Connect with us

ECONOMIA

Taxa Selic sobe para 4,25% ao ano

Decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) foi unânime

O Copom (Comitê de Política Monetária) elevou nesta 4ª feira (16.jun.2021) elevar a taxa básica de juros, a Selic, de 3,5% para 4,25% ao ano. Foi a 3ª alta consecutiva nos juros. Eis a íntegra (53 KB).

A alta de 0,75 ponto percentual era esperada pelo mercado financeiro. A intensidade do reajuste foi sinalizada na penúltima reunião do colegiado, em maio. Naquela data, subiu de 2,75% para 3,5%.

O Copom é um comitê formado pelos diretores do BC (Banco Central). Reúnem-se a cada 45 dias para decidir o patamar da Selic, com base nos índices de inflação e projeções do mercado para o índice de preços. A principal missão da autoridade monetária é controlar a inflação.

Cabe à diretoria do BC traçar os cenários para os principais indicadores econômicos com base nas projeções do mercado financeiro, que são divulgadas semanalmente no Boletim Focus.

Os economistas têm demonstrado preocupação com a evolução da inflação do país, que, segundo eles, ficará acima do teto da meta neste ano. No acumulado de 12 meses até maio, o índice de preços foi de 8,06%.

O último Boletim Focus mostrou que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) terminará o ano em 5,82%. A meta de inflação –definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional)– é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais e para menos. Ou seja, o teto é 5,25%.

Quando há o descumprimento, o presidente do BC, atualmente Roberto Campos Neto, precisa enviar uma carta ao governo federal justificando os motivos para a inflação não ter ficado dentro do objetivo.

Isso foi registrado pela última vez em 2017, quando o então presidente da autoridade monetária Ilan Goldfajn disse que os preços dos alimentos puxaram a inflação para baixo. Naquele ano, a inflação ficou abaixo do piso da meta.

Como a inflação tem pressionado, o mercado espera uma mudança de tom no comunicado do Banco Central. A autoridade monetária disse que faria uma “normalização parcial da taxa de juros”. Ou seja, elevaria a Selic de forma escalonada, mas ainda em nível que estimula o crescimento econômico.

Mas o mercado já está prevendo a Selic aos 6,25% ao fim do ano, o que é considerado um patamar neutro (em estímulos), ou próximo disso. No ano passado, reduziu para 2% ao ano com a pandemia de covid-19. Foi o menor patamar da história.

JUROS REAIS

Infinity Asset disse que, com a alta de 0,75 ponto percentual na Selic, os juros reais do Brasil –que consideram a inflação do país– estarão na 2ª posição no ranking mundial, com 1,92%. Fica atrás somente da Turquia, com 6,44%. Eis a íntegra (928 KB).

O ranking é feito com base na projeção dos próximos 12 meses.

LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO

Em sua 239ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 4,25% a.a.

A atualização do cenário básico do Copom pode ser descrita com as seguintes observações:

  • No cenário externo, estímulos fiscais e monetários em alguns países desenvolvidos promovem uma recuperação robusta da atividade econômica. Devido à presença de ociosidade, a comunicação dos principais bancos centrais sugere que os estímulos monetários terão longa duração. Contudo, a incerteza segue elevada e uma nova rodada de questionamentos dos mercados a respeito dos riscos inflacionários nessas economias pode tornar o ambiente desafiador para países emergentes;
  • Em relação à atividade econômica brasileira, apesar da intensidade da segunda onda da pandemia, os indicadores recentes continuam mostrando evolução mais positiva do que o esperado, implicando revisões relevantes nas projeções de crescimento. Os riscos para a recuperação econômica reduziram-se significativamente;
  • A persistência da pressão inflacionária revela-se maior que o esperado, sobretudo entre os bens industriais. Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do Real. O Comitê segue atento à evolução desses choques e seus potenciais efeitos secundários, assim como ao comportamento dos preços de serviços conforme os efeitos da vacinação sobre a economia se tornam mais significativos;
  • As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação;
  • As expectativas de inflação para 2021, 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 5,8%, 3,8% e 3,25%, respectivamente; e
  • No cenário básico, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,05*, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC), as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 5,8% para 2021 e 3,5% para 2022. Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 6,25% a.a. neste ano e para 6,50% a.a. em 2022.

Nesse cenário, as projeções para a inflação de preços administrados são de 9,7% para 2021 e 5,1% para 2022. Adota-se uma hipótese neutra para a bandeira tarifária de energia elétrica, que se mantém em “vermelha patamar 1” em dezembro de cada ano-calendário.
O Comitê ressalta que, em seu cenário básico para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções.

Por um lado, uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento recente nos preços das commodities internacionais em moeda local produziria trajetória de inflação abaixo do cenário básico.

Por outro lado, novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que pressionem a demanda agregada e piorem a trajetória fiscal podem elevar os prêmios de risco do país. Apesar da melhora recente nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública, o risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária.

O Copom reitera que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia. O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia.

Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 4,25% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2022. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.

Neste momento, o cenário básico do Copom indica ser apropriada a normalização da taxa de juros para patamar considerado neutro. Esse ajuste é necessário para mitigar a disseminação dos atuais choques temporários sobre a inflação. O Comitê enfatiza, novamente, que não há compromisso com essa posição e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação.

