficial era de 27 infectados na Câmara.

Já a assessoria do Senado, que informou anteriormente que a quantidade de servidores infectados e afastados era de oito até o dia nove de fevereiro, disse não ser “praxe a divulgação de balanço de casos de covid-19 entre os seus servidores, colaboradores e parlamentares.” De acordo com a Casa, a informação é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou que “monitora todos os casos de covid-19 no DF, mas não possui o recorte de pessoas infectadas que integram o Senado Federal.”

Dados divulgados pelo Sindilegis apontam que o Distrito Federal contabiliza mais de 288 mil infectados desde o início da pandemia e 4,7 mil óbitos. Atualmente, a taxa de ocupação das UTIs está em 97,56%. Diante disso, os servidores reiteram que para a volta dos trabalhos presenciais a Câmara deve adotar uma série de mudanças para “resguardar a saúde e segurança dos servidores” incluindo testagem periódica, fornecimento de equipamentos de proteção individual, aferimento de temperatura e outras medidas.

Caravana municipal

Desde o começo da semana, prefeitos e vereadores de todo o país visitam as dependências do Congresso. Fonte ouvida sob condição de anonimato pelo site afirma que funcionários do gabinete em que trabalha se viram “transtornados” ao notarem a Câmara dos Deputados recebendo as visitas nos últimos dias.

“Existe uma regra que eles não podem subir sem a autorização do gabinete a ser visitado, é necessário fazer um cadastro antes por conta da pandemia, mas muitos pedem a autorização de outros parlamentares e acabam conseguindo circular livremente dentro do Congresso.”

Um vereador de um município catarinense que visitou a Câmara pela primeira vez na quarta-feira (24) disse, também sob sigilo, que não esperava ver a aglomeração que encontrou na entrada da Casa. De acordo com ele, na fila para entrar na Câmara e nas dependências do prédio não havia álcool em gel e nem regras de distanciamento.

“A gente tem que passar por isso aqui porque o povo na minha cidade está morrendo com a covid. Então eu precisei vir ajudar a arrecadar verbas. O pessoal fala mal da minha atitude, mas alguém precisa se movimentar pela saúde de lá”, disse. 

Veja a íntegra da nota do Sindilegis:

Sindilegis entrará na Justiça para adiar retorno ao trabalho presencial na Câmara até que a Casa cumpra protocolos de biossegurança

Medida visa resguardar a saúde e a vida dos servidores, tendo em vista o número crescente de contaminações na Casa. Sindicato recebeu inúmeras denúncias, inclusive com vídeos de grandes aglomerações, sobre descumprimento de medidas básicas, como uso de máscara e distanciamento social

O Sindilegis anunciou, nesta quarta-feira (24), que irá ingressar com ação judicial para impedir que os servidores da Câmara dos Deputados retornem ao trabalho presencial enquanto a Casa não assegurar o cumprimento dos protocolos de biossegurança suficientes para evitar a contaminação por covid-19. Apesar de ter editado ato com as medidas sanitárias a serem seguidas, o Sindicato recebeu inúmeras denúncias, inclusive com vídeos, mostrando grandes aglomerações e pessoas circulando sem máscara pela máscara. Diversos servidores foram hospitalizados, inclusive em unidades de terapia intensiva.

A decisão foi tomada em conjunto com os filados e representantes de entidades representativas da Casa, após tentativas pacíficas do Sindicato, por meio de ofícios enviados à Mesa Diretora da Casa, para conscientizar o presidente, deputado Arthur Lira (PP-AL), de que este não é o momento adequado para que os servidores voltem a trabalhar presencialmente. “Não há previsão de calendário de vacina para a maior parte da população e novas mutações do vírus, sabidamente mais contagiosas e possivelmente mais mortais, já estão circulando no DF”, afirmou o presidente do Sindilegis, Alison Souza.

