Connect with us

Judiciário

O crime de maus-tratos e uma história trágica

Há alguns meses, tive contato com um caso bastante peculiar envolvendo a morte de uma criança.

Como o tema envolve a suposta prática de um crime que provoca muita confusão nas pessoas (e nos veículos de imprensa), resolvi compartilhar a história com os amigos do Jusbrasil.

Obviamente, os verdadeiros nomes dos envolvidos serão preservados.

Porém, com a finalidade de conferir um ar de pessoalidade à minha narrativa, darei a eles nomes fictícios.

O caso: morte suspeita

Maria era uma garotinha de seis anos de idade. Ela tinha dois irmãos, Pedro, de três anos e Isabela, de oito anos.

Há alguns dias, Maria vinha se sentindo bastante indisposta e quieta. Não sentia vontade de comer, nem mesmo de brincar.

Em um finalzinho de tarde, no mês de agosto de 2019, a menina, em tom de choro, disse para a mãe dela, Joana, que estava sentindo fortes dores na barriga.

Quando Joana foi verificar a temperatura da criança, viu que ela estava ardendo em febre.

Rapidamente, Joana comunicou ao pai da criança, de nome Márcio, que levaria a criança ao hospital.

No hospital, mãe e filha aguardaram o atendimento por certo tempo, mas nada além do razoável.

Quando foram atendidas, o médico, ao verificar que Maria apresentava um quadro estável, receitou uma medicação para a dor na barriga e concedeu alta a ela.

Tão logo retornaram para casa, uma vez que já era noite, Márcio e Joana colocaram as crianças para dormir e, em seguida, também foram eles se deitar.

Maria e Pedro dormiam juntos no mesmo quarto. Ele, em uma cama; ela, em um colchão.

Durante a madrugada, Pedro se levantou e foi ao quarto dos pais.

O menino acordou o pai e disse que estava com sede. Disse também que havia tentado acordar Maria para que ela pegasse a água para ele, mas a irmã não acordava.

O pai se levantou, foi até a cozinha, encheu um copo d’água e, enquanto o menino bebia, foi ao quarto dar uma olhada na filha.

Ao acender a luz, Márcio foi tomado por um sentimento de pavor.

Maria estava deitada na cama, com os olhos abertos e algumas manchas visíveis no pescoço. Ela estava imóvel.

Imediatamente, ele se aproximou da filha e notou que ela não estava respirando.

Tomado pelo desespero, Márcio começou a gritar, o que acabou acordando Joana, que, também assustada, foi até o quarto das crianças.

Ao perceber o que havia acontecido com a sua filha, Joana saiu pela rua gritando, clamando por socorro, o que chamou a atenção de uma vizinha, Clarissa.

Preocupada com o que poderia ter ocorrido, Clarissa foi até a residência da família. Ao se deparar com a cena de Maria desfalecida sobre o colchão, Clarissa voltou para a casa dela e acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O socorro não tardou muito para chegar.

Logo que tiveram contato com a criança, o médico e os enfermeiros do SAMU verificaram que ela já estava morta há algumas horas.

Outro detalhe chamou a atenção dos profissionais: Maria estava com diversas “manchas roxas” espalhadas pelo corpo, principalmente na região do tronco. Manchas essas que muito se assemelhavam a hematomas.

Diante da suspeita de que a menina pudesse ter sido vítima de crime violento, a Polícia Militar foi chamada a comparecer ao local.

Quando entraram na residência, os policiais fizeram uma rápida vistoria. A cena que viram causou arrepios neles.

A casa se encontrava bastante suja, com os móveis em péssimo estado de conservação. Haviam roupas sujas espalhadas por todos os cantos. A louça estava acumulada sobre a pia. As paredes estavam completamente mofadas.

Pior, bem ao lado do quarto em que as crianças dormiam, havia um cômodo completamente cheio de entulhos.

No referido cômodo, havia areia, além de muito lixo diversos objetos empilhados.

Diante deste cenário, reforçado pelas “manchas roxas” encontradas no corpo da menina, surgiu nos militares a desconfiança de que a morte de Maria tivesse alguma relação com eventual crime de maus-tratos praticado pelos pais dela.

A partir disso, comunicada a Polícia Civil, instaurou-se um inquérito policial.

A primeira providência tomada foi a realização de uma espécie de entrevista entre os dois irmãos de Maria com membros da Assistência Social, cuja finalidade era a descoberta de informações que pudessem ser úteis para a solução do caso.

Mais uma vez, um susto.

Quando foram dar um banho em Pedro, os assistentes sociais logo notaram que a criança estava usando a mesma frauda durante semanas. Por conta disso, o menino, além de bastante sujo, apresentava sinais de assadura.