Para a próxima reunião, o Comitê antevê a continuação do processo de normalização monetária com outro ajuste da mesma magnitude. Contudo, uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários. O Comitê ressalta que essa avaliação também dependerá da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e de como esses fatores afetam as projeções de inflação.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Roberto Oliveira Campos Neto (presidente), Bruno Serra Fernandes, Carolina de Assis Barros, Fabio Kanczuk, João Manoel Pinho de Mello, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Paulo Sérgio Neves de Souza.  

Fonte: Poder360

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA3 horas ago

Rombo nas contas públicas: dívida bruta já subiu R$ 1 trilhão sob Lula; VEJA NÚMEROS

ECONOMIA4 horas ago

Real desvaloriza mais que o peso argentino em abril

Nacional4 horas ago

Paulo Teixeira detalha o Terra da Gente no “Bom dia, Ministro”

Educação & Cultura13 horas ago

Professores cobram cumprimento do piso do magistério pelos municípios

Segurança Pública13 horas ago

PEC sobre drogas: às vésperas de votação, debate expõe opiniões divergentes

Judiciário13 horas ago

Constituição estadual não pode impor aos municípios a criação de procuradorias, decide STF

Segurança Pública13 horas ago

Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça

Segurança Pública13 horas ago

Comissão promove debate sobre o uso da colaboração premiada

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Se sua conexão wi-fi não chega bem a um cômodo, há uma solução viável que oferece melhor velocidade e estabilidade

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

Seria o fim do Google? Estudo indica que IA pode substituir as buscas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA16 horas ago

WhatsApp Web: como usar o aplicativo no computador?

Educação & Cultura17 horas ago

Saiba como identificar o autismo em crianças!

Esporte17 horas ago

Vitorioso no UFC 300, Jiri Prochazka mira ‘vingança’ contra Alex Poatan: ‘Vou conquistar isso’

Esporte17 horas ago

F1: É Race Week! Retorno do GP da China marca a primeira Sprint de 2024

Esporte17 horas ago

CONFIRMADO: Nadal joga em Barcelona e garante: “Vou continuar competindo até sentir que não vale mais a pena”

Esporte17 horas ago

Com dupla ex-Treze, Botafogo-PB segue apresentando novidades para o elenco

Nacional17 horas ago

Os bastidores que podem atrapalhar Lula e o governo federal

Nacional17 horas ago

Mendonça rejeita queixa-crime contra Nikolas por transfobia

Nacional17 horas ago

Presidente do PCO: inelegibilidade de Bolsonaro é absurda

Nacional17 horas ago

VÍDEO: Bolsonaro posta vídeo de ex-integrante do PCC: “Bolsonaro não pode ganhar essa eleição”

Nacional17 horas ago

Reação do governo Lula ao ataque do Irã desagrada Israel e afasta Brasil das democracias ocidentais

Judiciário17 horas ago

CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato

Politíca18 horas ago

ALPB debate ações de conscientização do autismo e síndrome de Down durante sessão especial

Politíca18 horas ago

TJPB determina que o deputado Aguinaldo Ribeiro pague R$ 105 mil à empresa por serviços de passagens aéreas e hotéis

Nacional18 horas ago

Bolsonaro em Copacabana: Políticos confirmam presença na manifestação do próximo domingo

Esporte18 horas ago

Time da deputada Camila Toscano é campeão paraibano de voleibol

ESTADO18 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR 15.04.2024

Judiciário18 horas ago

É verdade que agora posso casar pela Comunhão Universal de Bens mesmo se meu futuro marido tiver mais de 70 anos?

Judiciário18 horas ago

Quando o banco pode tomar o veículo financiado?

Judiciário18 horas ago

Os Impactos da Nova Lei do CPF [nº 14.534/2023]

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional12 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Nacional12 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura3 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional3 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Educação & Cultura22 horas ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO22 horas ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional22 horas ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca22 horas ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE23 horas ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública3 dias ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde3 dias ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA3 dias ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional5 dias ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde5 dias ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde5 dias ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional5 dias ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde5 dias ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde6 dias ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Saúde6 dias ago

OZEMPIC: INJEÇÕES PARA DIABETES AGORA COMO REMÉDIO PARA EMAGRECIMENTO

Internacional6 dias ago

EMPRESA DO REINO UNIDO LANÇA ‘ESCUDO’ QUE DEIXA QUALQUER PESSOA INVISÍVEL

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

MARÇO DE 2024 FOI O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

BRASILEIRO CASAM MENOS E FICAM MENOS TEMPO JUNTOS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

SEXTO SENTIDO, UM PODER OCULTO?

Saúde7 dias ago

METAIS TÓXICOS EM BEBÊS

Nacional7 dias ago

PREOCUPAÇÃO COM O USO DA IA NAS CAMPANHAS POLÍTICAS VOLTA À TONA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

A CORRIDA PELO CAMINHÃO DO FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TV 3.0: COMO SERÁ A TELEVISÃO DO FUTURO NO PAÍS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE VIEIRAS: A JOIA DO MAR EM CULTIVO SUSTENTÁVEL

Saúde1 semana ago

SINAIS DO PARKINSON PODEM APARECER BEM ANTES DOS TREMORES

Saúde1 semana ago

FEBRE OROPOUCHE: CRESCE CASOS DA DOENÇA COM SINTOMAS PARECIDO COM A DENGUE

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA DA UFMG TRANSFORMA XIXI EM ADUBO

Saúde2 semanas ago

É PRECISO HIGIENIZAR A LATINHA ANTES DE CONSUMIR A BEBIDA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÓTICA É PARA TODOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br