Connect with us

Segurança Pública

O Sistema Prisional: um claro sintoma da falência do Estado brasileiro

Uma breve análise por meio do Direito Comparado

O Brasil alcançou recentemente mais algumas marcas, mas não temos o que comemorar. Passou a ser o terceiro país com a maior população carcerária do mundo [1]. Além de ser um dos mais desiguais socioeconomicamente [2]. Apesar disso, por aqui é comum o argumento de que no país se prende pouco. Este seria o grande problema.

Contudo, se utilizarmos como embasamento os dados e os fatos, esse argumento levantado por alguns especialistas e uma parcela da sociedade ficaria insustentável. Como podemos prender pouco e ter uma população carcerária maior que a de países com cinco vezes mais habitantes, como é o caso da Índia. Podemos observar que tal premissa não condiz com a conclusão que a realidade nos impõe.

As constates campanhas pelo recrudescimento das penas e a criação ad aeternum de normas penais incriminadoras ainda possuem a adesão de muitos, sob a justificativa de que esses seriam os motivos pelo alto índice de criminalidade e violência no país. Mas será esse o problema ou trata-se apenas de mais uma forma de encobrir e desviar a atenção da sociedade sobre as suas reais causas.

Não é novidade para aqueles que atuam no âmbito do sistema de justiça criminal que as cadeias são parcialmente controladas por organizações criminosas. Isso mesmo. Quando um indivíduo ingressa no sistema prisional ele precisa dizer a qual facção pertence, se não for membro de nenhuma ele vai para o “seguro” (onde costuma ficar os presos não aceitos pelas facções), que não é tão seguro assim e em muitos casos acaba sendo induzido a dizer que simpatiza com alguma fação, pois dessa forma receberá a segurança dos seus membros no presídio [3].

Prefere-se a segurança do crime que à oferecida pelo Estado. O risco para o apenado, em muitos casos, acaba sendo menor sob a tutela de uma organização criminosa dentro do sistema carcerário – o que acaba servindo como um negócio e tanto para essas organizações, que ficam cada vez maiores dentro e fora das prisões. O que acontece nos presídios é um microrreflexo do que ocorre na sociedade.

Ocorre que no ordenamento jurídico pátrio, orientado fundamentalmente pelos princípios constitucionais da Dignidade da Pessoa Humana, Preservação dos Direitos Humanos e, pelo artigo 5.6 do Pacto de São José da Costa Risca [4] – Convenção Americana de Direitos Humanos da qual o Brasil é signatário, tendo a ratificado -, um dos objetivos primordiais da pena é a sua função ressocializadora. Contudo, todos nós sabemos que essa é a primeira de muitas normas violadas dentro do sistema prisional.

No Direito Comparado

Países com penas elevadas para as infrações, muitos com pena de morte e prisão perpétua, não são os mais seguros (vide a taxa de homicídio dos EUA) [5]. Já nos menos violentos, muitos possuem penas mais brandas, e não é por isso que as pessoas saem delinquindo.

Podemos citar como exemplo emblemático o caso da Noruega, em que o neonazista Anders Breivik, que matou setenta (70) pessoas ligadas à esquerda norueguesa (o fato ocorreu em um acampamento da juventude do partido trabalhista), recebeu a pena máxima de prisão daquele país, ou seja, 21 anos [6]. Isso mesmo! Agora eu indago: na Noruega o máximo que alguém pode ficar preso é por 21 anos (praticamente a metade do tempo do Brasil), e qual é a taxa de homicídios e criminalidade por lá? Zero em 2016. Isso mesmo, zero (0)! [7]

Isso serve para exemplificar o quão raso é o argumento de que basta a criação de novos tipos penais e a rigidez das penas expressas em lei, para que um país deixe de ser violento. O problema reside em outro lugar e é uma questão muito mais sociológica que jurídica.

A ausência desses elementos em que uma suposta falta de rigidez seria a causa do problema, não sendo este o caso do Brasil, já que por aqui temos um elevado índice de apenados e de leis penais, não faz com que as pessoas deixem ou não de cometer crimes e homicídios.

A Noruega além de estar entre os países mais seguros do planeta, está também ente um dos menos desiguais socialmente. Já por aqui sabemos a tragédia que vivemos, podemos considerar um extermínio, que tem vítimas com endereço certo e cor [8].