Pedro também estava arranhado em várias partes do corpo.

Por sua vez, Isabela, que também se encontrava suja, estava com piolhos.

A situação acima narrada contribuiu ainda mais para as suspeitas de que Maria tivesse sido vítima de crime de maus-tratos com resultado morte.

As investigações apontaram outro caminho…

Os fatos que narrei acima, suponho, devem ter provocado certa revolta em alguns dos queridos leitores.

De fato, em um primeiro momento, tudo indica a prática de um crime por parte dos pais da criança. Pior, um crime envolvendo emprego de violência!

Ocorre que, com o avançar das investigações, a conclusão foi oposta.

Realizada necropsia no corpo de Maria, os laudos periciais foram inconclusivos no que se refere à causa da morte dela. A propósito, vejamos o teor do trechos destacado a seguir, extraídos do laudo pericial:

“Em face da ausência de ferimentos visíveis, bem como ausência de outros vestígios que pudessem sugerir morte violenta, fica este Perito impossibilitado de emitir um parecer categórico sobre o fato em tela.(…) Os resultados dos exames anatomopatológicos não demonstram achados conclusivos para se chegar a um diagnóstico preciso para a causa do óbito”.

E quanto às “manchas” encontradas no corpo da suposta vítima? 

Os peritos esclareceram o seguinte:

Os achados com aspecto semelhante a hematoma no tronco, os quais chamaram a atenção do médico do SAMU que prestou atendimento, tratam-se de alterações cutâneas provocadas pela ação da força gravitacional, produzindo acúmulo de sangue dentro de micro vasos sanguíneos em áreas do corpo que ficam mais baixas, conhecidas como hipóstases e que podem cursar com pequenos extravasamentos do sangue acumulado e produzir o aspecto de hipóstases arroxeadas, sem contudo estarem relacionadas com qualquer tipo de traumatismo.”

Nota-se, assim, que, embora inicialmente pudesse haver certa suspeita de violência praticada pelos pais de Maria em face dela, tal suspeita não se confirmou.

Além do mais, ainda que tenham sido fartos os elementos que indiquem a forma precária como os pais e irmãos de Maria viviam, num ambiente sem higiene, no qual as crianças dividiam espaço com entulhos e roupas sujas jogadas pelo chão, bem como, ainda que tenha sido demonstrando que Marcio e Joananão eram diligentes quanto ao asseio de seus filhos, é errado entender que, no caso aqui narrado, possa ter ocorrido, em tese, o crime de maus-tratos com resultado morte (art. 136, § 2º, do CPB), conforme buscarei demonstrar a seguir.

Afinal, o que é o crime de maus-tratos?

O dispositivo legal acima mencionado traz a seguinte previsão:

Art. 136 – Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

Pena – detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

§ 1º – Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

Pena – reclusão, de um a quatro anos.

§ 2º – Se resulta a morte:

Pena – reclusão, de quatro a doze anos.

Há que ser observado, primeiramente, que o crime de maus-tratos só pode ser praticado por quem tenha autoridade, guarda ou vigilância de outra pessoa (crime próprio).

Além disso, aquele que se encontra em uma dessas situações deve agir com especial fim de educação, ensino, tratamento ou custódia. Do contrário, não há se falar em maus-tratos.

Para ficar mais clara a compreensão, observem o exemplo abaixo, extraído da obra do professor Rogério Greco, com algumas adaptações:

Pensemos no caso de um pai que, buscando educar seu filho, uma criança de 4 anos de idade, impede o menino de se alimentar durante sete dias, para que a criança entenda o valor dos alimentos.

Nesse caso, como se sabe, a imposição de jejum à criança pode causar danos graves ao organismo dela.

Assim, em tal caso, podemos raciocinar com a prática, em tese, do delito de maus-tratos, desde que da privação de alimento resulte perigo para a vida ou para a saúde da vítima [1] .

Por sua vez, voltando ao caso da morte de Maria, ainda que as condições do ambiente onde ela foi encontrada sejam péssimas; havendo indicativos suficientes de que os pais dela não vinham empregando o zelo necessário no que se refere à higiene dos filhos, não se apurou, no comportamento dos pais, a prática de quaisquer das finalidades especiais destacadas anteriormente.

Em resumo, o simples fato de Márcio e Joana conviverem com os filhos em um ambiente insalubre, ou mesmo dispensarem os cuidados mais básicos (como a higiene das crianças), não configura, por si só, o delito de maus-tratos, previsto no art. 136 do Código Penal.

Assim, embora os fatos apontassem para uma necessidade de acompanhamento social da família, o caso em tela não apresentou elementos suficientemente aptos a dar início a uma ação penal.

