Connect with us

Judiciário

7 dúvidas frequentes sobre pensão alimentícia

Que a pensão alimentícia é um direito garantido por lei já não há dúvidas, contudo, ainda assim, há muita gente que tem dúvidas frequentes sobre pensão alimentícia. O que se sabe é que, através da Justiça, o menor recebe uma quantia financeira mensal de um dos genitores, seja o pai ou a mãe. Esse dinheiro deve garantir os gastos, ou parte deles, das suas necessidades básicas, como alimentaçãosaúdeeducaçãotransportelazer etc. Nada mais justo, não é verdade?

De antemão, a gente recomenda que você não deve e não pode desistir desse benefício para o seu filho, apesar de todo ou qualquer problema, ou até mesmo a demora no processo. Não se preocupe, porque, neste artigo, reunimos 7 respostas àquelas dúvidas frequentes sobre pensão alimentícia que até agora você não soube onde encontrar ou a quem perguntar.

A finalidade da pensão alimentícia é garantir e manter um padrão de vida sólido e adequado para a criança.

1) QUEM DEVE PAGAR A PENSÃO ALIMENTÍCIA?

Há de se deduzir que um menor não tem condições de se sustentar sozinho. E, apesar de, hoje em dia, família não significar exatamente a fusão de PAI+MÃE+FILHO, a responsabilidade de suprir as necessidades básicas da criança/adolescente parte de seus genitores, principalmente se esses não conviverem juntos.

Além disso, hoje em dia, não é só o pai quem deve pagar a pensão alimentícia. Essa ideia antiga precisa ser repensada.

Toda criança ou adolescente que mora com apenas um dos pais tem o DIREITO garantido por lei. O valor a ser pago deve custear as necessidades básicas de sobrevivência e manutenção, além de ajudar a evitar traumas causados pela falta do benefício.

Para que isso seja possível da melhor forma possível, o auxílio de um profissional de Direito de Família é essencial. É o advogado quem vai reunir todas as provas de comprovação de parentesco e solicitar uma ação de alimentos a favor do menor no Poder Judiciário.

2) COMO FUNCIONA O PEDIDO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA?

Depois que o advogado de família fizer o pedido de ação de alimentos, o juiz responsável analisa três questões importantes antes de determinar que uma criança venha a receber pensão alimentícia de um dos pais:

  1. A necessidade da criança: quem estiver solicitando a pensão alimentícia precisa comprovar que de fato esteja precisando desse benefício. Não é difícil, visto que uma criança não tem como se sustentar sozinha e os gastos com ela são altos.
  2. A possibilidade do pagante: o juiz avalia se o alimentante tem condições de pagar a pensão alimentícia, bem como qual é o valor que essa pessoa vai pagar sem que fique incondicionado de se sustentar. Importante deixar claro que não existe a história de não ter como pagar a pensão alimentícia por não ter condições. Um valor mínimo mensal vai ser determinado pelo juiz. Esse valor deve ser cumprido, independentemente da situação financeira do pagante.
  3. A proporcionalidade do benefício: a necessidade e a possibilidade precisam estar alinhadas. Ou seja, serem proporcionais para a pensão alimentícia ser estipulada num valor ideal para quem paga e para quem recebe.

3) DIREITO DA CRIANÇA

pensão alimentícia garante os itens chamados de primeira necessidade. São exemplos: os alimentos do dia a dia, a saúde, a educação, o transporte e até mesmo o lazer. Ou seja, independentemente de qualquer problema, como desentendimentos entre os pais, a criança não pode ficar sem seu sustento diário. Do mesmo modo, os pais do menor precisam evitar qualquer tipo de discussão na frente do filho. Evitar traumas ao menor se faz necessário.

Devemos lembrar também que a finalidade da pensão alimentícia é garantir e manter um padrão de vida sólido e adequado para a criança, em que haja a possibilidade de ela ter o mínimo necessário para seu bem-estar e desenvolvimento. Sendo assim, o dinheiro recebido deve custear apenas os gastos de necessidade do menor, jamais para outros fins.

4) SOU MÃE, MAS A GUARDA DO MEU FILHO NÃO É MINHA. TENHO QUE PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA?

Quem tem dúvidas frequentes sobre pensão alimentícia pode também se perguntar sobre isso. A lei não se aplica apenas ao pai da criança, embora muitos acreditem que sim. O direito, por fim, é da criança.

Há casos em que a mãe é a alimentante, ou seja, a pessoa que concede a pensão alimentícia ao filho. Acontece que, apesar de raro, nem sempre a guarda do filho fica com a mãe. Nesse caso, é ela quem deve ajudar no sustento da criança. Até porque é bom lembrar que a responsabilidade do sustento dos filhos é tanto do homem quanto da mulher. Independentemente de quem esteja a guarda, mas sempre se baseando nas possibilidades de quem paga e, também, nas necessidades de quem vai receber.