Quem passou esta e a última semana em frente aos anexos da Câmara revelou ter se assustado com o tamanho da fila de visitantes: estima-se que, somente nesta quinta-feira, mais de 3 mil pessoas – além de servidores – ingressaram na Casa, com tempo de espera estimado em 2h. O Gabinete 324 foi interditado, na manhã de hoje, devido à comprovação de contaminação pelo novo coronavírus. Apesar do protocolo sanitário divulgado pela Câmara, há dezenas de relatos de visitantes e, inclusive, de parlamentares, que se recusam a usar máscara e praticar o distanciamento social dentro das dependências, provocando aglomerações em vários pontos, especialmente nos plenários.

O presidente do Sindilegis voltou a ressaltar que o trabalho desempenhado pelos servidores do Legislativo e do TCU foi mantido desde o momento em que a pandemia teve início, sendo, inclusive, elogiado pelas rápidas soluções apresentadas, de maneira digital, para dar andamento aos trabalhos da Casa. “Tentamos negociar de forma amigável com a Câmara dos Deputados, mas estamos falando de vidas aqui. Não podemos aceitar que um espaço que comporta o trânsito de até 15 mil pessoas por dia retome os trabalhos sem um calendário oficial de vacinação, sem testagem e sem proteção a quem passar por ali”, explicou Alison.

A média móvel de mortes por covid no Brasil é a maior já registrada desde o início da pandemia. Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal revelam que já são mais de 288 mil infectados desde o início da pandemia e que as mortes pelo vírus na capital federal já passam de 4,7 mil pessoas. Para piorar, a taxa de ocupação de leitos de UTI no DF está em 97,56%.

O Sindilegis reitera que, nos casos em que se fizer necessária a presença física do servidor, que a Câmara adote uma série de mudanças para resguardar a saúde e segurança dos servidores, como testagem periódica, fornecimento de equipamentos de segurança individual (EPI); aferimento de temperatura corporal no acesso às dependências da Câmara, bem como nos ambientes de maior circulação e de aglomeração de pessoas, como os plenários; dentre outras.

Exemplo claro da proliferação do vírus na Casa – que recebe diariamente visitantes de todo o Brasil, é um espaço fechado e não ventilado – pode ser observada na votação para presidência da Câmara dos Deputados, ocorrida no dia 3 de fevereiro, e que acarretou a contaminação de 24 funcionários pela covid-19. “Além disso, quem já circulou pelos gabinetes de parlamentares sabe que são espaços muito pequenos, onde os funcionários trabalham aglomerados. A maioria das salas da Câmara não tem sequer ventilação natural”, destacou o vice-presidente do Sindilegis Paulo Cezar Alves.

Parceiros

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte12 horas ago

A pouco mais de 100 dias da Olimpíada, Japão reforça medidas contra a COVID

Esporte13 horas ago

Aston Martin oficializa Nico Hulkenberg como piloto reserva na Fórmula 1

Esporte13 horas ago

Contra atual campeão, Minas busca vaga nas semifinais da Champions League

Esporte13 horas ago

Com dor nas costas, Bruno Soares desiste de torneios na Europa

Esporte13 horas ago

Mineira estoura limite de peso e tem luta cancelada no UFC em Las Vegas

Esporte13 horas ago

De contrato renovado com Minas, Léia projeta mais títulos pelo clube

Esporte13 horas ago

Marcelinho Paraíba relembra sucesso no Sport, prega respeito, mas sonha com classificação do Treze

Nacional13 horas ago

Meta 4: Novo lote envolvendo ações de improbidade traz 34 sentenças de 18 comarcas

CIDADE13 horas ago

Ana Cláudia cobra reabertura dos restaurantes populares em Campina para minimizar sofrimento da população na pandemia

CIDADE13 horas ago

Cejusc Trânsito de Patos e STTrans fortalecem parceria e aperfeiçoam serviços ao usuário

Judiciário14 horas ago

Banco deve indenizar correntista em R$ 10 mil por contratação de empréstimo de forma fraudulenta

