Connect with us

ENTRETENIMENTO

Governo realiza etapa final do Festival SIVUC@THON: Arte em Cena Digital e divulga vencedores em transmissão ao vivo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), realizou em uma live pelo canal do YouTube da Secretaria, a etapa final do Festival SIVUC@THON: Arte em Cena Digital nos acordes do Mestre Sivuca, o Poeta do Som’. A live apresentou as seis produções artísticas vencedoras e contou com vídeo do governador João Azevêdo, participação do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e do presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura. 

As apresentações das equipes vencedoras estão disponíveis em playlist no YouTube da Secretaria https://www.youtube.com/c/EducacaoGovPB ou direto pelo link https://youtube.com/playlist?list=PLtEJsBDwcDJ3uJ3BngYqhWbOdkAEFhufy.

Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Festival foi realizado de forma remota, em plataformas digitais. O tema do Arte em Cena Digital faz alusão às ações governamentais desenvolvidas no âmbito do Ano Cultural Mestre Sivuca, instituído por meio do Decreto nº 40.023 de 14 de fevereiro de 2020. O investimento total do projeto foi de R$ 588 mil. 

O SIVUC@THON foi desenvolvido pela SEECT em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), considerando a Fundação de Apoio a Pesquisa da Paraíba (Fapesq/PB), a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc/PB) e a Fundação Casa de José Américo (FCJA). 

O festival tem como objetivo incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades pertencentes à Rede Estadual de Ensino, por meio de seis modalidades: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional. Participaram os alunos do 8º e 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos.

Os vencedores

Artes Visuais: Maria Eduarda de  Oliveira, da Escola Cidadã Integral Ana Ribeiro, em João Pessoa; 

Dança:  Méllonny Luiza da Silva, Maria Clara Dias, Maria Eduarda Dias, William Faustino, Bruno Isllan Silva, Guilherme de Jesus Lima, Emanuelle Cosma e Luan Carlos Silva de Brito, da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité;

Literatura: Fabiana Dantas, José Willton Candido e Maria Luana  Pereira, da  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Soledade Assis Freitas, em Cajazeirinha; Música: Kelvin Kauan de Paiva, Breno Kellwen Martins, Tarcisio  Gustavo Cavalcante, Josielson Alves e Nathan Silva, da ECI José Siqueira, em Conceição; 

Produção Audiovisual: Bruno Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Tenório De Sousa-Escola do Campo, na Zona Rural de Monteiro;

Teatro:  Lisandra Maria Pereira, Kauan Monico Soares, Diego da Silva e Weverson Renan Fernandes de Sousa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Dione Diniz Oliveira Dias, em Sousa.

As seis propostas vencedoras do SIVUC@THON irão ganhar um Curso de Aprofundamento Artístico a ser realizado em João Pessoa, desenvolvido pelos parceiros do Festival. O curso de aprofundamento terá duração de uma semana e serão contempladas atividades correspondentes a cada linguagem artística. 

O governador João Azevêdo, por meio do vídeo, parabenizou todos os estudantes que participaram do Arte em Cena Digital e reforçou o compromisso de continuar investindo na educação e cultura. “Concluímos com muito sucesso essa versão virtual do festival Arte em Cena, que desta vez homenageou o grande poeta do som, o Mestre Sivuca. Mesmo diante das dificuldades e desafios ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, não medimos esforços para nos adaptarmos e asseguramos a realização de mais uma ação que tem como objetivo principal promover a integração entre as políticas públicas estaduais de educação, cultura e, acima de tudo, de desenvolvimento. Por meio dessa iniciativa, conseguimos oferecer aos nossos jovens o acesso a diversas manifestações artísticas, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a população artística local e nacional. Parabenizo a todos que participaram e aos vencedores. Reforçamos o nosso compromisso de continuar investindo nas políticas de educação e cultura, para que mais pessoas tenham oportunidade de mergulhar e de abrir as portas para o futuro no universo da arte”.