5) MEU FILHO COMPLETOU 18 ANOS, MAS AINDA PRECISA DE AJUDA PARA SE SUSTENTAR. ELE AINDA TEM DIREITO À PENSÃO ALIMENTÍCIA?

Provavelmente é uma das dúvidas frequentes sobre pensão alimentícia, quiçá a maior delas. Atualmente o Brasil passa por uma crise financeira grave, o que dificulta a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Com esse agravante, chega ser até cruel cobrar do novo adulto que se sustente sozinho. A ajuda dos pais ainda é essencial. Completar os 18 anos de idade não significa que o filho ou filha já tenha condições financeiras (emocionais e psicológicas também) de tomar as rédeas da situação da sua vida.

A anulação de pensão alimentícia de um filho que atingiu a maioridade fica sujeita à decisão judicial. Ela não cessa automaticamente, como muitos pais acreditam fielmente.

Contudo, caso o pai ou a mãe que esteja pagando a pensão alimentícia entender que o filho ou a filha, agora maior de idade, não “precisa” mais do benefício, deverá entrar com uma ação de exoneração de alimentos. O filho, porém, pode provar que o pagamento da pensão alimentícia deve continuar. É crucial que um advogado de família esteja envolvido no caso para melhor orientação.

A princípio, o benefício pode durar até os 24 anos idade, a média que jovens terminam o ensino superior. Posteriormente, entende-se que o indivíduo tem capacidade de se sustentar sozinho.

6) O PAI DO MEU FILHO NÃO TEM CONTATO AFETUOSO COM ELE. A PENSÃO DEVE SER PAGA ASSIM MESMO?

É claro que sim! A falta de afeto entre pais e filhos, inclusive, costuma estar na lista das desculpas para não se pagar a pensão alimentícia. Apesar de ser muito importante a ligação afetiva entre o alimentante e o alimentado, ainda vale o vínculo biológico. Independentemente da relação entre pais e filhos, a criança tem direito à pensão alimentícia, assim como o pai tem direito a ver o filho. Embora isso, uma boa relação ajuda no bem-estar da criança e, sobretudo, no seu desenvolvimento emocional e psicológico.

>>Leia mais: como funciona a pensão alimentícia para filhos maiores de 18 anos.

7) O PAI DO MEU FILHO NÃO PAGA A PENSÃO ALIMENTÍCIA! E AGORA?

Se acaso o juiz já tenha dado a sentença, se o pagante, nesse caso o pai, negar pagar a pensão alimentícia ao filho ou filha, ele pode sofrer consequências sérias. Após algumas mudanças na legislação, as principais implicações de quem não está em dia com a pensão são:

  1. Inclusão do nome no SPC e SERASA: nesse caso, o pai terá seu nome “sujo” caso já tenha pelo menos um mês de atraso. É o advogado responsável pelo caso que faz a abertura de um protesto judicial.
  2. Prisão em regime fechado: a prisão do devedor também já pode ser pedida após um mês de atraso. Não se trata de nenhum absurdo, como muitos pensam, nem vingança, mas sim justiça. Quem pede a pensão não deseja a prisão de quem deve, mas sim que essa pessoa pague a pensão. Lembrando que a criança tem necessidades básicas a serem supridas, logo não pode ficar sem o benefício. A prisão é em regime fechado e não absorve o devedor de pagar as pensões atrasadas. Quando a dívida for quitada, o pagante será solto.
  3. Penhora de bens do devedor: caso o alimentante já esteja devendo mais do que três meses de pensão alimentícia, o filho, representado por quem tem sua guarda, pode requerer a penhora dos bens do devedor, sejam móveis ou imóveis em seu nome.

Parceiros
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca5 horas ago

Gervásio diz que Bolsonaro precisa ser responsabilizado pela recusa de 100 milhões de doses da vacina Pfizer

CIDADE5 horas ago

Chuvas: vereador pede providências para evitar alagamentos

CIDADE5 horas ago

Bancos terão que visitar clientes idosos ou deficientes para comprovação de vida

Politíca5 horas ago

Deputado Federal Ruy Carneiro cobra urgência na liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc

CIDADE5 horas ago

Ministério Público dá prazo para PMCG prestar informações sobre vacinação de grupos prioritários

CIDADE5 horas ago

MPPB e secretarias de João Pessoa discutem importância de ações integradas e de orçamento para efetivar Plano de Atendimento Socioeducativo

CIDADE5 horas ago

Pandemia: MPPB recomenda cancelamento de vaquejada em Mogeiro

ESTADO5 horas ago

João Azevêdo e embaixador dos EUA assinam memorando de entendimento e estabelecem parcerias em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado

Judiciário5 horas ago

Habeas Data – O remédio constitucional brasileiro para a proteção de dados

Judiciário5 horas ago

O que é período de graça do INSS?