Além de estarmos entre os países com as maiores taxas de homicídio, também estamos entre aqueles mais desiguais. Pode parecer clichê para alguns, mas trata-se apenas de um fato concreto. Seria alguma coincidência o índice de homicídios estratosférico em nações mais desiguais, enquanto naquelas com menor desigualdade os homicídios intencionais chegam a ser reduzidos à quase zero.

Lembrando que com a desigualdade, vem junto a falta de uma educação de qualidade para a maioria da população, o elevado desemprego e a falta de oportunidades, o que já ficou evidenciado pela criminologia como um dos fatores determinantes para a elevada criminalidade urbana. E muitos crimes, grande parte não violentos (tráfico de drogas privilegiado e furto, no Brasil, são uns dos mais comuns), acaba fazendo com que criminosos de baixa periculosidade adentrem ao sistema prisional com o encarceramento em massa ocorrido por aqui e acabem convivendo com criminosos de maior periculosidade, servindo assim de “presa fácil” para o recrutamento por organizações criminosas.

Qual é o caminho?

Desse modo, querer resumir o problema da violência e da segurança com a suposta falta de leis mais rígidas ou de mais prisões, não passa de um grande equívoco, para não dizer uma falácia.

Contudo, essa solução mágica mexe com o imaginário popular que vive eternamente refém do medo. Isso gera um enorme prejuízo à sociedade, mas beneficia a uns poucos. Especialistas que prometem soluções fáceis e, muitas vezes irreais, para problemas complexos, políticos que ganham votos com tais promessas, o sistema de persecução penal que movimenta a sua máquina por meio desse ciclo vicioso sem fim, são alguns dos beneficiados, e o problema nunca é solucionado, pelo contrário, a cada ano a situação se agrava ainda mais.

Enquanto os dirigentes do Estado pregarem, unicamente, como solução para o problema da violência e criminalidade essas ilusórias propostas, enquanto a população em geral não couber dentro do orçamento e as políticas e direitos sociais constitucionalmente expressos na Carta Maior forem preteridos, o que contribui diariamente para a violação do princípio basilar do mínimo existencial, enquanto não existir dignidade, educação, saúde e emprego, a verdadeira segurança para a sociedade continuará sendo mera promessa de campanha. Por conseguinte, o Brasil continuará insistindo em permanecer neste limbo.

Referências:

[1] < Conectas – Brasil é o país com 3ª maior população carcerária>

[2] < Desigualdade de renda no Brasil de 2012 a 2019 – Dados (uerj.br)>

[3] < Um presídio por facção: Rio faz divisão informal de presos para evitar confrontos – 13/01/2017 – UOL Notícias >

[4] < D678 (planalto.gov.br) >

[5] < Violência nos EUA: país registra pico de homicídios em ano marcado pela pandemia – 05/12/2020 – UOL Notícias>

[6] < Entenda por que Breivik foi condenado a 21 anos de prisão (terra.com.br)>

[7] < Globo Repórter – Noruega tem criminalidade zero e é um dos melhores lugares para viver>

[8]< Taxa de homicídios no Brasil é cinco vezes maior que a média global – CartaCapital>

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional4 horas ago

“Eu Acredito no Brasil”: Eduardo destaca ‘transmissão de valores’

Nacional4 horas ago

Filipe Barros cobra explicações sobre visita de Macron

Nacional4 horas ago

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Nacional4 horas ago

Green Deal Global, COP30 e biodiversidade: o que Macron e Lula acordaram sobre a Amazônia

Nacional4 horas ago

Justiça Federal suspende processos da Receita Federal, ligados à Lava Jato, contra Lulinha

Nacional4 horas ago

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Saúde4 horas ago

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços na conscientização para o tratamento

CIDADE4 horas ago

Parque Solon de Lucena é opção de lazer e diversão durante feriadão da Semana Santa

ESTADO5 horas ago

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no primeiro trimestre de 2024 

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

União Europeia flexibiliza regras ambientais, mas quer impor às nossas exportações regras de antidesmatamento critica presidente da Asplan

Saúde5 horas ago

Secretaria de Saúde orienta população sobre o uso de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue

Saúde5 horas ago

Médicos se unem para remover tumor facial de rosto de jovem em cirurgia inovadora

ECONOMIA5 horas ago

Presidente Lula prorroga por mais 50 dias o programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, até 20 de maio

