Connect with us

Educação & Cultura

Reitor da UFPB pede aulas híbridas e vacinação dos profissionais da educação

Reunião entre Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa e instituições de ensino aconteceu nesta terça (6)

Vacinação dos profissionais da educação e a garantia, no próximo decreto, de aulas híbridas, desde que as instituições de ensino cumpram os protocolos de biossegurança. Estes foram os pedidos feitos pelo Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, durante reunião por videoconferência, nesta terça-feira (06), com o Governador da Paraíba, João Azevêdo. O objetivo da reunião foi discutir como se dará o funcionamento das aulas a partir do dia 12 de abril.

Integraram também a reunião o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, sindicatos e associações dos professores e trabalhadores das redes públicas e privadas, sindicatos patronais, representantes das universidades públicas e privadas e representação de pais de alunos, além do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia Cláudio Furtado, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde Daniel Beltrammi, entre outros gestores.   

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, explicou que, a despeito das divergências apresentadas pelos participantes da reunião entre aulas presenciais ou remotas, cada instituição sabe as suas necessidades, destacando a demanda de aulas híbridas na UFPB para oferta dos componentes presenciais e remotos.

“Nós precisamos de aulas híbridas, inclusive para enfrentar a pandemia. Diversos estudantes da área de saúde não podem concluir o curso e cair em campo porque não têm atividades práticas”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia. Segundo ele, na UFPB, a maior parte dos componentes curriculares podem se adequar à modalidade remota, mas o restante não é possível.

“Esse não é um campo de batalha, esse não é um campo de luta, de conflitos – nem deve ser –, há que se buscar soluções que sejam eficazes e que atendam às demandas e peculiaridades em cada instituição de ensino”, defendeu o Prof. Valdiney Gouveia.

A UFPB é – e historicamente tem sido –  parceira do Estado e dos municípios paraibanos onde se localizam seus campi. Conforme o Prof. Valdiney, a Paraíba tem potencial enorme.

“Nós desenvolvemos uma máscara, a CoVSink, que tem uma eficácia de 99,99% e o nosso Estado não está se aproveitando disso; nós desenvolvemos um teste rápido para covid-19, em 40 minutos damos o resultado, com 90% de sensibilidade; nós estamos com um projeto para tratar inflamação pulmonar com robores e os três robores já estão em João Pessoa para a gente começar. Nós queremos, senhor Governador, senhor Prefeito, parcerias”, anunciou o Reitor da UFPB.

O Prof. Valdiney elogiou a iniciativa do Governador de reunir os representantes dos múltiplos segmentos da educação, pública e privada, para tratar sobre o setor no contexto da pandemia, ressaltando também a luta exemplar do Governador contra a covid-19 em âmbito estadual. Da mesma forma, o Reitor da UFPB ressaltou o empenho do Prefeito Cícero Lucena e dos gestores da saúde no Estado e nos municípios no trabalho contra a pandemia.  

O Prefeito Cícero Lucena reconheceu “a importância da academia ser parceira não só na pesquisa, nos protocolos que a academia pode nos oferecer, que ajudam exatamente na preservação da vida, até para quando a gente for flexibilizar, bem como o desenvolvimento tecnológico que nos foi oferecido nessa oportunidade, e que, por parte da Prefeitura, Prof. Valdiney, tenha certeza absoluta que nós vamos buscar”, afirmou o Prefeito Cícero Lucena.

Além do Reitor da UFPB, participaram da reunião os reitores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Foto: Oriel Farias

Governo do Estado – O Governador João Azevêdo, após ouvir os argumentos de todos os participantes, ponderou que é preciso se conviver com a pandemia a qual, inevitavelmente, causará perdas. “Nós gostaríamos muito de passar por essa pandemia sem perdas de vida, sem perdas na economia, sem perdas de qualidade nenhuma. Infelizmente, é impossível, todos nós iremos perder, sim, essa é a grande realidade”, lamentou o Governador.

Segundo o gestor estadual, a vacinação é a única forma de proteção para a população, mas ela não chegará para todos de forma rápida porque houve uma demora significativa na aquisição de vacinas no Brasil.

Reconhecendo a importância da educação, João Azevêdo corroborou com os posicionamentos de alguns participantes da reunião na defesa da vacinação, entre os grupos prioritários, dos professores de todos os níveis de ensino, mas lembrou que essa alteração no plano nacional de imunização compete ao Ministério da Saúde, como ocorreu em favor das forças de segurança.

“Nós, enquanto governadores, pelo Fórum de Governadores do Brasil, apresentamos um ofício junto ao Ministério da Saúde para que houvesse uma alteração na sequência dos grupos chamados prioritários para que os professores também sejam vacinados, estamos lutando por isso”, informou o Governador.  

De acordo com o Governador, considerando que as faixas etárias menores de 18 anos demorarão a ser vacinadas, isso inclui os alunos. “Se a gente for imaginar que nós só abriremos aulas presenciais ou híbridas ou com percentual presencial e outra parte ensino a distância dentro desse processo híbrido com a vacinação dos alunos, nós estaremos fadados a não iniciar provavelmente nem no próximo ano, e eu acho que não é isso que a gente precisa, a gente precisa ter uma condição de segurança para proteger os professores e alunos”, ponderou o Governador.

O Governador explicou que o último decreto editado pelo Governo do Estado (nº 41.142/21), flexibilizando alguns segmentos, teve como base os números que o Estado detém sinalizando uma estabilização dos números de casos e de óbitos, embora ainda muito altos, mas a expectativa é que em função das restrições adotadas esses números comecem a cair.  

