CIÊNCIA & TECNOLOGIA
App desenvolvido por brasileiros busca educar crianças sobre a covid-19
Ferramenta gratuita busca educar e conscientizar população sobre os riscos da covid-19
Um novo aplicativo busca educar crianças e adultos sobre os cuidados que a população precisa ter para conter a disseminação do novo coronavírus. Batizado de ‘Alívio Coronavírus’, o app foi idealizado por Julio Troncoso, PhD em Comportamento pela Cornell University (EUA). A ferramenta gratuita tem o apoio institucional do Núcleo de Inovação Tecnológica da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) e traz 400 questões sobre o vírus, 50 delas dedicadas às crianças.
“As mídias têm informado sobre o coronavírus, porém não educam. Muitas pessoas ainda estão confusas e não perceberam a gravidade do vírus e a ameaça que representa para todos e como pode se alastrar rapidamente contagiando a pessoa e a sua família. Este é um momento de educar. O app esclarece e instrui usando uma linguagem acessível de forma muito simples, e ainda possibilita ao jogador testar o seu conhecimento do vírus e a Covid-19 ‘se divertindo’”, explica Troncoso.
O app é o primeiro produto do Núcleo de Inovação Tecnológica da FMJ, criado este ano e que está integrado à proposta da Prefeitura Municipal de Jundiaí em conceber um ecossistema de tecnologia e inovação.
Criado em parceria com a empresa Overtime Studios, o app tem 400 afirmações e permite jogar sozinho ou com um oponente. Cada jogada dura em torno de 15 segundos. O jogador avalia cada afirmação em termos de Verdadeiro ou Falso e a resposta correta é fornecida em seguida, acompanhada de uma explicação científica. Acertos e erros significam avançar em um tabuleiro virtual ou retroceder no percurso, com o número de casas dado aleatoriamente por uma roleta.
O aplicativo ‘Alívio Coronavírus’ está disponível gratuitamente no Google Play para celulares Android.