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego

CIDADE5 horas ago

Procon-PB promove o 73º Mutirão de Renegociações de Dívidas em João Pessoa

Esporte5 horas ago

Proposta proíbe esportista condenado por violência contra a mulher de receber Bolsa Atleta

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que autoriza guardas municipais a revistar suspeitos de crimes

Educação & Cultura5 horas ago

Projeto cria programa para incentivar participação de alunos em olimpíadas científicas

Educação & Cultura5 horas ago

Projeto prevê licença-maternidade e paternidade para estudantes

Esporte5 horas ago

Projeto prevê seguro para atletas em treinos e durante competições

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Projeto obriga o governo federal a informar ao Congresso dados sobre a importação de leite

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Bica abre normalmente nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

ESTADO6 horas ago

Novo convênio do Projeto Renda-se dobra número de vagas e vai beneficiar 60 novas artesãs

Segurança Pública6 horas ago

Operação Semana Santa reforça segurança pública em toda a Paraíba

CIDADE6 horas ago

Cabedelo disponibiliza aplicativo que facilita acesso do cidadão aos serviços da Prefeitura

Nacional6 horas ago

Michelle, Tarcísio, Ratinho, Zema ou Caiado: quem tem mais chance contra Lula em 2026 em pesquisa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Seu Google Maps funcionará MUITO melhor se você seguir essas duas etapas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Antivírus para celular: 6 motivos para ter um

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Como se tornar anônimo na internet

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

‘Stranger Things’ vai ganhar animação após fim da série na quinta temporada

ECONOMIA9 horas ago

DEPUTADOS PROPÕE REDUÇÃO DE IMPOSTOS EM ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Saúde9 horas ago

EM PESQUISA, ZIKA VÍRUS É MODIFICADO E TEM SUCESSO NA CURA DE TUMOR CEREBRAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

LINHA DO TEMPO DOS PRIMEIROS ORGANISMOS VIVOS NO PLANETA TERRA

ECONOMIA9 horas ago

POLVO LAB: UM LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

Educação & Cultura9 horas ago

QUAIS SÃO AS CHAVES PARA O SUCESSO DE UMA SOCIEDADE, SEGUNDO PLATÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

COMO CIENTISTAS DESCOBRIRAM TÉCNICAS DE EDIÇÃO DO GENOMA

Internacional9 horas ago

1 BILHÃO DE REFEIÇÕES SÃO DESCARTADAS POR DIA NO MUNDO

Saúde1 dia ago

A INOVADORA APOSTA DE UM DOS MELHORES SISTEMAS DE SAÚDE DO MUNDO

Educação & Cultura1 dia ago

PESQUISAS MOSTRAM COMO ESCREVER À MÃO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

ECONOMIA1 dia ago

PESQUISA REVELA QUE MULHERES RECEBEM 19,4% MENOS QUE OS HOMENS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUCA DE BANANA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS COM DIAS CONTADOS?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CANÁRIO URUCUM: COMO UMA MUTAÇÃO NO BRASIL CONQUISTOU O MUNDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PÃO NA PALHA DE MILHO E NO FORNO A LENHA

Saúde3 dias ago

DOENÇAS NEUROLÓGICAS AFETAM 43% DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Saúde3 dias ago

CLORO E SAL NÃO SÃO FORMAS MAIS EFICAZES DE COMBATER FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Internacional3 dias ago

O SUCESSO DA RECICLAGEM DE GARRAFAS NA ALEMANHA

Saúde4 dias ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

Internacional4 dias ago

EUROPA ESTÁ MAIS PERTO DE UMA GUERRA DIRETA COM A RÚSSIA?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

POR QUE ESTÁ SOBRANDO EMPREGO NA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

GRAVE VÍDEOS DE QUALIDADE COM O CELULAR

Internacional4 dias ago

China

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

LEITE CARBONO ZERO? PRODUTOR MOSTRA COMO SE FAZ

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DOS MEIS LEVANTA PREOCUPAÇÕES ECONÔMICAS E DESAFIOS PARA O FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

JOGO DIGITAL ENSINA COMO AS FAKE NEWS SÃO CRIADAS

Saúde1 semana ago

ANVISA ALERTA PARA EXCESSO DE SÓDIO EM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Educação & Cultura1 semana ago

SUPERDOTADOS: OS DESAFIOS PARA ATENDER PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

ECONOMIA1 semana ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 semana ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br