Durante a live, o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou a importância do Arte em Cena e agradeceu a participação de todos.  “Esse é o coroamento de um Arte em Cena totalmente diferente, que misturou arte com inovação. O Arte em Cena é um programa impulsionador, uma política pública que resgata a cultura e valoriza artistas da nossa região. Além disso, é uma oportunidade para nossos estudantes descobrirem seus talentos. Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, com o distanciamento social, conseguimos homenagear o grande Mestre Sivuca, e também dar apoio a artistas paraibanos em todas as regiões do Estado.  Vimos excelentes apresentações nas seis modalidades artísticas e isso mostra o protagonismo da nossa rede. Fiquei muito feliz com o resultado, quero agradecer aos parceiros que contribuíram nessa edição:  Gerências Regionais da Educação, equipes, professores, artistas tutores e principalmente aos nossos estudantes pela dedicação. Ano que vem esperamos inaugurar a nossa Escola Técnica de Arte aqui em João Pessoa, que será mais um marco nessa construção de apoio à arte”, falou.

A equipe do estudante Kauan Monico Soares, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Dione Diniz Oliveira Dias, em Sousa, venceu na modalidade Teatro. Ele conta que os ensaios para a gravação da apresentação aconteceram pelo Google Meet. “Devido ao distanciamento social tivemos ensaios pelo Google Meet e poucos presenciais, o que tornou o projeto muito mais trabalhoso, mas ao mesmo tempo prazeroso, pois tínhamos pessoas dedicadas para fazer o melhor, e graças a eles atingimos nosso objetivo. Essa vitória representa o fruto do esforço de todos os que ajudaram a tornar esse projeto realidade”, ressaltou.

Etapas – O Arte em Cena Digital 2020 aconteceu em três etapas: Escola, Regional e Estadual. A primeira aconteceu em cada unidade escolar inscrita, integradas ao Regime Especial de Ensino; a segunda foi desenvolvida a partir das Gerências Regionais de Educação a qual a escola está vinculada, culminando na terceira etapa, de caráter estadual. 

Todas as etapas aconteceram de forma remota. A Etapa Regional foi realizada em duas fases. A primeira correspondeu à seleção das propostas artísticas apresentadas pelas escolas. Dentre os projetos encaminhados a cada Gerência Regional de Educação, foram selecionadas três propostas por linguagem artística, totalizando assim 18 propostas a serem desenvolvidas ao longo da Etapa Regional. A segunda fase correspondeu ao desenvolvimento das propostas selecionadas. Cada linguagem artística teve um Mentor Artista, selecionado por meio de uma Comissão de Seleção, responsável por auxiliar no desenvolvimento das propostas. 

A Etapa Estadual teve 18 produções artísticas finalistas, dentre as quais foram escolhidas as melhores produções desenvolvidas pelos estudantes, sendo uma em cada linguagem artística, em duas fases: classificatórias e eliminatórias. A primeira fase correspondeu à seleção por parte de uma Comissão Avaliadora Estadual das produções artísticas enviadas durante a Etapa Regional. A segunda fase foi a apresentação dos 18 finalistas, em formato digital, com duração de no máximo três minutos, resultando em seis projetos vencedores, um em cada modalidade. 

Parceiros

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca3 horas ago

Gervásio diz que Bolsonaro precisa ser responsabilizado pela recusa de 100 milhões de doses da vacina Pfizer

CIDADE4 horas ago

Chuvas: vereador pede providências para evitar alagamentos

CIDADE4 horas ago

Bancos terão que visitar clientes idosos ou deficientes para comprovação de vida

Politíca4 horas ago

Deputado Federal Ruy Carneiro cobra urgência na liberação dos recursos da Lei Aldir Blanc

CIDADE4 horas ago

Ministério Público dá prazo para PMCG prestar informações sobre vacinação de grupos prioritários

CIDADE4 horas ago

MPPB e secretarias de João Pessoa discutem importância de ações integradas e de orçamento para efetivar Plano de Atendimento Socioeducativo

CIDADE4 horas ago

Pandemia: MPPB recomenda cancelamento de vaquejada em Mogeiro

ESTADO4 horas ago

João Azevêdo e embaixador dos EUA assinam memorando de entendimento e estabelecem parcerias em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado

Judiciário4 horas ago

Habeas Data – O remédio constitucional brasileiro para a proteção de dados

Judiciário4 horas ago

O que é período de graça do INSS?

Judiciário4 horas ago

É crime deixar de declarar o imposto de renda?