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Governo realiza etapa final do Festival SIVUC@THON: Arte em Cena Digital e divulga vencedores em transmissão ao vivo

Segurança Pública14 horas ago

Seap-PB implanta novo projeto de reinserção social com reeducandos de Solânea

Esporte14 horas ago

Agora é Lei: 12 de março dia estadual do Jiu –Jitsu Brasileiro

Internacional14 horas ago

Alemanha concede Ordem do Mérito a sobrevivente de Auschwitz

Internacional14 horas ago

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Internacional14 horas ago

UE pede unidade sobre uso da vacina da AstraZeneca

Internacional14 horas ago

Situação na América do Sul é a mais preocupante, diz agência da OMS

ESTADO14 horas ago

Aesa utiliza aparelho que emite ondas sonoras para medir vazão da água

Judiciário15 horas ago

7 dúvidas frequentes sobre pensão alimentícia

Agricultura e Pecuária8 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária7 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional8 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Saúde8 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Nacional6 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional5 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional9 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

CIDADE8 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Judiciário9 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

Internacional8 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Segurança Pública8 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Nacional8 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Tecnologia2 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE3 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE6 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

Nacional9 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE4 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia3 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE6 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Agricultura e Pecuária8 meses ago

30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

Tecnologia1 dia ago

PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA SÃO OS MAIS PROCURADOS DURANTE A PANDEMIA

Saúde1 dia ago

COMEÇAM A SURGIR CASOS DE PESSOAS QUE MORRERAM POR COVID-19 APÓS SEREM VACINADAS

ECONOMIA1 dia ago

PRAZO PARA DECLARAR IR É PRORROGADO ATÉ 31 DE JULHO

Saúde1 dia ago

COVID-19: MÉDICOS E PESQUISADORES ESTUDAM SEQUELAS DA DOENÇA NO ORGANISMO

Internacional1 dia ago

MUNDO VIVE TENSÃO SOCIAL E ECONÔMICA EXTREMA, DIZ FMI

Educação & Cultura1 dia ago

[VÍDEO] Aposentadoria do professor servidor público: caso prático

ECONOMIA3 dias ago

PARA ONDE VAI O DÓLAR? ANALISTAS EXPLICAM O QUE DEVE IMPACTAR A MOEDA EM 2021

Saúde3 dias ago

SEDENTARISMO É RESPONSÁVEL POR GRANDE PARTE DAS MORTES POR PATOLOGIAS

ECONOMIA3 dias ago

PREÇO DE COMBUSTÍVEIS NO BRASIL E NO MUNDO

Educação & Cultura3 dias ago

CAI O PERCENTUAL DE INTERESSADOS EM CURSAR ENSINO SUPERIOR EM 2021

Educação & Cultura3 dias ago

O QUE É SOCIAL-DEMOCRACIA?

Saúde4 dias ago

ESPECIALISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE ANOREXIA E BULIMIA

Educação & Cultura4 dias ago

BRASIL NA ESCOLA INVESTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tecnologia4 dias ago

INPE: AUMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSA MAIOR INCIDÊNCIA DE RAIOS NO BRASIL

Educação & Cultura4 dias ago

MEC OFERECE CURSOS ONLINE PARA AJUDAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

CURSO ONLINE INTELIGÊNCIA DE MERCADO – COMO ACESSAR O MERCADO EM TEMPOS DE CRISE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PLATEIA VIRTUAL PAGA POR INGRESSOS DE ESPETÁCULOS EM APLICATIVOS

Nacional6 dias ago

O papel do SUS no combate à pandemia

Educação & Cultura6 dias ago

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE: PANTANAL TAMBÉM É RICO EM CULTURA

Internacional6 dias ago

COMO MORTES POR COVID-19 NO REINO UNIDO DESABARAM DE 1,2 MIL A MENOS DE 20

Parceiros

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil
    Powered by TranslatePress »