João Azevêdo explicou que as informações de todos na reunião servirão de base para as decisões e próximos decretos em função da pandemia de covid-19.

“Com certeza nós vamos promover outras reuniões como essa porque essa pandemia vai levar muito tempo, não vai acabar de uma hora para outra; nós vamos ter que nos adequar”, pontuou o Governador.  

Parceiros
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA4 horas ago

BRASIL AUMENTA EM 3% RECEITA COM EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

Saúde4 horas ago

COVID-19 E VITAMINA D: AS FALHAS DE ESTUDO QUE LEVARAM A DESINFORMAÇÃO

Saúde4 horas ago

MÁSCARA DE PANO É EFICAZ? QUANDO DEVO USAR A PFF2?

ECONOMIA4 horas ago

CONAB CALCULA QUE SAFRA DESTE ANO SUPERA 270 MILHÕES DE TONELADAS

Tecnologia4 horas ago

VAZAMENTO DE DADOS: O QUE FAZER?

Tecnologia5 horas ago

COMO O TRABALHO EM PLATAFORMA ESTÁ MUDANDO O MUNDO LABORAL

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE DEVE GERAR 55 MIL EMPREGOS

Tecnologia5 horas ago

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA RECRUTADO PROFISSIONAIS PARA VAGAS

Politíca2 dias ago

Pollyanna Dutra lamenta o falecimento do presidente da Câmara de Vereadores de Catolé do Rocha, Ubanaldo Melo

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

12ª Vara Federal convoca candidatos da seleção de estagiários de Direito para a fase de entrevistas

ESTADO2 dias ago

Paraíba é o estado que mais aplicou vacina na faixa etária de 70 a 79 anos

Tecnologia2 dias ago

Um futuro não tão distante: a LGPD e a Internet of Body

Tecnologia2 dias ago

Brasil aparece mal em índice que mede conhecimento em cibersegurança

Tecnologia2 dias ago

Como robôs sexuais e carnes veganas podem mudar o mundo ao seu redor

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O bizarro vídeo de um macaco jogando vídeo game com a mente traz implicações drásticas para a humanidade

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Humanos poderiam ser peçonhentos, descobre estudo

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Mergulhadores descobrem bolhas marinhas gigantes

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O mistério do zunido dos beija-flores é desvendado por cientistas

Politíca2 dias ago

Campanha arrecada lixo eletrônico para projeto que cuida de animais em situação de rua

Educação & Cultura2 dias ago

Instituto Teotônio Vilela designa novos diretores na Paraíba

Agricultura e Pecuária8 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária7 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional8 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Saúde9 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Nacional7 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional5 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional9 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

CIDADE8 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Judiciário9 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

Internacional9 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Segurança Pública8 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Nacional8 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Tecnologia2 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE3 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE6 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

Nacional9 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE4 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia3 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE6 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Agricultura e Pecuária8 meses ago

30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

ECONOMIA4 horas ago

BRASIL AUMENTA EM 3% RECEITA COM EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

Saúde4 horas ago

COVID-19 E VITAMINA D: AS FALHAS DE ESTUDO QUE LEVARAM A DESINFORMAÇÃO

Saúde4 horas ago

MÁSCARA DE PANO É EFICAZ? QUANDO DEVO USAR A PFF2?

ECONOMIA4 horas ago

CONAB CALCULA QUE SAFRA DESTE ANO SUPERA 270 MILHÕES DE TONELADAS

Tecnologia4 horas ago

VAZAMENTO DE DADOS: O QUE FAZER?

Tecnologia5 horas ago

COMO O TRABALHO EM PLATAFORMA ESTÁ MUDANDO O MUNDO LABORAL

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE DEVE GERAR 55 MIL EMPREGOS

Tecnologia5 horas ago

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA RECRUTADO PROFISSIONAIS PARA VAGAS

Internacional2 dias ago

MAIOR USINA SOLAR SOBRE ÁGUAS DO MUNDO

Educação & Cultura2 dias ago

OS PRIMEIROS HUMANOS DA AMÉRICA DO NORTE

Internacional2 dias ago

ÓRGÃO EUROPEU CONFIRMA VÍNCULO DA VACINA DE OXFORD COM TROMBOSE

ECONOMIA2 dias ago

74% DOS BRASILEIROS DIMINUÍRAM GASTOS NA PANDEMIA

Saúde2 dias ago

FIOCRUZ IDENTIFICA 92 CEPAS DA COVID-19

Tecnologia3 dias ago

PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA SÃO OS MAIS PROCURADOS DURANTE A PANDEMIA

Saúde3 dias ago

COMEÇAM A SURGIR CASOS DE PESSOAS QUE MORRERAM POR COVID-19 APÓS SEREM VACINADAS

ECONOMIA3 dias ago

PRAZO PARA DECLARAR IR É PRORROGADO ATÉ 31 DE JULHO

Saúde3 dias ago

COVID-19: MÉDICOS E PESQUISADORES ESTUDAM SEQUELAS DA DOENÇA NO ORGANISMO

Internacional3 dias ago

MUNDO VIVE TENSÃO SOCIAL E ECONÔMICA EXTREMA, DIZ FMI

Educação & Cultura4 dias ago

[VÍDEO] Aposentadoria do professor servidor público: caso prático

ECONOMIA5 dias ago

PARA ONDE VAI O DÓLAR? ANALISTAS EXPLICAM O QUE DEVE IMPACTAR A MOEDA EM 2021

Parceiros

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil
    Powered by TranslatePress »