Judiciário5 horas ago

É crime deixar de declarar o imposto de renda?

ECONOMIA6 horas ago

LUCRO DO BNDES SEGUE EM ALTA E CRESCEM DESEMBOLSOS PARA ATENDER NECESSIDADES DURANTE CRISE

Saúde6 horas ago

AME: a doença que possui o tratamento mais caro do mundo

ESTADO6 horas ago

Detran-PB amplia atendimento para candidatos à CNH

Educação & Cultura6 horas ago

Divulgado resultado preliminar de processo seletivo para bolsa-estágio na UFPB

Educação & Cultura6 horas ago

UFPB desenvolve aplicativo em cinco idiomas para ajudar idosos com lombalgia

Politíca6 horas ago

Jutay articula ações para educação e moradia e cobra 30% do recurso da merenda para compra de produtos da agricultura familiar

CIDADE9 horas ago

Leo Bezerra dá posse ao novo procurador aprovado em concurso da Prefeitura de João Pessoa

CIDADE9 horas ago

Clientes de Bayeux podem renegociar débitos em mutirão itinerante da Energisa

Politíca9 horas ago

Vice-Presidente do Senado, Veneziano articula para aprovar e tornar lei o piso nacional da enfermagem

Agricultura e Pecuária9 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária8 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional9 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Saúde10 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Nacional8 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional6 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional10 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

CIDADE9 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Judiciário10 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

Segurança Pública9 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Internacional10 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Nacional10 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Tecnologia3 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

Agricultura e Pecuária9 meses ago

30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

CIDADE4 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

Nacional10 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE7 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE5 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia4 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE7 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Tecnologia1 dia ago

AUMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA ACENDE O SINAL DE ALERTA NOS CONSUMIDORES

Saúde1 dia ago

COVID LONGA EM CRIANÇAS: COMO IDENTIFICAR SINTOMAS E SEQUELAS DA DOENÇA

Tecnologia1 dia ago

HIDROGÊNIO VERDE SERÁ A ENERGIA DO FUTURO?

Saúde1 dia ago

A DOENÇA CEREBRAL MISTERIOSA QUE INTRIGA MÉDICOS NO CANADÁ

Educação & Cultura1 dia ago

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NÃO É NOVIDADE NO URUGUAI

Saúde2 dias ago

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A VACINA DA PFIZER

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO MITO DAS ESTÁTUAS BRANCAS SURGIU E ALIMENTOU FALSA IDEIA DE SUPERIORIDADE

Educação & Cultura3 dias ago

PESQUISADOR CRIA GLOSSÁRIO DA LÍNGUA FALADA PELOS PRODUTORES DA BEBIDA

Educação & Cultura3 dias ago

PLAYERS QUE ESTÃO REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO

Educação & Cultura3 dias ago

EDUCAÇÃO COMO A BASE DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA

ECONOMIA3 dias ago

IMPOSTO NO SETOR DE CACHAÇA PODE CHEGAR ATÉ 80% COM REFORMA TRIBUTÁRIA

Tecnologia4 dias ago

A ferramenta capaz de desvendar as misteriosas propriedades do grafeno

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUEM FOI AGRIPINA, A MULHER MAIS PODEROSA DO IMPÉRIO ROMANO

Educação & Cultura4 dias ago

O QUE SÃO OS ALGORITMOS E COMO ELES APRENDEM COM VOCÊ

ECONOMIA4 dias ago

CONSUMIDORES FAZEM COMPRAS EM GRUPOS E CONSEGUEM ECONOMIZAR

ECONOMIA4 dias ago

BNDES SUSPENDE FINANCIAMENTO DO PLANO SAFRA 20/21

Tecnologia4 dias ago

SPACEX STARSHIP: FOGUETE ESCOLHIDO PARA LEVAR HOMEM À LUA POUSA COM SUCESSO

Internacional4 dias ago

ARÁBIA SAUDITA SUSPENDE IMPORTAÇÕES DE CARNE DE AVES

ECONOMIA4 dias ago

PREÇOS DO ARROZ E DO FEIJÃO SUBIRAM 60% NO ÚLTIMO ANO

Nacional4 dias ago

ROBERTO RODRIGUES SUGERE UNIÃO DE ESFORÇOS CONTRA FOME

Parceiros

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil
    Powered by TranslatePress »