Por fim, ficou afastada qualquer possibilidade de erro médico. Isso porque, de acordo com o laudo pericial:

“(…) é comum na prática clínico-pediatrica a administração de medicamentos sintomáticos e o acompanhamento da evolução clínica. A alta hospitalar na vigência de estabilidade clínica não configura irregularidade (…)”.

Por conta disso, o inquérito policial foi arquivado por ausência de justa causa para o oferecimento da denúncia pelo órgão acusador.

Maus-tratos vs tortura

Finalizando o texto, vale lembrar que o crime de maus-tratos, estudado no presente artigo, não se confunde com o delito de tortura-castigo, previsto no art. , inciso II, da Lei nº 9.455/97 (Lei de Tortura). Vejamos:

Art. 1º Constitui crime de tortura:

II – submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena – reclusão, de dois a oito anos.

Como se vê, no primeiro caso (maus-tratos), ao expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, o agente tem a finalidade de educar, ensinar, tratar ou custodiar essa pessoa.

Por outro lado, na tortura, a finalidade do agente ao sujeitar a vítima a intenso sofrimento físico ou mental é puramente a de castigar.

  Talvez você se interesse pelos seguintes textos:        

  ➡️ É crime fazer sexo na presença de criança ou adolescente?

  ➡️ Existe assédio sexual entre professor (a) e aluno (a)?

  ➡️ A Poligamia é crime?

  ➡️ Comi, bebi e não paguei. É crime?

  🔶 🔶

  • Gostou do texto? Recomende para que outras pessoas do Jusbrasil possam ler!
  • Aprendeu algo novo e quer dividir com outras pessoas? Compartilhe o texto em suas redes sociais!     
  • Que tal mais conteúdo jurídico? Siga-me no Instagram: https://www.instagram.com/victor_emiidio/?hl=pt-br

  🔶 🔶

  Referência:

  [1] Greco, Rogério. Curso de Direito Penal: parte especial, volume II: introdução à teoria geral da parte especial: crimes contra a pessoa / Rogério Greco. – 14. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017, E-book, p. 329.

Victor Emídio, Estudante de Direito
Victor Emídio – Estudante de Direito

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional12 horas ago

“Eu Acredito no Brasil”: Eduardo destaca ‘transmissão de valores’

Nacional12 horas ago

Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron

Nacional13 horas ago

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Nacional13 horas ago

Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia

Nacional13 horas ago

Justiça Federal suspende processos da Receita Federal, ligados à Lava Jato, contra Lulinha

Nacional13 horas ago

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Saúde13 horas ago

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços na conscientização para o tratamento

CIDADE13 horas ago

Parque Solon de Lucena é opção de lazer e diversão durante feriadão da Semana Santa

ESTADO13 horas ago

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no primeiro trimestre de 2024 

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

União Europeia flexibiliza regras ambientais, mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Saúde13 horas ago

Secretaria de Saúde orienta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Saúde13 horas ago

Médicos se unem para remover tumor facial de rosto de jovem em cirurgia inovadora

ECONOMIA14 horas ago

Presidente Lula prorroga por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, até 20 de maio

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego

CIDADE14 horas ago

Procon-PB promove o 73º Mutirão de Renegociações de Dívidas em João Pessoa

Esporte14 horas ago

Proposta proíbe esportista condenado por violência contra a mulher de receber Bolsa Atleta

Segurança Pública14 horas ago

Comissão aprova projeto que autoriza guardas municipais a revistar suspeitos de crimes

Educação & Cultura14 horas ago

Projeto cria programa para incentivar participação de alunos em olimpíadas científicas

Educação & Cultura14 horas ago

Projeto prevê licença-maternidade e paternidade para estudantes

Esporte14 horas ago

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Projeto obriga o governo federal a informar ao Congresso dados sobre a importação de leite

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Bica abre normalmente nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

ESTADO14 horas ago

Novo convênio do Projeto Renda-se dobra número de vagas e vai beneficiar 60 novas artesãs

Segurança Pública14 horas ago

Operação Semana Santa reforça segurança pública em toda a Paraíba

CIDADE14 horas ago

Cabedelo disponibiliza aplicativo que facilita acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura

Nacional14 horas ago

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

Seu Google Maps funcionará MUITO melhor se você seguir essas duas etapas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

Antivírus para celular: 6 motivos para ter um

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

Como se tornar anônimo na internet

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional12 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional12 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA18 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde18 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA18 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura18 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional18 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde2 dias ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura2 dias ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA2 dias ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde4 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde4 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional4 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde5 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional5 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional5 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA2 semanas ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional2 semanas ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br