ECONOMIA4 horas ago

LUCRO DO BNDES SEGUE EM ALTA E CRESCEM DESEMBOLSOS PARA ATENDER NECESSIDADES DURANTE CRISE

Saúde4 horas ago

AME: a doença que possui o tratamento mais caro do mundo

ESTADO5 horas ago

Detran-PB amplia atendimento para candidatos à CNH

Educação & Cultura5 horas ago

Divulgado resultado preliminar de processo seletivo para bolsa-estágio na UFPB

Educação & Cultura5 horas ago

UFPB desenvolve aplicativo em cinco idiomas para ajudar idosos com lombalgia

Politíca5 horas ago

Jutay articula ações para educação e moradia e cobra 30% do recurso da merenda para compra de produtos da agricultura familiar

CIDADE7 horas ago

Leo Bezerra dá posse ao novo procurador aprovado em concurso da Prefeitura de João Pessoa

CIDADE8 horas ago

Clientes de Bayeux podem renegociar débitos em mutirão itinerante da Energisa

Politíca8 horas ago

Vice-Presidente do Senado, Veneziano articula para aprovar e tornar lei o piso nacional da enfermagem

Agricultura e Pecuária9 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária8 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional9 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Saúde10 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Nacional8 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional6 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional10 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

CIDADE9 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Judiciário10 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

Segurança Pública9 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Internacional10 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Nacional10 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Tecnologia3 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

Agricultura e Pecuária9 meses ago

30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

CIDADE4 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

Nacional10 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE7 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE5 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia4 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE7 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Tecnologia1 dia ago

AUMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA ACENDE O SINAL DE ALERTA NOS CONSUMIDORES

Saúde1 dia ago

COVID LONGA EM CRIANÇAS: COMO IDENTIFICAR SINTOMAS E SEQUELAS DA DOENÇA

Tecnologia1 dia ago

HIDROGÊNIO VERDE SERÁ A ENERGIA DO FUTURO?

Saúde1 dia ago

A DOENÇA CEREBRAL MISTERIOSA QUE INTRIGA MÉDICOS NO CANADÁ

Educação & Cultura1 dia ago

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO NÃO É NOVIDADE NO URUGUAI

Saúde2 dias ago

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A VACINA DA PFIZER

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO MITO DAS ESTÁTUAS BRANCAS SURGIU E ALIMENTOU FALSA IDEIA DE SUPERIORIDADE

Educação & Cultura2 dias ago

PESQUISADOR CRIA GLOSSÁRIO DA LÍNGUA FALADA PELOS PRODUTORES DA BEBIDA

Educação & Cultura2 dias ago

PLAYERS QUE ESTÃO REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO

Educação & Cultura2 dias ago

EDUCAÇÃO COMO A BASE DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA

ECONOMIA2 dias ago

IMPOSTO NO SETOR DE CACHAÇA PODE CHEGAR ATÉ 80% COM REFORMA TRIBUTÁRIA

Tecnologia4 dias ago

A ferramenta capaz de desvendar as misteriosas propriedades do grafeno

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUEM FOI AGRIPINA, A MULHER MAIS PODEROSA DO IMPÉRIO ROMANO

Educação & Cultura4 dias ago

O QUE SÃO OS ALGORITMOS E COMO ELES APRENDEM COM VOCÊ

ECONOMIA4 dias ago

CONSUMIDORES FAZEM COMPRAS EM GRUPOS E CONSEGUEM ECONOMIZAR

ECONOMIA4 dias ago

BNDES SUSPENDE FINANCIAMENTO DO PLANO SAFRA 20/21

Tecnologia4 dias ago

SPACEX STARSHIP: FOGUETE ESCOLHIDO PARA LEVAR HOMEM À LUA POUSA COM SUCESSO

Internacional4 dias ago

ARÁBIA SAUDITA SUSPENDE IMPORTAÇÕES DE CARNE DE AVES

ECONOMIA4 dias ago

PREÇOS DO ARROZ E DO FEIJÃO SUBIRAM 60% NO ÚLTIMO ANO

Nacional4 dias ago

ROBERTO RODRIGUES SUGERE UNIÃO DE ESFORÇOS CONTRA FOME

Parceiros

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil
    Powered by TranslatePress »